Nesse artigo, irei abordar sugestões de decks usando os Pokémon iniciais de Paldea, aproveitando o gancho com o lançamento desses Pokémon no bloco novo do formato Padrão, mas com a proposta voltada para o formato Expandido. Aqui, vocês poderão ver ideias interessantes destes decks ou até mesmo se inspirar com outras possibilidades para outras estratégias.
Decks dos Iniciais de Paldea
Meowscarada ex
Decklist
Proposta
Este deck é bem simples: você colocará contadores de dano o máximo que puder com a habilidade do Meowscarada ex PR-SV 33 para otimizar seu ataque, causando 100 + 120 de dano. Assim, descartará a energia básica de Grama com o efeito desta habilidade e pagará pelo custo do ataque normal com a Double Colorless Energy SUM 136.
Ad
Não contamos com muitos Pokémon atacantes, pois não temos muito espaço, então focamos em Trainers para otimizar o set-up do Meowscarada ex PR-SV 33. Mas você terá poder de compra com o Bibarel CRZ GG25, e dano com a habilidade do Radiant Alakazam SIT 59, para complementar a habilidade do Meowscarada ex PR-SV 33.
Para buscar energias da pilha de descartes, caso suas energias básicas acabem, optamos pela Superior Energy Retrieval PLF 103 para buscar 4 energias (mesmo que você precise descartar duas cartas da mão, isso lhe ajuda a filtrar a mão com cartas “mortas”) e para até mesmo ajudar o combo da Gardenia's Vigor ASR 143 para energizar seus Pokémon no banco.
Como não temos como filtrar energias, temos o Viridian Forest TEU 156, que lhe ajuda a puxar uma energia básica do seu deck pelo custo de descartar uma carta da mão. Isso ajuda o combo da habilidade do Meowscarada ex PR-SV 33. Temos também a Professor's Letter BKT 146 e a Net Ball LOT 187 como itens.
Esse deck, apesar de parecer “inofensivo” por causar pouco dano, é bem perigoso para desavisados e trabalha com a estratégia de “dano acumulado”, que se espalha pela mesa.
Skeledirge ex
Decklist
Proposta
Este deck tem dois objetivos:
1) Aguentar dano o suficiente como “tanker”, considerando que o Skeledirge ex PR-SV 34 tem um dos maiores HP do formato (340 pontos), o que lhe garante bastante durabilidade (exceto contra Pokémon de Água que aplicam fraqueza, mas resolvemos isso com a Weakness Policy BUS 126).
2) Trabalhando em cima desta característica “tanker”, aproveitamos para usar recursos de cura, como a Max Potion GRI 128a e a Cheryl BST 123 para curar o Skeledirge ex PR-SV 34. O custo de ataque deste Pokémon é fácil de pagar: são apenas duas energias de Fogo, que podem ser movidas pela Welder UNB 189a (se tiver energias na mão) ou Blacksmith FLF 88 (para pegar as energias da pilha de descartes).
Este deck também conta com os seguintes Pokémon recursivos:
1) Skeledirge ex sv4 137, na sua forma Terastal, que pode ser counter de Pokémon de Água que representam o “tipo Gelo” como Kyurem VMAX LOR 49, Chien-Pao ex PR-SV 30, e Ice Rider Calyrex VMAX ASR TG29. Sua habilidade também é similar ao Volcanion-EX STS 115, pois, ao descartar uma energia básica de Fogo da mão, todos os ataques dos seus Pokémon nesse turno ganham mais 60 de dano.
2) Ninetales TEU 16 age como uma espécie de ”Boss’s Orders”. Assim sendo, ao descartar essas energias de Fogo, você pode combinar este Pokémon com o efeito do Blacksmith FLF 88 para recarregar o seu Skeledirge ex PR-SV 34 com facilidade, e sempre terá respostas constantes para os ataques que receberá no turno.
3) Chi-Yu ex sv2 40 atrasa o seu oponente, pois usa o efeito “mill”, isso é, descarta duas cartas do topo do seu deck. Seu ataque, além de causar um dano “razoável”, também ajuda a energizar seus Pokémon no banco, te ajudando a preparar atacantes novos, como o Radiant Charizard CRZ 20.
