Pokemon TCG

Deck Guide

Lunatone e Solrock Deck Tech: Um deck barato de PTCG GO!

, updated , Comment regular icon0 comments

Conheça esse deck super barato e acessível para todos os público, principalmente iniciantes, que querem conhecer um pouco do TCG e conhecer sua mecânica, e ainda conseguir peitar cartas tipo V!

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo mais novidades de decks para o formato Standart/Padrão de Pokémon TCG da expansão do Pokémon GO com um deck barato e acessível para todos literalmente: o deck de Lunatone e Solrock, sendo algo bem simples e mais objetivo possível para iniciantes que querem adentrar no mundo do TCG.

Sem mais delongas, vamos a lista e análise:

Lunatone & Solrock

Loading icon

Análise do deck

O deck é muito simples e praticamente didático com o sistema de sinergia, quase que simbiôntico entre Lunatone e Solrock.

Ad

Loading icon

O seu atacante principal será sempre o Lunatone com o ataque Moon Kinesis (C)(C)(C), que causa 30 de dano base mais 30 para cada energia psíquica ligadas a ele.

Considerando uma boa situação onde esse Lunatone tenha 10 energias ligadas a ele, o seu dano pode chegar aos incríveis 300 + 30 do dano base, somando o total de 330 e destruindo quase todas as cartas de grande jogo do formato,como Pokémon VMax e VStar (isso porque nem estou incluindo o somatório de dano com o Choice Belt)!

Loading icon

Então, entramos com o Solrock, com sua habilidade Sun Energy, que a cada turno seu, você ligar uma energia psíquica da sua pilha de descarte ao seu Lunatone, acelerando esse recurso de energização. E como dito, Lunatone pode bater muito por acúmulo de energia.

Temos também o Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você pode descartar uma carta de energia da sua mão para comprar duas cartas, e descartando uma energia psíquica, é possível fazer essa sinergia de:

1) baixar Lunatone como Pokémon ativo;

2) baixar quantos Solrock puder como Pokémon no banco;

3) baixar o Radiant Greninja e usar sua habilidade, descartando essa energia psíquica;

4) usar esses Solrock como energizadores e ligar essas energias diretamente ao Lunatone e fazer o seu dano.

E então, entramos com a carta Trainer Item Tool Choice Belt BRS 135, que dá mais 30 de dano contra os Pokémon do tipo V, podendo nocautear os grandes Pokémon tipo V do formato (que é predominante no bloco).

Loading icon

Para a proteção de seus Solrock contra danos de “sniper” como Inteleon V FST 78, Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, Jolteon VMAX EVS 51, Blastoise VMAX PR-SW SWSH103, temos o Manaphy BRS 41 que protege o seu banco reserva de danos de ataques causados pelo seu oponente graças a sua habilidade Wave Velt.

Cartas Trainer

Agora indo para a parte de cartas Trainer, analisando suas funções sendo aplicadas:

Loading icon

- A Irida ASR 147 é praticamente a única carta do tipo Supporter do baralho. Ela tem a finalidade de buscar um Pokémon de água e uma carta Trainer Item do seu deck e pôr na mão.

Então, basicamente, é você procurar o Manaphy BRS 41 para proteger seu banco, Radiant Greninja ASR 46 para o combo de descarte de energias e compra de cartas, e eventualmente o Pyukumuku FST 77 para usá-lo com a habilidade de compra dele, o Pitch a Pyukumuku, onde se você estiver com ele em sua mão, você poderá colocá-lo de volta para o deck, porém como a última carta no fundo do dec,k e então comprar uma carta (lembrando que não pode repetir essa habilidade no mesmo turno).

E com a busca de cartas Item como o seu segundo efeito, você pode procurar o Choice Belt BRS 135 para equipar no seu Lunatone e fechar danos.

Loading icon

- Fog Crystal CRE 140 é justamente para buscar energia psíquica ou um Pokémon psíquico na sua escolha, isso é, o Lunatone. Simples e direto.

Ad

- A carta Battle VIP Pass FST 225 é onde você pode acelerar seu turno para no começo da primeira rodada, se você for o primeiro a jogar, procurar por dois Pokémon básicos e por no seu banco, já garantindo aí dois Solrock para fazer uma energização dupla para seu Lunatone e adiantar o jogo.

- Rescue Carrier EVS 154 é para resgatar algum Solrock nocauteado ou um Lunatone, já que a carta faz o efeito de recuperar Pokémon com 90 de HP ou menos da sua pilha de descartes e colocá-los na sua mão, retornando o ciclo do seu jogo.

- Trekking Shoes ASR 156 é para o filtro do deck em que possa descartar energias, isso é, usando o seu efeito de que pode olhar a carta do topo do deck e escolher ficar com essa carta ou descartá-la. Se vier uma energia, é óbvio que você vai descartar para fazer a habilidade do Solrock de energizar o Lunatone!

Loading icon

- PokéStop PGO 68 é interessante também para ajudar na filtragem do deck e procurar por 3 Pokémon no topo do seu deck, isso é, olhando essas três cartas. Caso não ache esses Pokémon, você devolve essas cartas para o deck e as embaralha.

Porém, o oponente faz o mesmo. Então, se for garantir para pegar mais Solrock com isso, sempre tenha de antemão pegar o Manaphy BRS 41 para preservar seu banco reserva.

- De todas as cartas Pokéball do deck, vou só mencionar a importância da Hisuian Heavy Ball ASR 146 porque ela olha para as cartas prêmios viradas para baixo para a procura de um Pokémon básico e dali poder adquiri-la. Se obtiver sucesso, você vai substituir esse Pokémon que foi pego pela carta da Hisui Heavy Ball. Então, se houver o infortúnio de um Manaphy BRS 41 ou Radiant Greninja ASR 46 estarem nas cartas prêmio, essa Pokéball é sua salvação.

- Ordinary Rod SSH 171 é nossa reciclagem de recursos, voltando duas energias dos descartes para o deck e dois Pokémon também; e sempre podendo escolher ou as energias, ou os Pokémon, ou realizar ambos (e claro que você vai resgatar ambos).

Loading icon

- Cross Switcher FST 230 é justamente o "Boss's Orders", porém numa versão de carta Item, sem ser Supporter, o que não o faz perder uma carta do tipo Supporter no turno, aproveitando algum outro motivo de estratégia. Para usar o Cross Switcher FST 230, você precisa ter dois na sua mão para fazer esse efeito, puxando um Pokémon do banco do adversário para a posição ativa.

- E finalmente, uma das cartas-chave do deck, a bendita Choice Belt BRS 135, que lhe concede mais 30 de dano contra os Pokémon-V de qualquer tipo (seja V, VMax, VStar, VUnion) no qual o Pokémon esteja com ela equipado.

Arquétipos do formato

Vantagens

Como um deck prático e que tem apenas cartas que oferecem uma carta prêmio, ele não oferece muitos riscos para perder rápido o jogo, como são com as cartas do tipo V.

Além disso, temos uma simplicidade de energização e simbiose com as outras cartas, seguindo literalmente um roteiro, um “script” de como deve fazer as coisas, indo de A a Z sem enrolações e sem rodeios, e ainda podendo causar danos significativos de até 360 de dano, caso um Lunatone tenha todas as 11 energias ligadas a ele e ainda um Choice Belt equipado com ele, destruindo todos os Pokémon de HP alto do atual formato.

Ad

Desvantagens

Como o deck não tem muitas cartas de reciclagem de energia bruta como o Energy Recycler BST 124, se por ventura, seu oponente usar um Boss's Orders RCL 154 e puxar seu Lunatone estufado de energia (supondo, com 10 energias ligadas), é praticamente o fim do seu jogo.

Ou se, por acaso, o oponente conseguir dar um dano de “spread”, isso é, espalhar danos diretos no seus Pokémon do banco visando destruir seus Solrock e um potencial novo atacante como um segundo Lunatone e não ter garantido o Manaphy BRS 41, também acabou seu jogo. E pra piorar, combates contra Pokémon que usam contadores massivos de dano como Mewtwo V-Union, que usa 16 marcadores de dano, que pode redistribuir entre seus Pokémon, burlando o efeito de defesa da habilidade do seu Manaphy BRS 41, também é praticamente o fim do seu deck.

Conclusões

É um deck objetivo, bem simples e didático e qualquer um pode usá-lo (literalmente), e melhor de tudo: barato!

Bom para iniciantes que começaram agora a comprar cartas do Pokémon GO e quer conhecer o jogo, esse deck é útil para começar.

Mas claro, não espere ele ser um deck nível campeão de International ou Mundial, porque mesmo sendo forte com alto poder destrutivo, ele sofre muitos riscos e não tem muita segurança de reciclagens de recursos, sendo um deck de estouro a 8/80: se acertar o combo, acertou e segue o roteiro. Porém, se o oponente quebrar as pernas da sua estratégia, seu deck literalmente trava e não há o que se possa fazer, se caso vierem as desvantagens que citei acima.