Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Lost Box Paradox - Regional de Stuttgart

, Aktualisiert , Comment regular icon1 comments

Confira o deck do Kristian Hodas, quarto colocado no regional de Stuttgart na Alemanha! Sua estratégia com a mecânica de Lost Zone inovou ao usar dois atacantes da coleção Paradox Rift: Roaring Moon ex e Iron Hands ex.

Writer image

rezensiert von Joey

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG.

No regional de Stuttgart, que ocorreu no dia 09/12/2023 na Alemanha, tivemos um deck bem exótico com a estrutura de Lost Box e dois atacantes fora do padrão para esse arquétipo: Roaring Moon ex sv4 124 e Iron Hands ex sv4 70, da coleção recente, Scarlet/Violet: Paradox Rift. Cada um deles tem ataques únicos, e a criatividade desta lista acabou levando o jogador Kristian Hodas ao 4º lugar no campeonato.

Vamos analisar como esse deck funcionou no torneio.

Ad

Lost Box Paradox: Excentricidade Paradoxal

Decklist

Loading icon

A Estratégia do Deck

Para entender porque o Roaring Moon ex sv4 124 e Iron Hands ex sv4 70 estão nesse deck, precisamos entender a estrutura dos decks de Lost Box.

Todo deck de Lost Box precisa usar a Mirage Gate LOR 163 para energizar seus Pokémon, que, nos casos mais comuns, são da linha do Giratina VSTAR LOR 212, por exemplo, que pede energias de Grama e Psíquica. Esta energia se torna ativa a partir do momento que há sete ou mais cartas na Lost Zone, e te permite procurar duas energias básicas de tipos diferentes no seu deck e ligá-las aos seus Pokémon como preferir. Este raciocínio é semelhante aos decks de Lost Zone que usam o Dragonite V PR-SW SWSH154.

Agora que entendemos isso, vamos ver os atacantes deste deck.

Pokémons Principais

Iron Hands ex: O Atacante Ganancioso

Loading icon

Seus ataques são:

- O primeiro causa 160 de dano.

- O segundo (o mais importante) causa 120 de dano e, caso o Pokémon seja nocauteado por este dano, você compra uma carta a mais.

Usando o primeiro ataque, com a Mirage Gate LOR 163, você poderá atacar os Pokémon com fraqueza ao tipo Elétrico do metagame (dobrando o valor de dano de 160 para 320), como, por exemplo:

1) Origin Forme Palkia VSTAR ASR 208.

2) Lugia VSTAR SIT 211.

3) Greninja VUnion.

No caso do Blastoise ex sv3pt5 9, basta atacar com o Iron Hands ex sv4 70 usando a Supereffective Glasses ASR 152 para triplicar o dano. O ataque aumentará de 160 para 480, o que é mais que suficiente para derrubá-lo.

O seu segundo ataque, Amp You Very Much (L)(C)(C)(C), que causa 120 de dano base, pode chegar a 360 de dano com a Supereffective Glasses ASR 152, derrubando justamente estes quatro Pokémon: Origin Forme Palkia VSTAR ASR 208, Lugia VSTAR SIT 211, e Blastoise ex sv3pt5 9. Assim, você comprará três Cartas Prêmio, e, contra o Greninja VUnion, comprará quatro Cartas Prêmio!

Roaring Moon ex: O Rugido da Morte

Loading icon

Este Pokémon também tem dois ataques simpáticos:

- O primeiro causa ”instant K.O.”, isso é, nocaute automático, mas tem o revés de colocar 20 marcadores de dano neste Pokémon (que tomará 200 de dano).

- O segundo ataque causa 100 de dano, mas, se houver um estádio em jogo, causará mais 120 de dano e ainda descartará o estádio.

Geralmente, você usará o segundo ataque para derrubar estádios que atrapalhem seu setup, como o Pokémon League Headquarters sv3 192, que aumenta o custo dos Pokémon básicos em jogo em uma energia incolor a mais. Os decks de Lost Box usam, em maioria, Pokémons básicos, então isso atrapalharia bastante seu setup de energias.

Usamos, geralmente, no mínimo 3 energias para ativar cada efeito e cada ataque, e estádios assim sobem esse custo para 4 energias. Este deck tem 10 energias, e todas elas são extremamente necessárias, tanto para o Roaring Moon quanto o seu companheiro Iron Hands - que é o que pede mais energias.