Ad
Este é o mais forte e mais agressivo dos decks neste artigo baseados no trio de iniciais de Paldea, por ter respostas rápidas para jogadas do seu oponente e por seu setup de energias ser fácil de montar, o que significa que causar dano também é mais fácil.
Quaquaval ex
Decklist
Proposta
Este deck tem tudo que é padrão no Pokémon TCG, porém tem uma forma mais complexa de montar Pokémon recursivos: a montagem do Blastoise PLB 16 (você também pode usar o Baxcalibur PR-SV 19, mas o princípio é o mesmo).
A vantagem deste deck é como ele é rápido e explosivo quando conecta energias ao usar a habilidade Deluge do Blastoise PLB 16. Para conseguir isso, você precisa seguir esta jogada: use Archie's Ace in the Hole PRC 124. Se estiver com essa carta na mão - sem nada na mão, apenas ele - você pode trazer qualquer Pokémon de Água na sua pilha de descartes ao seu banco e ainda pode comprar 5 cartas. Ao ter essa carta no seu deck, você deixará alguns espaços no deck disponíveis, pois não precisará usar linhas evolutivas dos seus Pokémon ou Rare Candy para evoluir Squirtle >> Wartortle >> Blastoise.
Com este Pokémon montado, você não precisará se preocupar com o segundo ataque do Quaquaval ex PR-SV 35. Esse ataque retorna duas energias ligadas a ele para sua mão, e te permite colocar mecânicas de cura novas neste deck, como na minha lista de “sugestões do Maybe Board”. Temos algumas alternativas, como a Max Potion BKP 103, um item excelente que cura todo o dano do seu Pokémon, mas te força a descartar qualquer energia que estiver ligada ao Pokémon curado. Como você burla o efeito de energias, as retornando para sua mão, você não sofre a penalidade de perder as energias conectadas.
É muito rápido montar o Quaquaval ex PR-SV 35 com suas energias (W)(C), e, se tiver as energias da mão, poderá jogar combos, por exemplo, usando o Radiant Greninja ASR 46 no próximo turno. Assim você poderá usar sua habilidade, Concealed Cards, descartando uma energia da mão e comprando duas cartas novas.
Outro exemplo que retorna cartas de energia para a mão é o combo do Volcanion ◇ FLI 31 (que também está no Maybe Board), que é outra possibilidade para te ajudar a montar seus Pokémon. É uma espécie de Boss's Orders SHF 58 (que está na lista fixa, mas pode ser trocado se quiser). Claro, ao escolher este Pokémon, tome cuidado com estádios como Silent Lab PRC 140 e Path to the Peak CRE 148, que inibem o efeito da habilidade do Volcanion ◇ FLI 31.
Temos os seguintes Pokémon de suporte:
1) Radiant Greninja ASR 46, cujo ataque é uma forma de causar dano ”sniper”, causando 90 de dano em dois Pokémon do oponente, e descartando as energias conectadas como custo de ataque. Isso lhe ajuda com os danos que o Quaquaval ex pode causar, já que seus 230 de dano somados com os 90 já causados pelo Radiant Greninja ASR 46 totalizam 320 de dano!
Adicionalmente, sua habilidade descarta uma energia da mão e compra 2 cartas.
Ad
2) Octillery BKT 33: sua habilidade é a mesma que a do Bibarel PR-SW SWSH188, e ele é mais fácil de montar devido a duas cartas eficientes: a Irida ASR 147 e o Dive Ball PRC 125.
3) Por fim, temos o Lumineon V PR-SW SWSH250, que tem um ataque simpático que causa 120 de dano. Após atacar, ele retorna ao deck, ou seja, não ocupará espaço no banco como um “peso morto”, e não oferecerá duas Cartas Prêmio para seu oponente. Além disso, sua habilidade procura cartas Apoiador no seu deck no momento em que ele for jogado da mão para o banco.
Apesar de ser fácil pagar o custo do ataque do Quaquaval, e o deck ter muitas cartas ”staple” do arquétipo de Água, a maior dificuldade é jogar o combo de descartes da mão para usar o Archie's Ace in the Hole PRC 124 e então colocar o Blastoise PLB 16 em jogo.
Conclusões
Estas foram as nossas sugestões de decks com os iniciais de Paldea. Tentei trazer opções de Pokémon que combinem com as cartas Trainer, e, claro, promover atacantes novos que vieram no último bloco que têm HP e danos maiores.
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar