Pokemon TCG

Deck Guide

Standard: 9 Decks com Twilight Masquerade!

, Comment regular icon0 comments

Confira sugestões de decks com a sexta coleção base de Scarlet & Violet, incluindo reformulação de decks antigos e decks novos.

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

Com o recente lançamento de Twilight Masqueradelink outside website em 24/05/2024, trago algumas sugestões diferentes de decks baseados em cartas dessa coleção, assim como alguns decks antigos que ganharam atualizações.

Sugestões de decks Novos comTwilight Masquerade

Dragapult ex

Ilustração feita por “drink amniotic”
Ilustração feita por “drink amniotic”

Decklist

Loading icon

Análise

Sendo um Pokémon dragão, ele não tem preocupações com danos por fraqueza, por não existir mais o tipo fada no formato.

Ad

A manutenção de energia é muito fácil por apenas duas energias (fogo e psíquico), e o Pokémon causa 200 de dano e ainda consegue colocar contadores de dano no banco do oponente. Isso é bom contra Pokémon básicos do meta, como:

Loading icon

Um dos poucos Pokémon que pode ser um “counter” desse efeitos de contadores é o Rabsca TEF 24.

Iron Thorns ex & Iron Hands ex - Upgrade com Twilight Masquerade

Ilustração original da Pokémon Company
Ilustração original da Pokémon Company

Decklist

Loading icon

Análise

Falando de decks ”Future Paradox”, ele é um aprimoramento do Turbo Boxlink outside website, com a adição do Tyranitar Paradoxal Futurista,

Sua habilidade garante o cancelamento de todas as habilidades dos Pokémon que tenham Rule Box em jogo (os seus e do oponente), com EXCEÇÃO dos Pokémon do tipo “Future”, caso esteja como Pokémon ativo -- sendo assim, um grande benefício para o seu lado em campo por conta dos Iron Crown ex TEF 81, que ajudam com os acréscimos de dano para Pokémon “Future”.

Raging Bolt ex - Upgrade com Twilight Masquerade

Ilustração feita por “yuzhongwho”
Ilustração feita por “yuzhongwho”

Decklist

Loading icon

Análise

E “voltando ao passado” sobre as Bestas de Johto Paradoxais, Raging Bolt ex TEF 123, o seu deck tem um novo aprimoramento de carga de energias práticas com um Pokémon básico, que é a estrela da nova coleção: teal-mask-ogerpon-ex-twm-25, que puxa Basic Grass Energy sv2 278 da mão para o Pokémon em si, facilitando o segundo ataque do Raging Bolt ex TEF 123, o Bellowing Thunder.

Greninja ex Terastal & Froslass

Ilustração feita por “ l_aciel”
Ilustração feita por “ l_aciel”

Decklist

Loading icon

Análise

O deck consiste em dar danos “snipers”:

Froslass TWM 53 tem a habilidade que entre os turnos, qualquer Pokémon que tenha habilidade recebem 1 contador de dano, exceto o Froslass; Como o meta está com muitos Pokémon de habilidades, principalmente os ex e V, agora que o estádio Path to the Peak CRE 148 rotacionou, é um prato cheio para o Froslass colocar dano na mesa.

Greninja ex TWM 106, além do primeiro ataque ser muito forte por ter um dano bom e ainda poder procurar qualquer carta no deck, o seu segundo ataque é para finalizar Pokémon danificados em campo. E sendo do tipo lutador com a mecânica “Terastal”, este Greninja pode nocautear facilmente Lightning Box e até mesmo Pokémon como Iron Hands ex sv4 70 e Iron Thorns ex TWM 77, nos decks de Future Box.

O deck tem a prioridade de evoluir o máximo de Snorut que puder para Froslass, uma boa opção de Maybe Board é a nova ACE SPEC que saiu em Twilight Masquerade, Hyper Aroma TWM 152. Também recomendo o uso do ACE SPEC Unfair Stamp TWM 165 para sabotar a mão do oponente.

Ad

Regidrago VStar - Upgrade com Twilight Masquerade

Ilustração feita por “otsumami_bu-bu-heaven”
Ilustração feita por “otsumami_bu-bu-heaven”

Decklist

Loading icon

Análise

Sendo mais um Pokémon com reaproveitamento, a novidades é a adição do Dragapult ex TWM 130 como uma opção de ataque para o Regidrago VSTAR SIT 136 copiar e ser uma dor de cabeça aos decks que dependem de “estágio 1 e 2” para criar um set-up de “passo a passo”, por conta do efeito dos contadores de dano do ataque Phantom Dive.

Blissey ex

Ilustração feita por “mahou_fushiginamamori”
Ilustração feita por “mahou_fushiginamamori”

Decklist

Loading icon

Análise

Com o meta sem o estádio Path to the Peak CRE 148, a Blissey ex TWM 134 brilha por conta da sua habilidade de transferência de energia básica, tendo sinergia com o Pokémon novo da coleção, o Munkidori TWM 95 - que pode mover 3 contadores de dano entre os Pokémon do oponente. Como a Blissey pode causar 180 de dano, é podemos ir derrubando rapidamente os Pokémon básicos “baby” de HP baixo, ou a longo prazo os Pokémon de maior HP.

Também temos apoio do Radiant Alakazam SIT 59 no processo, com sua habilidade Painful Spoons.

O efeito do ataque da Blissey ex TWM 134 é muito forte por garantir um “draw power” de até 6 cartas na mão! E isso sem falar da habilidade da Chansey sv3pt5 113, que pode realizar o seguinte combo: se este Pokémon for comprado no final de um nocaute como uma carta prêmio e seu banco não estiver cheio, pode colocar este Pokémon no banco, e ainda jogar uma moeda; e se o resultado der “cara”, você pode comprar uma carta prêmio a mais!

Hearthflame Mask Ogerpon ex

Ilustração feita por “qookidoe”
Ilustração feita por “qookidoe”

Decklist

Loading icon

Análise

Com o possível aumento de Pokémon de grama para dar “counter” no Charizard ex sv4pt5 54, tenho a sugestão do Hearthflame Mask Ogerpon ex TWM 40 para lidar contra os decks de Espathra exlink outside website e até mesmo contra o Teal Mask Ogerpon exlink outside website.

Hearthflame Mask Ogerpon ex TWM 40 ganha mais dano para cada marcador de dano que tem consigo, e seu segundo ataque é ótimo contra Pokémon evoluções, pois ele causa 280 - sendo capaz de nocautear todos os Pokémon VStar do formato num golpe só, como o Giratina VSTAR CRZ GG69 e Arceus VSTAR CRZ GG70.

Gengar ex - Upgrade com Twilight Masquerade

Ilustração feita por IA - Lora, CitronLegacy
Ilustração feita por IA - Lora, CitronLegacy

Decklist

Loading icon

Análise

Esse deck teve poucas modificações, e foi bastante citado nesse artigo quando foi lançado em Temporal Forceslink outside website.

Ad

O diferencial é a nova ferramenta, Handheld Fan TWM 150: “se o oponente atacar o Pokémon que estiver com esta ferramenta equipada, você pode mover uma energia daquele Pokémon atacante para algum Pokémon do banco do oponente.”

Assim, cria uma pequena forma de controle de energias do adversário, sem falar do próprio ataque do Gengar que também move energias do oponente!

Kingambit & Froslass - O Shogunato

Ilustração feita por “monaka -hc_pkmn-”
Ilustração feita por “monaka -hc_pkmn-”

Decklist

Loading icon

Uma opção para quem quer gastar pouco e se divertir com um deck “rogue”, que não é meta, mas pode surpreender.

Com a temática de Pokémon orientais (Kingambit sendo uma clara referência a um shogun, e Froslass sendo uma inspiração da lenda da Yuki-Onna), o deck consiste em colocar o máximo de contadores de dano na mesa e destruir todos os Pokémon que estiverem com 4 marcadores de dano no mínimo, com o primeiro ataque do Kingambit sv3 150.

Mas para que isso dê certo, a sua melhor partida é com os decks onde o oponente esteja lotado de Pokémon com habilidades, para que a habilidade da Froslass TWM 174 faça efeito.

Considerações

Quais são suas opiniões acerca dessas novidades? Há algo em mente para ajustar em seus decks? Deixe nos comentários!

Agradeço pela presença e leitura no site da Cards Realm. Até a próxima.