Pokemon TCG

Конкурентоспособный

Standard: Decks de Scarlet & Violet para jogar na pós Rotação 2023

, обновлен , Comment regular icon0 comments

Confira nesse artigo decks para jogar após a rotação de 2023, com a validação das cartas "E" em diante, além dos decks do bloco Sword & Shield irão mudar e novas listas com Miraidon ex e Gardevoir ex!

Writer image

рассмотрено Tabata Marques

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG.

Com o ritmo voltado para a expansão Scarlet & Violet, já estamos perto da rotação, e hoje trago ideias de decks adaptados à exclusão das cartas com classificação “D”.

Apresentarei algumas listas que considero interessantes (livres para você poder mexer como quiser, afinal são ideias) que podem vir a ser úteis.

Decks para a Pós-Rotação 2023

Urshifu VMax (Single Strike) + Lugia VStar + Houndoom

Image content of the Website

Ad

(Arte por @_Helio_Art)

Decklist

Loading icon

Análise

Aqui nesse caso, apostamos na força bruta do Single Strike Urshifu VMAX BRS TG29 com seu segundo ataque, G-Max One Blow, que causa 270 de dano e descarta todas as energias ligadas a ele, mas esse dano não é afetado por quaisquer efeitos do Pokémon ativo do oponente.

Caso esteja usando as Single Strike Energy BST 183, o Pokémon toma 1 marcador de dano ao uso dessa energia. Isso cria um combo com a ferramenta Single Strike Scroll of Scorn BST 133, que concede ao Pokémon 10 + 10 de dano para cada contador de dano que houver no Single Strike Urshifu VMAX BRS TG29, sendo assim possível um dano massivo de 320 de dano do seu HP que pode ser usado, mais 10 do pergaminho, podendo ter 330 de dano por apenas 3 energias do tributo da ferramenta.

A energização dinâmica de múltiplas energias será devido ao Archeops PR-SW SWSH272 que será uma peça de recursiva, graças a habilidade do Lugia VSTAR SIT 211, o Summoning Star. Diante disso, dois Archeops poderão colocar as 4 energias especiais Single Strike ao Urshifu, e claro, o arquétipo dele (F) é para combater o arquétipo elétrico (L), que provavelmente será muito presente daqui por diante.

Urshifu VMax (Rapid Strike) + Lugia VStar + Octillery

Image content of the Website

(Arte por @_Helio_Art)

Decklist

Loading icon

Análise

Aqui apostamos na fluidez e golpes sniper do Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30 com seu segundo ataque, G-Max Rapid Flow, que causa 120 de dano a dois Pokémon do oponente (o banco não aplica fraqueza e resistência). Esse dano pode ser aumentado no banco em 30 pontos brutos com a presença do Passimian PR-SW SWSH115 contra Pokémon V ou GX.

E usando as Rapid Strike Energy BST 182, facilitará a energização do Pokémon com duas opções: com o Archeops colocando uma energia Spiral Energy CRE 159 e uma Rapid Strike Energy BST 182 (com o sistema do combo da habilidade do Lugia VSTAR SIT 211, o Summoning Star) ou até um quebra galho com o Octillery BST 178, que é acessível em buscar cartas de qualquer nome que tenha como Rapid Strike, procurando até por Apoiadores como Korrina's Focus BST 128 que será um “Draw Power” forte, visto que nesse formato haverá muitas manobras de descarte como a Ultra Ball BRS 186.

E aqui, é a mesma estratégia igual a sua contraparte do Single Strike: derrubar Pokémon do arquétipo elétrico (L), justamente por causa da predominância do formato que será abundante.

Mew VMax

Image content of the Website

(Arte por tomeko)

Decklist

Loading icon

Análise

Neste deck há poucas variações, como a presença da Forest Seal Stone SIT 156 para busca de recursos como um ataque VPower e alguns elementos que usem a Lost Zone como o Lost Vacuum LOR 217 para descartar uma ferramenta ou estádio em jogo como também o estádio Lost City LOR 161 para derrubar os Pokémon do oponente e eles não poderem ser reciclados nos descartes.

Ad

Esta lista não possui habitual da linha de Elesa's Sparkle FST 233 e Elesa's Sparkle FST 233. Foquei em colocar Pokémon contra desvantagens e “Mirror Matches”, como o uso do Drapion V LOR 118 para nocautear o Mew-VMax do oponente; assim como o Galarian Zapdos V BRS 182 nas partidas contra o arquétipo elétrico (L) que tenha Regieleki VMAX SIT 58 (e caso Drapion V e Galarian Zapdos V estiverem equipados com a ferramenta Sky Seal Stone CRZ 143, eles poderão comprar cartas prêmios a mais para os nocautes que fizerem).

Darkrai VStar (Dark Box)

Image content of the Website

(Arte por endless whispers)

Decklist

Loading icon

Análise

Esta pode ser uma possível oportunidade do arquétipo de trevas (D) poder ganhar o auge que merece, já que provavelmente serão bem predominantes os Pokémon psíquicos (P), e diante disso, talvez quem sabe, o Darkrai possa ganhar relevância, assim como outros bons atacantes do tipo como Gengar VMAX FST 157 e Umbreon VMAX EVS 95? Resta esperar como se desenrolará o formato daqui a alguns meses.

Miraidon ex

Image content of the Website

(Arte por 獏狗baku-inu)

Decklist

Loading icon

Análise

Chegamos ao ponto que Lugia VSTAR SIT 139 tem o seu terror declarado, com esse arquétipo que tem sua fraqueza ao tipo (L), e evidentemente essa expansão trouxe mais cartas de apoio para o tipo, fortalecendo ainda mais.

Temos o item Electro Generator como acelerador de energias, sem contar que o Flaaffy EVS 55 ganhará mais força com este arquétipo, depois do fracasso que se tornou com o deck de Rayquaza VMAX EVS 111 para fazer energização elétrica para o Pokémon.

Contamos com os atacantes Raikou V BRS 48 e Raichu V BRS 45, que se equipados com Sky Seal Stone CRZ 143, podem comprar cartas prêmios a mais contra Pokémon VStar e VMax, sendo bons atacantes básicos, sem falar do acréscimo de dano que o Regieleki VMAX SIT 58 oferece ao tipo básico elétrico.

Gardevoir ex

Image content of the Website

(Arte por bellavoirr)

Decklist

Loading icon

Análise

É um dos segundos decks favoritos do Japão pela presença do Gardevoir ex, que possui habilidade de ligar energias psíquicas (P) da pilha de descartes aos seus Pokémon, mas eles recebem dois marcadores de dano. Marcadores esses que podem ser realocados para o Pokémon do oponente com o Cresselia.

Um de seus atacantes principais são Zacian V CEL 16 e Drapion V LOR 118 contra partidas de Mew VMAX LOR TG30.

Radiant Charizard (Lost Box)

Image content of the Website

(Arte por テッシー12月開始のお仕事募集)

Decklist

Loading icon

Análise

Uma das de arquiteturas de deck do Japão que predominou nesses meses, ele também poderá ganhar notoriedade para o ocidente, colocando o Radiant Charizard CRZ 20 como um novo atacante complementar do deck de Lost Box.

Ad

Regigigas Family

Image content of the Website

(Arte por manuhamu)

Decklist

Loading icon

Análise

Com a perda das energias especiais como Speed Lightning Energy RCL 173 e Aurora Energy SSH 186, ele perderá um pouco de força, mas sua eficiência ainda permanece, visto que temos a carta Miriam (de Scarlet & Violet), que pode reciclar até 5 Pokémon da pilha de descartes de volta para o deck e ainda comprar 3 cartas em seguida, substituindo o Ordinary Rod SSH 171, que também irá rotacionar.

E caso esteja perdendo a partida, tem a ferramenta nova da expansão Defiant Band, que se o oponente estiver com poucas cartas prêmios para vencer o jogo, seus Pokémon ganham mais 30 de dano.

Considerações

Estas foram algumas ideias para montar decks e se preparar para a rotação, mas o futuro poderá ser bastante diferentes, já que com a chegada de Scarlet & Violet os decks podem sofrer muitas alterações conformeas necessidades para responder ao metagame, ou até mesmo por gosto pessoal.

Quais são suas opiniões acerca dessas novidades? Há algo em mente para ajustar nos decks? Deixe nos comentários abaixo!

Nos vemos na próxima.