Pokemon TCG

Review

Guia de Deck Standard: Conkeldurr pós-Black Bolt

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Conkeldurr surpreendeu no último regional na Alemanha com uma performance super positiva. Entenda melhor como funciona a lista, sua estratégia, e como foi utilizada em alta performance!

Edit Article

Sobre o Torneio e o deck de Conkeldurr

Loading icon

O regional de Frankfurt, na Alemanha, jogado nos dias 13 e 14 de setembro trouxeram novamente uma perspectiva de como o Pokémon TCG adapta o seu meta game conforme os grandes nomes competem, exploram listas novas, e tentam se destacar dentro do formato. Apesar dos nomes já usuais que costumamos ver, esse torneio também teve a presença de listas não usuais.

Dentro do Top 16 desse regional, tivemos uma versão atualizada de um baralho que anteriormente, só vimos como um deck Rogue, que não competia em alto nível: Conkeldurr TWM 105. Sempre visto como frágil, o jogador Benjamin Gorgos o pilotou para um top 16 na categoria master, enquanto Matti H. conquistou a vitória na júnior. Seria uma escolha direcionada para o meta, ou apenas o efeito surpresa que fez o baralho disparar?

Estratégia Geral e Decklist

Estratégia Geral

Loading icon

Apesar de parecer um baralho simples, utilizar um deck que não ataca com energias e depende apenas de sinergias entre suas cartas para executar seu plano pode ser desafiador. Conkeldurr é nosso único atacante no baralho, e por motivos bem simples: além de conceder apenas um prêmio ao oponente em seu nocaute, também possui o ataque “Gutsy Swing” que causa 250 de dano, e pode ser utilizado sem energia nenhuma se este estiver afetado por alguma condição especial.

Loading icon

Para cumprir esse critério, usamos Brute Bonnet: sua habilidade “Toxic Powder” permite, uma vez durante o nosso turno se este pokémon estiver com uma Ancient Booster Energy Capsule TEF 140, deixar ambos os pokémons ativos envenenados. Em outras palavras, esse combo de 3 cartas nos permite atacar por 250 sem energias, e ainda causar envenenamento ao pokémon ativo do oponente, já totalizando 260 de dano, que nocauteia inúmeros pokémons do formato.

Loading icon

Naturalmente, para conseguir concatenar o combo, principalmente por ele depender de um atacante de estágio dois, serão necessários uma grande gama de buscas e recursos, e aí que entra nossa linha 3-3 de Dunsparce e Dudunsparce; com a utilização de “Run Away Draw”, podemos continuamente comprar 3 cartas e embaralhar esse pokémon no deck. Isso não só garante mais compras, como não cria susceptibilidades de dois prêmios na nossa mesa, e evita maiores problemas por disrupção de mão.

Decklist Conkeldurr pós-Black Bolt

Loading icon

4 Hilda WHT 84 nos permite sempre buscar a evolução que desejarmos, e também buscar nossa Ace Spec, Enriching Energy SSP 191.

Com a nossa quantidade de compra, e também o uso de 4 Rare Candy sv4pt5 89 e 4 Ultra Ball sv4pt5 91, a apoiadora irá buscar os pokémons que finalizem nosso combo. Além disso, Colress's Tenacity SFA 57 também busca nossa Ace Spec, e busca ou nosso estádio Artazon sv4pt5 76 para consistência, ou Gravity Mountain SSP 177 para finalizar um pokémon de estágio 2 com alto HP. Além disso, também concluímos nosso pacote de apoiadores com 2 Arven sv3 186, já que utilizamos algumas ferramentas, e 2 Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 para direcionar nocautes.

Loading icon

Como pokémons de suporte, utilizamos Fan Rotom PRE 85, que pode buscar tanto alguma linha de Dudunsparce, como também um Pidgey sv3pt5 16 para evoluirmos em Pidgeot ex sv3 164 em um turno posterior. Além disso, como finalizador também podemos buscar Bloodmoon Ursaluna ex TWM 141, caso nossas opções de atacante sejam reduzidas.

Loading icon

Por fim, temos nosso pacote de energias, com somente 4! 3 Jet Energy sv2 190, que serve o propósito de pilotagem entre nossos pokémons ativos, sem necessidade de recuarmos; e Enriching Energy SSP 191, nossa Ace Spec que pode ser reutilizada inúmeras vezes ao longo da partida já que não necessitamos de energias para atacar, e ela se embaralha novamente no deck com a habilidade de Dudunsparce

Matchups

Dragapult EX - Desfavorável

Loading icon

Dragapult EX é consistente, possui alto HP, e utiliza Budew PRE 4 para nos atrapalhar em nosso setup. Como nosso atacante é estágio 2, desabilitar nosso Rare Candy é problemático, e não só isso, como também precisamos conectar Binding Mochi PRE 95 + Gravity Mountain SSP 177 como estádio no jogo para conseguir um nocaute. Se o baralho obtiver espaço, ele pode correr com o jogo facilmente.

No mais, apesar disso tudo, seus atacantes não abatem Pidgeot EX com facilidade, e essa é nossa premissa para vencer o jogo: consistência, eliminando os alvos importantes nos momentos cruciais, e evitar que sejamos atrasados o suficiente para não evoluirmos nossos pokémons.

Raging Bolt EX - Fortemente Favorável

Loading icon

Raging Bolt não possui atacantes de apenas um prêmio que possam abater com facilidade Conkeldurr, e só isso já o suficiente para tornar a match consideravelmente favorável. Qualquer atacante que o baralho utilize também fica abaixo da nosso ataque de 250, logo nossos nocautes são fáceis, enquanto os do oponente são desfavoráveis. Apenas devemos tomar cuidado com gerenciamento de recursos que descartarmos, assim como alguns inícios mais vulneráveis, e isso deve garantir uma vitória.

Gardevoir EX - Fortemente desfavorável

Loading icon

Nosso atacante principal tem fraqueza a ataques psíquicos, o que já torna a partida ligeiramente problemática. Ainda, Gardevoir EX também usa atacantes de apenas um prêmio, e pode alinhar turnos explosivos que pega múltiplos nocautes de uma vez com a habilidade “Adrena-Brain” de Munkidori SFA 72. Nossa esperança é punir começos ruins com velocidade nos turnos iniciais.

Pontos fortes e fracos do deck

Pontos fortes

- Engine de compra funcional;

- Atacante de um prêmio;

- Inesperado, pune oponentes inexperientes.

Pontos fracos

- Vulnerável contra Budew;

- Fraqueza a psíquico;

- Previsível, com pouca variabilidade.

Conclusão

Apesar de suas limitações, os recentes resultados demonstram como baralhos não usuais, se considerados e construídos com um meta em objetivo, podem, sim, ter resultados surpreendentes. Infelizmente, o baralho não atingiu o Top 8 do torneio em que se consagrou, mas definitivamente acendeu um alerta nos jogadores sobre Decks diferentes, que podem competir e serem relevantes em alta performance.

Até a próxima!