Ad

Além de remover o Pokémon League Headquarters sv3 192, há outros que são ameaças potenciais, como o Collapsed Stadium BRS 137, que reduz os espaços no seu banco. Também tem o Path to the Peak CRE 148, que atrapalha seus Pokémon com Rule Box, como os atacantes Raikou V BRS 48 e Galarian Moltres V CRE 97, e o Pokémon recursivo Radiant Greninja ASR 46.

O Roaring Moon ex sv4 124 também consegue derrubar os Pokémon Psíquicos do formato, como:

1) Gardevoir Box, que geralmente joga junto do próprio Gardevoir ex sv1 86 e do Zacian V CEL 16.

2) Mew VMAX FST 114.

Contra Pokémon que são ameaças maiores, dependendo da situação do jogo, você pode apelar para o primeiro ataque, o Frenzied Gouging. O ideal é atacar os Pokémon “ultra raros”, que oferecem duas Cartas Prêmios, e, claro, se houver um VMax ou VUnion vulnerável, nem pense duas vezes para usar este ataque!

Galarian Moltres V: O Atacante Alternativo das Trevas

Loading icon

Além de reciclar energias de Trevas básicas da pilha de descartes com sua habilidade (o que te ajuda a ligar a energia do turno em outro Pokémon), seu ataque causa 190 de dano, considerando que você vai usar a Mirage Gate LOR 163. Aplicando fraqueza aos Pokémon Psíquicos (os mesmos citados acima com o Roaring Moon ex sv4 124), esse valor é mais que suficiente para derrubá-los, pois totaliza 380 de dano, mesmo que o lado negativo seja que este Pokémon tomará 30 de dano.

Raikou V: O Atacante Életrico Alternativo

Loading icon

Este Pokémon serve como um atacante rápido e prático contra os Pokémon fracos contra este arquétipo, mencionados no tópico referente ao seu companheiro de tipo, Iron Hands ex sv4 70.

O formato sempre tende a encher o banco para ter um setup completo, e também vamos acompanhar essa tendência porque usamos Comfey LOR 79. Deste modo, usaremos suas habilidades o mais rápido possível para ativar os efeitos da Lost Zone, garantindo assim tranquilamente 220 de dano que se torna 440 pontos de dano quando aplicamos as fraquezas.

Adicionalmente, sua habilidade traz mais “draw power”, que é sempre bem-vindo.

Tropius: Atacante para Bater de Frente contra Charizard ex Terastal

Loading icon

O que nos interessa é o seu primeiro ataque, Rally Back, que causa 30 de dano mais 90 de dano se no turno anterior algum de seus Pokémon foram nocauteados.

Você pensará: “bom, como o Charizard ex sv3 125 tem fraqueza ao arquétipo Grama por ser do tipo Trevas, isto é bem útil. Mas, como consigo atingir 330 de dano, se, aplicando fraqueza, o dano vai de 120 para apenas 240?”

A resposta para isso é bem simples: Supereffective Glasses ASR 152.

O seu efeito, como descrito, triplica a fraqueza dos oponentes aos ataques do Pokémon que estiver com essa ferramenta equipada, logo, 120 se tornará 360 de dano, destruindo o Charizard ex sv3 125!

Minior: O Atacante para Combater Decks “Stall”

Loading icon

Ad

Para quem não sabe o que é “stall”: stall decks são decks Controle que impedem a movimentação dos oponentes, travando a mobilidade dos Pokémon ao aumentar os custos de recuos originais. Isso os força a usar itens como Switch sv1 194, Switch Cart ASR 154 ou Escape Rope BST 125 para recuar seus Pokémon.

Nos últimos regionais, tivemos mais decks usando o subestimado Snorlax PGO 55, e ele acabou ganhando fama desde o regional de Gdańsk (na Polônia), no qual o jogador Łukasz Mazurkiewicz foi campeão usando justamente este deck (você pode olhar a lista do jogador clicando aquilink outside website). Muitos jogadores naquele torneio usaram variações desse tipo, e, com isso em mente, o Kristian Hodas sabia que podia se deparar com essa situação, e colocou o Minior sv4 99 neste deck.

Seu ataque é bem simples: por uma energia incolor (C), ele causa 20 vezes o custo de recuo do Pokémon ativo do oponente. Considerando que o Snorlax PGO 55 é um Pokémon cujo recuo custa quatro energias, ele já tomaria 80 de dano. Entretanto, como este Pokémon tem fraqueza ao arquétipo Lutador, ele recebe 160 de dano, o que o nocauteia!

Além disso, a habilidade do Minior sv4 99 é bem útil, considerando que, se ele estiver no banco e você ligar uma energia da sua mão a ele, ele poderá ser promovido para a posição ativa automaticamente. Isso significa que você não precisa gastar energias para recuar seu Pokémon ativo ou gastar cartas como Switch sv1 194, o que é excelente!

Cramorant: O Atacante Base para o Arquétipo Lost Box

Loading icon

Como a sua habilidade diz: se houver ao menos 4 cartas na Lost Zone, seus ataques não terão custo de energias.

Cramorant é um atacante de “single prize”, então a corrida de Cartas Prêmio é favorável para você, e você ainda poupará energias para usar nos Pokémon que realmente precisam, como as estrelas deste deck: Roaring Moon ex sv4 124 e Iron Hands ex sv4 70.

Além disso, como é do tipo Água, ele pode nocautear os principais Pokémon de Fogo do formato, como:

1) As linhas evolutivas de Charmander e Charmeleon das coleções Obsidian Flames e Paradox Rift.

2) O próprio Radiant Charizard CRZ 20.

3) Até o Entei V BRS 22, claro, usando o Supereffective Glasses ASR 152. Sem esta ferramenta, o dano causado após aplicar a fraqueza chega a 220 de dano, o que deixa o Entei V com 10 HP, e não é suficiente para nocauteá-lo. Com o óculos, ele atinge 330 de dano.

Pokémon Recursivos

Pokémon de Compras

Loading icon

Este Pokémon entra com sua habilidade, Concealed Cards, que lhe permite descartar uma energia da sua mão e comprar duas cartas. É um “draw power” excelente para seu setup.

Pokémon para Estruturar a Estratégia Lost Box

Loading icon

Sua habilidade, Flower Selecting, é ativada quando este Pokémon for o Pokémon ativo. Você olhará as duas cartas no topo do seu deck; uma delas irá para a Lost Zone, e a outra para sua mão.

Ad

O objetivo é conseguir colocar ao menos sete cartas na Lost Zone para usar a Mirage Gate LOR 163, um dos itens vitais deste deck.

Ele é o principal Pokémon recursivo para aumentar seu dano, e estruturar este deck no geral.

Mãos para Começar o Jogo

Image content of the Website

Nessa simulação:

1) Você colocará um Comfey LOR 79 como o Pokémon ativo e outro no banco.

2) Começando o jogo, você irá jogar o Battle VIP Pass FST 225 para procurar um Radiant Greninja ASR 46 (e garantir seu “draw power” no jogo) e um Cramorant LOR 50 para ter um atacante provisório.

Em seguida, você ativará a habilidade do seu primeiro Comfey LOR 79 e torcerá para que um Battle VIP Pass FST 225 seja descartado para a Lost Zone (o que dependerá da sua sorte, infelizmente).

3) Em seguida, coloque a energia de Trevas no Pokémon ativo para recuá-lo e promover o segundo Comfey LOR 79 a posição ativa, e repita o processo de ativar esta habilidade.

Image content of the Website

Nessa segunda simulação, temos o mesmo modus operandi descrito acima:

1) Coloque um Comfey LOR 79 como Pokémon ativo e o Cramorant LOR 50 no banco.

2) No seu turno, você irá jogar o Battle VIP Pass FST 225 para procurar um Radiant Greninja ASR 46 (e garantir seu “draw power” no jogo), ou poderá escolher um Raikou V BRS 48 (e garantir um atacante rápido), ou procurará mais um Comfey LOR 79 (e agilizar logo as ações do Cramorant LOR 50)

3) Caso escolha o Comfey LOR 79, use a energia básica Elétrica para recuar o Pokémon ativo e ativar o efeito da habilidade novamente com o novo Comfey LOR 79.

Cartas Trainer

Apoiador para Enviar Cartas para a Lost Zone

Loading icon

Ele é mais dinâmico que o Comfey LOR 79, pois ele olha as 5 cartas no topo do seu deck, escolhe 3 para ficar na sua mão e coloca 2 cartas na Lost Zone, cumprindo os requisitos para tanto o Cramorant LOR 50 atacar quanto você usar o Mirage Gate LOR 163 para energizar seus Pokémon.

Apoiador para Pegar Energias na Pilha de Descarte e Filtrar Cartas no Deck

Loading icon

Ele é ideal para energizar qualquer Pokémon do seu jogo, pois ele já garante uma energia básica da pilha de descartes para este Pokémon em questão, te poupando de usar uma energia da sua mão naquele turno. Também tem o efeito muito forte de procurar qualquer carta que quiser no deck e a colocar na sua mão.

