Olá, sou Rodrigo e venho trazer informações do grandioso mundo de Pokémon. Com certeza vocês já ouviram falar de como os Pokémon fantasmas são temidos por conta de sua natureza sobrenatural e de aspectos tenebrosos.
E apesar da franquia ser direcionada a um público infanto/juvenil, ela tem histórias macabras com relação a descrição dessas criaturas na Pokédex quanto na lore de Pokémon!
Os 17 Pokémon fantasmas mais letais
Giratina
Ad
Conhecido como o “regente da anti-matéria” dentro da tríade da criação de Arceus, ele era tão violento que foi detido por Arceus e banido para o submundo para reinar sobre lá como uma punição e penitência, quase que de forma figurada e alegórica ao cristianismo onde ele seria Satanás, a quem se opôs a Deus para querer ser maior e foi punido pela expulsão dos céus. As motivações pelo qual Giratina foi expulso são desconhecidas até hoje, tamanha gravidade do que Giratina cometeu.
E nesse mundo reverso/distorcido onde vive, nesse submundo, gerou todos os Pokémon fantasmas que conhecemos na franquia.
Gastly, Haunter e Gengar
De acordo com a Pokédex de UltraSun, é dito que dos gases que compõem o corpo do Gastly, 95% é veneno e os 5% são das almas das vítimas que inalaram essa fumaça e morreram em decorrência.
Haunter tem outra peculiaridade por causa de seus ataques soturnos pela noite, onde ele lambe as pessoas e Pokémon, causando medo, aflição e abatimento físico, além de prejudicar a saúde de forma gradativa caso o Pokémon ou o humano seja um alvo carimbado dele. Fatalmente, com mais lambidas, já é possível conectar que o alvo possa morrer.
Já com Gengar, ele em algumas descrições da Pokédex, lança maldições e maldizeres ao alvo usando seu olhar. Para tentar tomar sua vida, ele se infiltra na sua sombra para fazer um ataque furtivo. Nas mais recentes descrições de sua forma Gigantamax em Sword/Shield, é descrito que sua boca, quando aberta, tenta tragar a sua alma e de lá é possível ouvir projeções de vozes de seus entes queridos.
Sableye
Há lendas na região de Hoenn que se olhar fixamente aos olhos cristalizados deste Pokémon, você tem sua alma tragada.
E nos seus habitats que são cavernas escuras, eles se tornam perigosos pois devido a iluminação dos seus olhos serem os destaques em meio a escuridão. Ao humano que finta o olhar para enxergar aquela iluminação é praticamente uma sentença de morte.
Mismagius
Apesar da aparência um pouco simpática, ela praticamente é uma maldição ambulante.
De acordo com a Pokedéx do jogo Sun, é dito que o Pokémon murmura e resmunga maldizeres e sussurra pragas para amaldiçoar os humanos e Pokémon ao seu redor. E essas maldições podem causar visões e alucinações ao alvo, trazendo insanidade e desespero.
Phantump e Trevenant
A descrição do Pokémon é bizarra por si só, pois estes Pokémon são almas de crianças que morreram perdidas nas florestas. E isso porque estamos falando de uma franquia com público alvo infanto/juvenil como disse, mas ainda piora com a sua evolução, Trevenant.
Lá, é dito na Pokédex de Omega Ruby que ele mata humanos através de maldições e ainda pode manipular árvores locais através de suas raízes. E se por acaso alguma árvore conectada a ele for derrubada por um humano, ele roga uma maldição no alvo com uma terrível maldição.
Ad
Oricorio -Sensu Style-
Na forma fantasma desse pássaro da região de Alola, que tem traços de uma “gueixa”, apesar das aparências e de como ele é recebido de bom grado para viajantes de Kanto para a região tropical com uma dança comemorativa, também tem um ar sobrenatural.
Ela tem o poder de convocar os mortos com necromancia, chamando espíritos diversos ou Pokémon com sua dança, e ao mesmo tempo, o Pokémon recita maldições. E o perigo pode ser a invocação desses espíritos que podem convocar essas energias trevosas que possam fortalecer essa maldição junto com o Oricorio em suas recitações.
Mimikyu
O Pokémon em si é talvez o mais tranquilo de todos, justamente porque ele não pode ser mal por necessidade ou pelo prazer de fazer isso,poia não é intencional. Ele usa vestes de um Pikachu costurado por querer se sentir querido, pois justamente ele é carente e incompreendido pelas pessoas, mas não é apenas esse o motivo das suas vestes.
A sua forma é desconhecida e é dito que aqueles que veem sua verdadeira forma, podem ficar tão horrorizados e tão apavorados com o que podem testemunhar, que o alvo simplesmente morre. É por isso que o Pokémon tenta se cobrir com máximo de panos que puder para não ser visto.
Frosslass
Baseado na lenda japonesa da Yuki-ōnna, esse Pokémon com aparência de uma gueixa não é tão simpática. Seu amor obsessivo pode trazer a morte.
Se ela amar um humano de forma tão intensa, ela é capaz de congelar vivo o alvo e manter preso em seu esconderijo, quase semelhante com a lenda original japonesa no qual foi baseada.
Drifloon
Esse Pokémon balão com aparência inocente, é apenas por aparência, poia é terrivelmente sádico.
Ele é capaz de enganar crianças fazendo com que ela agarre uma de suas fitas soltas e as leva embora sem rumo para os céus por serem mais leves, e com isso, com mais facilidade de rapto. Essa criança não retornará mais.
Jellicent
Na sua Pokédex, esse Pokémon é responsável por destruir embarcações e afundá-las, inclusivo humanos que estejam a bordo.
E essa inspiração do Pokémon água-viva possa ter relações com as lendas japonesas do Umi-bōzu, que faz algo semelhante, e mesmo que difiram as características físicas de ambos os personagens, as intenções são as mesmas.
Spiritomb
Esse Pokémon é uma junção de 108 espíritos malignos presos em uma pedra de contenção, um selamento, chamada de Odd Keystone por cometer transgressões terríveis. E nas Pokédex não fica claro a relação desses espíritos presos, se são pessoas, Pokémon ou até mesmo entidades malignas que dão uma forma de composição estrutural desse Pokémon.
Ad
A lenda para se referenciar ao Pokémon veio do Japão com os Jibakurei (地縛霊, Earth-bound Spirit), que são espíritos agarrados ao plano terreno que se entrosam como se fosse uma “legião”, com memórias presas em algum ponto ou local como se fossem vozes ou ecos. É como se fossem gravações repetidas e cíclicas, como uma maldição, ou também presos por algum evento traumático que os fizeram ficar naquele local.
Outra relação do número 108 vem com relação ao zen-budismo onde um sino de um templo na virada do ano é tocado 108 vezes para afastar os males e as tentações que o impeçam que alcançar o Nirvana, o estado de iluminação no qual é buscado. Muito provavelmente essas tentações são oriundas do sexto reino do Saṃsāra (天魔降伏, Rikudō Rinne), sendo mais preciso no reino de Mara, onde habita a essência do mal.
Além disso, a forma orbital das almas em torno do Spiritomb formam o que se parece com um rosário, e que remetendo ao zen-budismo, esse acessório em especial tem 108 contas, representando as fraquezas humanas, onde a combinação de números se dá por 36 (pela conta divina) e 72 (pela conta terrena), com a finalidade de recitar esses números em súplica a Buda, para se redimir dos pecados, contrariando o conceito do Pokémon que é um transgressor.
Banette
Literalmente o Pokémon do rancor. Em muitas descrições da Pokedéx, é descrito que se alimenta do rancor e ódio. Na maioria das descrições é dito como um boneco que foi abandonado por uma criança que busca vingança por esse desdém, e a caça até que a vingança seja feita.
Outras versões dizem que energias malignas preencheram o corpo de uma boneca abandonada e deram-lhe vida, e para que essa energia não escape, sua boca é costurada.
Na sua Mega Evolução, seu poder é tão forte que sua maldição se estende até seu treinador, e a extensão de poder de vingança é tamanha que seu zíper, tanto da boca e mãos, não conseguem contê-lo.
Para livrá-lo dessa condição maldita, é dito que precisa cuidar muito bem do Pokémon com amor e carinho, para que esse ódio se dissipe.
Chandelure
Na Pokédex de Black, é dito que se os espíritos forem queimados pelas chamas espectrais dele, perdem o rumo para o pós-vida e ficam presos no plano terreno.
Na Pokédex de Omega Ruby, lê-se que se o alvo for carbonizado pelas chamas desse Pokémon, o espírito se desprende do corpo e é consumido pelas chamas espectrais.
Além disso, na Pokédex de Shield, é comum que ele apareça em velórios, iluminando os locais e se uma residência estiver com uma frequência enorme desses tipos de eventos, atrairá mais desse Pokémon.
Runerigus
De acordo com as Pokédex de Sword/Shield, é dito que Runegrius é uma poderosa maldição que foi pintada em pedras destruídas e depois que absorve um Galarian Yamask, ele ganha vida.
Ad
E em momento algum pode-se tocar na sua superfície, pois se o fizer, receberá terríveis lembranças de memórias passadas do local e até mesmo do próprio Pokémon, fazendo o alvo entrar em loucura e desespero.
Cursola
Esse Pokémon é, na verdade, o Corsola morto que ganhou essa condição de “não-vida”.
Na Pokédex de Sword/Shield, é dito que sua concha está transbordando com sua energia sobrenatural elevada. O ectoplasma serve como proteção para o espírito central deste Pokémon. E caso tente tocar nessa marca ectoplasmática, você se petrificará.
Cofagrigus
São Pokémon que dizem que são representações de humanos quando eram vivos. Evoluídos dos Yamask que de acordo com as lendas, eles carregam uma máscara que dizem ser os rostos deles em vida, esses Pokémon são mais violentos, pois ladrões de túmulos são aprisionados e mortos por eles, transformados em múmias no processo.
Gourgeist
Em muitas descrições de Pokédex de vários jogos ele é associado com a sua voz, que pode ser o pronunciamento de maldições para quem as ouve. Há outras versões de que os lamentos e murmúrios que se ouvem desse Pokémon são de almas torturadas por ele, ou que ele bate na porta de casas à noite em certas ocasiões, onde caso um humano abra a porta, ele irá tragar seu espírito à força.
Conclusões
Então, o que achou da lista? Achava que Pokémon era algo inocente e “friendly family”? Qual desses Pokémon te surpreendeu? Conte abaixo nos comentários a sua opinião. Nos vemos numa próxima postagem e tome cuidado antes de dormir.
— コメント0
最初にコメントする