Como todo conto narrativo, sempre há os vilões que estão no mundo imerso naquela realidade, e no Pokémon não é diferente.
Há criaturas fantásticas que estão sendo cobiçadas por esses personagens ligados a organizações para finalidades de conquista mundial, supremacia e utopias, ou até mesmo simplesmente grupos de interesse egoísta que estão ali para trazer o caos envolvendo essas criaturas de bolso.
Então vamos conhecer as organizações criminosas do mundo Pokémon. Vale lembrar que citarei apenas os dos jogos de videogame, não pegando a mídia dos animes.
Ad
As organizações criminosas do mundo Pokémon
Team Rocket
Aparecendo nos primeiros jogos da geração (Red/ Blue/ Green/ Yellow), foi liderada pelo temível Giovanni (especialista no tipo Terrestre/Ground), que é também líder de ginásio da cidade de Viridian em Kanto (usando como fachada de sua reputação). E se tratando de fachadas, eles tinham vários esconderijos em muitos locais como na cidade de Celadon, utilizando de base comercial em casinos.
Eles têm o interesse em roubos de Pokémon para doutrinação e corrupção dos mesmos, contrabando, além de roubos de fósseis no Mt. Moon e roubos tecnológicos para a ampliação de seus planos, onde eles quiseram roubar a Master Ball na Silph Co., mas que foram detidos pelo protagonista.
Após a derrota do Giovanni no seu ginásio, ele desaparece por um tempo, como se fosse encerrar suas atividades. Mas, nos jogos Gold/Silver/Crystal, na região de Johto, remanescentes da organização assumem a Goldenrod Radio Tower e fazem uma transmissão de rádio destinado ao seu antigo líder, contudo, só é revelado em Heart Gold/Soul Silver que Giovanni ouve a transmissão em seu esconderijo localizado na Tohjo Falls.
E diante disso, há evento nos remakes onde há uma interação com o Celebi para uma viagem no tempo, onde Ethan e Kris (Gold/Silver/Crystal — protagonistas da segunda geração) viajem ao passado para derrotarem Giovanni.
Após a derrota, Giovanni reclama sobre esse vexame de continuar perdendo para as crianças e com isso, ele sai do local e desaparece misteriosamente. Posteriormente, o título de líder de ginásio de Viridian é assumido pelo Blue, rival de Red e ex-campeão de Kanto.
Os Pokémon assinatura de Giovanni nas primeiras gerações eram Rhyhorn e Rhydon, Nidoqueen, Nidoking e Dugtrio; mas tem variações com seu mascote Persian, e por vezes usa Onix e Kangaskhan.
Nos jogos mais avançados da franquia e remakes, como Heart Gold/Soul Silver, ele adicionou um Honchkrow (o que não é tão lógico por ser do tipo Dark/Flying — já que ele é especialista no tipo Ground).
Em Black/White 2 tivemos uma alteração da equipe, mas preservando o lado de sua especialidade, contando com: Sandslash, Rhypherior, Nidoqueen, Nidoking, Golem e Marowak. E no modo “Type Expert/World Leaders Tournament”, seu time fica bem agressivo com Garchomp, Rhyperior, Nidoking, Krookodile, Gliscor e Hippowdon.
Por curiosidade final, em homenagem ao anime, no jogo Ultra Sun, Giovanni usa o Mewtwo com a Mega Evolução X e no Ultra Moon com Mewtwo com a Mega Evolução Y.
(Observação: vale lembrar que a lore do anime é diferente dos jogos. No anime, a Equipe Rocket que foi responsável pelo projeto Mewtwo, enquanto que nos jogos, foi apenas o incentivo pessoal do doutor Fuji na ilha de Cinnabar).
Team Magma & Team Aqua
Estrelando na terceira geração de jogos em Hoenn (Ruby, Sapphire, Emerald), essas equipes estão em constante rivalidade para a dominação elemental do que o planeta deveria ser constituído, isso é, se haveria mais massa terrestre ou mais predominância de oceanos.
Ad
Nesse embate, conhecemos Maxie, líder da Team Magma, que tem como seus braços direitos Courtney e Tabitha, que busca incessantemente pelo Groudon, o Pokémon lendário que representa a expansão da massa terrestre no planeta. Seus objetivos com essa expansão é promover a civilização e desenvolvimento mais aprimorado para os humanos com mais loteamentos.
Já para a equipe rival, temos Archie, líder da Team Aqua, que tem como seus braços direitos Matt e Shelly, que buscam o Kyogre, o Pokémon lendário que representa a supremacia dos oceanos e mares no planeta, pois para eles seu ideal é de limpar o mundo e acabar com os avanços humanos que destruíram a natureza, acreditando que eles devam chegar ao status de origem primordial.
No Ruby, você enfrenta a Team Magma; no Sapphire, você enfrenta a Team Aqua; e no Emerald, você acaba enfrentando as duas equipes.
Há algumas mudanças de enredo com os jogos clássicos com os remakes Omega Ruby/Alpha Sapphire, como o uso das orbes para despertar os lendários que enquanto Maxie rouba do Mt. Pyre a Blue Orb e Archie a Red Orb; nos remakes, Maxie pega a Red Orb para a finalidade da Primal Form de Groudon e Archie pega a Blue Orb em equivalência para o Primal Form Kyogre, e claro, jogando o Omega Ruby, você enfrenta o Team Magma, enquanto que jogando o Alpha Sapphire, você enfrenta o Team Aqua.
Os Pokémon assinatura de Maxie e Archie, respectivamente, são Camerupt e Sharpedo (mesmo que eles tenham variedade de Pokémon que não sejam do estereótipo de suas ideologias, eles tem em comum o Crobat e o Mightyena como escolhas).
Team Galactic
Apresentados na quarta geração em Sinnoh (Diamond/ Pearl/ Platinum), eles visam a reformulação do mundo, reescrevendo a realidade.
Nas versões Diamond/Pearl, o confronto final ocorre no QG do Team Galactic em Veilstone City, pela infiltração feita pelo protagonista e seu rival e logo, rumo ao Spear Pillar no Mt. Coronet, eles vão impedir o seu líder, Cyrus, de convocar Dialga/Palkia – que controlam o tempo e espaço – usando Uxie, Mesprit e Azelf para invocá-los e nesse meio tempo, você e seu rival juntos se unem para enfrentar outros membros da organização: Mars e Jupiter, para logo Cyrus e o Pokémon lendário do jogo (Dialga no Diamond e Palkia no Pearl) como chefes finais.
Depois que o lendário for derrotado ou capturado, Cyrus dirá que não terminou seus planos e que ainda voltaria mais uma vez para cumpri-los, e parte da equipe foge com Saturn, outro membro fundador que faz parte da mesma sociedade com Cyrus.
Já na versão Platinum, há uma leve diferença: em vez de Dialga ou Palkia serem convocados no Spear Pillar, Cyrus cria uma duplicata da Red Chain para aproveitar os dois poderes, sabendo da instabilidade que causaria no universo; e então, os eventos se estendem com Giratina atraindo Cyrus para o Distortion World para evitar a destruição do espaço-tempo, e Cynthia (campeã da região de Sinnoh e arqueóloga) junto com o protagonista seguem para o local para que essa anomalia no tecido do espaço-tempo ocasionada por Giratina seja fechado para não afetar a realidade e trazer o fim do mundo.
Ad
Depois que Giratina é derrotado ou capturado por você, o líder da organização decide ficar no Distortion World, novamente deixando os membros ativos da Team Galactic nas mãos de Saturn sob seu comando. No entanto, quando o protagonista viaja para a Zona de Batalha após se tornar o campeão regional, sabe-se que Charon ainda está agindo em nome da organização, com um plano de extorsão monetária aos cidadãos de Sinnoh, ameaçando fazer com que a Stark Mountain entre em erupção para destruir a região.
Em paralelo, Mars e Jupiter se juntam para encontrar seu antigo líder, mas são derrotados novamente pelo seu personagem e acabam desistindo dos planos, e Charon entra sozinho na caverna mais profunda da Stark Mountain, onde é finalmente preso pelo personagem Looker.
Os Pokémon assinatura de Cyrus são: Honckrow, Crobat, Weavile e Gyarados. Mas há variações e adições como no Platinum com o mesmo quarteto da versão Diamond/Pearl, mas com adição do Houndoom. Em Ultra Sun/Ultra Moon, preservando os mesmos Pokémon da versão do Platinum, temos a adição de Dialga e Palkia, respectivamente.
Team Plasma
A organização apresentada na quinta geração (Black/White – Black 2/White 2), eles visam a libertação dos Pokémon de seus treinadores na região de Unova, pois acreditamhaver um tipo de condicionamento tecnológico ao uso das Poké-Balls que não deveriam existir, a fim de usar como uma estratégia de manobra de controle da população em desarmar treinadores e humanos que vivem em harmonia e consentimentos dos Pokémon.
Nesse plano, eles querem capturar os lendários dragões Reshiram e Zekrom (ou um deles – mas falaremos do Kyurem depois) para essa dominação, na hipocrisia dos seus ideais que pregam para o povo.
Liderados pelo cultista Ghetsis e com o grupo dos Sete Sábios (Gorm, Bronius, Rood, Giallo, Ryoku, Zinzolin, além do próprio Ghetsi, que vê a organização como se fosse uma instituição sagrada, como uma espécie de reino/igreja (num conceito quase medieval). Ele deseja que seu filho adotado, N, seja o herdeiro e o verdadeiro rei, pois encontrou o garoto sozinho na floresta com Darmanitan, Woobat e Zorua, e ele era uma criança de coração puro, o que era mais uma forma de manipulação nos planos de Ghetsis.
Na Liga Pokémon, N derrota o campeão Alder e revela seu castelo próximo de onde está sendo sediado o evento da Liga. Lá, N releva que usará um dos dragões para cumprir os planos da equipe, então na batalha final, Hilbert e Hilda vão em direção de N, mas são detidos pelos Sete Sábios, que por sua vez são auxiliados pelos líderes de ginásio de Unova para lhe darem cobertura para a batalha.
Dependendo da versão do jogo, você luta contra N usando Reshiram ou Zekrom, e os heróis usam um dos dragões opostos ao que N tem. Na sua derrota, Ghetsis humilha N revelando que o usou e que não era seu pai legítimo e mostra-se como o desafio final. Ele é derrotado pelos heróis e preso por Alder e Looker (o mesmo policial que apareceu em Diamond/Pearl).
Ad
Neste vídeo a seguir há algumas curiosidades sobre N e um pouco do resumo da história:
Após os eventos de Black/White, no B/W 2, depois da prisão de Ghetsis, a Shadow Triad, uma equipe seleta de alta patente da Team Plasma ajuda-o escapar para cumprir seus planos, e nisso houve uma separação da equipe. Agora há duas equipes, onde uma é seguida por N (que era um rapaz bom) e foi contra os planos do pai e queria ter essa harmonia com os Pokémon, buscando a redenção pelos crimes cometidos pela organização e seu progenitor, assim como Anthea e Concordia que o apoiaram "N"; e do outro lado, temos os seguidores de Ghetsis que ainda continuam com o mesmo tipo de doutrina.
Liderados por pelo próprio Ghetsis e com a ajuda do cientista Colress, que fizeram muitas coisas como a criação do Genesect e a tentativa de captura do Victini, eles buscaram pelo dragão Kyurem (o dragão primordial, que era o corpo original desse meteoro que caiu na região de Unova, onde há teorias de que onde que houve a fragmentação dos dragões Zekrom e Reshiram. Lá, o Team Plasma quer congelar Unova usando os poderes desse lendário.
Dependendo da versão do jogo, Ghetsis pode fundir Kyurem com o DNA de Reshiram para fazer o White Kyurem ou fundir com o DNA de Zekrom para fazer o Black Kyurem, na batalha final com Nate e Rosa (protagonistas de B/W 2) junto com N.
Os Pokémon assinatura de Ghetsis de B/W são: Hydreigon, Cofagrigus, Sesmitoad, Bisharp, Eelektross e Bouffalant. E em B/W 2 mudam: Hydreigon, Cofagrigus, Sesmitoad, Drapion, Eelektross e Toxicroak.
(Curiosidade: o nome da equipe "Plasma" é um estado de matéria, onde os elétrons negativos e os núcleos positivos que, geralmente formam átomos, se separam, sendo essa analogia da filosofia da organização, que afirma que as pessoas e os Pokémon devem ser separados.)
Team Flare
Introduzidos na sexta geração em Kalos (X/Y), a equipe visa transformar o mundo belo e ideal para seus padrões com dinheiro como seu objetivo.
E de todas as equipes apresentadas, eles diferenciam por ter até uma Elite Four como membro da organização, a Malva.
Liderados por Lysandre, para ele a beleza eterna não vem sem que antes haja um pouco de luta. Então, diante dessa utopia, ele decide reviver um Pokémon lendário da região de Kalos (Xerneas ou Yveltal – dependendo da versão) na tentativa de recriar a arma utilizada por AZ, seu ancestral de 3000 para reviver seu Pokémon, Floette (história do passado de Kalos onde ele usou esse maquinário para absorver a vida dos Pokémon numa antiga guerra para reviver seu amigo, mas se arrependeu por isso).
E durante os eventos dos jogos, Lysandre convida Calem e Serena para se juntarem à Equipe Flare e ajudar a restaurar a beleza da região e quando é derrotado. Lysandre deixa claro o desgosto ao saber que sua utopia não se concretizará, decidindo então disparar sua arma e acabar com tudo aquilo que tentou construir. O raio atinge o QG da organização e começa a se despedaçar, aparentemente enterrando ele e todos os membros restantes.
Ad
Os Pokémon assinatura de Lysandre são: Gyarados, Pyroar, Honchkrow e Mienshao. Nas versões de Ultra Sun e Ultra Moon, além desse quarteto, ele tem o acréscimo do Xerneas (para o Ultra Sun) e Yveltal (para o Ultra Moon).
Team Skull e a Fundação Aether Paradise
Introduzidos na sétima geração (Sun/Moon), eles são uma equipe de fracassados, delinquentes que perderam o desafio das ilhas de Alola pelos Hakunas: Hala, Nanu, Olivia e Hapu. Os primeiros fundadores do grupo foram esses que perderam para os Hakunas e, nessa frustração, criaram essa gangue que só quer roubar dinheiro e Pokémon de outros treinadores. Esse líder é Guzma e tem como braço direito Plumeria.
Para entender o Guzma, no seu passado, ele era um treinador de bom coração e um excelente rapaz, conquistando inúmeros títulos devidos as suas grandes habilidades e táticas, além de que ele era aspirante ao posto de capitão da ilha Melemele e fazia parte de um grupo exclusivo que ajudava o Kahuna da época, Hala.
Porém, com seus erros em ser promovido a capitão, e com o ataque do guardião de sua ilha após ter feito coisas erradas, ele resolveu fundar a equipe com a intenção de acabar com as tradições da região, querendo provar seu valor. Queria que somente sua força fosse suficiente sem precisar passar pelos desafios exigidos na tradição local ou ocupar um posto importante como capitão e Kahuna. E indo mais além, criticou o Professor Kukui, alegando que não precisava criar uma liga em Alola, pois ele é o melhor treinador existente daquela região.
Dentro da organização, tinha Gladio (filho da Lusamine, presidente da Fundação Aether), que queria pertencer à equipe, mas não estava 100% nesse compromisso. Isso tudo mudou quando sua irmã Lillie e seu Pokémon Cosmog foram sequestrados pela equipe, o que motivou a saída do mesmo e ele acabou pedindo ajuda a Hau (neto de Pandam) e ao seu protagonista para os resgatar.
Chegando lá, eles são impedidos pela primeira onda comandada por Faba, um dos cientistas da empresa com seus lacaios. E no final dessa busca, Guzma revela que eles trabalhavam e tinha recursos pela própria fundação e eram financiados pela Lusamine, mãe de Gladio e Lillie!
Com sangue nos olhos, Gladio desafia todos da equipe Skull e seu líder, mas falha ao enfrentar Guzma, deixando a cargo do seu protagonista, e no final da batalha, Lusamine usa o Cosmog para ser uma forma de abrir o portal para as Ultra-Beasts através do Ultra WormHole, e ela é sugada para essa dimensão com Nihilego, uma das Ultra-Beasts e fundida com ela, onde Guzma não consegue detê-la por tamanho medo, deixando a cargo do protagonista para derrotá-la e assim com sucesso, desfaz a fusão e ela é resgatada por Guzma e levada para os cuidados médicos.
Os Pokémon assinatura de Lusamine são: Mismagius, Lilligant, Clefable, Milotic e Bewear.
(Observação: Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon tem um plot totalmente diferente e não irei considerar aqui, pois a história tem uma diferença radical).
Ad
Team Yell e a Macro Cosmos
E por fim, chegamos na recente região de Galar, a oitava geração (Sword/Shield), onde temos a equipe Yell.
Basicamente são torcedores que aparecem quando Marnie, irmã do líder de ginásio do Pokémon do tipo sombrio, Piers, aparece, torcendo que ela seja a nova líder de ginásio, fazendo de tudo para que se torne idolatrada e admirada por todos. Eles serão capazes de tudo para fazer qualquer coisa e apoiar a cidade deles de Spikemuth.
Marnie é uma de suas rivais dentro do jogo de Sword/Shield, buscando se tornar campeã a qualquer custo para ter seu valor. Ela sofre a pressão pessoal por causa de seu irmão, que abandonou o posto de líder do ginásio que sediava, e ainda sim, o ginásio tem algo peculiar: é o único que não permite o uso da mecânica de Gigatamax/Dynamax pelo fato de não possuir um Power Spot.
Mesmo que o presidente Rose ofereceu a Piers realocasse o ginásio para outro local favorável que atendesses as instalações Power Spot, ele recusa por ser muito apegada a cidade e, com isso, Spikemuth fica isolada e é raramente visitada por fãs.
Mesmo sendo personagens medíocres, eles são importantes para a trama, pois ajudam seu personagem a procurar a chave para Tower Rose, pois o “vilão” da história é o presidente da Macro Cosmos, Rose, que visa usar a energia gerada pelo Eternatus para garantir energia sustentável para Galar para evitar uma crise durante o evento do “Darkest Day” pela segunda vez (a primeira foi quando Eternatus apareceu na região e foi detido pelos lobos/cães Zacian e Zamazenta).
Ele não é necessariamente um cara mau (como a maioria dos vilões das organizações citadas nesse artigo), mas suas intenções foram erradas e levaram consequências ruins nessas péssimas atitudes para chegar ao seu objetivo.
Os Pokémon assinatura de Rose são: Copperajah, Escavalier, Ferrothorn, Perserker e Klinklang.
Rainbow Rocket
Tendo sua aparição no Ultra Sun/Ultra Moon, é uma versão alternativa de eventos onde todos os vilões, vindo de diferentes realidades, se juntam em uma única organização onde eles tiveram êxito em seus planos.
A princípio, era Lusamine que tentou reunir diversas organizações malignas na Fundação Aether Paradise, com o intuito de unificá-las em um grande poder. Com o decorrer dos eventos, isso não deu muito certo, já que os vilões tinham objetivos e opiniões divergentes, resultando na criação de uma competição, na qual o vencedor se tornará o líder da aliança, que foi o Giovanni. Faba se volta contra Lusamine e a usa como refém para que Giovanni tenha êxito.
Após derrotar o traidor Faba, seu personagem com ajuda de Lillie (filha da Lusamine), se infiltra no Castelo da Equipe Rocket e nisso, diante dessa empreitada, vocês descobrem que todos os vilões foram trazidos de seus mundos alternativos onde eles conseguiram seus objetivos através de Ultra WormHoles, e que cada um desses líderes tinha seu próprio Pokémon lendário que conseguiram capturar nos seus planos nos seus respectivos mundos.
Ad
Quando vocês chegam até o Giovanni, ele revela que a Team Rainbow Rocket assumiu a Aether Foundation para acessar seus dados de pesquisa e tecnologia em outros mundos, com a intenção de construir um exército de Ultra Beasts para uma expansão mundial e muito mais além. Quando derrotado, ele aceitará sua derrota e sairá, permitindo que Colress (agora como aliado nessa realidade dos eventos dos jogos) restaure a mansão ao seu estado original e também envie todos de volta aos seus mundos originais. Como punição, Faba é rebaixado a estagiário na Fundação pela Lusamine.
Depois, Giovanni é visto se teletransportando para outro mundo, com a intenção de continuar seus planos em outra realidade.
Além do time assinatura de cada membro, os lendários que têm em seus times são:
- Giovanni: Mewtwo X (Ultra Sun) / Mewtwo Y (Ultra Moon)
- Maxie: Groudon
- Archie: Kyogre
- Cyrus: Dialga (Ultra Sun) / Palkia (Ultra Moon)
- Ghetsis: Zekrom (Ultra Sun) / Reshiram (Ultra Moon)
- Lysandre: Xerneas (Ultra Sun) / Yveltal (Ultra Moon)
(Curiosidades: A equipe Skull não é tratada como parte dos vilões da união dessa organização. E a fuga do Giovanni nesse outro buraco de minhoca para outra realidade é possível que seja a conexão dele invadindo ao mundo do Pokémon GO, onde ele é mostrado como um vilão a ser desafiado de tempos em tempos).
Conclusões
E então? Sabiam sobre as histórias das equipes vilãs com mais profundidade? Tem mais detalhes que querem compartilhar? Escreva aqui nos comentários.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar