Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo mais informações e montagens de decks de Pokémon TCG.
Seguindo o hype da expansão de Pokémon GO, trarei algo interessante sobre as possibilidades da carta do Ditto que terá muito jogo no presente e nos futuros meses, para os tipos de Pokémon “baby”, isso é, cartas Pokémon comuns sem ser as cartas ultra raras como os Pokémon tipo V.
Vamos ver a lista de Ditto com Magikarp e Gyarados, todos de Pokémon GO, fazendo o combo de sinergia dessas cartas.
Ditto & Magikarp + Gyarados
Ad
Análise do deck
O deck consiste em que o Ditto seja o principal atacante, copiando os ataques dos Pokémon básicos que estejam na pilha de descartes, isso é, Magikarp PGO 21. Então, recapitulando, a habilidade de Ditto, Sudden Transformation, ele copia quaisquer ataques dos Pokémon básicos que estejam na pilha de descarte e claro, exige a energia necessária para realizar o ataque (mas ele não podia copiar ataques de Pokémon com “Rule Box”).
“Mas por que o Gyarados no deck, sendo que o Ditto não pode copiá-lo sendo ele uma evolução do Magikarp, ou seja, um estágio 1? Logo inviabiliza o efeito da habilidade do Ditto, não é?”
Sim, mas Gyarados PGO 22 é a evolução do Magikarp PGO 21, logo Magikarp PGO 21, é um POKÉMON BÁSICO e adivinha só? Ele tem um segundo ataque muito interessante: Raging Fin (C)(C), que por duas energias incolores, causa 10 de dano base mais 30 para cada Magikarp e Gyarados na pilha de descartes!
Ou seja, você estará aí causando 120 pelos 4 Magikarp (4 x 30 = 120) mais 120 dos 4 Gyarados (4 x 30 = 120), totalizando de graça nessa brincadeira 240 de dano, mais 10 do dano base, 250 de dano apenas com um Ditto! Isso porque não considerei o uso do Choice Belt BRS 135, que aumenta mais 30 de dano contra os Pokémon tipo V em jogo, podendo chegar até 280 de dano por apenas duas energias, nocauteando todos os Pokémon-VStar do formato!
Então para acelerar esse combo, descartando o mais rápido possível a linha de Magikarp PGO 21 e Gyarados PGO 22, precisamos contar com a evolução do Minccino SSH 145, o Cinccino SSH 147, e usar sua habilidade Make Do, onde você descarta uma carta da sua mão e compra duas cartas. É esse sistema que deve sempre rotacionar durante seu jogo, para acelerar o efeito do combo e garantir que o Ditto bata rápido e com danos massivos.
Sendo tão prático o deck com essa mecânica didática, igual ao que foi comentado com o deck de Lunatone e Solrock, ele tem uma certa complexidade a mais — mas não deixa de ser prático e simples nesse espectro, podendo até iniciantes do TCG pegarem gosto pelo deck.
Cartas Trainer
Agora indo para a parte de cartas Trainer, analisando as cartas mais importantes do deck e suas funções sendo aplicadas nas situações descritas:
- O grande poder de compra de deck e também de descartes, a carta Professor's Research BRS 147 entra numa função específica que caso, por ventura, se estiver com uma grande quantidade de Magikarp PGO 21 e Gyarados PGO 22 na sua mão, você pode descartá-los de uma só vez numa tacada só, o que aceleraria um bocado o seu jogo, potencializando o poder final do seu Ditto PGO 53!
- O grandioso Boss's Orders RCL 154 sempre presente para puxar um dos Pokémon do banco do oponente para fechar algum nocaute chave para vencer o jogo.
Ad
- A Peonia CRE 149 entra aqui no jogo se caso, por alguma inconveniência, algum Ditto PGO 53 esteja nas cartas prêmio ou que os Pokémon chave de dano do deck, Magikarp PGO 21 e Gyarados PGO 22, estejam nas cartas prêmio. Com isso, a Peonia CRE 149 faz o efeito de você olhar as três cartas prêmios e pegando-as em troca da substituição de três cartas da sua mão para cumprir seu efeito.
- Pra mim, uma das cartas Supporter/Apoiador mais importante desse deck, a Roseanne's Backup BRS 148 tem quatro opções de reciclagens e ainda pode escolher fazer uma de cada ou as quatro ao mesmo tempo, que são:
1) Resgatar um Pokémon da pilha de descartes e voltar pro deck;
2) Resgatar um Stadium/Estádio da pilha de descartes e voltar pro deck;
3) Resgatar uma carta Item Tool/Ferramenta da pilha de descartes e voltar pro deck;
4) Resgatar uma energia (não importa se é básica ou especial) da pilha de descartes e voltar pro deck.
- Com relação a única carta Stadium/Estádio do deck, a Collapsed Stadium BRS 137 faz com que limite o número de Pokémon do banco do oponente sendo 4 ao invés de 5 no seu total, tirando a possibilidade de encaixes do jogo dele para algum Pokémon com poder de compra como o Bibarel BRS 121, que é muito frequente no meta atual.
- Trekking Shoes ASR 156 é justamente o filtro de cartas do topo do deck, que com seu efeito, você pode olhar essa carta e escolher se vai comprá-la e por na sua mão ou descartá-la, e lógico que queremos que apareçam os Magikarp PGO 21 e Gyarados PGO 22 para serem descartados.
- Rescue Carrier EVS 154 é justamente para recuperar os seus Ditto nocauteados, colocando-os na sua mão e manter a constância de atacantes a todo momento assim que possível ou recuperar algum Cinccino SSH 147 e sua linha evolutiva que foi nocauteada para que possa retornar com a sinergia de compras do deck.
- Echoing Horn CRE 136 é justamente para trazer um Pokémon da pilha de descartes do oponente no banco do próprio.
“Mas Rodrigo, isso não é dar oportunidade de jogo para o oponente trazer algum Pokémon que dê vantagem a ele?”
Aí que está a pegadinha: é justamente chamando esse Pokémon, que a sua preferência seja algum Pokémon suporte, sejam aqueles da linha de Crobat V DAA 104, Eldegoss V RCL 19, Genesect V FST 185 ou Lumineon V BRS 40 para fechar algum nocaute restando duas cartas prêmios sua para ganhar o jogo, aplicando um Boss's Orders RCL 154 neles.
- Pal Pad SSH 172 para a reciclagem das cartas tipo Supporter/Apoiador, que é sempre bem-vindo.
- E claro, nossa carta queridinha Choice Belt BRS 135, que concede ao Pokémon que estiver com essa ferramenta equipada mais 30 de dano de todos os Pokémon que sejam do tipo V (não importa se é VMax, VStar ou VUnion – todos entram na categoria de V).
Energias Especiais
Ad
E sobre as energias especiais, uma leve pincelada a respeito:
- A Double Turbo Energy BRS 151 fornece uma redução de dano de 20 pontos causados de algum dano do oponente ao seu Pokémon que estiver com essa energia ligada.
- Twin Energy RCL 174 fornece uma energia dupla incolor, porém ela só pode ser equipada para Pokémon comuns, os ditos “Pokémon Baby”, ou seja, Pokémon com “Rule Box” não podem usar esse tipo de energia.
Arquétipos do formato
Vantagens
Como um deck prático e que tem apenas cartas que oferecem uma carta prêmio, ele não oferece muitos riscos para perder rápido o jogo, como são com as cartas do tipo V, o mesmo tipo de resenha que fiz sobre o deck de Lunatone e Solrock.
Tem a versatilidade de ter um atacante básico, que pode usar essas energias especiais e copiar o ataque do Magikarp, sendo algo brutal em um turno chegar na possibilidade de 280 de dano por apenas duas energias, o que é algo muito bem-vindo no formato atual.
Desvantagens
Sofrendo dos mesmos males do deck Lunatone e Solrock, se o oponente conseguir dar um dano de “spread”, isso é, espalhar danos diretos no seus Pokémon do banco visando destruir seus Pokémon de compra, como o Cinccino SSH 147 sendo alvo de Pokémon como Inteleon V FST 78, Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, Jolteon VMAX EVS 51, Blastoise VMAX PR-SW SWSH103, o seu jogo fica um pouco complicado de lidar com essas situações, já que nesse deck não tem o Manaphy BRS 41 para te proteger.
Tambémcontra Pokémon que usam contadores de dano massivos como Mewtwo V-Union ou Mimikyu V-Max que podem redistribuir dano entre seus Pokémon, se torna um pouco complicado de se lidar, tendo que responder sempre com a reciclagem do Ditto PGO 53 e alguma energia especial, seja a Double Turbo Energy BRS 151 ou a Twin Energy RCL 174.
E claro, a PIOR partida é justamente algum Pokémon que não tome dano por Pokémon básicos, como o caso do Flying Pikachu VMAX CEL 7 ou Pokémon que não sofrem danos caso você use energias especiais como “fonte de energia” pra atacar, o que se aplica ao Duraludon VMAX EVS 123 com sua habilidade, já que seu deck não tem a carta Stadium/Estádio Path to the Peak CRE 148 para inibir as habilidades dos Pokémon com “Rule Box”.
Conclusões
É um deck relativamente fácil para se usar e entender suas mecânicas, similar ao caso de Lunatone e Solrock, porém sendo um pouco mais caro por conta de Ditto PGO 53 que está custando em torno de R$ 57,00.
Para iniciantes, é um deck muito bom de experimentar — mesmo com as desvantagens citadas acima, é algo interessante para investir, ainda mais se quiser fugir das cartas mais populares do meta, como Arceus-VStar ou Origin Forme Palkia-VStar.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar