Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Aerodactyl VStar - Flexibilidade de danos e estratégias

, Comment regular icon0 comments

Deck versátil e responsivo de Aerodactyl VStar com suas múltiplas facetas de dano direto e spreads, em conjunto com a composição de atacantes secundários Drapion V e Sableye.

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

Olá a todos. Sou Rodrigo e venho aqui trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Padrão/Standard no Pokémon TCG.

Com o hype da expansão de Lost Originlink outside website, vamos falar de outra carta ultra rara que tem bastante potencial de dano e usa combinação de sinergias com Lost Zone: Aerodactyl-VStar.

Aerodactyl-VStar: Inibidor de habilidades e Deck de respostas

Análise do deck

Loading icon

Loading icon

Ad

A graça do Aerodactyl VSTAR LOR 93 no deck se dá por conta de seu ataque Ancient Star, por uma energia incolor, ele inibe quaisquer efeitos de habilidades de Pokémon V em jogo, exceto por Aerodactyl, até ele sair da partida.

Praticamente dois dos principais decks do formato usam habilidades: Arceus VSTAR BRS 123 com o Starbirth e os Genesect V FST 185 com a habilidade Fusion Strike System que é presente nos decks de Mew VMAX FST 114; geralmente inibindo as melhores cartas do metagame atual.

E seu ataque é simpático, Lost Dive, por uma energia física/lutadora e duas incolores, causa 240 de dano (que é alto) porém descarta as três cartas do topo do deck para a Lost Zone, como um revés.

Mas diante desse revés, há um combo que pode ser usado para os outros atacantes do deck:

Loading icon

Cramorant LOR 50 serve como um recurso alternativo para compensar como atacante de “Single Prize”, evitando que Aerodactyl VStar consuma o deck enviando cartas para a Lost Zone, já que a habilidade de Cramorant, Lost Provision, faz com que esse Pokémon ignore os custos de energia de seu ataque se houver 4 ou mais cartas na Lost Zone, que é justamente a mecânica para que possa usar seu ataque Spit Innocently, causando110 de dano e não é afetado pela fraqueza.

E para causar dano “Spread”, também de “Single Prize”, temos o Sableye LOR 70 com seu segundo ataque, Lost Mine, que por uma energia psíquica, só pode atacar se o tributo for pago com 10 cartas na Lost Zone, e se cumprido, ele coloca 12 marcadores de dano nos Pokémon do oponente na forma que quiser.

Loading icon

Como segundo atacante ultra raro do deck, temos o Drapion V LOR 118 com a habilidade Wild Style, que reduz o custo das energias incolores dos seus ataques pela quantidade de Pokémon do tipo Single Strike, Rapid Strike e Fusion Strike em jogo do oponente, fazendo com que seu ataque Dynamic Tail dê 190 de dano e escolhendo um Pokémon do banco do oponente para levar 60 de dano (sendo um “Spread Sniper” – complementando o Sableye LOR 70).

Ele praticamente nasceu para ser o counter do Mew VMAX FST 114 por dois fatores: 1) pela fraqueza do tipo sombrio; 2) nesse deck geralmente tem em torno de três Genesect V FST 185 e um Mew V FST 113 no banco reserva, ou seja, são 4 Pokémon no banco, isentando o custo de tributo do dano do Drapion!

Pokémon recursivos

Loading icon

1) Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.

2) Comfey LOR 79 com sua habilidade Flower Selecting, onde se ele é seu Pokémon ativo, você olha as duas cartas do topo do seu deck: uma vai para sua mão e a outra vai para a Lost Zone.

3) Galarian Zigzagoon SSH 117 tem a habilidade Headbutt Tantrum, que é escolher um Pokémon do oponente e colocar um marcador de dano, geralmente usado para fechar algum dano restante que falte para nocautear um Pokémon durante o “Spread”.

Ad

Cartas Trainer

Loading icon

- Colress's Experiment LOR 155 é para o foco do deck, o coração da engrenagem da função de envio para a Lost Zone, que será muito frequente nos decks que terão essa abordagem.

- Grant ASR 144 serve para aumentar o dano de seu Pokémon lutador/físico naquele turno em mais 30 pontos de dano. Essa carta é especialmente dedicada para o Aerodactyl-VStar.

- Fantina LOR 157 você só pode jogá-la se pagar o tributo de ter ao menos 10 cartas na Lost Zone. Se cumprido, durante o próximo turno do seu oponente quando ele for lhe atacar, seus Pokémon V receberão menos 120 de dano desses ataques.

Ela é para a redução de danos para o Aerodactyl-VStar, para que ele dure mais tempo no jogo por conta do poder “VPower” para garantir a durabilidade do Pokémon.

Loading icon

- Mirage Gate LOR 163 é excelente para energização, visto que pode pegar duas energias básicas diferentes e pôr em de seus Pokémon. Mas para isso, você precisa ter no mínimo 7 cartas na Lost Zone.

- Lost Vacuum é uma carta que tem os efeitos parecidos da Field Blower GRI 125 porém com custos da Lost Zone, isso é, as cartas escolhidas para serem descartadas no jogo, seja estádio ou ferramenta, vão pra Lost Zone.

- Scoop Up Net RCL 165 é para pegar de volta um Pokémon do jogo para a mão que não seja GX ou V. Serve para recolher o Galarian Zigzagoon SSH 117 e criar o looping com a habilidade dele para causar esse “Spread” com 10 de dano.

Loading icon

- Choice Belt BRS 135 é para fechar danos, concedendo mais 30 de dano contra os Pokémon V do formato (sejam VMax, VStar, VUnion).

Loading icon

- O Stadium Training Court RCL 169 você e seu oponente entre os turnos, podem pegar uma energia básica da pilha de descarte e porem nas suas mãos.

Vale lembrar que ela aumentou de preço, por conta de como o atual metagame como se comportou, valorizando a expansão Rebel Clash.

Arquétipos do formato

Vantagens

Esse deck facilmente tem respostas para muitas cartas do metagame atual: contra Mew VMax (principalmente); contra Arceus VStar e Blissey V por conta da fraqueza do tipo físico/lutador; e pelo dano que causa de forma bruta do Aerodactyl VStar com 240 de dano e colocando Choice Belt com 30 de dano a mais, ele consegue levar 90% de todos os Pokémon VStar do atual formato.

E sem falar que há a parte “Spread” com Sableye que pode fechar danos restantes caso não consiga nocautear Pokémon VMax com um dano direto, minando aos poucos com marcadores de dano.

Desvantagens

Dificilmente há desvantagens grotescas contra o deck, deixando-o bem consistente e com ótima resposta para muitos cenários hipotéticos no jogo. Mas existem algumas partidas onde Pokémon mais agressivos podem sobrepujar o dano acima da vida do Aerodactyl VStar, como o próprio Mew-VMax que pode bater 300 de dano para cima.

Ad

Outro caso que pode talvez uma partida ruim é o Origin Forme Palkia-VStar, que bate 60 + 20 para cada Pokémon em campo (seus e do oponente), e como esse deck enche muitos Pokémon no banco reserva, o Palkia pode com seu ataque fechar o dano certo de 260 de dano para nocautear o Aerodactyl-VStar.

Partidas com Greninja VUnion podem complicar por causa “Spread Sniper” de 100 de dano em todos os Pokémon do banco.

Decks de “Single Prize” como Lunatone + Solrock que tem dano alto em poucos turnos podem responder à altura contra o deck.

Conclusões

É um deck forte e agressivo e excelente para montar para quem quiser bater de frente contra deck de Mew, além de ter uma ótima capacidade de lidar com inúmeras situações, e diferentes formas de causar dano.

Essa diversificação e flexibilidade de danos é de extremo gosto e satisfação de jogar.