Pokemon TCG

Review

Scarlet & Violet: Paradox Rift - Top 10 Melhores Pokémon da Coleção

, Comment regular icon0 comments

Com a vinda da nova coleção de Scarlet & Violet: Paradox Rift, acompanhe a lista de algumas das cartas mais fortes e interessantes da coleção, além das considerações especiais que podem trazer possibilidades novas.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Já que o lançamento de Scarlet & Violet: Paradox Riftlink outside website está próximo, decidi separar os Pokémon que podem ser muito relevantes na coleção.

Além de novos ex (seja com Pokémon básicos, evoluções e das mecânicas Terastal), temos também a novidade dos “Pokémon Paradoxos”, que nessa coleção ganharam mais destaque, se aproximando mais com o que foi mostrado no VGC.

Top 10 Pokémons de Scarlet & Violet: Paradox Rift

10 - Altaria ex

Image content of the Website

Ad

Altaria ex entra nessa colocação por ser um complemento para o Regidrago VSTAR SIT 136, já que aumenta as opções de Pokémon do arquétipo Dragão para ele copiar. Pode copiar o ataque da Altaria, o Light Pulse, causar 140 de dano e ainda previne efeitos do Pokémon defensor. Numa situação de luta de decks contra o Eiscue ex sv3 42, cujo ataque Scalding Block tem o propósito de não deixar o oponente atacar no próximo turno, o Altaria ex passa por cima. O Regidrago VSTAR SIT 136, como copia todo o ataque dos Dragões nos descartes, incluindo seus efeitos, não sofrerá o revés do Eiscue ex sv3 42.

Outra situação útil é contra o Giratina VSTAR CRZ GG69, que pode usar o seu ataque VStar, e Regidrago VSTAR SIT 136, ao copiar o Altaria ex, não sofre o efeito.

9 - Bombirdier ex

Image content of the Website

Bombirdier ex entra com uma proposta interessante no seu primeiro ataque, Fast Carrier, que é uma espécie de Battle VIP Pass FST 225: você pode usar o ataque mesmo sendo o “primeiro a jogar” - “passando por cima da regra” e podendo atacar naquele turno. Assim sendo, procura por três Pokémon básicos e coloca-os no seu banco, acelerando o setup de jogo.

Seu segundo ataque, Shadowy Wind, é uma forma de recuo estratégico. Após executada sua missão principal de setorizar o banco com Pokémons, para que ele não se torne um alvo de nocaute de 2 Cartas Prêmio de forma gratuita ao oponente, além de causar o dano base (130), você recolhe ele e todas as cartas ligadas a ele para sua mão.

8 - Skeledirge ex Terastal

Image content of the Website

Com esse Pokémon, temos 3 oportunidades boas:

1) Como sua forma Terastral é do tipo Metálico, o Skeledirge ex pode bater na fraqueza do Chien-Pao ex PR-SV 30, um dos Pokémon mais frequentes no metagame.

2) Seu ataque é simpático por passar por cima de efeitos do oponente - por exemplo, em casos que diga que “o Pokémon do oponente tem imunidade contra seus Pokémon que forem evoluções”, ele ignora isso e causa os 160 de dano.

3) O mais importante: sua habilidade (descartando uma energia básica de Fogo da sua mão, todos os seus Pokémon em jogo naquele turno ganham mais 60 de dano contra o Pokémon ativo do oponente) é uma adição excelente para o arquétipo de Fogo. Pode até acabar entrando no deck do próprio Charizard ex sv3 125, para começar com um bom pontapé de 240 de dano (180 de base + 60 do efeito da habilidade).

7 - Froslass ex Terastal

Image content of the Website

Aqui entra um ponto interessante devido ao seu tipo Grama como forma Terastal: ela é um counter perfeito para o tipo Trevas no formato, atrapalhando decks de Charizard ex sv3 125, que tem essa fraqueza.

Sendo assim, o ataque Frost Bullet, ao invés de causar 140 de dano, causará 280 pela fraqueza aplicada contra o Charizard ex sv3 125; além do efeito de que a Froslass ex pode escolher um Pokémon do banco do oponente e causar 20 de dano.

Ad

Pode jogar até com o Wo-Chien ex sv2 27 ou com os mais comuns de aparecer, como o Meowscarada ex PR-SV 33, que tem a habilidade de descartar uma energia de Grama da mão para colocar um marcador de dano (ajudando no combo), além do seu ataque.

Além disso, a habilidade da Froslass ex, Evanescent, é de muito útil - se ela for nocauteada, você pode jogar a moeda e, se der cara, o oponente pegará apenas uma Carta Prêmio ao invés de duas.

6 - Garchomp ex Terastal

Image content of the Website

É um Pokémon bem eficiente:

1) É um energizador prático.

2) Tem recuo zero.

3) Tem ataque sniper.

É isso que o Garchomp ex possui! E seu ataque Hydro Lander, por apenas uma energia Lutadora, além de causar 160 de dano, pega 3 energias Lutadoras básicas e as liga aos seus Pokémon do banco da forma que quiser. É um ótimo acelerador.

Além disso, o ataque Sonic Dive causa 120 de dano em qualquer Pokémon do oponente, cumprindo a regra de descartes de duas energias.

O custo/benefício dessa carta, combinado com outro Garchomp ex montado, é pago porque, ao usar o segundo ataque, pode recuar o atacante com um novo, fazendo o “looping” do primeiro ataque (Hydro Lander) e recarregando o outro Garchomp ex.

5 - Iron Valiant ex

Image content of the Website

Sua habilidade Tachyon Bits transfere o Iron Valiant ex do banco para a posição ativa, e você pode colocar dois marcadores de dano em um dos Pokémon do oponente.

Isso abre margem para duas ações:

1) Usar o Radiant Alakazam SIT 59 ao seu favor, para poder usar também a habilidade Painful Spoons com mais uma forma de combo de contadores de dano.

2) E usar a Clefable ex sv3 82 como auxiliar no custo de recuo do Iron Valiant ex, com a habilidade Lunar Zone, já que o ataque do Iron Valiant ex, Laser Blade, tem o efeito revés de “não bater no próximo turno” ao usá-lo; recuando o Pokémon, tira ele da posição ativa.

4 - Mewtwo ex Terastal

Image content of the Website

Aqui temos duas vantagens:

1) Sua tipagem Terastal, Elétrica, bate de frente contra Lugia VSTAR SIT 211, Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, e Blastoise ex sv3pt5 200.

2) Seu segundo ataque, Photon Kinesis, causa 10 + 30 de dano para cada energia Psíquica ligada aos seus Pokémon.

Então temos três possibilidades de combos de energizadores antigos e conhecidos:

- Shadow Rider Calyrex VMAX ASR TG30, como um acelerador prático, além de ser um bom atacante; e ainda é um Pokémon de 310 de HP.

- Gardevoir ex sv1 86 como outro energizador, mas com riscos de causar marcadores de dano ao ter as energias do descarte sendo usadas como forma de aceleração.

- Gardevoir CRE 61, que é uma boa adição, pois se as cartas do topo do deck não forem energias, garantirá ao menos “draw de recursos”.

E aí vem a graça da nova coleção: a presença do Xatu, que, graças a sua habilidade, cumpre um papel de energização da mão para um de seus Pokémon no banco, e de quebra compra 2 cartas.

Ad

Image content of the Website

3 - Roaring Moon ex

Image content of the Website

Por pouco essa carta não chega ao primeiro ao segundo lugar, mas ele é extremamente forte, pois é um dos Pokémon de efeito de “instant KO” além do Hisuian Zoroark LOR 76 e do Giratina VSTAR CRZ GG69.

Seu ataque, Frenzied Gouging, parece ter um custo “pesado”, pois são (D)(D)(C), mas, nessa expansão, temos estas cartas como opções novas:

Image content of the Website

Professor Sada's Vitality energiza dois Pokémon Ancient do seu jogo e tem um ótimo “draw power” de 3 cartas.

Image content of the Website

A segunda opção é o Morpeko, com seu ataque que, além de causar 70 de dano, move duas energias de Trevas ligadas nele para um de seus Pokémon no banco.

Temos também, no formato, o apoio de combos como o Dark Patch ASR 139, assim como a habilidade do Galarian Moltres V CRE 97 com a combinação do Energy Switch sv1 173.

2 - Gholdengo ex

Image content of the Website

Essa carta está nessa posição do pódio por duas razões:

1) É ótimo como “draw power”, pois, com sua habilidade Coin Bonus, por turno, você compra uma carta; e se por acaso ele for o Pokémon ativo, você compra mais uma carta.

Dentro do formato, temos como opções de compras o Radiant Greninja ASR 46 e Bibarel BRS 121, então esta carta é uma boa alternativa em adição a eles.

2) Gera explosão de dano e praticidade de montagem, pois o seu ataque Make It Rain pede como tributo apenas uma energia básica Metálica (que também pode ser compensada com a Luminous Energy sv2 191) e causa 50 de dano para cada energia básica descartada na sua mão.

Temos Superior Energy Retrieval sv2 189 para recuperar as energias perdidas no descarte e colocá-las na sua mão, até 4 energias, e com isso ter a garantia de 200 de dano.

Temos também outra opção de recuperação: Energy Retrieval sv1 171, que segue a mesma lógica.

1 - Iron Hands ex

Image content of the Website

E para encerrar a lista dos principais, Iron Hands ex merece destaque no pódio por causa do seu segundo ataque, Amp You Very Much (L)(C)(C)(C), que tem o seguinte efeito: se nocautear um Pokémon do oponente com ele, você compra uma Carta Prêmio a mais.

Então vamos para a análise:

1) O custo de tributação de energias incolores pode ser pago facilmente com o maior energizador de aceleração rápida do formato; Baxcalibur PR-SV 19.

2) Caso ele lide contra Pokémon que tenham fraquezas ao tipo Elétrico, os Pokémon VStar mais comuns do atual formato, como o Lugia VSTAR SIT 211 e Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, são alvos fáceis.

Ad

Como eles tem 280 de HP, o ideal seria:

- Se o Iron Hands ex estiver com uma Choice Belt sv2 176, os seus 120 de dano se tornam 150 de dano, e logo, 300 se aplicando essa fraqueza - assim, você comprará três Cartas Prêmios ao mesmo tempo.

Considerações Especiais

Hoopa ex Terastal

Image content of the Website

O seu primeiro ataque, Energy Crush (D)(D), causa 50 vezes o dano por energias acumuladas aos Pokémon do seu oponente.

Isso pode ser útil para os Pokémon da linha do Arceus VSTAR CRZ GG70 e variações, que são obrigados a colocar mais energias em campo para preparar seus Pokémon V. Além disso, o Hoope ex Terastal é do tipo Lutador, que bate dobrado pela fraqueza do próprio Arceus VSTAR CRZ GG70 e do Slaking V PGO 58.

Tsareena ex Terastal

Image content of the Website

É uma carta bem subestimada para o público, mas é um ótimo princípio de decks de estratégias “stall”, graças ao seu primeiro ataque, Icicle Sole (G), que deixa o Pokémon adversário escolhido com 30 de dano.

No formato, temos Panic Mask LOR 165, que impede que o oponente ataque o Pokémon que estiver com essa carta equipada caso ele tenha HP inferior a 40 pontos.

Além disso, para ajudar na estratégia “stall”, temos o Toy Catcher EVS 163, que é extremamente forte e foi esquecido desde seu lançamento.

Aegislash

Image content of the Website

Temos aqui outro Pokémon excelente como adição ao time dos “anti Ultra-Raros”, assim como Mimikyu sv2 97 e Miltank ASR 126.

Seu ataque é bem simpático, pois ignora quaisquer efeitos do oponente, como, por exemplo:

- Se houver um Pokémon do oponente que use um ataque que o diga que “previne de danos de ataques do oponente”, o Aegislash passa por cima disso e ataca de qualquer jeito.

- Ou quando há um Pokémon do oponente que use um ataque que diga “previna dano de Pokémon evoluídos do oponente”, o Aegislash passa por cima desse efeito.

Além do custo de energias ser prático de montar, uma (M) e uma (C), ele consegue dar 120 de dano, o que é mais que suficiente para derrubar o Chien-Pao ex PR-SV 30 por causa da sua fraqueza ao tipo Metálico.

Iron Bundle

Image content of the Website

Aqui temos duas vantagens:

1) Sua habilidade, que serve como um Boss's Orders BRS 132 contra o oponente, mas o oponente escolhe a troca do Pokémon que será promovido ao ativo. Porém, essa habilidade só pode ser feita se o Iron Bundle estiver no banco. No processo, ele é descartado, com todas as cartas ligadas a ele.

2) Seu ataque possui o seguinte efeito: “Pokémon do oponente que sejam evoluções” não podem atacar no próximo turno - o que é uma boa forma de controle, pois o formato tem bastante evoluções, como Charizard ex sv3 125, Blastoise ex sv3pt5 9, Alakazam ex PR-SV 50, Meowscarada ex PR-SV 33, Mew VMAX LOR TG30, Arceus VSTAR CRZ GG70, Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, Giratina VSTAR CRZ GG69, Lugia VSTAR SIT 211 e muitos outros.

Ad

Iron Jugulis

Image content of the Website

Esse Pokémon é excelente para entrar em sinergia com o Baxcalibur PR-SV 19, um dos melhores energizadores práticos do formato, já que os dois ataques do Iron Jugulis pedem somente energias incolores.

O ataque Homming Headbutt (C)(C)(C) é excelente porque ele causa 50 de dano em 3 Pokémon do banco do oponente, e é bastante forte para um ataque sniper sem precisar descartar energias, como o Radiant Greninja ASR 46.

Seu segundo ataque, Baryon Beam (C)(C)(C)(C)(C), possui dano relativamente “baixo” dentro do formato para lidar contra as cartas ultra raras. É bom contra os Pokémon “baby”, mas ainda assim o custo é muito alto. Se estiver com a ferramenta Future Booster Energy Capsule consigo, ele tem o custo de apenas 3 energias incolores, o que o torna muito melhor.

Image content of the Website

Essa ferramenta, se equipada aos Pokémon Future, concede recuo zero e ainda um acréscimo de 20 de dano, subindo o valor do Baryon Beam para 170 de dano, o que torna o ataque excelente.

Xatu

Image content of the Website

Será um dos melhores energizadores de energia Psíquica que temos no formato, pois, além disso, a habilidade do Xatu pode também comprar duas cartas.

Toadscruel

Image content of the Website

O destaque é pela sua habilidade, no estilo de “controle”, que impede que o oponente de reciclar de cartas da pilha de descarte por meios de cartas Trainer e/ou por habilidade de Pokémon.

Ou seja, contra decks de Blastoise ex sv3pt5 9 e Chien-Pao ex PR-SV 30 que vivem de Superior Energy Retrieval sv2 189 em seus combos de recuperação de energia, eles não poderão usar essas cartas. Pode até fazer o requerimento de descartes de duas cartas da mão para tentar puxas as energias básicas, mas não poderá pegar essas energias.

Importante: Super Rod sv2 188 será travada pelo Toadscruel.

Jirachi

Image content of the Website

Sua habilidade Stellar Veil imuniza seus Pokémon do banco contra danos vindos de “efeitos” do oponente.

Enfatizei bem a questão dos ”efeitos”, pois é algo que o Manaphy BRS 41 não consegue proteger, porque ele só previne “danos sniper”, o que é o terror de um Pokémon em especial do formato: Sableye LOR 70, por conta de seu ataque ser por efeito de contadores de dano.

Logo, o Jirachi se torna o “counter” do Sableye LOR 70, e é uma boa opção para os jogadores usarem contra Lost Box.

Kingdra

Image content of the Website

O primeiro ataque, Whirltide, é o que nos interessa, pois olha as 6 cartas do topo do deck e revela-as. Esse dano causa 60 vezes as energias encontradas por lá e ainda pode escolher qualquer Pokémon do oponente, seja ativo ou do banco (no banco, não poderá aplicar fraqueza ou resistência); e então, as demais cartas que não forem energias voltarão para o deck, mas as energias serão descartadas.

Ad

Para esse tipo de estratégia, o uso da Energy Recycler BST 124 é fundamental para circular essas energias de Água o quanto precisar.

Conclusões

O que acharam da lista? Quais cartas acredita que terão mais notoriedade na nova coleção? Concorda com a lista ou discorda? Comente abaixo a sua opinião.

Até a próxima.