Há algumas semanas ocorreu o International em Londres, na Inglaterra, e vim trazer o deck do ilustre jogador Sander Wojcik, focado em controle.
Embora ele tenha ficado em trigésimo primeiro lugar na competição, é interessante analisar esses decks exóticos, pois a estratégia possui grande versatilidade e criatividade na montagem, e irei destrinchar os principais objetivos da lista.
Control Box - Sander Wojcik
Decklist
Pokémon “baby”
Miltank: atacante anti-Pokémon V
Ad
1) Habilidade- Miracle Body: previne danos de Pokémon que sejam do tipo V em geral.
2) Rout (C)(C): este Pokémon causa 10 mais 20 de dano para cada Pokémon no banco do oponente.
Aqui, pelo segundo ataque, Miltank entra como um ”counter” dos Pokémon V, o que atrasa o lado do oponente para lidar com Lugia VStar, Giratina VStar, Regieleki VMax, Mewtwo VUnion, por exemplo.
Yveltal: atacante removedor de energias especiais
1) Cry of Destruction (C)(C): descarte até 3 energias especiais do oponente em jogo.
2) Ataque - Dark Feather (D)(C)(C): este Pokémon causa 100 de dano.
Yveltal é counter do Lugia VStar por conta do uso demasiado de energias especiais no deck, e esse primeiro ataque quebra a estratégia de ligar energias do deck com Archeops SIT 147 e tirar os recursos de energias especiais do tipo Single Strike, Rapid Strike e Fusion Strike desses arquétipos.
Mawile: atacante que prende o oponente
1) Temptin Trap (C): o Pokémon do oponente não recua no próximo turno, e durante seu próximo turno, os ataques do Mawile causam mais 90 de dano (após de aplicar fraqueza e resistência).
2) Ataque - Bite (P)(C)(C): este Pokémon causa 90 de dano.
A questão aqui é prender alguns Pokémon que sejam pesados para bater ou que sejam de setup recursivo que estejam na posição ativa, como um Lumineon V, por exemplo.
Assim, você usa o combo do primeiro ataque para evitá-lo de usar recursos de recuo no braço pagando energias (só saindo com Escape Rope ou Switch); e no próximo turno usa seu segundo ataque (se estiver com as energias para tal) com 180 de dano.
Regieleki: reciclador de Trainers
1)Ataque - Eletromagnetic Sonar (C): coloque um Trainer da pilha de descartes na sua mão.
2) Ataque - Targeted Bolt (L)(L)(C): você precisa descartar duas energias elétricas (L) deste Pokémon para cumprir o efeito; e então este Pokémon causa 120 de dano em um dos Pokémon do banco do oponente (não aplique fraqueza ou resistência no banco).
O objetivo aqui é claro: recuperar os Trainers da pilha de descarte.
Pokémon “ultra raros”
Mimikyu V: o “marcador” de danos por cartas prêmios
1) Habilidade - Dummy Doll: quando esse Pokémon for jogado da sua mão para o seu banco, você previne todos os danos causados pelo oponente ao seu Mimikyu V até o final do turno do seu oponente.
2) Jealous Eyes (P): você pode colocar 3 marcadores de dano no Pokémon ativo do seu oponente para cada carta prêmio que o seu oponente já havia pego.
Ele serve como um Pokémon de “efeito” com looping de “lock damage” usando a combinação com Penny sv1 183. Vcê coloca o Mimikyu V como ativo, pinga os marcadores de dano, abusando da habilidade do turno do Pokémon que é imune a danos do oponente (e até passando por cima de decks que usam o Manaphy BRS 41) e repete o processo.
Supondo que o oponente tenha pego 4 cartas prêmios, por exemplo, o Mimikyu V pode colocar doze marcadores de dano no Pokémon ativo do oponente e sair como ileso, e quando sair do jogo, substituí-lo com o Miltank ASR 126, caso seu oponente seja um Pokémon V, travando o oponente; e com três cópias da Penny sv1 183, você pode repetir esse processo 36 vezes!
Ad
Ursaluna V: Pokémon tanker para aguentar dano e enrolar o oponente
1) Habilidade - Hard Coat: este Pokémon recebe menos 30 de dano de ataques do oponente (depois de aplicar fraqueza e resistência).
2) Peat Shoulder (F)(F)(F): esse ataque causa 220 de dano menos 10 de dano para cada marcador de dano que este Pokémon tenha.
Ursaluna serve para ganhar tempo para montar o Miltank ASR 126 e o Mimikyu V BRS 68. E caso sinta que ele vai ser nocauteado, mesmo que seu set-up não esteja pronto, use a carta Penny sv1 183 para resgatá-lo, mas o ideal é deixá-lo ser nocauteado para o oponente pegar duas cartas prêmios e “bufar” o ataque do Mimikyu V para poder colocar já seis marcadores de dano no seu ataque.
Rotom V: compra de cartas
Rotom V tem papel recursivo de compra de cartas, assim como seu outro parceiro Ursaluna V SIT 102, que serve apenas para ser sacrificado e “bufar” os ataques do Mimikyu V.
Crabominable V: destruidor de cartas do topo do deck do oponente
1) Trigger Avalanche (W): você descarta duas cartas do topo do deck do oponente.
2) Destroyer Punch (W)(W)(C): esse Pokémon causa 90 de dano mais 60 caso o oponente ativo tenha quaisquer marcadores de dano.
Mais uma vez, outro Pokémon que serve apenas para enrolar o jogo, visto que no deck a lista conta com uma energia de água apenas, ou seja, não tem como fazer o segundo ataque; contudo, o primeiro ataque pode ser feito já que ele tem a função de descartar o topo do deck do oponente, atrasando-o.
E quando Crabominable for nocauteado, ele também “buffa” o ataque do Mimikyu V.
Shadow Rider Calyrex V: “locker” de estádios e energias especiais
1) Shadow Mist (P): este Pokémon causa 10 de dano e o oponente não pode colocar energias especiais em seus Pokémon e nem estádios em jogo durante o seu turno.
2) Astral Barrage (C)(C)(C): esse Pokémon escolhe dois Pokémon do seu oponente e causa cinco marcadores de dano entre esses Pokémon.
Este é um atacante complementar junto com Mimikyu V no quesito de marcadores de dano e, ainda por cima, tem a função de controle de travar uso de energias especiais e estádios.
Pokémon recursivos
- Radiant Greninja ASR 46 tem Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
- Pyukumuku FST 77 possui a habilidade Pitch a Pyukumuku: se ele estiver na sua mão, você o revela e coloca-o no fundo do deck como a última carta para que compre a carta do topo do deck, mas não pode fazer esse efeito de habilidade mais de uma vez no seu turno.
- Manaphy PR-SW SWSH275 tem seu primeiro ataque, Pulling Currents, que força o oponente a sua mão e coloca até dois Pokémon básicos para o banco.
Ad
- Ditto CRZ 107 tem Sudden Transformation, copiando um Pokémon básico da pilha de descartes que não tenha Rule Box, ou seja, pode copiar os ataques de Pokémon como Miltank, Yveltal e Mawile.
- Ralts SIT 67 possui Memory Skip: você escolhe um ataque do Pokémon ativo do oponente e ele não pode usar aquele ataque durante o próximo turno.
- Kirlia SIT 68 tem a habilidade Refinement: você pode descartar uma carta da sua mão e comprar duas, como uma espécie de “draw power”.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 serve para olhar as 5 cartas do topo do deck. Você pega 3 cartas para a sua mão e as outras 2 serão descartadas para a Lost Zone.
A função aqui é filtrar o deck para não comprar cartas que sejam um peso morto durante as fases de “draw” ou até mesmo com o Kirlia comprando cartas.
- Zinnia's Resolve EVS 164 só pode ser usada se cumprir o requerimento de descartar duas cartas da mão. Se o fizer, você compra uma carta para cada Pokémon do oponente em campo.
- Acerola's Premonition BRS 129 serve para olhar a mão do oponente e compre cartas pela mesma proporção de cartas Trainer que achar lá.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para fechar um nocaute específico.
- Penny sv1 183 serve para resgatar um Pokémon básico e todas as cartas ligadas a ele de volta para a sua mão.
- Team Yell's Cheer BRS 149 é um reciclador que pega uma combinação de até 3 cartas de Pokémon e Trainer do tipo Apoiador da pilha de descartes para o deck.
- Flannery CRE 139 serve para descartar um Estádio em jogo e uma energia especial do oponente.
- Cyllene ASR 138 serve para reciclar quaisquer cartas do descarte, jogando duas moedas no processo. Se essas moedas derem cara, você pode pegar uma carta da pilha de descartes e colocá-la no topo do seu deck.
- Forest Seal Stone SIT 156 serve justamente para procurar qualquer carta do deck, porém é considerada uma habilidade VPower/VStar, ou seja, só pode ser usada uma vez durante o jogo. E essa ferramenta só pode ser equipada em Pokémon básico do tipo V.
- Hisuian Heavy Ball ASR 146 serve para procurar qualquer Pokémon básico que esteja nas cartas prêmio. E se achar, pegue aquele Pokémon e substitua-o por essa carta.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
- Level Ball BST 129 serve para procurar um Pokémon com 90 de HP ou menos do seu deck e colocá-lo no seu deck.
- Crushing Hammer sv1 168 serve para retirar uma energia do oponente jogando uma moeda, como forma de sabotar a energização dele.
Ad
- Trekking Shoes CRZ 145 serve para olhar a carta do topo do deck. Você pode escolher se quer pegar essa carta e colocá-la na sua mão; caso contrário, você pode descartar essa carta do topo e se o fizer, você compra a próxima carta do topo do deck.
- Pot Helmet BRS 146 só pode ser equipada em Pokémon que não tenham Rule Box. Ela ajuda na redução de dano com 30 pontos de dano (após aplicar fraqueza e resistência).
- Pal Pad sv1 182 serve como uma reciclagem de duas cartas Apoiadores da pilha de descartes para o deck.
Estádio
Stormy Mountains EVS 161 serve justamente entre os turnos (o seu e o do oponente) para buscar um Pokémon do tipo dragão ou elétrico do seu deck e colocá-lo no seu banco.
Energias especiais
Essa energia serve como uma redução de dano ao Pokémon no qual estiver com ela ligada, com 30 pontos de dano reduzidos de ataques de Pokémon V do oponente.
Essa energia tem a função da “Double Colorless Energy”, mas possui o revés de que você perde 20 pontos de dano em seus ataques, se estiver com ela equipada.
Arquétipos do formato
Vantagens
É um deck que depende do fluxo de como prevenir o oponente em se safar do controle do seu deck, então para os Pokémon V, esse deck é excelente poder sabotar os recursos.
Desvantagens
- Decks que tenham um equilíbrio entre Pokémon ex e V, já que como o Miltank só previne danos de Pokémon V, ela não previne de ataques de Pokémon ex.
- Se o oponente estiver usando o estádio Lost City LOR 161 contra você, pois se um Pokémon seu for nocauteado, não poderá reciclá-lo com a Ordinary Rod SSH 171, pois todo Pokémon que for derrotado com estádio vai para a Lost Zone.
- Deck que use o Temple of Sinnoh ASR 155 para sabotar energias especiais e Path to the Peak CRE 148 para cancelar habilidades do Mimikyu V, que é o coração do deck.
- Deck de “single prize” como Dondozo sv1 61.
- Deck de Lost Box.
- Deck que tenha Duraludon VMAX CRZ 104 como um dos atacantes principais.
Conclusões
É um deck bem interessante e complexo de se lidar, sendo bastante minucioso e bem difícil de fazer o combo certo na hora certa. Ele não é tão direto e agressivo como a maioria dos decks, pois precisa de tempo e um certo “timing” para prever os movimentos do oponente para ter tomadas de decisão precisas possíveis nos próximos turnos; mas não podemos de deixar de notar seu brilhantismo e ousadia.
Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment