Olá a todos. Sou Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia. Saindo um pouco das questões de decks no formato Standard, mostrarei um pouco do formato Expanded, onde sua imaginação com possibilidades de montagens de decks são infinitas, pois são cartas das expansões do bloco Black/White (de 2011) até os dias atuais.
E com isso, vou trazer algumas sugestões com decks dos iniciais de Kanto: Venusaur, Charizard e Blastoise.
Hoje, falaremos do Blastoise VMax.
Blastoise VMax (Water Box)
Ad
Decklist Blastoise Expanded
Assim como todos os VMax citados nos artigos anteriores, nós temos o Blastoise como atacante principal, cujo HP é altíssimo e duradouro, além de que ele tem algo especial com dano de sniper, podendo escolher alvos no banco do oponente.
O primeiro ataque, Grand Falls, por três energias de água, causa 120 de dano base e ainda procura por 3 energias de água no deck, ligue-as a um de seus Pokémon da forma que quiser (o que é uma baita aceleração de energia).
Seu segundo ataque, G-Max Bombard, por quatro energias de água, causa 220 de dano e escolhe dois Pokémon do banco do oponente para causar 30 de dano como sniper.
É com esse dano sniper que podemos recorrer ao uso da Ferramenta Telescopic Sight VIV 160, onde ele concede mais 30 de dano para ataques snipers aos Pokémon do oponente que sejam do tipo GX ou V.
Pokémon recursivos
- Radiant Greninja ASR 46 tem a sua habilidade Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
Além disso, também serve como atacante sniper com seu ataque Moonlight Shuriken, onde que por duas energias de água e uma incolor, ele causa 90 de dano descartando duas energias no custo, afim de atingir dois dos Pokémon do oponente, e claro, se esses dois Pokémon forem algum GX ou V e estiverem no banco, esse dano pode aumentar com o Telescopic Sight VIV 160, podendo chegar a 120 de dano.
- Volcanion ◇ FLI 31 tem a habilidade Jet Geyser, que faz com que pelo menos uma vez ao seu turno, você pode descartar uma energia de água na sua mão para puxar um Pokémon do banco do oponente para a posição ativa, praticamente como um Boss's Orders RCL 154.
Além disso, seu ataque também serve como função de sniper. Sauna Blast, por três energias de água, causa 100 de dano e 20 de dano para todos os Pokémon do banco do oponente, e claro, novamente, se estiver presente algum GX ou V no campo adversário, o Telescopic Sight VIV 160 garante mais 30 de dano, dando 50 de dano com esse sniper.
- Lumineon V BRS 40 tem a sua habilidade Luminous Sign, que faz com que se invocado da sua mão e posto no seu banco, ele procura por uma carta Apoiador do deck. É praticamente o que o Tapu Lele-GX CEL 60 fazia na era Sun/Moon e o Jirachi-EX PLB 60 na era Black/White, só que para o arquétipo de água, que pode ser facilmente filtrado nas buscas com o uso de Irida ASR 147 ou Dive Ball PRC 125.
Além disso, ele pode ser um atacante com Aqua Return, por uma energia de água e duas incolores, causando 120 de dano e ele e todas as cartas ligadas a ele voltam para seu deck.
- Manaphy-EX BKP 32 tem a habilidade Aqua Tube, que faz com que qualquer Pokémon seu que tenha energia de água, tenha recuo zero, garantindo mobilidade fluída para seu jogo.
Cartas Trainer
Ad
- Irida ASR 147 serve para procurar um Pokémon de água e uma carta Item do seu deck, facilitando a busca de recursos, seja na procura do Blastoise-VMax ou até para os Pokémon recursivos do deck para montar seu set-up, seja o Lumineon-V para combar no próximo turno com busca de Apoiador, Manaphy-EX para mobilidade, etc; além de pegar Itens, como Dive Ball, Capacious Bucket ou outros que precise dependendo do momento.
- Melony CRE 146 é como se fosse a Welder UNB 189a, só que para o arquétipo de água: ela liga uma energia de água da pilha de descartes a um de seus Pokémon V, no caso especialmente para Blastoise-V e Blastoise-VMax ou Lumineon-V e nisso, compra 3 cartas do topo do deck. É um energizador e Draw Power ao mesmo tempo.
- Nessa VIV 157 é a reciclagem de 4 cartas numa combinação de Pokémon de água e energias de água da pilha de descartes para a sua mão.
- Roxanne ASR 150 serve para o Late Game indo ao End Game: se seu oponente estiver a três cartas prêmios ou menos para vencer o jogo, ambos embaralham as mãos para o deck, e o oponente compra apenas duas cartas e você compra seis cartas.
É a compensação do deck para causar um contra ataque pela lentidão da montagem dele, pois apesar não ser muito explosivo no poder de compra, é bastante previsível que tome muitos nocautes na partida, e com essa carta, podemos sabotar o oponente com um controle de mãos para o rumo final do jogo, dando chance de vantagem de poder virar a seu favor.
- Dive Ball PRC 125 é praticamente a Pokéball exclusivamente para procurar por Pokémon de água, não importa se é básico ou evolução. Simplesmente busca pelo arquétipo, o que é maravilhoso.
- Aqua Patch GRI 119 faz energizar uma energia de água na pilha de descartes a um de seus Pokémon de água no banco.
É basicamente a mesma coisa que o Dark Patch LOR 216 faz para os Pokémon sombrios e o Metal Saucer SSH 170 para os Pokémon metálicos, só que o Aqua Patch GRI 119 é para o arquétipo água.
- Trainers' Mail ROS 92 é uma carta item que faz com que procure nas 4 cartas do topo do deck qualquer carta do tipo Trainer, escolhe uma delas, revele-a ao oponente e coloque na sua mão, e depois, embaralhe seu deck.
- Capacious Bucket RCL 156 serve para procurar por duas energias de água no deck e pôr na sua mão.
- Switch Raft DRM 62 serve como um Switch aprimorado para o arquétipo de água que ao ser trocado, esse Pokémon recebe 30 pontos de cura no HP, fazendo o Pokémon durar com essa estratégia, que combina com o estádio que falaremos abaixo.
- O Stadium Rough Seas PRC 137 serve para curar entre os turnos 30 pontos de dano de seus Pokémon de água e elétrico, e justamente, dispensa apresentações.
Arquétipos do formato
Vantagens
Ad
Temos vantagem contra os Pokémon de fogo. Apesar de não ter um dano alto diretamente, sendo restrito apenas a 220 de dano como potencial máximo, nosso deck abusa dos danos snipers, o que é excelente, pois tem versatilidade em causar dano, deixando o oponente confuso para lidar com uma situação onde tem um Blastoise-VMax que energiza outros Pokémon e ainda causa esse dano sniper.
Isso sem falar de Radiant Greninja ASR 46 e Volcanion ◇ FLI 31, que fazem essa função como complemento.
Desvantagens
Apesar da consistência de Pokémon recursivos sendo todos básicos, diferente dos outros citados, como Venusaur VMax e Charizard VMax, ele é um pouco lento pela ausência de um Professor’s Research no deck, então o que compensa mesmo é depender do Lumineon V BRS 40 para buscar os Trainers do deck, como a Irida.
Decks de controle de mão que usem Judge FST 235, Marnie SSH 169, e cartas que façam controle no final de jogo como Roxanne ASR 150 e N NVI 92 podem ser chatos dependendo do rumo do jogo, mas diante da ausência de cartas que embaralhem seu deck, eles até podem te ajudar se vier alguém com esse tipo de recurso, mas mesmo assim, cuidado.
Estratégias com o arquétipo elétrico, como Pikachu & Zekrom-GX TEU 33, Raichu & Alolan Raichu-GX UNM 54, Boltund V RCL 67, Vikavolt V DAA 60, Raikou V BRS 48, Tapu Koko VMAX BST 51, isso considerando de ultra raras; e já de single prizes, os temores são decks como Raikou VIV 50, Zeraora UNB 60 com sinergia de Magnezone FLI 36 como energizador, Raichu CEC 67 no deck de Nuzzle (chamado no Brasil de “Deck Chamego”). E claro, o temível item Electropower LOT 172 em qualquer um desses decks que aumenta em 30 de dano cada uso desse item.
Decks que usem cards que travem habilidades de seus Pokémon com Rule Box, como a carta Path to the Peak CRE 148.
Oponentes que usem qualquer Pokémon com função de “Bench Protecter” como Manaphy BRS 41, Mr. Mime BKT 97, Mr. Mime PLF 47 e Mew UNB 76 para impedir seus danos snipers.
Conclusões
É um deck razoável, que se executado certo com Blastoise V evoluindo para Blastoise VMax o mais rápido possível nos primeiros turnos e com descarte de algumas energias de água para usar a Melony para energização, seu jogo fluirá muito bem, podendo fazer seu setup tranquilamente.
Não é o mais poderoso dos 3 iniciais em sentido de dano massivo ou de condições especiais, mas como dito, tem a versatilidade de distribuição de danos, que é algo interessante e diferente (que inclusive, pensando à frente, facilmente poderia entrar numa outra lista com Greninja VUnion!).
E então, você mudaria algo no deck? Gostaria de conhecer melhor algum arquétipo? Fique a vontade e comente abaixo. Até o próximo!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar