Sobre Alakazam

Alakazam é um Pokémon tradicional psíquico, lançado bem no começo da franquia, na geração inicial. Apesar de ser um pokémon antigo, até hoje é amado pelos jogadores, e consequentemente recebe cartas novas dentro da sua temática.
No lançamento da coleção Mega Evolução, recebemos uma linha inteira evolutiva dele, o que gerou um baralho com enfoque em Alakazam como Pokémon principal. Com uma capacidade massiva de compra de cartas, o deck deseja ter uma grande quantidade de cartas na mão para realizar seus ataques em potencial máximo.
Estratégia Geral e Decklist

Como dito anteriormente, utilizaremos Alakazam como nosso atacante: o ataque “Powerful Hand” aplica 20 de dano ao Pokémon ativo do oponente para cada carta que tivermos em nossa mão.
Não só isso, como este também possui a habilidade “Psychic Draw”, que nos permite comprar 3 cartas quando evoluirmos para Alakazam. Uma pequena quantidade de compras não costuma ser suficiente, então o estágio 1, Kadabra MEG 55, possui uma habilidade com o mesmo nome, mas que compra apenas 2 cartas.
Assim, também iremos utilizar outros pokémons para garantir ainda mais dano e mais compras, para ser possível atingir 300+ de dano com o ataque.

Uma estratégia bem comum para os baralhos que necessitam de múltiplas compras para realizar bons ataques é a Engine de Dudunsparce PRE 80 com a habilidade “Run Away Draw” e aqui, serve como uma luva para nosso atacante.
Podemos perder o medo de tomar Deck-out devido às compras, e também podemos utilizar a mesma habilidade por vários turnos seguidos se possuirmos Artazon sv4pt5 76 em campo, por exemplo. Não só isso, como essa utilização protege nossa estratégia contra disrupções de mão.
Decklist Alakazam + Dudunsparce
Na nossa base de apoiadores, utilizamos 3 Lillie's Determination MEG 119 para resetar nossas mãos ruins iniciais e descartamos o uso de apoiadores que descartem cartas. Além disso, utilizamos 4 Hilda WHT 84, já que podem buscar nossa Ace Spec e uma de nossas evoluções para continuar o combo.
Colress's Tenacity SFA 57 também pode buscar peças necessárias caso necessitemos de Artazon sv4pt5 76. Para finalizar a base de apoiadores, utilizamos Boss's Orders MEG 114 para realizar nocautes chave em pokémons do oponente.
Os itens são diferentes do usual, já que utilizar cartas como Ultra Ball MEG 131 pode nos prejudicar. Por isso, usamos 4 Buddy-Buddy Poffin PRE 101 para fazermos o setup inicial, junto com Nest Ball sv4pt5 84 e Dusk Ball SSP 175. A habilidade de Alakazam ainda é ativada quando o evoluirmos via Rare Candy MEG 125, então utilizamos 3 como forma de aceleração.

Para manter nossa sequência ideal de ataques, Exp. Share sv1 174 pode ser necessário para podermos fazer nossa ligação do turno como Enriching Energy. Ainda, para sequenciar nossas habilidades de “Run Away Draw”, utilizamos Artazon sv4pt5 76 para concatenar Dunsparces.
Picnic Basket sv1 184 tem o uso bem específico de melhorar nossa matchup contra Dragapult ex PRE 73, limpando o dano no campo; e Enhanced Hammer TWM 148 segue o único propósito de descartar uma das cartas que atrapalha nosso baralho: Mist Energy TEF 161.

Por fim, nossa Ace Spec de escolha é Enriching Energy SSP 191: usar seu efeito múltiplas vezes quando a embaralhamos com Dudunsparce é bem poderoso, e sempre garante o volume de compras que precisamos.
Matchups
Dragapult EX - Desfavorável

Dragapult possui uma densidade de disrupção de mão relevante, e nossos Abras têm poucos pontos de vida, logo, é comum que o oponente consiga múltiplos abates em um ataque só. Não só isso, como a marca de 320 Hp se faz necessário um total de 16 cartas na mão para um abate, que não é simples quando nossos pokémons são abatidos facilmente.
Logo, o ideal é tentar começar com uma vantagem de prêmios e utilizar Picnic Basket sv1 184 em um turno crucial.
Ceruledge EX - Fortemente Favorável

Acho que a popularidade de Ceruledge ex SSP 36 pode ser um bom motivo para utilizar Alakazam: de maneira simples, nosso baralho só se utiliza de pokémons que concedem um prêmio ao serem abatidos, e Ceruledge não utiliza disrupção de mão, logo, uma vez que estabelecemos nossa engine, é impossível perder o jogo.
A única ressalva nesse caso é tomar cuidado com começos agressivos do oponente, além de sempre ter pelo menos 2 Abra em jogo.
Raging Bolt EX - Fortemente Favorável

A mesma lógica da partida anterior também se aplica aqui, nosso oponente precisa virar do avesso o baralho para conseguir reunir atacantes de um prêmio, e fazemos isso com a maior facilidade do mundo. Se houver um deslize, podemos abater algum pokémon de dois prêmios, e assim tomamos a vantagem que podemos sustentar até o fim do jogo.
Pontos fortes e fracos do deck
Pontos fortes
- Divertido de pilotar;
- Pokémon clássico psíquico;
- Compra grande de cartas;
- Favorável contra o meta agressivo;
Pontos fracos
- Embaralha muito o deck, sendo necessário destreza física para conseguir finalizar 3 partidas por round;
- Desfavorável contra Dragapult;
- Toma inúmeras ações por turno, que podem gerar confusão;
Conclusão
Nos últimos Regionais, já tivemos jogadores dando as caras com o deck, e na fila online também nem se fala o quão popular Alakazam está sendo; no mais, acredito que é um baralho que veio para ficar, e com certeza aterrorizar as liguinhas locais.
Até a próxima!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment