Com o lançamento da coleção Scarlet & Violet: Paradox Rift, um deck explosivo e bem prático de montar surgiu para quem gosta de danos avassaladores em mesa e de simplicidade no set-up, algo que é fornecido nesta lista por um Pokémon exclusivo da região de Paldea; o Gholdengo ex sv4 252.
Por uma simples energia Metálica, ele pode alcançar mais de 300 de dano, se você quiser, nocauteando qualquer Pokémon do formato!
Gholdengo ex: o Pokémon Acumulador
Decklist
Ad
Gholdengo ex: O Atacante Principal e sua Proposta
Seu ataque é bem direto: pegue a quantidade de energias básicas na sua mão e descarte-as. Para cada energia sendo descartada dessa forma, você causará 50 de dano.
Basicamente, se você tiver 7 energias ao seu dispor, terá um total de incríveis 350 de dano (50 x 7). Você praticamente estará derrotando todos os Pokémon do formato atual, visto que eles têm uma média de 310 a 330 HP, exceto alguns com 340 de HP, como Skeledirge ex PR-SV 34 e Venusaur ex sv3pt5 3.
Além disso, como é um Pokémon do estágio 1, é bem prático de montar e o set-up deste deck é bem ágil. É comparável com o Chien-Pao ex PR-SV 30 em questão de ataque - sendo que o Chien-Pao ex PR-SV 30 depende do Baxcalibur PR-SV 19 para jogar bem.
No caso do Gholdengo ex sv4 252, só é necessário:
- Preservar o Gimmighoul sv4 198 de ataques “snipers” do metagame, até desenvolver seu jogo.
- Usar todas as cartas que tenham um efeito de “descarte da mão” descartando duas energias básicas, como Ultra Ball sv1 196 e Trekking Shoes ASR 156, para então garantir o uso da Superior Energy Retrieval sv2 189 e ter em mãos 4 energias básicas garantidas.
- Ou também usar o Earthen Vessel sv4 163. Com três chances, você terá uma margem de busca de 6 energias, caso as três cartas venham no mesmo turno, e garantirá 300 de dano.
Como este Pokémon ainda é do tipo Metálico, ele consegue bater na fraqueza do Chien-Pao ex PR-SV 30 ao usar 3 energias, nocauteando com dano dobrado, e assim chegando aos 300 de dano (150 x 2).
Além disso, sua habilidade é muito simpática, pois ela é uma forma de “draw power” constante, e, mesmo em jogo, estando no banco, você comprará uma carta. Se o Gholdengo ex sv4 252 for o Pokémon ativo, comprará uma carta a mais. Considerando que este deck usa 3 cópias dele, você tem, no melhor cenário, 4 compras de cartas no mesmo turno (pois a habilidade é acumulativa), dois deles no banco e duas cartas com o ativo!
Hisuian Basculegion: Segundo Atacante e Reciclador de Energias
O que nos interessa é seu primeiro ataque. Por nenhum custo de energia (o que é ótimo), ele causa 20 vezes a quantidade de energias na pilha de descartes, e, ao fazer isso, aquelas energias voltarão para o deck, o que o torna excelente para reciclar recursos.
Além de ser um Pokémon “single prize”, ele é uma forma paliativa de causar algum dano que fique faltando para nocautear algum Pokémon (caso algo dê “errado” com os danos do Gholdengo ex sv4 252).
Também serve para acabar com Pokémon do oponente que tenham HP baixo, geralmente até 240 pontos, por conta do seu dano com as 12 energias deste deck (20 x 12). Temos no formato: o Dragonite V PR-SW SWSH154 nos decks de Lost Box; Raikou V BRS 48 e Entei V BRS 22 como atacantes provisórios de alguns decks; Lumineon V PR-SW SWSH250, Squawkabilly ex sv2 169, Bombirdier ex sv4 156 como Pokémon recursivo, ou algum Pokémon V atacante forte que costumamos ver, como Arceus V PR-SW SWSH306, Giratina V LOR 130, Slaking V PGO 58, Lugia V SIT 138, Raichu V BRS 45, Miraidon ex PR-SV 28 e Zacian V CEL 16.
Ad
Além disso, a sua forma base, Hisuian Basculin ASR 43, é um excelente Pokémon recursivo, porque pode usar seu primeiro ataque para filtrar a busca de dois Pokémon básicos no seu banco, e tudo isso por nenhum custo de energia. Isso sem falar que ele pode também ter o papel de “evoluir” seus Pokémon de forma provisória, caso esteja equipado com a carta Technical Machine: Evolution sv4 178.
Pokémon Recursivos
Pokémon de Compras
- Bidoof CRZ 111 tem a sua habilidade Carefree Countenance, que impede que ele receba danos no banco por ataques, o que é muito útil para poder ganhar tempo e poder evoluí-lo para o Bibarel.
- Bibarel BRS 121 tem Industrious Incisors, que lhe permite, uma vez por turno, comprar até ter cinco cartas na mão.
Conforme este deck se filtra a longo prazo, quando estiver com todos os Gholdengo ex sv4 252 montados e os Hisuian Basculegion LOR 45 prontos para retornar as energias descartadas, você criará um “looping” com a habilidade do Bibarel BRS 121 ao comprar cartas. Isso te ajudará a ter energias básicas para o Gholdengo ex sv4 252 no late game.
- Radiant Greninja ASR 46 entra com sua habilidade Concealed Cards, que lhe permite, uma vez por turno, descartar uma energia da sua mão e comprar duas cartas.
Além de garantir “draw power” para seu jogo, o descarte de energias ajuda a filtrar seu deck para usar o Superior Energy Retrieval sv2 189 no futuro, garantindo assim que você resgatará essas energias para atacar com o Gholdengo ex sv4 252 quando for necessário.
Pokémon de Proteção no Banco contra Pokémon Sniper do Oponente
Mão para Começar o Jogo
Nessa simulação, a mão inicial foi abençoada:
1) Com as duas Battle VIP Pass FST 225, você poderá facilmente colocar 4 Pokémon básicos na mesa, que serão:
- Um Bidoof CRZ GG29 para já preparar a chegada do Bibarel CRZ GG25 nos próximos turnos.
- Poderá procurar por dois Gimmighoul sv4 198 como precaução, pois um deles estará como ativo.
- E o quarto Pokémon depende de como o jogo está se desenvolvendo: se houver um Pokémon “sniper” no lado oponente, a escolha é o Manaphy CRZ GG06; mas caso precise comprar mais cartas, a escolha será o Radiant Greninja ASR 46.
2) Depois de montar todos os seus Pokémon, é só jogar a Iono sv2 185 sem hesitar, embaralhando sua mão para o fundo do deck, e comprando cartas novas. Sua prioridade será comprar Bibarel CRZ GG25 ou cartas para filtrar seu deck e buscar Pokémon, como a Ultra Ball sv1 196, ou até mesmo aceleração de compras pelo topo do deck de forma dinâmica com os Trekking Shoes ASR 156.
Cartas Trainer
Apoiador para Curar seus Pokémon
Essa carta é ótima, pois como os Gholdengo ex sv4 252 são Pokémon evolução, eles podem se beneficiar com os efeitos dela, mesmo que seu efeito revés seja descartar energias ao curá-los.
Ad
Além disso, a escolha dessa carta é por conta de partidas contra Tsareena ex sv4 46, que é um dos possíveis “counters” deste deck.
Apoiador para Reciclar Pokémon e Energias
Apoiador com a Função de “catcher” contra o Pokémon Adversário
Apoiador para Sabotar a Mão do Oponente
Itens para Buscar Pokémon
Item para Buscar Energias na Pilha de Descartes
Essa carta é de vital importância para este deck, pois é com ela que garantirá no mínimo 200 de dano com uma cópia. Você poderá somar os danos com alguma energia que tenha na sua mão ou recorrer ao uso da Earthen Vessel sv4 163 com o combo.
Item para Buscar Energias
Essa carta também é vital. É como se fosse o Capacious Bucket RCL 156, mas de uma forma mais aprimorada, já que podemos pegar duas energias básicas que quisermos do nosso deck, pelo custo de descartar uma carta da mão, e claro, você poderá usar cartas mortas, como o Battle VIP Pass FST 225, para pagar este custo.
Item para Reciclar Pokémon e Energias
Esta é uma das cartas mais fundamentais para resgatar os seus Pokémon, considerando que, como deck contém, em essência, mais Pokémon de estágio 1, é mais eficiente recuperar estes para este deck.
Item para Reciclar Apoiadores
Item de Função “catcher” contra o Oponente
Essa carta é muito forte para usar contra o oponente como se fosse uma espécie de ”Boss’s Orders” caso esteja perdendo o jogo, que é o requisito da carta, sem precisar gastar o próprio Boss's Orders BRS 132 no mesmo turno.
Estádio
Como este deck consiste em 23 cartas do tipo Item, a chance de acertar e pegar essas cartas é muito grande, o que é muito eficiente. Além de que, se errar alguma carta no topo do deck com alguma energia básica, isso até te ajudará a filtrar seu deck para usar a Superior Energy Retrieval sv2 189 no decorrer da partida e complementar os danos do Gholdengo ex sv4 252.
Benefícios
- Este deck consta com Pokémon de estágio 1 que tem benefícios mútuos e danos baseados por quantidade de energias, isso é: Gholdengo ex sv4 252, que dá dano por cada energia da mão que é descartada; e o Hisuian Basculegion LOR 45, que, por nenhum custo de energia, causa dano baseado em quantas energias estão na pilha de descarte, e elas serão devolvidas ao deck - criando assim um “looping” destas energias.
- É fácil e prático montar os Pokémon, o que o torna uma resposta rápida e agressiva no formato.
- Filtra e coloca Pokémon em jogo consistentemente quando eles são evoluções, ainda mais com a adição da carta Technical Machine: Evolution sv4 178 como prevenção, o que significa que você não precisar gastar um turno usando Apoiadores que busquem evoluções.
Ad
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Contra decks de Chien-Pao ex PR-SV 30 (principalmente).
- Contra decks de Charizard ex sv3 125.
- Contra decks de Venusaur ex sv3pt5 3 (que tem um dos maiores HP do formato).
- Praticamente qualquer deck do formato, pois o dano que o Gholdengo ex sv4 252 pode causar com apenas 7 energias sendo descartadas chega ao valor de 350 de dano, nocauteando praticamente todos os Pokémon do formato se nenhum Pokémon tiver algum equipamento que aumente sua vida.
Desvantagens
- Decks de Scizor, que dá mais dano por cada habilidade que você tem com seus Pokémon, como essa lista.
- Decks de Lost Box que usam Giratina VSTAR CRZ GG69.
- Decks de Controle, como o Alakazam ex PR-SV 50 caso ele use o Mimikyu sv2 97 como trava e atacante.
- Decks de Roaring Moon ex sv4 229, devido a seu efeito “instant K.O.”
- Decks de Tsareena ex sv4 46 como deck de Controle, que serão seus oponentes mais “counter”.
Conclusões
Para quem gosta de decks práticos, explosivos e concisos, esta é a escolha perfeita, porque, além de ser muito fácil montá-lo, ele te entrega ótimos resultados sem dor de cabeça nenhuma. Essas cartas também são bem baratas, o que é ótimo para quem quiser economizar.
Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar