Com o lançamento de Scarlet & Violet: Obsidian Flames, irei postar algumas cartas de relevância da coleção que parecem ter bastante potencial, sejam eles Pokémon atacantes ou recursivos, além de alguns Trainers.
Top 10 Cartas em Scarlet & Violet: Obsidian Flames
10 - Togekiss
Togekiss está aqui pela parte recursiva, com a sua habilidade Precious Gift, que só pode ser usada após sua rodada de declaração de ataque, antes de fechar o turno. Você compra até ter 8 cartas em sua mão.
Ad
É basicamente uma forma avançada de compra de cartas melhor do que Radiant Venusaur PGO 4, que só compra 4 cartas.
Seu ataque Power Cyclone além do dano causado de 110, ele move uma energia do Togekiss a um de seus Pokémon no banco. Adicionalmente, seu recuo é zero, além dele ser um energizador temporário, o que considero útil na lista.
9 - Drampa
O ataque Outrage, é o clássico dos clássicos dos Pokémon que servem como atacantes iniciais, como os famosos Reshiram BLW 113 e Zekrom BLW 114 na era Black/White, que eram extremamente úteis.
Porém, nesse caso, o Drampa é útil por aceitar duas energias que quiser no custo do tributo (duas energias incolores) e ainda é um Pokémon Dragão, ou seja, ele não tem fraqueza - diferente de outros Pokémon, como o Paldean Tauros sv2 28, Paldean Tauros sv2 41 e Paldean Tauros sv2 108, que, mesmo tendo um ataque similar ao Outrage, Raging Horn, sofrem por terem fraquezas.
8 - Vespiqueen ex
Ela possui dois ataques muito bons:
- Recovery Pheromones (G): cure 60 de dano de um de seus Pokémon.
- Phantom Queen (G)(G)(G): causa 200 de dano. Coloque 3 marcadores de dano em todos os Pokémon do banco do seu oponente que estiverem com qualquer marcador de dano.
Então, como um estágio 1, é fácil desse Pokémon ser montado, e, tendo em vista que Vespiqueen é Psíquico (com a mecânica Terastral), o jogo muda se houver Pokémon com essa fraqueza, como o Ting-Lu ex sv2 127, Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30, Single Strike Urshifu VMAX BRS TG29, por exemplo.
Além disso, seu segundo ataque pode combinar com a habilidade do Meowscarada ex sv2 15 ou com o segundo ataque do Decidueye ex, que virá na mesma coleção (Obsidian Flames), e que causa dano sniper no banco.
E para energização, temos duas opções: o uso do Forretress ex sv2 5 ou Cherrim BST 8 - mas, para esse caso, ele não pode usar energias em Pokémon com Rule Box, ou seja, precisa energizar antes de evoluir para Vespiqueen, durante o momento que estiver como Combee.
7 - Dragonite ex
A carta tem graça com seu segundo ataque, o Meteor Break (W)(L), que causa 140 de dano e ainda pode jogar uma moeda. Se der cara, você causa mais 140 de dano, chegando a 280 de dano por apenas duas energias! Mas caso der coroa, este Pokémon não pode atacar.
Há formas de burlar a moeda, que virão em 151 Pokémon Card, na coleção especial de Kanto: Dragonite sv2a 149.
Com a habilidade desse Dragonite na coleção especial, o Jet Cruise, todos os seus Pokémon não tem custo recuo.
Ou seja, supondo que tenha outro Dragonite ex montado no jogo, você pode trocar o seu Dragonite ex que falhou na moeda como ativo, e colocá-lo no banco e promover um novo para resetar o efeito revés do Pokémon, podendo ter a chance de refazer o segundo ataque com esse novo Dragonite ex! É esse o tipo de estratégia que será feita no futuro.
Ad
E, ainda adianto mais: se combinar um deck com o arquétipo de Dragões, somente com Dragonite, temos a sua versão V e VStar, e claro, a versão promo Dragonite V PR-SW SWSH154, e o Dragonite VSTAR PR-SW SWSH236 com seu ataque VStar Draconic Star que faz energização turbo para seus Pokémon olhando as 12 cartas do topo do deck, pegando energias elétricas e de água, o que pode ser bastante interessante.
6 - Glimmora ex
Esse Pokémon só tem destaque por conta de sua habilidade, Dust Field, que força o oponente ter apenas 3 Pokémon no banco, caso o Glimmora ex seja o Pokémon ativo.
Ele é mais forte que o Collapsed Stadium BRS 137, que limita o espaço dos bancos para 4 espaços, mas que também afeta a ambos os jogadores, e diferente disso, esse Pokémon afeta somente ao oponente. Pode até ter um espaço para os decks de Ting-Lu ex sv2 127.
5 - Miraidon ex
Essa versão do Miraidon ex é um complemento recursivo para o arquétipo, junto com o Miraidon ex sv1 81, mesclando o uso de sua habilidade para procurar 2 Pokémon básicos do arquétipo Elétrico.
E seus ataques são bem simpáticos.
- Quick Draw (L): causa 20 de dano e compra duas cartas.
- Techno Turbo (L)(L)(L): causa 150 de dano e liga uma energia Elétrica básica (L) da sua pilha de descartes a um de seus Pokémon no banco.
O segundo ataque do Miraidon ex remete ao primeiro ataque do Yveltal XY 78, só que ao invés do arquétipo Sombrio, obviamente é para o tipo Elétrico, e, se bem executado, pode, por exemplo, causar 300 de dano a um Lugia VSTAR SIT 211 e ainda fazer esse efeito beneficiário aos seus Pokémon no banco.
4 - Escuie ex
O efeito do seu ataque, Scalding Block, (W)(W)(W) pede que você descarte uma energia ligada a esse Pokémon que, além do dano de 160, impede, no próximo turno, o seu oponente de atacar.
Isso o força a recuar para tirar esse efeito e gastar energias para pagar o custo de recuo, como Switch CRZ 144, ou usar cartas como Escape Rope BST 125.
3 - Tyranitar ex
O que nos chama atenção para o Pokémon é o seu ataque, o Lightning Rampage, que, por duas energias Lutadoras (F)(F), causa 150 de dano mais 100 caso algum Pokémon seu do banco tenha algum marcador de dano.
Há diversas formas de colocar marcadores de dano, e a mais prática é usar o Gengar LOR 66, descartando-o de alguma forma no jogo (como com uma Ultra Ball como parte de seu custo de descarte), e usando sua habilidade para otimizar o ataque de Tyranitar ex.
Outra opção é usar o arquétipo Lutador dos Pokémon que usam efeito recoil ou contadores de dano, como o Annihilape ex sv2 242.
Ad
2 - Charizard ex
Aqui está um dos favoritos da temporada.
A sua habilidade, Infernal Reign, tem o seguinte efeito: se baixar esse Pokémon da sua mão para evoluir algum Pokémon seu (seja pelo Charmeleon no modo clássico ou burlando evolução usando a Rare Candy com o Charmander), você pode procurar no seu deck por 3 energias básicas de Fogo e ligá-las aos seus Pokémon da forma que quiser.
E seu ataque, Burning Darkness , causa 180 de dano mais 30 para cada carta prêmio que o oponente pegou em jogo, isso por apenas duas energias básicas de Fogo (F).
Visto que ele usa a premissa de que precisa ganhar mais dano por cada carta prêmio que o oponente pegou, o uso da Defiance Band sv1 169 é essencial, poiscria um combo de ganhar mais 30 de dano por causa ainda do efeito de “estar perdendo o jogo”, aumentando o dano de Charizard ex.
Há quem diga que pode usar como opção o Charizard PGO 10 para criar um efeito de duplicata das suas energias básicas de Fogo entre seus Pokémon por conta de sua habilidade, podendo transformar essas 3 energias da habilidade do Charizard ex em 6 energias; mas eu acho desnecessário, porque esse Charizard seria só mais uma carta a mais no deck, e o próprio Charizard ex já consegue cumprir duas energias para si para atacar e mais uma a mais para escolher e montar outro Charizard ex.
1 - Pidgeot ex
Este é um dos melhores Pokémon recursivos de todos os tempos, tanto para o formato Standard quanto para Expanded.
A sua habilidade, Quick Search, te permite, uma vez no seu turno, procurar no seu deck por qualquer carta de lá e colocá-la na sua mão. Não pode usar mais dessa habilidade no seu turno, ou seja, não é acumulativa.
Essa habilidade ao efeito de seu antecessor, Pidgeot RG 10, só que numa versão mais “nerfada”. Para ter ideia da importância da história dessa carta, é possível vê-la em muitos decks dos campeonatos Mundiais de 2005, como no famoso deck do Takashi Yoneda.
É basicamente um Computer Search embutido no Pokémon, sem precisar “tributar” nada da mão para descartar para procurar algo do deck - e sem falar que ele é um Pokémon com recuo zero!
Com o Arceus VSTAR CRZ GG70 e a Forest Seal Stone SIT 156 no meta, é só ser criativo.
Considerações especiais
Pokémon
Kingambit
Se lembram de como era o terror o Gengar BKT 60 na era X/Y: BREAKthrough com seu segundo ataque, que nocauteava o oponente automaticamente se ele tivesse ao menos 3 marcadores de dano ou mais?
Pois, então: o primeiro ataque do Kimgambit é similar, o Execute, porém, exige 4 marcadores ou mais. Claro que para o formato Standard, é considerado um deck “rogue”, mas no Expanded ele é fortíssimo, com várias possibilidades de montagem rápida desse Pokémon e colocar danos na mesa com mais facilidade para gerar vantagem.
Ad
Trainers
Geeta
Getta tem a praticidade de procurar no seu deck por 2 energias básicas para um de seus Pokémon, porém, seus Pokémon, até o final do seu turno, não poderão atacar.
É um efeito de energização bom, mas com essa penalidade pode vir a ser complicado.
Talvez não seja uma das melhores opções de Trainer Supporter, mas sempre há uma forma de ser útil, como os lutadores que usam estratégia de contadores em si para causar mais dano, como Annihilape ex sv2 242 e o próprio Drampa dessa coleção.
Ryme
É uma das melhores cartas Supporter da coleção: ela compra 3 cartas e ainda faz com que o Pokémon ativo do seu oponente saia da posição ativa e irá para o banco. Será escolha dele de quem se tornará o ativo.
Letter of Encouragement
Essa carta só poderá ser usada caso algum Pokémon seu tenha sido nocauteado no turno anterior: procure no seu deck por 3 energias básicas, revele-as e coloque-as na sua mão. Embaralhe seu deck.
Esta é uma carta perfeita para o arquétipo de Água, com Baxcalibur como o mediador e principal energizador desses decks.
Revenge Punch
É uma carta muito útil. A descrição é o seguinte: é uma Ferramenta que, se equipada ao Pokémon, e este for nocauteado, este Pokémon que causou dano para destruir seu Pokémon recebe 4 marcadores de dano.
Não é como um Rocky Helmet sv1 193, mas, se usada em Pokémon que possam usar mais Ferramentas ao mesmo tempo, como o Honchkrow V BRS 162 e o Revavroom ex (que virá nessa coleção), é algo bem útil.
E isso no Expandido pode ser interessante.
Conclusões
O que acharam da lista? Quais cartas acredita que terão mais notoriedade na nova coleção? Comente abaixo!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter