No Regional de Portland, tivemos como campeão o deck do canadense Landen Kaetler, que usou o benefício de aceleração de energia que Arceus VStar faz para energizar o Giratina VStar, que tem uma tributação de energias bem complexa, além do desperdício de enviar duas dessas para a Lost Zone.
Vamos entender como o deck funciona!
Arceus VStar + Giratina VStar - Landen Kaetler
Decklist
Arceus V e Arceus VStar: Pokémon de início de jogo
Ad
Aqui devemos ficar atentos com duas coisas:
1) na sua forma básica, com Arceus V BRS 122 o melhor golpe logo para iniciar é o Trinity Charge (C)(C), onde você liga até 3 energias básicas aos seus Pokémon V da forma que quiser;
2) então, o com devido destaque ao Arceus VSTAR BRS 123, que com seu ataque Trinity Nova (C)(C)(C), você pode energizar 3 energias aos seus Pokémon V da forma que quiser, mas causando 200 de dano como dano base. Esse o objetivo primário do deck.
Contamos também com a habilidade VStar/VPower do mesmo, Starbirth: você pode procurar por duas cartas que quiser no seu deck e colocá-las na sua mão. E vale ressaltar que todo VPower, seja um ataque VStar ou habilidade VStar só pode ser usada uma vez durante o jogo, então pense com sabedoria na sua escolha, se vai usar a habilidade do Arceus VStar ou do Giratina VStar (dependendo da situação do seu jogo).
Giratina V e Giratina VStar: o atacante bruto do deck
1) na sua forma básica, com o Giratina V LOR 130 o segundo ataque, Shred (G)(P)(C), Giratina V causa 160 de dano passa por cima de efeitos do oponente
2) Giratina VSTAR LOR 131, com seu ataque Lost Impact (G)(P)(C), causa 280 de dano (um dano considerável no formato) e com o revés de que precisa enviar duas energias ligadas aos seus Pokémon para a Lost Zone.
Contamos também com o ataque VStar do mesmo, Star Requiem, onde que você nocauteia automaticamente o Pokémon ativo do oponente.
Pokémon recursivos: Combo de Compra de Cartas
- Bidoof CRZ 111 tem a habilidade Carefree Countenance, que faz com que ele não receba danos no banco por ataques. Muito útil para poder ganhar tempo para podermos evoluí-lo para o Bibarel.
- Bibarel BRS 121 tem a habilidade Industrious Incisors, que nos possibilita, por turno, poder comprar até ter cinco cartas na mão.
- Skwovet sv1 151 tem Nest Stash: se estiver em jogo, pode ativar a sua habilidade a qualquer momento do jogo. Você embaralha sua mão e coloca todas as cartas no fundo do deck, e em seguida, você compra uma carta do topo do deck.
Mas com o combo desses Pokémon, tratando de Bibarel e Skwovet, qual é o objetivo?
Se Bibarel compra até cinco cartas na sua mão, o objetivo é reduzir sua mão a menos de cinco cartas.
Usando o Skwovet, você reduz a sua mão para apenas uma carta e em seguida combina o efeito da habilidade do Bibarel, podendo comprar sempre cinco cartas! E com isso, caso queira renovar sua mão para buscar recursos, é esse o looping que precisa fazer nos seus turnos - e o melhor de tudo, eles todos são single prize!
Cartas Trainer
- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
- Judge sv1 176 serve como um sabotador de cartas: você e o oponente embaralham suas mãos no deck e cada um compra 4 cartas em seguida.
Ad
Lembra que você tem os Pokémon recursivos de compras de cartas, com Bibarel BRS 121 e Skwovet sv1 151? É isso que quero chegar: você sabota o oponente, mas você nunca será prejudicado, porque tem como reaver a compra de cartas.
- Raihan CRZ 140 só pode ser usada quando um Pokémon seu foi nocauteado. No caso disso acontecer, você pega uma carta de energia básica para ligar a um de seus Pokémon da forma que quiser, e depois você pega uma carta que quiser no deck e coloque-a na sua mão.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para fechar um nocaute específico. A carta serve para puxar qualquer Pokémon, seja os comuns, ex ou V, não importa.
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para jogá-la.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
- Trekking Shoes CRZ 145 serve para olhar a carta do topo do deck. Você pode escolher se quer pegar essa carta e colocá-la na sua mão; e caso contrário, você pode descartar essa carta do topo e se o fizer, você compra a próxima carta do topo do deck.
- Choice Belt BRS 135: se equipada ao seu Pokémon, ele causa 30 de dano a mais contra Pokémon do tipo V (seja VStar, VMax, VUnion).
- Cleansing Gloves BRS 136 : se equipada ao seu Pokémon, ele causa 30 de dano adicionais ao Pokémon ativo do oponente que seja do tipo psíquico. Nesse caso, é útil contra partidas que tenham Mew VMax, no caso onde que seria ideal usar o Giratina VStar para causar os 280 de dano e com mais 30 de dano desse bônus, você ganha 310 somados, fechando a conta contra o HP do Mew.
Estádio
Path to the Peak CRE 148 serve para inutilizar as habilidades de quaisquer Pokémon que tenham Rule Box, ou seja, Pokémon ultra raros como ex e V (todos os tipos de V) no formato, em geral.
Energias especiais
Essa energia serve como uma redução de dano ao Pokémon no qual estiver com ela ligada, com 30 pontos de dano reduzidos de ataques de Pokémon-V do oponente.
Essa energia serve como uma função de “Double Colorless Energy”, mas tem o revés de que você perde 20 pontos de dano em seus ataques, se estiver com essa energia equipada.
Arquétipos do formato
Vantagens
- É um deck que não precisando usar as mecânicas de Comfey e Coloress’s Experiment para fazer a sinergia com envio de cartas de Lost Zone para usar o Mirage Gate - então a praticidade é utilizar o Arceus VStar para bater rápido e fazer a energização e o Giratinar VStar causar a finalização.
- Como Arceus VStar tem fraqueza ao tipo lutador (e por hora, esse arquétipo só vai ganhar força em Scarlet & Violet: Paldea Evolved) são poucos que batem na sua fraqueza, e o próprio Giratina VStar sendo do tipo dragão, ele não tem fraqueza, sendo um Pokémon bruto com um HP alto e um ataque alto. Pode destruir muitos decks com facilidade.
Ad
Desvantagens
- Se o oponente estiver usando o estádio Lost City LOR 161 contra você, pois se um Pokémon seu for nocauteado, não poderá reciclá-lo.
- Deck que use o Temple of Sinnoh ASR 155 para sabotar energias especiais, o que é um prejuízo mínimo, já que o principal atacante será o Giratina VStar.
Conclusões
É um deck bem forte, consistente e com boa parte de controle de mãos usando Judge para atrapalhar o oponente e os Pokémon Bibarel BRS 121 e Skwovet sv1 151 para fazer a sua recuperação de mão constantemente, sendo um combo bem sólido.
E agora é com vocês: o que acharam do deck?
Até a próxima!
— تعليقات0
كن أول من يعلق