Na melhor das hipóteses, por exemplo, com Roaring Moon ex sv4 124 em campo, além de “ligar” uma energia de Trevas da pilha de descartes nele, você ainda poderá procurar um Mirage Gate LOR 163 (caso já tenha as sete cartas na Lost Zone). Você então já poderá atacar com este Pokémon, e ligar a sua outra energia naquele turno em outro Pokémon.

Ou, contra o Charizard ex sv3 125, você poderá usar o Tropius EVS 6 com o combo do seu Pokémon Apoiador, ligar a energia daquele turno na sua mão para usar o seu primeiro ataque, e ainda filtrar uma carta do seu deck a sua escolha.

Ad

Apoiador de “Draw Power”

Loading icon

Apoiador para "Pegar" o Pokémon Adversário

Loading icon

Itens para Buscar Pokémon

Loading icon

Item para Reciclar Pokémon e Energias

Loading icon

Item para "Pegar" o Pokémon Adversário

Loading icon

Itens de Mobilidade

Loading icon

Estes itens são essenciais para os combos do Comfey LOR 79, e para você enviar cartas para a Lost Zone o mais rápido possível.

Item para Acelerar o Setup de Energias

Loading icon

Esta carta é responsável por 80% do sucesso do seu deck, e depende de duas outras cartas:

1) Os combos das Comfey LOR 79.

2) O Colress's Experiment LOR 155.

Se você tiver usado estas cartas corretamente, colocando ao menos sete cartas na Lost Zone, seu jogo estará pronto!

Ferramentas

Loading icon

- A Forest Seal Stone SIT 156 foi praticamente criada para buscar cartas específicas, caso o seu “draw power” falhe. Assim, você poderá reaver uma carta importante para continuar uma jogada específica. Os Pokémon que podem recebê-la como equipamento são o Raikou V BRS 48 e o Galarian Moltres V CRE 97.

- A Supereffective Glasses ASR 152 é essencial para triplicar a fraqueza dos inimigos, e te garantirá os nocautes necessários. Sendo mais específico, ela é útil se você estiver com Tropius EVS 6 em jogo contra o Charizard ex sv3 125.

Estádio

Loading icon

Este estádio serve para ambos os jogadores: ele permite que, uma vez por turno, ambos procurem por qualquer carta ferramenta em seus decks.

Isso é essencial para buscar tanto a Forest Seal Stone SIT 156 quanto a Supereffective Glasses ASR 152.

Arquétipos do Formato

Vantagens

- Contra decks de Charizard ex sv3 125, devido ao Tropius EVS 6.

- Contra decks de Água, como os já citados Origin Forme Palkia VSTAR ASR 208, Blastoise ex sv3pt5 9 e Greninja VUnion, devido ao Raikou V BRS 48 e Iron Hands ex sv4 70.

- Contra decks de Lugia VSTAR SIT 211 devido a sua fraqueza ao tipo Életrico, e, consequentemente, devido ao Raikou V BRS 48 e Iron Hands ex sv4 70.

- Contra decks Psíquicos, como Alakazam ex PR-SV 50 (sem o Mimikyu sv2 97), Gardevoir ex sv1 86, Zacian V CEL 16 e Mew VMAX FST 114

Desvantagens

- Decks de Lost Box que usem Giratina VSTAR CRZ GG69.

- Decks Controle, como o Alakazam ex PR-SV 50, caso o oponente trave o Iron Hands ex sv4 70, Raikou V BRS 48 e Galarian Moltres V CRE 97 com o Mimikyu sv2 97 (A exceção é o Roaring Moon ex sv4 124,pois seu primeiro ataque passa por cima da habilidade do Mimikyu sv2 97).

- Decks Controle de Tsareena ex sv4 46 que usem Panic Mask LOR 165.

Ad

- Decks de Miraidon Box, pela explosão de dano massivo e bruto e aceleradores constantes graças ao Flaaffy PR-SW SWSH122.

- Decks que usem estratégias “sniper” e “spread”, pois não temos nem Jirachi sv4 126, nem Manaphy BRS 41 para nos defender.

Conclusões

Este deck é ousado e é o produto da incrível curiosidade do Kristian Hodas. Ele merece ser reconhecido e explorado pelos jogadores que tem interesse em algo forte que use a estratégia/mecânica de Lost Box, ou os próprios jogadores que querem conhecer essa mecânica e querem usar as cartas novas de Paradox Rift. Um lado negativo é que as cartas dos atacantes principais, Roaring Moon ex sv4 124 e Iron Hands ex sv4 70, estão um pouco salgadas para o bolso de alguns jogadores, devido ao hype e a preferência de muitos jogadores usarem eles nos últimos torneios.

Até a próxima!