Como funciona o Gym Leader Challenge?
Nesse artigo, trago explicações sobre o formato Gym Leader Challenge (GLC) com um guia de exemplos de decks. Este é um formato recém-criado por fãs, principalmente pelo jogador Andrew Mahone, que é dos Estados Unidos e veterano do formato há anos, além de ser uma figura bem presente na comunidade, participações como jogador também em competições oficiais e criação de conteúdo.
Caso queira conferir mais detalhes sobre este e outros formatos, basta clicar aqui.
Ad
O formato consiste em usar os Pokémon “baby” e seus potenciais, como era antigamente com as cartas na “era Wizards of the Coast”, isso é, sem ter cartas ultra raras como “ex”, “Lv.X”, “Prime”, “Legends”, “EX”, “M. EX”, “BREAK”, “GX”, “Tag Team-GX”, “V”, “VMax”, “VStar”, “VUnion” e qualquer outra carta que contenha “Rule Box” como “Prism Star” e “Radiant”.
O que um deck de GLC deve ter?
► Todo deck precisa ter 60 cartas.
►Energias básicas são ilimitadas, mas outras cartas podem no máximo 1 cópia com o mesmo nome. O que também chamamos de formato singleton.
► O deck precisa ter apenas um arquétipo, em resumo, não pode usar brechas com dois tipos ou mais.
Sobre tipagens duplas, o Volcarona STS 15 é aceito, desde que você escolha qual arquétipo do seu deck predominará, se será de grama (G) ou fogo (F); mas Pokémon que façam habilidades como a do Gallade CEC 82, só pode ser inserido no tipo psíquico (P), da mesma forma que o Blaziken DAA 24, que só pode ser inserido no tipo fogo (F).
Regras de vitória
► Comprar todas as seis cartas prêmios.
► Derrotar um Pokémon do oponente e ele não ter nenhum no banco para poder dar prosseguimento ao jogo.
► Se o oponente sofrer “Deck Out”, isso é, esgotamento do deck.
Lista de banidas do GLC
Sua filosofia de variedades é similar ao formato Expanded, mas com uma série de limitações, como não usar cartas ultra raras como “ex”, “Lv.X”, “Prime”, “Legends”, “EX”, “M. EX”, “BREAK”, “GX”, “Tag Team-GX”, “V”, “VMax”, “VStar”, “VUnion” e qualquer outra carta que contenha “Rule Box” como “Prism Star” e “Radiant”, para os Pokémon. Trainers com a raridade “Prism Star” também são banidas.
- Lysandre's Trump Card PHF 99 (vigente em 16/11/2021)
- Oranguru UPR 114 (vigente em 16/11/2021)
- Forest of Giant Plants AOR 74 (vigente em 10/01/2022)
- Chip-Chip Ice Axe UNB 165 (vigente em 08/06/2022)
- Hiker CES 133 (vigente em 08/06/2022)
- Kyogre SHF 21 (vigente em 11/11/2022)
- Pokémon Research Lab UNM 205 (vigente em 01/11/2023)
- Raikou VIV 50 (vigente em 01/09/2024)
- Marshadow SLG 45 (vigente em 01/09/2024)
- Duskull CEC 83 (vigente em 01/09/2024)
Decks para jogar Gym Leader Challenge
Apresentarei algumas listas que servirão como orientação para que você, leitor, se tiver interesse, possa utilizar de base para construir seu próprio deck! Algumas cartas, como Cynthia, Coloress, Marnie e N são cartas “Staple” no formato, e por isso podem vir a aparecer com frequência.
Grass Box
A proposta é bem simples: Venusaur SLG 3 entra com sua habilidade de duplicar efeitos das energias básicas de grama (G) para que então uma energia se torne com o efeito de duas e assim, os outros Pokémon podem atacar, e aí entra a energização delas com a habilidade do Rillaboom SHF 13.
Quanto mais energias estiverem em jogo, com a possibilidade virtual do efeito do Venusaur, o Sceptile CES 10 poderá bater 20 vezes a quantidade de energias de grama (G) ligada a todos os seus Pokémon.
Ad
Como alternativa de atacante, temos o Torterra BRS 8 que bate 50 vezes para cada Pokémon evoluído no seu jogo. Como a maioria tem mais de um estágio, é possível causarmos pelo menos 200 de dano com folga.
Fire Box
Da mesma linha de raciocínio dos Pokémon de grama com duplicação de energias básicas (como o do Venusaur citado acima), o Charizard PGO 10 faz o mesmo efeito com sua habilidade.
Aqui o descarte de energias de fogo é constante, e como só pode ter uma cópia de cada carta para recuperar energias, não poderemos utilizar dois Fire Crystal UNB 173. Com isso, o deck entra num sistema de reciclagem de energias constante com a habilidade do Blaziken DRM 6, para que ele retire dos descartes e ligue a um dos seus Pokémon do banco, sendo transferidas ao Pokémon ativo com a habilidade do Armarouge sv1 41.
Com essa sinergia, temos os atacantes Heatmor FST 41 e Volcanion UNB 25 para cumprir o papel, já que, com poucas energias, eles causam muito dano.
Water Box
Aqui tem a facilidade do Blastoise BCR 31 trazer mobilidade de energias básicas de água (W) da mão para seus Pokémon e da forma que quiser. Esse deck possui as funções de ”Spread e Sniper”, ou seja, espalhar dano e dar alvos nos oponentes, contando com Kyurem NVI 34 que causa 30 de dano em todos os Pokémon do oponente ou mesmo o Kyogre PRC 53 que causa 80 no Pokémon ativo do oponente e 10 de dano em todos os Pokémon do banco dele.
Entra também a linha evolutiva do Horsea BUS 29, Seadra LOR 36 e Kingdra BUS 31 que são os finalizadores, onde Kingdra pode causar 90 de dano com uma energia só.
É possível utilizar o Cryogonal EVS 43 para energizar o Piplup UPR 31 com o Rare Candy PGO 69 para evoluí-lo em Empoleon DEX 29 e bater 10 vezes a quantidade de Pokémon que estão no jogo (tanto os seus quanto do oponente), ou seja, causando 120 de dano por apenas uma energia!
Lightning Box
Assim como todo bom deck elétrico, deve haver carga dos descartes para seus Pokémon, - e temos consistência nisso com o Flaaffy EVS 55 e Eelektrik NVI 40, com suas habilidades que energizam Pokémon do banco. Ao mesmo tempo, o deck trabalha com “Spread” também, com Tapu Koko PR-SM SM30.
Como finalizador, temos a linha evolutiva do Shinx RCL 60, que é ótima e se torna agressiva ao ponto do oponente ter 3 prêmios restantes para ganhar o jogo, aumentando seu dano. Evoluindo para Luxray BRS 51, ele chega a causar 50 vezes o dano para cada energia ligada a todos os Pokémon do oponente, além de ser um bom “sniper” causando 110 de dano no Pokémon ativo do oponente e 30 no banco por apenas uma energia!
E para fechar danos constantes e marcadores, temos o Ampharos DRX 40: toda vez que o oponente for energizar seus Pokémon, aquele Pokémon toma 3 marcadores de dano. Isso ajuda a minar o oponente aos poucos.
Fighting Box
Esse arquétipo aproveita do próprio dano colateral da força bruta de seus Pokémon para se tornar sua força de ataque. Como, por exemplo, o dano do Whiscash RCL 100 que causa 140 de dano ao Pokémon ativo do oponente e 20 de dano aos seus Pokémon do banco, Donphan VIV 87 que causa 120 de dano ao Pokémon ativo do oponente, mas causa 20 de dano em todos os Pokémon do seu banco.
Ad
Isso fortalece ao Galarian Runerigus RCL 102 que usa os seus marcadores de dano para devolver ao oponente como uma “maldição”; e até mesmo a linha evolutiva do Mankey com o Primeape BST 67 que causa 50 vezes o dano para cada marcador de dano nos seus Pokémon em jogo, podendo chegar facilmente a 300 de dano, e sua evolução com o Annihilape sv1 109 que causa 70 vezes o dano para cada carta prêmio que o oponente pegou, sendo assim, 70 x 5 = 350 de dano!
Psychic Box
Aqui, a estratégia é o puro "Spread Sniper". O foco é espalhar o máximo de dano e contadores de danos possíveis, e para isso, temos o Weezing UNB 74 e Dragapult RCL 91, e como auxílio, o estádio Old Cemetery CRE 147, que sempre que qualquer jogador anexar uma carta de Energia de sua mão a um de seus Pokémon não-psíquicos, coloque 2 contadores de dano naquele Pokémon.
Como são Pokémon com poucos custos de energia psíquica (P), entra a Gardevoir NXD 57 com os mesmos princípios do Venusaur para os de grama e o Charizard para os de fogo: a habilidade de duplicar as energias básicas psíquicas, e com o apoio do estádio Dimension Valley PHF 93.
Para finalização de danos, temos o Blacephalon CEC 104 que pode variar com marcações de 4 contadores e 12 contadores se o oponente estiver com 3 cartas prêmios exatas no momento da partida, e com o jogo minado, Mimikyu LOR 80 entra como finalizador por causar dano na proporção de marcadores em jogo.
Darkness Box
Aqui a proposta é causar também ”Spread” e combinar com as possibilidades de envenenar o oponente.
Para ”Spread” temos o Absol ASR 97 que causa 10 de dano em todos os Pokémon do oponente; e caso haja uma forma de aumentar mais marcadores, usamos o Sableye UNM 133 que causa 10 de dano, mas que se por qualquer momento ele for acertado por ataques (mesmo que seja nocauteado no processo), ele deposita 8 marcadores no Pokémon que desferiu o golpe. Isso contribuirá para o Honchkrow GRI 79 que causa mais dano conforme a quantia de marcadores, além de também fazer ataque "sniper".
Temos também o Crobat SIT 105 que com seu segundo ataque, mesmo causando 10 de dano, se ele nocautear com esse ataque, ele pega mais 2 cartas prêmio do oponente, além de também ter o primeiro ataque que envenena.
E falando de veneno, temos o Toxapex SIT 115 que bate 130 de dano por uma energia caso o oponente esteja envenenado e ainda temos o Galarian Weezing RCL 113 como ótimo suporte de veneno e marcadores, além de travar habilidades.
Metal Box
Aqui o objetivo é mover energias para seus atacantes metálicos. Sabendo que Pokémon pesados como o Aggron UNB 125 segurarão o jogo com contra-ataques, você poderá perder essas energias com ele, por ele exigir de 3 a 4 delas, então usará o Bronzong BST 102 para a transferência e o Magnezone UPR 83 para energização da mão a um de seus Pokémon, finalizando com o Cobalion STS 74 para bater mais forte para cada carta prêmio que o oponente pegou.
Ad
Dragon Box
Este é, sem dúvidas, um dos arquétipos mais difíceis de montar, porque pede muitas energias diferentes e é difícil tentar encontrar um equilíbrio que lide com todas. Acabamos recorrendo a energias especiais, mas só podemos colocar uma cópia de cada uma delas. Ainda se torna mais complexo porque cartas como Lance Prism Star não podem ser usada nesse formato, e seriam de grande ajuda.
Mesmo que tenhamos a vantagem de por vezes não encontrar com tipo fada no formato (por ausência de opções de cartas), temos a dificuldade de colocação de energias, manter o equilíbrio de cartas de suporte para agilizar o processo e sempre priorizar cartas com menos gastos de energias possíveis para atacar rápido. Também tem a questão de que, se pegar cartas de Black/White, Mirror Matches contra dragões, será desastroso.
Nesse deck sugerido focamos mais na força bruta, mesmo que tenha o Dragonite TEU 119 como suporte de procura de cartas Apoiadores por turno, e o resto dos membros sejam apenas para ataques puros e objetivos.
Colorless Box
Este arquétipo difícil de montar por conta das energias para tributo. Mesmo que haja Pokémon com custo baixo, geralmente alguns dos melhores atacantes tem a média de 3 a 4 energias para bater, e não há aceleradores de energia como Gardenia's Vigor ASR 143 ou Welder UNB 189 somente para o tipo incolor.
A chave aqui é tentar achar o melhor atacante possível e o equilíbrio do custo de energia para tributo, e esse sem dúvidas usa e abusa de energias especiais para suprir essa demanda. A dificuldade é justamente o uso de uma cópia de cada, no caso do Double Colorless Energy SUM 136 e Twin Energy RCL 174 que ajudam muito e entre ressalvas a Double Turbo Energy BRS 151, e mesmo que ela perca 20 pontos de dano no uso, ainda, sim, supre os tributos necessários.
Aqui a minha escolha foi Lugia VIV 132 por ter um excelente dano de 250 e nesse formato, se tiver com mais cartas na mão, melhor. Todo mundo quer ter cartas na mão nesse estilo de jogo, e como o efeito do nosso ataque precisa que o oponente tenha 5 cartas ou mais na mão, é certeza que Lugia sempre baterá contra o oponente com esse dano massivo.
Finalizando
E agora é com vocês: o que acharam desse formato? As listas citadas ajudaram vocês a pensarem e terem mais ideias a respeito de criarem suas próprias formas de estratégias? Comente abaixo!
Até a próxima.
— Comments0
Be the first to comment