Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia. E com a mesma temática de deck controle, novamente com a lista criada pelo Sander Wojcik, irei trazer aqui a análise do seu deck que ficou no Top 6 (dos oito melhores) no regional de Stuttgart, na Alemanha, onde temos mais uma vez a supremacia do Mewtwo VUnion.
Então, vamos analisar o deck dele e entender como funciona.
Mewtwo-VUnion + Radiant Tsareena: Control Deck
Decklist
Mewtwo VUnion: a estrela final do deck e o principal atacante
Ad
1) Habilidade - Photon Barrier: Previna todos os efeitos de ataques do Pokémon do seu oponente (dano de ataque não é considerado como efeito).
2) Ataque - Union Gain (C): ligue duas energias básicas da pilha de descartes a esse Pokémon.
3) Ataque - Super Regeneration (P)(P)(C): você cura 200 de dano desse Pokémon.
4) Ataque - Psysplosion (P)(P)(C): você pode causar até 16 marcadores de dano entre os Pokémon do seu oponente da forma que quiser.
5) Ataque - Final Burn (P)(P)(P)(C): você causa 300 de dano.
Ele vai entrar no Late Game indo para o EndGame, onde vai aguentar os danos sofridos e fazer a distribuição dos marcadores de dano nos Pokémon do oponente, sendo o Spread Damage indireto, passando por cima de decks que tenham habilidades de Bench Protecter como o Manaphy BRS 41 e Pokémon com imunidades de ataques diretos de Pokémon V como Miltank ASR 126.
Shadow Rider Calyrex V: O “counter” do Mew-VMax
É o segundo atacante do deck e é específico, sua principal função: “counter” do deck do Mew VMAX FST 114, por causa do seu ataque Shadow Mist , que causa apenas 10 de dano, mas ainda sim, ele impede que o oponente jogue energias especias e estádio da sua mão. Ou seja, travando o deck de Mew VMax jogar as energias Fusion Strike Energy FST 244 e Double Turbo Energy BRS 151, e os estádios Rose Tower DAA 169 e Lost City LOR 161.
Pokémon recursivos principais - Radiant Tsareena e Gengar: os motores principais da estratégia do deck
Tsareena e Gengar brilham por causa de duas habilidades que serão essenciais para a estratégia de cura e transferência de danos entre seus Pokémon psíquicos, criando essa sinergia:
1) Com a habilidade da Radiant Tsareena - Elegant Heal: você cura 20 de dano entre todos os seus Pokémon.
2) Com a habilidade do Gengar - Life Shaker: você move quantos marcadores de dano que quiser entre os seus Pokémon psíquicos da maneira que quiser.
Então com isso, por turno, pode usar a Radiant Tsareena SIT 16 para curar 100 de dano , mas usando a Scoop Up Net RCL 165 devolvendo ela do jogo para sua mão e colocando-a de volta em jogo, pode fazer novamente esse efeito num ”looping” e curar mais 100 de dano de novo, com impressionantes 200 de dano curados!
Seu único problema será se o oponente usar o Path to the Peak CRE 148, pois esse estádio trava habilidades de Pokémon que tenham Rule Box, que é o caso do Radiant Tsareena.
Pokémon recursivos secundários
- Snorlax VIV 131 entra com sua habilidade Gormandize, que você pode comprar cartas até ter sete em sua mão, e se o fizer, o seu turno se encerra.
- Pyukumuku FST 77 entra com Pitch a Pyukumuku, onde se ele estiver na sua mão, você o revela e coloca-o no fundo do deck como a última carta para que compre a carta do topo do deck, mas não pode fazer esse efeito de habilidade mais de uma vez no seu turno.
Ad
- Manaphy BRS 41 possui Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos de sniper sobre ataques do oponente, principalmente Ralts ASR 60 e Gastly SSH 83.
- Kirlia SIT 68 entra por causa de Refinement, que faz com que descartando uma carta da mão, você compra duas cartas. E serão esses Kirlia que serviram como "recipientes" de dano para serem enxutos e distribuídos para que o Gengar SSH 85 possa movê-los, tirando do Mewtwo-VUnion e aí entrando a Radiant Tsareena SIT 16 para curá-las (caso tenha duas Kirlia em jogo).
- Gardevoir CRE 61 tem Shining Arcana, que faz com que olhe as duas cartas do topo do deck e se houver energias básicas nesse topo visto, você pode ligar aos seus Pokémon da forma que quiser, mas também se não houver energias, as cartas vistas no topo irão para a sua mão de qualquer maneira.
E é justamente essa compra de cartas que é essencial para buscar alguma carta Trainer para manter o sistema de controle, já que é garantido a compra deles, e somente o Gardevoir fará essa ação, podendo também ser reciclada com o Scoop Up Net RCL 165 e voltar o ciclo de Ralts e Kirlia, para assim manter a continuidade do deck.
Cartas Trainer
- Bruno BST 121 serve como uma flexiblização de compras — você embaralha a sua mão e compra 4 cartas. Mas, no turno anterior, se algum Pokémon seu foi nocauteado, ao invés de fazer o mesmo efeito comprando 4 cartas, você embaralha sua mão e compra 7.
- Flannery CRE 139 serve para descartar em jogo uma carta de energia especial e um estádio do oponente.
- Cyllene ASR 138 recupera cartas da pilha de descarte, para cada moeda que for acertada no processo. São duas moedas a serem jogadas e se cada uma delas derem cara, você escolhe essas cartas descartadas e devolve-as para o deck.
- Peonia CRE 149 serve para concender um tipo de “troca” de cartas. Pode garantir em pegar alguma carta útil que esteja presa nas cartas prêmio, ou justamente peças do Mewtwo VUnion que precisam estar o mais rápido possível em seu jogo.
- Fog Crystal CRE 140 pode buscar uma energia psíquica do deck ou um Pokémon psíquico básico do deck (nesse caso, para montar a linha de Ralts e Gastly no seu jogo).
- Rare Candy PGO 69 serve como uma aceleração de evolução. Permite que você possa evoluir um de seus Pokémon básicos se tiver em sua mão a carta evolutiva do estágio 2 dele e assim fazer essa evolução.
Aqui ele entra para o setup do Gastly para Gengar, para agilizar o uso da sua habilidade de mover danos, o que é essencial ser montado também o mais rápido possível.
- Trekking Shoes ASR 156 faz com que você pode olhar a carta do topo do seu deck, podendo escolher pegar aquela carta que viu e colocar na sua mão ou descartá-la.
Caso venha algum recurso de alguma carta que possa ser usada como suporte, algum tipo de Trainer, ao invés de perdê-la, você coloca na sua mão, preservando o tempo útil do deck.
Ad
Mas de certo, o que é mais importante nessa carta é torcer que ela possa servir para descartar uma peça do Mewtwo VUnion para acelerar o processo.
- Level Ball BST 129 serve para procurar qualquer Pokémon que tenha 90 de HP ou menos, como a Kirlia principalmente.
- Fan of Waves BST 127 serve para descartar uma energia especial do oponente e colocá-la no fundo do seu deck.
- Yell Horn DAA 173 deixa ambos os Pokémon ativos (o seu e o do oponente) confusos.
- Pal Pad SSH 172 serve para reciclar até duas cartas do tipo Apoiado da pilha de descartes para o deck.
Energias especiais
- V Guard Energy SIT 169 garante redução de dano de 30 pontos dos ataques do Pokémon do oponente que seja do tipo V contra você, que deve ser posto no Mewtwo VUnion.
Arquétipos do formato
Vantagens
Sendo parte da estratégia do deck controle, ele pode ser bem difícil para seu oponente lidar. Caso ele não acerte as cartas-chave do deck que o façam girar ou responder de forma mais rápida possível contra a ameaça, deixando nossa estratégia crescer na construção do seu próprio setup, o oponente pode simplesmente desistir da partida.
Além de consumir a paciência do oponente, ele também pega em detalhes que se o jogador não estiver atento, pode ser justamente o seu fim com uma chave decisiva de vitória ou derrota.
Desvantagens
- Decks que tenham o Lugia VSTAR SIT 139 que sejam montados de forma muito acelerada e consigam fazer muitos nocautes antes de você montar sua estratégia.
- Decks de Mew VMAX FST 114 que possa usar todas as Power Tablet FST 236 para potencializar o dano em um único turno para nocautear o Mewtwo VUnion num golpe só, prejudicando todo seu jogo, já que ele não deveria ser nocauteado de forma alguma.
- Decks elétricos de controle e aumento de dano de Regieleki VMAX SIT 58 e Vikavolt V DAA 60 são possíveis ameaças, além de decks que dêem One Hit KO como Yveltal SHF 46.
Conclusões
É um deck que garantiu uma boa colocação no top 8 novamente num regional e claro, Sander é especialista na montagem de decks controle, então não poderia esperar menos do que uma tremenda eficiência e essa estratégia maquiavélica do uso e gestão de recursos.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Fique a vontade e comente abaixo no site, pois sua opinião é bem-vinda.
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar