Ccom o último Internacional que ocorreu no final do mês de junho, sediado em Columbus, na cidade de Ohio, nos Estados Unidos, tivemos a consagração de Cyrus Davis como campeão do evento, com o deck de Inteleon VMax com Urshifu VMax, ambos do arquétipo de estilo Rapid Strike (Rengeki).
Cyrus revitalizou a carta do Inteleon VMAX FST 79 com novas estratégias no metagame, visto que agora com Pokémon básicos com baixo HP, a sua habilidade se tornou útil para nocautear os novos Pokémon vindos de Scarlet & Violet.
Ad
Inteleon VMax + Urshifu VMax (Rapid Strike Style) - Cyrus Davis
Decklist
Inteleon V & Inteleon VMax: os snipers do jogo
Inteleon V
O que nos interessa nesse caso é o ataque Aqua Bullet (W)(W)(C), que causa 120 de dano e escolhe um Pokémon do banco do oponente, sendo que este receberá 20 de dano.
Claro que se o oponente tiver um Manaphy BRS 41 em jogo, isso será um problema para fazer o efeito “sniper”.
Inteleon VMax
1) Habilidade - Double Gunner: durante o seu turno, você pode descartar uma energia de água da sua mão para ativar a habilidade. Se o fizer, você pode escolher dois Pokémon do oponente e colocar 2 marcadores de dano nestes.
2) Ataque - G-Max Spiral (W)(C): você causa 70 de dano mais 70 adicionais caso retorne uma carta de energia desse custo de ataque para a sua mão.
É daqui que vem a grande premissa do deck: você pode usar o efeito da habilidade do Inteleon VMax e acumular isso com outros que conseguir colocar em campo. Supondo que consiga colocar dois dele em jogo, estará causando 8 marcadores de dano! E lembre-se que marcador de dano não é igual a dano por sniper em si, passando por cima da habilidade do Manaphy BRS 41, que agora, sim, ele não consegue impedir, visto que ele previno dano direto e não contadores/marcadores!
E essa habilidade é muito útil contra decks de Lost Zone, que usam e abusam de Pokémon com baixo HP como os atacantes Sableye LOR 70 e Cramorant LOR 50, além dos Pokémon que fazem o deck girar, como Comfey LOR 79.
Com a tendência de Pokémon da nova coleção serem com baixo HP, tirando o “Power Creep” que houve durante os dois blocos anteriores, as chances do Inteleon VMax derrubar os Pokémon estruturais e os recursivos é altíssima.
Aqui, o ataque é apenas um complemento de dano, pois 140 não nocauteia um Pokémon de raridades como V e ex, mas deixa as sequelas - e outros Pokémon podem finalizar o dano, como o Medicham V EVS 83, garantindo a agressividade do deck.
Urshifu V & Urshifu VMax -Rapid Strike- : o atacante versátil
Quando começamos com o Rapid Strike Urshifu V BST 87, seu forte é sua postura defensiva com o seu primeiro ataque, o Strafe (F), que causa 30 de dano e recua para o banco e nisso, troca um Pokémon que esteja no seu banco para ser o novo ativo.
Fazemos isso para que quando ele for evoluir para Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, ele possa ser promovido para a posição ativa usando a carta estádio Tower of Waters BST 138, que beneficia o custo de recuo em pagar duas energias incolores a menos - a fim de que o efeito do seu primeiro ataque, Gale Thrust (F), possa causar 30 + 120 de dano se o Urshifu VMax for promovido para a posição ativa.
E claro, não deixando de ser importante, o seu segundo ataque, G-Max Rapid Flow (F)(F)(C): escolha dois Pokémon do banco do seu oponente e este ataque causa 120 de dano, mas com o tributo de descartar todas as energias suas no processo. Com isso podemos analisar as situações:
Ad
- Se o oponente tiver o Manaphy BRS 41 em jogo, esqueça esse dano, pois não terá efeito.
- Mas caso não tenha o Manaphy BRS 41, ele pode derrubar muitos Pokémon com poder de compra chave e que são muito utilizados, como, por exemplo, o Bibarel BRS 121, que é uma ótima carta no formato.
- E por conta do seu arquétipo lutador (F), o Urshifu VMax pode causar o dobro de dano contra Pokémon incolores, como o Arceus VSTAR CRZ GG70.
Medicham V: atacante finalizador de combos
E aqui, entramos com o finalizador de nocautes. Em seu primeiro ataque, Yoga Loop (C)(C), você escolhe um dos Pokémon do oponente e coloque 2 marcadores de dano. Caso esse Pokémon seja nocauteado por esses marcadores, você pode escolher um novo Pokémon do oponente para atacar de novo e colocar mais 2 marcadores de dano em outro Pokémon dele (pule a fase de Check Up quando causar o primeiro ataque - e se você usou o Yoga Loop no turno anterior, não pode repetí-lo).
Lembra do que mencionei acima sobre a habilidade do Inteleon VMAX FST 79 para pingar danos com contadores por descarte de energia? É justamente esse o combo: coloque contadores o suficiente para que o Medicham V EVS 83 possa nocautear múltiplos Pokémon de HP baixo para ruir o jogo do oponente, de preferência os Pokémon de “Single Prize” com HP baixo (geralmente Lost Box).
Mas isso não nos impede de nocautear alguns Pokémon ultra raros como alguns V, VMax e ex, desde que eles estejam com HP muito baixo a ponto de que sejam nocauteados por 2 contadores de dano (claro que com um VMax é um pouco complicado, mas contra V e ex, não é impossível).
Pokémon recursivos: combo de compras
- Octillery BST 37 tem a sua habilidade Rapid Strike Search, que faz com que ele busque no deck por cartas com o nome Rapid Strike, revelá-la e colocá-la na sua mão. Serve para cartas apoiadores como Korrina's Focus BST 128 para comprar mais cartas, estádios como o Tower of Waters BST 138 e as energias especiais do deck, as Rapid Strike Energy BST 140.
- Radiant Alakazam SIT 59 tem Painful Spoons, que faz com que durante seu turno, você pode transferir 2 contadores de danos entre os Pokémon do seu oponente da forma que quiser.
Ele é vital para poder também fechar os danos para o Medicham V EVS 83, visto quepode mover os danos entre os Pokémon do seu oponente, e você abusará da habilidade do Inteleon VMAX FST 79a fim de acelerar esse processo.
- Lumineon V BRS 156 tem Luminous Sign, que faz com que se baixado da sua mão para o banco, você procura por uma carta Apoiador no deck, revele-o e coloque na sua mão. (É o mesmo princípio do Tapu Lele-GX GRI 60 e Jirachi-EX PLB 60 - só que para o formato Standard).
Cartas Trainer
Apoiadores - buscas e compras
- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
Ad
- Korrina's Focus BST 128 serve para comprar cartas até ter 6 na mão.
- Irida ASR 147 procura um Pokémon de água e uma carta do tipo item do deck, revelá-los e colocá-los na sua mão.
Apoiador - energização
Aqui, a carta serve como grande recurso de reciclagem combinado com energização, pois ela liga uma energia de água básica da pilha de descartes a um de seus Pokémon V e, ao fazer isso, compra 3 cartas.
Apoiador - cura
Cheryl só funciona para os Pokémon evoluídos, onde que se usada, precisa descartar todas as cartas ligadas ao Pokémon.
Geralmente será mais usada para o Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, porque é o mais vulnerável de todos, já que a partir do momento que descarta todas as suas energias, ficamos numa situação delicada.
Apoiador - reciclagem
Você pode escolher um dos dois efeitos ou ambos:
1) Pode pegar até dois Pokémon da pilha de descartes e colocá-los na sua mão.
2) Pode pegar até duas energias básicas da pilha de descartes e colocá-las na sua mão.
Apoiador - sabotar a mão do oponente
Iono é a fusão dos efeitos de seus antecessores N FCO 105 e Marnie SSH 169 juntos: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes a quantidade de cartas prêmios que vocês tem em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.
Exemplo: se o seu oponente tem 2 cartas prêmios e você tem 4 cartas prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e nisso, o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4.
Itens que favorecem o set-up do seu jogo
- Forest Seal Stone SIT 156 é um item do tipo Ferramenta que só pode ser equipado em Pokémon V, e que serve como um poder “VStar” quando aplicado - no caso, ele faz com que possa procurar por uma carta que quiser no deck e colocá-la na sua mão.
- Echoing Horn CRE 136 serve para puxar um Pokémon da pilha de descartes do oponente e trazê-lo de volta ao jogo, no banco do oponente.
É ideal para fazer o looping de danos com o Inteleon VMax com sua habilidade para pingar os contadores de danos e fazer mais um nocaute preciso, comprando com facilidade outra carta prêmio.
- Battle VIP Pass FST 225 serve apenas no primeiro turno de sua primeira vez ao jogar, procurando por dois Pokémon básicos e coloque-os no banco.
- Hisuian Heavy Ball ASR 146 serve para procurar um Pokémon básico nas suas cartas prêmio. Se achar um, você trocará este Pokémon por essa carta e embaralhe novamente as cartas prêmio. Caso não ache nenhum Pokémon, simplesmente descarte a carta.
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro (não importa), desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.
Ad
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
Estádio
Tower of Waters BST 138 serve para ajudar no custo de recuo de seus Pokémon do estilo Rapid Strike com dois custos a menos no recuo desses Pokémon.
Isso serve para o Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88 usar o efeito do seu primeiro ataque, Gale Thrust, e poder causar 30 + 120 de dano se o Urshifu VMax for promovido para a posição ativa, caso precise recuar um Pokémon seu Rapid Strike que esteja na posição ativa, um recursivo que queira tirar daquela posição, como o Octillery BST 37, por exemplo.
Energia especial
Rapid Strike Energy serve como tipos de água e lutador para somente aos Pokémon Rapid Strike, e ainda serve como duas energias ao mesmo tempo.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Contra decks “single prize” de Lost Box.
- Contra o deck United Wings.
- Contra decks que tenham o Arceus VStar já que ele tem fraqueza ao tipo lutador, já que como o Urshifu VMax, levamos vantagem.
Desvantagens
- Contra deck do arquétipo elétrico, como o Miraidon ex.
- Deck de Ting-Lu ex, já que o foco do deck é de travar habilidades de Pokémon (exceto Pokémon ex), e no caso, nossos Inteleon VMax e o Octillery podem ser barrados.
- Deck de Duraludon VMax caso ele seja armado o mais rápido possível antes do Urshifu VMax, para ser uma muralha contra os danos do Pokémon por usar energia especial, já que com a habilidade do Duraludon ele não sofre dano.
- Deck que use o Temple of Sinnoh ASR 155 para sabotar energias especiais, atrapalhando o uso da Rapid Strike Energy BST 140.
Conclusões
É um deck que surpreendeu a todos pelo resgate de um Pokémon esquecido no formato,Inteleon VMAX FST 79. Ele teve leves momentos de notoriedade na rotação passada.
Cyrus inovou trazendo a dinâmica desse Pokémon com o Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, que também é outro que já vinha ganhando também atenção aos jogadores, como mencionei no artigo sobre decks de Scarlet & Violet para jogar em 2023, onde havia listas com vários exemplos de uso do Urshifu.
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar