Hoje vamos abordar um assunto bastante curioso que muitos se perguntam para quem joga o Expanded: os banimentos de algumas cartas dentro do formato - “por que estão banidas?”; “quais são as consequências da permanência delas no formato?”.
Diante disso, mostrarei quais são essas cartas, os motivos que a levaram para o banimento e suas consequências.
Por que essas cartas de Pokémon foram banidas?
Archeops
Vindo do bloco Black/White: Noble Victories, Archeops tem a habilidade Ancient Power, onde cada jogador não poderá evoluir seus Pokémon da sua mão para algum em jogo.
Ad
Basicamente é um Controle bastante injusto, pois deve-se atentar que na época de Black/White, ainda era forte o uso de evoluções nos decks competitivos. Principalmente para aqueles que possuíam cartas do final do bloco Heart Gold/Soul Silver com cartas Prime e ainda com decks de evoluções de Black/White com um dos mais famosos como o deck Empoleon DEX 29, que era um dos favoritos na época de “single prize”.
Uso do Ditto Prism Star ao seu favor
Outra forma também rápida de fazê-lo evoluir é usando a habilidade do Ditto ◇ LOT 154, Almighty Evolution, onde você pode colocar um Pokémon estágio 1 da sua mão para este Pokémon para evoluir.
Mas o Archeops não seria estágio 2 como é considerado como nas coleções mais recentes, como o Archeops SIT 147?
Antigamente, Pokémon pré-históricos eram considerados como “restaurados”, como na descrição do Archen NVI 66 no canto superior esquerdo da carta e poderá ler que no Archeops NVI 67 é considerado como ”estágio 1”.
Vale para a versão shiny?
Esse banimento não só serve para essa carta com essa numeração, mas também para seu reprint em sua forma shiny, o Archeops DEX 110. Então, a resposta é sim!
Ressalvas
O problema poderia ainda ser agravado com um Trainer Apoiador, o Maxie's Hidden Ball Trick PRC 133, que irei mencionar mais abaixo.
Flabébé
Flabébé entra com sua habilidade Evolutionary Advantage: se esse Pokémon for o segundo a jogar na primeira rodada, ele poderá evoluir.
Aparentemente inofensivo, certo? Até que você vai conhecendo a linha evolutiva desse Pokémon, que são Floette CEC 151 e Florges CEC 152.
1) Floette CEC 151 tem a habilidade Flower Picking, que se ele for evoluído da sua mão diretamente do Flabébé, você escolhe uma carta aleatória da mão do oponente, e ele embaralha essa carta de volta para o deck.
Já sua evolução final, Florges CEC 152, tem a habilidade Flower Picking, que se for evoluído da sua mão diretamente do Floette, você escolhe duas cartas aleatórias da mão do oponente, e ele as reembaralha no deck.
Aparentemente dócil, certo? Errado! Algumas cartas de controle eram fortes na época, como Red Card XY 124 e Jessie & James HIF 58, e foram os motivadores mais sólidos dessa decisão. Isso por que:
1) A grande maioria das cartas do Floette anteriores eram medianas, e a única que tinha habilidade, de fato, era a Floette FLF 64 de X/Y: Flashfire, que só concedia mais 20 de HP para os Pokémon do tipo planta.
2) O mesmo vale para sua evolução final, Florges, que possuía cartas justas no formato.
Qual foi o fator agravante?
Lembrando na cronologia dos eventos de Sun/Moon, antes de Cosmic Eclipse ter sido lançado, houve a última coleção especial do bloco, Hidden Fates, onde lançaram a carta Jessie & James HIF 58, que tem o efeito de descartar duas cartas da mão de cada um dos jogadores, mas o oponente começa primeiro.
Ad
Agora suponha que esteja jogando isso no formato Expanded e você logo nos primeiros turnos, joga Red Card XY 124, e o oponente embaralha sua mão ao deck e compra somente 4 cartas. A partir disso você já tem a vantagem.
Em seguida, você joga Jessie & James HIF 58 com o oponente com apenas 4 cartas na mão e já perde duas no processo. E em seguida, numa situação muito favorável no seu primeiro turno, na sua segunda vez de jogar, você evolui a Flabébé para Floette e ativa sua habilidade, embaralhando uma carta da mão para o deck, e em seguida, evoluindo-a para Florges e ativando sua habilidade novamente e o oponente embaralhando duas cartas da mão para o deck, de novo no outro turno. É algo bem cruel, não?
Temos também a Delinquent BKP 98, que você pode descartar uma carta Trainer tipo Estádio em jogo, e ainda o oponente descarta 3 cartas da sua mão.
Por isso, houve o banimento.
Marshadow
Marshadow entra com sua habilidade Let Loose: se esse Pokémon for jogado da sua mão para o seu banco, você e seu oponente embaralham as mãos e cada um compra 4 cartas.
Mas qual foi seu fator agravante?
A simples existência de Scoop Up Net RCL 165.
Com o efeito de poder recolher um Pokémon que não seja GX ou V, ela isenta dos EX, ex e os Pokémon “baby” no geral, fazendo um ciclo vicioso sem precisar gastar o Judge FLI 108 como carta Trainer Apoiador do turno. Isso sem mencionar que pode ser combinado com o Red Card XY 124 para afetar o oponente depois.
O banimento também vale para a versão promo, Marshadow PR-SM SM85.
Milotic
Vindo do bloco de X/Y: Flashfire, ele entra com sua habilidade Energy Grace: esse Pokémon pode ser nocauteado a qualquer momento, e caso use esse efeito da habilidade, você pode pegar até 3 energias básicas da pilha de descartes e ligue a um de seus Pokémon da forma que quiser (exceto os Pokémon do tipo EX).
Milotic foi útil em especial para os Pokémon Naganadel & Guzzlord-GX CEC 158 pelo seu custo de energia exótico de (P)(D)(C) no seu ataque Jet Pierce; e Gengar & Mimikyu-GX TEU 53 com uma forma de aceleração de energias com duas psíquicas (P) para o seu ataque Poltergeist ou ataque GX Horror House. Também havia Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217 com o custo de três energias psíquicas (P) para seu ataque Night Watch; e com o mais famoso na época do motivo do banimento, o Moltres & Zapdos & Articuno-GX HIF 44 por conta do tributo de (F)(W)(L)(C) do seu ataque Trinity Burn.
Em resumo, ele não podia ser usado em Pokémon EX, mas poderia ser usado em Pokémon GX e Pokémon V.
Mas quais são suas consequências como um agravante nesse sentido?
Simples: a descrição da habilidade do Milotic diz que ele é nocauteado para fazer a energização, e mesmo que o oponente pegue uma carta prêmio para isso, há outras cartas Trainers que podem controlar a mão do oponente, como:
Ad
Então nesse tipo de cenário, imaginemos um deck de controle psíquico como o Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217 onde que você pode jogar qualquer um desses Trainers num mesmo turno:
1) Você usou a habilidade do Milotic.
2) Usa o Lt. Surge's Strategy UNB 178.
3) Nessas 3 opções de Apoiadores, uma pode fazer outra jogada de controle com outro Apoiador como o Team Flare Grunt GEN 73 para descartar energia do Pokémon ativo do oponente e ainda jogar o Ace Trainer AOR 69 para reduzir a mão do oponente para 3 cartas.
4) E então, com seu ataque, Night Watch causa 150 de dano e ele escolhe duas cartas da mão do oponente aleatoriamente. Essas cartas são embaralhadas de novo no deck - deixando o oponente com apenas uma carta na mão no jogo.
Então, como o oponente iria revidar ou ter resposta nos próximos turnos?
Mismagius
Mismagius tem a habilidade chamada Mysterious Message: esse Pokémon pode cumprir o efeito de “draw power” comprando até ter sete cartas em sua mão, e se o fizer, esse Pokémon é nocauteado.
Esse foi um dos casos em que a carta foi banida dentro do próprio Standard, pela aceleração de compras extrema que teve, diante dos decks de Ultra Beast (principalmente com o Naganadel & Guzzlord-GX CEC 158). Para acelerar sua evolução, tem o uso da carta Trainer Item Dusk Stone UNB 167 que já quebra a regra de turnos de evolução pontual do Pokémon, fazendo ele explodir com sua habilidade, e com ao menos três Mismagius ativando isso, você usava Beast Ring FLI 102, que se o oponente estivesse com 3 ou 4 cartas prêmios restantes, você poderia pegar duas energias básicas e ligá-las a um de seus Pokémon do tipo Ultra Beast. Isso fazia Naganadel & Guzzlord-GX CEC 158 ser forte por conta do seu dano de 180 e ainda seu ataque GX que comprava duas cartas prêmios.
Então se no próprio formato Standard, ele causou esse caos, imagina as possibilidades no Expandido. Ainda mais com a manipulação de cartas da mão do oponente como Reset Stamp UNM 206, Ace Trainer AOR 69, N FCO 105, Roxanne ASR 150.
Sableye
Sableye tem o ataque Junk Hunt: se esse Pokémon por uma energia sombria (D), ele pode recuperar até duas cartas Trainer tipo Item da pilha de descartes e colocar na sua mão.
Na época existia Item Finder BS 74 (que teve depois reprint como Junk Arm TM 87) que foi praticamente a base para esse ataque, só que a diferença é que essas versões antigas precisavam descartar duas cartas da sua mão para fazer o efeito e pegar apenas uma carta Trainer da pilha de descartes, que futuramente se tornaria o ACE SPEC que conhecemos, Dowsing Machine PLS 128.
Mas saindo um pouco da história, vem o diferencial do Sableye: ele pega apenas cartas do tipo Item, e com isso, ele jogava muito na época para o resgate da Dark Patch DEX 93, que sinergizava com Darkrai-EX DEX 63. Também era útil para resgate de qualquer Item em geral, podendo entrar em qualquer deck.
Ad
Oranguru
Vindo do bloco de Sun & Moon: Ultraprism, Oranguru possui o ataque Resource Management, que pode reciclar até três cartas da pilha de descartes para o fundo do seu deck.
Esta é uma das cartas preferidas para os decks de controle que predominaram por anos no Padrão e Expandido, e que deu muita dor de cabeça, ainda mais no gerenciamento de cartas que pudessem descartar recursos do oponente como o Crushing Hammer GEN 60 e até mesmo o Trick Shovel FLF 98. O mais comum é o uso do Bellelba & Brycen-Man CEC 186 nesses combos, sem falar que ele podia fazer combos cooperativos com o primeiro ataque de Excadrill UNM 119, que recicla 4 cartas de volta para o deck.
E com Oranguru UPR 114 e Sableye DEX 62 juntos no arquétipo de controle, é daí que surgiu o grande problema dos ataques de ambos em recuperar recursos e ficar numa reciclagem quase infinita, o que levou a seu banimento conjunto, ambos em 2021.
Unown
Vindo do bloco de Sun/Moon: Lost Thunder, eles entram por conta de suas habilidades:
1) Unown LOT 91 com a habilidade HAND faz com que se sua mão tiver um total de 35 cartas em posse, a vitória do jogo é automática.
Exemplo:
2) Unown LOT 90 com a habilidade DAMAGE faz com que se todos os seus Pokémon estiverem com 66 marcadores de dano somados, a vitória do jogo é automática.
Exemplo disso em vídeo:
Duskull
Duskull entra com sua habilidade Spiritborne Evolution: durante o seu turno, você poderá descartar três cartas da sua mão para poder procurar a evolução deste Pokémon, Dusclops, e colocá-lo sob a carta de imediato.
Carta vinda de Sun/Moon: Cosmic Eclipse, até o presente momento não haviam muitos Dusclops fortes que pudessem ter uma certa significância no formato. Porém, quando veio a coleção especial Shrouded Fable, de Scarlet/Violet, veio a carta do Dusclops SFA 19, o que mudou radicalmente tudo e fez com que a carta fosse banida e anunciada no Mundial de Honolulu (Havaí), no segundo semestre de 2024; e que por conta disso, o banimento entrará em vigor no dia 27 de setembro de 2024.
Qual foi o fator agravante?
Simplesmente o combo é:
1) Usa a habilidade Spiritborne Evolution do Duskull CEC 83 para descartar três cartas da mão e achar qualquer Dusclops, e nesse caso, você usará o Dusclops SFA 19, podendo evoluir no mesmo turno!
2) Com o Dusclops SFA 19, poderá tanto usar sua habilidade Cursed Blast para colocar 5 marcadores de dano entre os Pokémon adversários do oponente; como também procurar por um Dusknoir SFA 20 (já que no turno anterior já tinha evoluído, burlando a mecânica básica do TCG de evolução gradual) e com isso usar a habilidade do Dusknoir para 13 marcadores ao invés de 5, e assim com mais chances de acabar com Pokémon “baby” do oponente no TURNO 1
Ad
Isso foi a atualização para decks de ”One Hit K.O. for One Turn” com uso de Pheromosa-GX PR-SM SM66 e Latios-EX ROS 58; e a Pokémon Company viu o potencial problema do combo.
Shaymin-EX
Shaymin-EX é bem lembrado pelos jogadores da época de Black & White por causa de sua habilidade de draw power de seis cartas, semelhante ao Crobat V DAA 104.
O problema é justamente por conta do surgimento de Scoop Up Net RCL 165, que como já expliquei acima: ela recolhe o Pokémon do jogo que não seja GX ou V, e como o Shaymin é EX, ele pode fugir da regra, o que levou aos decks de “One Hit Kill Turbo” a abusarem disso.
São decks que consistem em gastar todo o deck para dar um golpe definitivo para destruir o seu Pokémon ativo, usando de PlusPower BLW 96 com Recycle EPO 96, Hypnotoxic Laser PLS 123, entre outros, com seus ataques. Geralmente são Marshadow-GX BUS 80, Pheromosa-GX PR-SM SM66 e Latios-EX ROS 58.
Em suma, o banimento do Shaymin-EX ROS 77 se deu por conta da força do Scoop Up Net RCL 165 para um fluxo constante de compras no seu jogo.
Por que essas cartas Trainer foram banidas?
Apoiadores Banidos
Ghetsis
O efeito dele é simples: o oponente revela sua mão e ele embaralha todas as cartas Trainer do tipo Item que forem encontrados de volta ao deck.
Isso na época do bloco de X/Y e indo para Sun/Moon era muito forte. Na primeira rodada, no primeiro turno do primeiro jogador, ele também podia jogar cartas Apoiadores (o que foi alterado em Sword/Shield), e nisso, quem começasse primeiro, poderia buscar um Jirachi-EX PLB 60 ou Tapu Lele-GX GRI 60 para ativar a sua habilidade de procura de uma carta Apoiador, e procurar pelo Ghetsis PLF 101 e sabotar o jogo do oponente. Sem deixá-lo com opções de usar quaisquer recursos para iniciar a partida.
Lysandre's Trump Card
O efeito da carta é: cada jogador embaralha todas as cartas da pilha de descartes para o deck (exceto o Lysandre's Trump Card).
Isso retira a condição de vitória do jogo pela condição de “deck out”, que é uma das formas que o jogo têm -- e em casos mais chatos, se o deck do jogador estiver com o VS Seeker PHF 109, pode se tornar um ciclo infinito.
O único Pokémon que faz o mesmo efeito é o Celebi & Venusaur-GX TEU 1 com seu ataque GX, mas apenas com seu deck (o que é mais justo).
Mas isso vale para a sua versão Full Art?
Sim! Isso aplica-se também para a carta Lysandre's Trump Card PHF 118, independente da arte.
Maxie's Hidden Ball Trick
O efeito é simples: se você estiver com essa carta na sua mão, como a única que resta, você pode jogá-la. Se o fizer, você pega um Pokémon do tipo físico (F) da pilha de descartes (não importa se é básico ou evolução) e coloque-o no seu banco, e em seguida compre 5 cartas.
Aaí mora um problema: lembra do que mencionei sobre o Archeops NVI 67 com a habilidade Ancient Power, onde cada jogador não poderá evoluir seus Pokémon da sua mão para algum em jogo? Pois é... e é justamente isso que essa carta ganha força.
Ad
Mas quais são os outros males do uso da carta?
Assim como esse Pokémon se tornou uma boa forma de controle, no bloco Sun/Moon vieram mais Pokémon fósseis que também mantiveram essa forma de estratégia:
1) Se Omastar TEU 76 estiver em jogo, ele usa a habilidade Fossil Bind: se você estiver com menos Pokémon em jogo do que o oponente, ele não poderá jogar cartas Trainer do tipo Item da sua mão - um “Item Lock”.
2) Se Kabutops TEU 78 estiver em jogo, ele usa sua habilidade Fossilized Memories: se este Pokémon for ativo, o oponente não poderá jogar quaisquer cartas do tipo Trainer Apoiador da sua mão.
Basicamente, você tem:
- Archeops NVI 67 que não deixa que você evolua seus Pokémon.
- Omastar TEU 76 que não deixa você jogar Itens se houver menos Pokémon em seu jogo.
- Kabutops TEU 78 que não deixa você jogar Apoiadores.
Então, com algumas cartas de “segurar” o jogo e enrolar o oponente como o Lillie's Poké Doll CEC 197 ou Robo Substitute Team Flare Gear PHF 102 para executarem suas funções, para que prepare o Pokémon Research Lab UNM 205 para agilizar as evoluções dos fósseis e suas bases, e até mesmo com o Steven's Resolve CES 145 para procurar o Rare Candy PGO 69 e suas evoluções, está feito o seu deck de controle.
Por isso, o banimento da carta.
Vale para a sua versão Full Art?
Sim! O banimento aplica-se também para a carta Maxie's Hidden Ball Trick PRC 158, independente da arte.
Jessie & James
Cada jogador descarta duas cartas da sua mão, e o oponente começa primeiro com os descartes.
Na era Sun/Moon, você poderia jogar cartas Apoiador sendo o primeiro jogador na sua primeira vez de jogar, e com decks de controle, isso era perfeito. (Depois, a regra mudou).
Sem falar que haviam combos com essa carta, como Weezing HIF 29 que com sua habilidade Surrender Now que se ele fosse tributado no descartes durante o efeito de Jessie & James, o oponente descartava mais uma carta da sua mão.
Teve um alerta durante o formato Padrão, quando foi lançada Cosmic Eclipse. Essa carta teve seu banimento, e claro, poderia emendar com outros combos de outros apoiadores, como o Lt. Surge's Strategy UNB 178, que numa situação hipotética, poderia usar três apoiadores ao mesmo tempo: Jessie & James HIF 58 e Delinquent BKP 98 para destruir a mão do oponente.
Vale para a sua versão Full Art?
Sim! O banimento também vale para a carta Jessie & James HIF 68, independente da arte.
Lt. Surge's Strategy
E falando do potencial da carta acima com múltiplos usos de Apoiadores, vamos entender como ele funcionar: se você estiver com mais cartas prêmios que o oponente, você poderá jogar três cartas Apoiadores no mesmo turno (contando com o próprio Lt. Surge's Strategy).
Com isso, o céu é o limite para o benefício dessa carta, com os tipos de Apoiadores que pode fazer num turno.
Numa situação que tenha em sua mão o Lt. Surge's Strategy UNB 178, Welder UNB 189 e Boss's Orders RCL 154: você ativa primeiro o Lt. Surge's Strategy para poder usar a Welder para energizar algum Pokémon com duas energias de fogo da mão e ainda comprar 3 cartas do topo do deck, e depois encerrar a partida puxando um Pokémon do banco do oponente para ser alvo.
Ad
Não obstante, imagine se no deck tiver Magnezone PLS 46 com sua habilidade Dual Brains, ondepode jogar duas cartas Apoiadores ao mesmo tempo? Logo, você pode usar duas Lt. Surge's Strategy UNB 178 e ainda tem mais quatro Apoiadores para usar no mesmo turno!
O motivo por ser uma carta forte é justamente pelo abuso de Pokémon que podem fazer autossacrifício para poder ativar a carta, como o Magneton CEC 69, Milotic FLF 23, Mismagius UNB 78 e Electrode-GX CES 48.
Hex Maniac
Seu efeito é simples: até o final do turno do seu oponente, todas as habilidades dos Pokémon (de ambos os jogadores) que estejam em jogo, na mão ou na pilha de descartes, não tem mais habilidades (e isso inclui as próximas a carta serem jogadas nesse turno).
Hex Maniac atrapalhava muitos decks como Trevenant XY 55, que era um controle muito forte no bloco de X/Y.
Delinquent
Como já citada acima, ela tem o efeito de descartar um estádio em jogo e em seguida, descartar três cartas da mão do oponente.
Com os efeitos de decks de controle que acabam com a mão do oponente, como o deck de Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217, é um exemplo que ela seria muito poderosa.
E poderia piorar se, por exemplo, montasse um combo de Lt. Surge's Strategy UNB 178, Jessie & James HIF 58 e Delinquent BKP 98. Não teria mais jogo para o oponente (isso em uma hipótese de várias que podem acontecer em jogo).
Mas e suas cartas variantes? Elas são consideradas banidas?
Sim, o mesmo serve para as cartas Delinquent BKP 98a e Delinquent BKP 98b.
Ferramentas Banidas
Island Challenge Amulet
Island Challenge Amulet faz com que o Pokémon GX ou EX que tenha essa ferramenta ligada tenha uma redução de 100 de HP e se for nocauteado, o oponente pega uma carta prêmio a menos.
Vamos exemplificar:
- Se estiver enfrentando um Pokémon-EX como um Mewtwo-EX NXD 98, de 170 de HP, ele fica com 70, mas ao ser nocauteado, o oponente ao invés de comprar duas cartas prêmio, ele comprará apenas uma.
- Se estiver enfrentando um Pokémon-GX, supondo um Tag Team, como o Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156, de 280 de HP, ele fica com apenas 180 de HP, e se for nocauteado, o oponente comprará duas cartas prêmio ao invés de três.
Também vale para sua versão Gold Full Art?
Sim! É banida também a carta Island Challenge Amulet CEC 265, independente da arte.
Itens Banidos
Scoop Up Net
Esse item tem o simples efeito de recolher um Pokémon do jogo que não seja GX ou V de volta para a sua mão.
Aqui nesse artigo falamos de muitas possibilidades de uso da carta para recolher Pokémon e criar "loopings" de efeitos de habilidade ou até mesmo recolher Pokémon que possam estar danificados e que voltem para o jogo.
Com o efeito de poder recolher um Pokémon que não seja GX ou V, ela isenta dos EX, ex e os Pokémon “baby” no geral, fazendo um ciclo vicioso.
Ad
O exemplo clássico que ocorreu de forma por conta desse poder foi sofrido e penalizado pelo Shaymin-EX ROS 77 (como foi explicado nesse artigo); e agora, temos por outro exemplo, com o Jirachi-EX PLB 60, usando da sua habilidade para procurar constantemente uma carta Apoiador/Supporter do deck.
Também, outros decks que se beneficiavam desse combo do uso da Scoop Up Net RCL 165 era o Unown AOR 30 e Dragonite-EX EVO 106 no deck de Dialga VStar com o combo de ataques sequênciais no T1, que falei sobre a proposta do deck nesse link.
Vale para a sua versão Gold Full Art?
Sim! Também é banida a Scoop Up Net RCL 207, independente da arte.
Reset Stamp
Reset Stamp faz com que o oponente embaralhe as cartas de sua mão e compre o equivalente à quantidade de cartas prêmio que pegou.
Se você acha que N FCO 105, Ace Trainer AOR 69 ou Roxanne ASR 150 são fortes demais, sinta-se agradecido por serem Apoiadores, que só podem ser usadas uma vez por turno. Diferente desse Item que podia ser usado quantas vezes quiser!
Lembrando que ele só durou na época do formato Standard, na fase Sun/Moon quando foi lançado em Unbroken Bonds e a Pokémon Company já percebia os prejuízos que ele iria causar no formato Expanded, banindo-o logo.
Vale para a sua versão Gold Full Art?
Sim! Também é banida a Reset Stamp UNM 253, independente da arte.
Red Card
Red Card faz com que seu oponente embaralhe sua mão no deck e compre em seguida apenas 4 cartas.
É basicamente um Judge FLI 108 que só afeta ao oponente e ainda sendo uma carta Item, ou seja, usando quantas vezes quiser. Já dá para ver o prejuízo.
Chip-Chip Ice Axe
Chip-Chip Ice Axe basicamente olha as 3 cartas do topo do deck do oponente, e diante disso, escolha uma delas. O oponente embaralha essas duas cartas de volta para o deck e em seguida, aquela carta escolhida fica no topo do deck.
E qual é o perigo disso? Sabe dos decks de Durant NVI 83 e Durant BST 10 que fazem descartes do topo? Pois é. Agora, a sua precisão de descartes será ainda mais eficaz e destrutiva, sem ter o fator de aleatoriedade do que é proposto, e ainda piora a situação caso esses Durant tenham a carta Cursed Shovel RCL 157 equipada com eles.
Puzzle of Time
Banido em 2019, é um Item que faz efeitos tanto solo ou combinado com outra carta, que são:
1) Se jogar apenas uma carta dessa, você olha as 3 cartas do topo do seu deck e as organiza da forma que quiser.
2) Se você jogar duas Puzzle of Time, você pode pegar duas cartas quaisquer da pilha de descartes e por na sua mão.
Por seu segundo efeito ser extremamente forte, tanto para recuperação de recursos como uma Special Charge STS 105, até mesmo um VS Seeker PHF 109 e indo mais além, até reutilizar ACE SPEC como o Computer Search BCR 137 e Dowsing Machine PLS 128, acabou sendo banida.
Ad
Estádios Banidos
Forest of Giant Plants
Se Forest of Giant Plants estiver em campo, ambos os jogadores que tenham seus Pokémon de planta já podem evoluí-los logo no primeiro turno em que puseram tal Pokémon em jogo na sua vez de jogar.
Aparentemente inocente, uma aceleração de evolução, certo? Errado! Porque existem dois Pokémon que se favorecem: Vileplume BUS 6 que com sua habilidade, se ele for o Pokémon ativo, não recebe danos de Pokémon básicos; e o Vileplume AOR 3, que inibe que o adversário jogue qualquer tipo de cartas Trainer do tipo Item, mesmo que esse Vileplume esteja no banco.
Esse estádio já era banido há muito tempo por conta da e potencial de evolução com alguns Pokémon de planta que poderiam causar problemas, que foi o caso do Shiftry NXD 72 por conta da sua habilidade Giant Fan, onde se ele evoluiu do Nuzleaf naquele turno, você joga a moeda, e dando cara, você escolhe um Pokémon do oponente e aquele Pokémon e todas as cartas ligadas a ele são embaralhadas de volta para o deck.
O caso peculiar do Blaine's Quiz Show
Durante o evento do Mundial de Pokémon de 2019, houve uma polêmica em torno dessa carta: ela foi banida por causa do seu efeito, que faz com que um jogador pegue uma outra carta da mão, colocando-a virada para baixo e falando para seu oponente qualquer um desses ataque daquele Pokémon; e depois disso, seu adversário deveria adivinhar qual foi o Pokémon baseado pelo ataque descrito. Caso acerte, ele comprará quatro cartas, mas caso ele erre, você comprará essa quantidade para si.
O problema veio pela questão de diferenças linguísticas entre os ataques dos Pokémon em diversos países, problemas que o jogador Stéphane Ivanoff reclamou com a organização do evento assim que notou que isso seria uma bola de neve. Como argumento, ele citou exemplos dos Pokémons Lillipup e Gliscor, que têm o mesmo ataque, o chamado "Collect", mas que têm escritas divergentes nas traduções inglesa e francesa; o que levaria o jogador ser obrigado a falar e conhecer diferentes idiomas e obrigaria a presença de um tradutor em todas as partidas do torneio, criando mais uma burocracia entre árbitros e os envolvidos no processo.
Com isso, a carta pode ser usada de forma informal em outras competições, mas dentro dos Mundiais, ao menos, está praticamente “banida”.
Cartas de premiação de campeonatos: observações cuidadosas
"Mas Rodrigo, elas são legalizadas, não tem porque delas serem consideradas como cartas banidas!"
Sim, de fato e concordo plenamente. Entretanto, o problema desse caso é que elas não necessariamente são proibidas, mas são ganhas em campeonatos de elite, isso é, nos Mundiais de Pokémon, em posições específicas, e geralmente essas cartas são caras demais, e nem todos podem ter acesso. Isso de certa forma, entre aspas, as tornariam inválidas para jogo, principalmente aquelas como de ranqueamentos de primeiro, segundo e terceiro lugar, como Victory Medal e Victory Cup.
Ad
Dentro dos primórdios do TCG, na época da Neo, tivermos essa carta, por exemplo, de premiação, e claro que além de ser japonesa (que não pode ser usada em torneios ocidentais), ela é carta de premiação que até no Japão não pode ser usada, e estamos falando da Secret Super Battle No.1 (aka No.1 Trainer).
Champion’s League: 2005 & 2007
Championship Arena
Victory Medal
Victory Cup
Tropical Wind
Tropical Tidal Wave
Tropical Beach
Essa carta tem o mesmo efeito embutido no Snorlax VIV 131, deixando a carta mais acessível para o público, e mais barata.
Champions Festival
Ressaltando novamente: elas (Tropical Beach e Champions Festival) não são banidas, mas pela raridade e dificuldade de achá-las e de que poucos tem acesso a essas cartas, praticamente é quase impossível vê-las em jogo. Por isso não é algo incomum, mas não são totalmente injogáveis.
Trainers que saíram do banimento: Wally e Lusamine
Em 04 de Fevereiro de 2021, a Pokémon Company decidiu revogar essas duas cartas de volta para a lista de uso no formato Expandido, já que como Lt. Surge's Strategy UNB 178 está banida, eles perderam a sua força bruta de aceleração de recursos.
Cartas banidas na época da Wizards of the Coast
Sneasel
Direto da expansão Neo Genesis, Sneasel tinha o seu segundo ataque, Beat Up, por duas energias sombrias, que na época eram consideradas energias especiais que davam mais 10 de dano contra o Pokémon ativo do oponente, em que ele jogava a moeda por cada Pokémon em jogo, sendo esse o dano 20 vezes.
Ele foi banido por causa do seu “power level” que era acima do comum naquele formato, ainda mais por que facilmente poderia causar 240 de dano mais 20 de dano com as energias sombrias (lembrando, que eram especiais), dando o total de 260 de dano!
Ad
Além disso, os Pokémon sombrios da época não tinham fraqueza e ele ainda tinha recuo zero.
Slowking
Também de Neo Genesis, Slowking tinha a habilidade Mind Games, que se o oponente tentar jogar uma carta Trainer, ele joga uma moeda: se der coroa, aquele Trainer não tem efeito e ele é devolvido para o topo do deck do mesmo (essa habilidade não pode ser ativada se o Slowking estiver adormecido, confuso ou paralisado).
Ele foi banido por conta de seu poder de controle e também por algo curioso que se deu por causa da má tradução da versão oriental para ocidental. A correta deveria ser assim:
"Quando este Pokémon estiver na posição ativa, se o oponente tentar jogar uma carta Trainer, ele joga uma moeda: se der coroa, aquele Trainer não tem efeito e ele é devolvido para o topo do deck do mesmo (essa habilidade não pode ser ativada se o Slowking estiver adormecido, confuso ou paralisado)."
Mas diante da omissão importantíssima da parte em enfatizar que o Slowking precisava ser o Pokémon ativo, deu essa confusão e o banimento.
Imakuni? Doduo
Para quem não é familiarizado com o Imakuni, ele é um artista bem famoso no Japão, possuindo uma série de cartas do Pokémon em sua homenagem.
E numa dessas cartas, tem esse Doduo com a habilidade Poké Power (como era chamado na época), era algo bem exótica de ser levada a sério, pois você tinha que fazer o seguinte:
”Quando este Doduo recuar, segure esta carta e jogue-a o mais forte que puder porque Doduo está fugindo. Jogue a carta horizontalmente com um estalo para obter a maior distância!”
Literalmente você está danificando a carta como se fosse um tipo de “Gambit” dos X-Men. É inconcebível fazer esse tipo de atitude no TCG, ainda mais no competitivo.
E isso pode piorar ainda mais com o seu ataque:
”A partir do momento em que usar este ataque, você deve começar a cantar uma música. (Enquanto a música está sendo cantada, o jogo continua.) Quando a música termina, este ataque causa 30 de dano.”
Então, imagina a cena! Que a sua imaginação se liberte para imaginar as situações mais hilárias que podem sair disso. Obviamente, a carta é banida.
Birthday’s Pikachu
Como uma carta promocional da CoroCoro no Japão e depois veio para o ocidente na época da Wizards, e futuramente com um reprint em Sword/Shield: Celebration com o _____'s Pikachu CEL 24, em comemoração dos 25 anos da franquia, o ”Birthday’s Pikachu” tem o seu ataque: se o aniversariante está jogando essa carta naquele dia do seu aniversário, o seu Pikachu poderá bater 30 + 50 de dano se acertar a moeda com cara, mas de ser coroa, causa 30 de dano ao Pokémon. E caso declare o ataque sem ser o dia do seu aniversário, é apenas 30 de dano.
Bom, o problema é que muitas crianças mentiam com a data de nascimento para fazer o ataque mais forte, então para evitar esses problemas, o banimento foi feito.
Ancient Mew
Ad
Apresentada no filme Pokémon the Movie 2000: The Power of One, o vilão Lawrence III (Jirudian ou Gelarden, no Japão), nos destroços de sua nave, pega sua carta no chão, que era justamente esse Ancient Mew, e momentos antes do filme, quando ele recepciona Ash, Tracey, Misty e Melody como prisioneiros, junto com o Zapdos na recente captura, Misty indaga que tipo de homem era ele em tratar tais Pokémon dessa forma, e ele cita que começou essa obsessão através de uma carta do Mew. Essa mesma carta.
A carta em si para ser adquirida era garantida apenas na primeira semana do lançamento do filme, isso nos Estados Unidos, e depois nas semanas seguintes, eram dadas as promos das aves de Kanto. Já no Japão, eram distribuídos em panfletos com tíquete para ver o filme em 17 de julho de 1999 (isso enquanto durassem os estoques).
Porém, para achar as partes das traduções dos hieróglifos da carta, era necessário ter a CoroCoro de 1999 (uma revista famosa no Japão).
Em suma, o seu ataque Psyche tinha o custo de duas energias psíquicas para causar 40 de dano.
E como é uma carta mais decorativa, ela não é válida para torneios.
Conclusões
O que acharam das informações? Sabia de alguns motivos dos banimentos e dos seus porquês? Fique a vontade e comente abaixo.
Até a próxima!
— コメント0
最初にコメントする