Hoje falaremos de um deck tanker que já teve participações em muitos regionais passados, mas agora com leves alterações de algumas coleções como Astral Radiance com o Miltank, ele está respondendo bem contra os decks que usam a mecânica de “Lost Box”: Blissey V.
Blissey V: O Pokémon tanker da nova geração
Análise do deck
Este é o principal atacante do deck. Com ele, temos o principal ataque Blissful Blast, que por uma energia incolor,causa 10 + 30 de dano para cada energia ligada a ele. E no final do turno, se você causou qualquer tipo de dano nesse ataque, você pode pegar até 3 energias da pilha do descarte e ligá-lo ao Blissey-V.
Ad
Então temos o seguinte raciocínio com o uso das energias especiais, as Powerful Colorless Energy DAA 176, que garantem mais 20 de dano para qual o Pokémon do tipo incolor estiver com elas ligadas. Então disso temos (4 x 20 = 80, pelo total da Powerful Colorless), 10 + (30 x 4) = 130 de dano. E considerando mais 80 pelas passivas dessas energias, 210 de dano de início só com elas.
E considerando a Lucky Energy CRE 158 e Capture Energy RCL 171, temos 8 energias a mais (8 x 30 para cada energia ligada), dando o benefício de 240 a mais. E nessa soma, temos os 210 mais esses 240, sendo o resultado de 450 de dano nesse acúmulo de energias!
Para finalizar com as 4 energias Double Turbo Energy BRS 151, ela tem o revés de reduzir em 20 pontos o dano do seu Pokémon, mas como considera como 2 energias ao mesmo tempo, ela garante esse benefício adicional. Então pelas contas, temos: 4 energias que servem com função de duas, logo 60 x 4 = 240. E de 240 de dano menos 80 (por causa do efeito da energia), temos 160 de dano.
Numa soma geral, temos 610 de dano se uma Blissey V estiver com todas essas energias especiais!
Considerando também como bônus a habilidade Natural Cure, se você ligar uma energia ao Blissey V, você remove todas as condições especiais que ele estiver (se houver).
E como atacante secundário, temos a Miltank ASR 126, que tem esses benefícios:
1) Sua habilidade Miracle Body previne dano de Pokémon V em geral.
2) Seu ataque Rout, por duas energias incolores, causa 10 + 20 de dano para cada Pokémon no banco do seu oponente.
Pokémon recursivos
- Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.
O ideal é usá-lo o mais rápido que puder para descartar as energias especiais com sua habilidade e fazer o máximo de “Draw Power possível”, e reciclar o efeito usando o Scoop Up Net RCL 165 para retomá-lo a mão e colocá-lo em jogo novamente e repetir o efeito até que tenha as energias que precisam ser descartadas na pilha de descartes para fazer o efeito da Blissey.
Para atrapalhar o oponeentte, é possível jogar o Estádio Path to the Peak CRE 148 para cancelar as habilidades dos Pokémon que tenham Rule Box em jogo (e isso não afeta muito a Blissey V, mas pode prejudicar o Radiant Greninja — por isso a importância de fazer o set-up dele o mais rápido possível antes de jogar essa carta).
Cartas Trainer
- Cheren's Care BRS 134 serve para recolher um Pokémon incolor e todas as cartas ligadas a ele do jogo para sua mão, justamente caso o Blissey tenha algum contador de dano, e tirando-o do jogo, remove todos os danos que ele tinha.
- Avery CRE 130 faz com que compre 3 cartas. E se seu oponente estiver com mais de 3 Pokémon no seu banco, ele é forçado a descartá-los até que só tenham 3 deles nesse espaço.
Ad
Isso é bom contra os decks de “Lost Box”, que tem muitos Comfey em jogo que usam a abusam da habilidade dele, sabotando o jogo do oponente. Ou decks de Lunatone/Solrock onde o oponente entope de Solrock no banco para energizar o Lunatone e precisa sofrer essa perda de recurso para que assim, tenha a penalidade da carta.
- Zinnia's Resolve EVS 164 faz um uso de “Draw Power”. Para fazer o efeito da carta, precisa cumprir o tributo de descartar duas cartas da sua mão. Compre uma carta para cada Pokémon do oponente em jogo.
- Professor's Research (Professor Oak) CEL 23 faz com que descarte a sua mão e compre 7 cartas em seguida.
É ideal que faça o descarte do máximo de energias especiais possíveis nessa mão para realizar o descarte e assim, poder criar esse combo com a Blissey V de resgatar essas energias depois ao realizar o ataque.
- Switch Cart ASR 154 é um Switch para Pokémon básicos e ainda cura 30 de dano deles.
- Hyper Potion CPA 54 serve para curar 120 de dano em um de seus Pokémon com o tributo de descartar duas energias ligadas a ele para cumprir o efeito.
- Team Yell Towel SHF 63 é justamente para curar 20 de dano para ambos os Pokémon ativos (seu e do oponente).
Mesmo que cure de forma insignificante o oponente, ele não durará muito por causa do dano massivo da Blissey V, que provavelmente o nocauteará.
- Cape of Toughness DAA 160 é uma carta Item Ferramenta que concede mais 50 de HP ao Pokémon básico que estiver ligada com ela, ou seja, o HP da Blissey-V de 250 vai para 300 de HP.
- O único estádio nesse deck, tendo a função de cancelar as habilidades de qualquer Pokémon que tenha uma “Rule Box”.
Arquétipos do formato
Vantagens
Como um deck massivo e tanker, ele consegue aguentar danos inferiores a 300, isso considerando Blissey V equipado com a Cape of Toughness DAA 160 para ter a vida de 300 ao invés de 250.
Com isso, ele aguenta danos de Origin Forme Palkia VStar, de Arceus VStar, de Giratina VStar, e dos Pokémon em grande tendência atual.
Pokémon que só tiram de 250 a 280 de dano, como Radiant Charizard, não tem força o suficiente para nocautear de uma vez só.
Decks que usam “Lost Box” que queimam muitos recursos nos primeiros turnos ficam sem o que poder responder no Late-Game, chegando a ter deckout quase por falta de recursos e não ter destruído qualquer Blissey por ter aguentado bastante dano.
Desvantagens
É difícil lidar com:
Decks que possam causar 300 de dano com facilidade para destruir com um golpe só, como Kyurem VMax, Mew VMax, Charizard “baby” de Vivid Voltage, Charizard VStar, Charizard VMax e Reshiram Amazing Rare.
Decks do tipo lutador/físico que podem aplicar o dobro do dano pela fraqueza como Machamp VMax, Urshifu -Rapid Strike- VMax, Conkeldurr V, Galarian Zapdos V.
Decks que usam e abusam de One Hit KO como Yveltal Amazing Rare e Giratina-VStar com seu ataque VStar ”Star Requiem”
Ad
Decks que apresentem “Spread” com marcadores de dano massivo como Mewtwo VUnion, Mimikyu VMax, Dragapult VMax + Sableye como nesse exemplo. Claro que você usar o Cheren's Care BRS 134, podendo sabotar os planos do oponente, mas mesmo assim é bom tomar cuidado.
Decks que tenham poder de “Spread Sniper” mais agressivo como Greninja VUnion, Urshifu VMax -Rapid Strike-, Magnezone VStar, que possam bater em múltiplos Pokémon ao mesmo tempo (isso se considerar com o Blissey V tomando dano e não o Miltank, por estar imune a danos de Pokémon V).
Conclusões
É um deck muito forte e que aguenta muito dano, provavelmente fará muitos oponentes puxarem o cabelo de raiva por não destruir esses Pokémon que tem grande vida e boa durabilidade em jogo.
Claro, Blissey aumentou de preço por ter essa relevância positiva em regionais que participou, ainda mais com a adição de Miltank ASR 126 na expansão Astral Radiance, o que teve ótimos e provavelmente terá ótimos frutos nos regionais finais e no International em São Paulo que terá em novembro, com muita certeza.
Para quem gosta desse tipo de deck tanker, é um ótimo investimento e não se arrependerá.
— Comentarios0
Se el primero en comentar