Hoje, trago uma proposta ousada com dano de spread, isso é, permear e espalhar marcadores de danos entre os Pokémon, passando por cima de Pokémon recursivos com a função de “Bench Protecter” como Manaphy BRS 41, Mew UNB 76, Mr. Mime BKT 97 e Mr. Mime PLF 47. Como o marcador de dano não é considerado como dano direto em si, podemos explorar essa via de ataque.
E com isso, vamos usar o Mimikyu VMAX BRS 69 em cooperação com o Espeon & Deoxys-GX UNM 72!
Mimikyu VMax + Espeon & Deoxys Tag Team-GX: Psychic Spread
Ad
Decklist
Mimikyu VMax: Atacante Principal
1) Ataque - Ominous Numbers (C)(C): você causa 4 marcadores de dano nos Pokémon do seu oponente da forma que quiser. Mas, se naquele turno, você jogou Acerola's Premonition BRS 129, você coloca 14 marcadores de dano ao invés de 4 entre os Pokémon do oponente.
2) Ataque - Max Shadow (P)(P): você causa 120 de dano e descarta uma carta aleatória da mão do seu oponente.
Aqui não há mistérios: nosso foco é usar o primeiro ataque, tendo jogado Acerola's Premonition BRS 129 no mesmo turno para poder distribuir 14 marcadores de dano nos Pokémon do oponente, logo, um total de 140 de dano que serão acumulados mais e mais, tanto pelo próprio Mimikyu VMax quanto pelo ataque GX do Espeon & Deoxys-GX UNM 72.
Espeon & Deoxys Tag Team-GX: segundo atacante
1) Ataque - Psychic Club (P)(C)(C): você causa 10 + 30 de dano para cada Pokémon do tipo (P) em seu jogo.
2) Ataque GX Cross Division (P)(C)(C) + : você causa 10 marcadores de dano entre os Pokémon do seu oponente. Mas se além de ter as energias principais necessárias para cumprir o tributo desse ataque com mais 3 energias adicionais, você colocará 20 marcadores de dano ao invés de 10!
O primeiro ataque dele é simpático, pois causa no máximo 160 de dano e ainda por ser um deck monotype, já ajuda muito; mas o melhor de tudo é seu ataque GX, que claro, com 6 energias, podemos colocar até 20 marcadores de dano no oponente. Se considerarmos os ataques do Mimikyu VMax com os 14 marcadores, teremos nessas contas um total de 34 marcadores de dano a serem distribuídos, ou seja, 340 de dano manipuláveis!
Shadow Rider Calyrex: um dos motores de energização dos seus Pokémon e ataque parcial
Aqui tem muitas vantagens na forma básica, pois o primeiro ataque é um excelente movimento para ter controle contra o uso de energias especiais e estádios, impossibilitando previamente jogadas do oponente.
O segundo ataque épara pingar alguns danos que podem ajudar no futuro para fechar alguns nocautes, com esses 5 marcadores de dano, que colaboram muito com o sistema de como o deck trabalha.
Shadow Rider Calyrex-VMax
Aqui há um fato interessante: o segundo ataque tem como foco poder bater com mais força para cada energia psíquica ligada a ele, como uma alternativa de atacante, e com isso, caso haja a necessidade de chegar a esse ponto, entramos com Gardevoir NXD 57 duplicando energias básicas psíquicas.
Dito isso, supondo que hajam 8 energias (P) ligadas ao seu jogo todo, totalizando um dano de 250 de dano (10 + 30 x 8), com a habilidade do Gardevoir NXD 57, essas 8 energias se tornam 16, logo, poderá causar 490 de dano num golpe (10 + 30 x 16)!
E sua habilidade é extremamente útil de energização e “draw power” .
Mão boa para começar o jogo
Ad
Seja o primeiro a jogar com essa mão, por causa do Ralts e Kirlia na mão, e siga esses passos:
1) Coloque o Shadow Rider Calyrex V CRE 74 na posição ativa, e depois o Ralts SIT 67 no banco e passe seu turno e torça para o oponente não te fazer embaralhar sua mão com Judge ou Marnie.
2) Quando chegar a segunda rodada, no seu turno de jogo, você já consegue usar Adventurer's Discovery FST 224 para procurar por 3 Pokémon V que quiser no deck, revelá-los e colocá-los na sua mão, e nisso, procurando logo por um Shadow Rider Calyrex V CRE 74 para por no banco, um Mimikyu V BRS 68 e aí o terceiro V pode ser Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75 ou outro Mimikyu V BRS 68.
3) Você evolui seu Ralts SIT 67 e evolua com o Kirlia SIT 68 que está na sua mão, usando sua habilidade para poder descartar uma carta da sua mão e comprar mais 2. Torça para que venha energia psíquica, pois se vier e tiver evoluído seu Shadow Rider Calyrex V CRE 74 ativo para Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75, pode utilizar a habilidade dele, Underworld Door, para energizar o Mimikyu V BRS 68 do seu banco e comprar mais 2 cartas. Passe o turno.
4) No próximo turno, com o Mysterious Treasure FLI 113, pode descartar Acerola's Premonition BRS 129 para procurar o Tapu Lele-GX GRI 60, ativar sua habilidade de procurar um Apoiador e procurar a carta Professor's Research SHF 60 para poder filtrar melhor seu deck e comprar 7 cartas.
Pokémon recursivos
- Kirlia SIT 68 entra por causa da habilidade Refinement, que faz com que descartando uma carta da mão, você compra duas cartas.
- Gardevoir CRE 61 tem a sua habilidade Shining Arcana, que faz com que olhe as duas cartas do topo do deck e se houver energias básicas nesse topo, você pode ligar aos seus Pokémon da forma que quiser, mas também se não houver energias, as cartas vistas no topo irão para a sua mão de qualquer maneira.
É justamente essa compra de cartas que é essencial para buscar alguma carta Trainer para manter o sistema de controle de compras.
- Gardevoir NXD 57 tem Psychic Mirage, que faz com que as suas energias básicas do tipo (P) forneçam duas energias (P) ao invés de uma.
Isso ajuda a maximar a quantidade de energias do seu deck, que são 12 energias básicas, e agora virtualmente 24.
- Tapu Lele-GX CEL 60 tem a habilidade Wonder Tag, procurando por uma carta Apoiador do seu deck e colocando na sua mão.
Além de ser um bom suporte, ele previamente pode ser um atacante com seu ataque Energy Drive. É bem útil, considerando que esse Pokémon não tem fraqueza.
Cartas Trainer
- Marnie SSH 169 serve para embaralhar as mãos dos respectivos jogadores para o fundo do deck. O oponente compra apenas 4 cartas do topo do deck, e você compra 5.
Ad
- Adventurer's Discovery FST 224 serve para procurar por 3 Pokémon V no seu deck e colocá-los na sua mão.
- Peonia CRE 149 serve para pegar 3 cartas prêmios e colocá-las na sua mão e após isso, você coloca 3 cartas da sua mão para substitui-las.
- Acerola's Premonition BRS 129 serve para o oponente revelar a sua mão para você. Você compra cartas adicionais para cada carta Trainer que estiver na mão do oponente.
- Roxanne ASR 150 é um N NVI 92 melhorado e mais destrutivo: se o oponente estiver com 3 cartas prêmios restantes para vencer o jogo, você pode jogar essa carta. Nisso, o seu oponente embaralha a mão e compra apenas 2 cartas, e você embaralha as suas no seu deck e você compra 6 cartas.
- Fog Crystal CRE 140 busca por um Pokémon básico do tipo psíquico ou uma energia básica psíquica do deck e coloca-a na sua mão.
- Mysterious Treasure FLI 113 é um Item que você descarta uma carta da mão para cumprir o tributo da carta: você procura por um Pokémon dragão ou psíquico do deck e coloca na sua mão.
Aqui sua busca é por Pokémon psíquicos.
- Trainers' Mail ROS 92 é um Item que serve para olhar as 4 cartas do topo do seu deck e procurar por qualquer carta do tipo Trainer (seja apoiador, item, ferramenta, estádio), colocando-aas na mão. As restantes voltam para o topo do deck e são embaralhadas junto.
- Float Stone PLF 99 concede isenção de recuo para o Pokémon no qual estiver ligada.
- Computer Search BCR 137 é uma ACE SPEC (uma carta especial que só pode ter uma cópia do tipo ACE SPEC no deck num todo), onde que você descarta duas cartas da sua mão para procurar qualquer carta que quiser no seu deck e colocá-la na sua mão.
Estádio
Durante o turno de cada jogador, vocês poderão pegar uma energia básica da pilha de descartes e colocá-las na sua mão.
É justamente esse resgate de energias psíquicas que precisa ser combado com o efeito da habilidade do Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75, Underworld Door, para poder energizar seus Pokémon do banco.
Arquétipos do formato
Vantagens
É um deck com a proposta de ter dano “spread”, ou seja, espalhar e ramificar esses contadores o máximo que puder, para fazer múltiplos nocautes possíveis.
Contra Pokémon de “single prize”, os ditos “baby”, é mais fácil de conseguir vencer a partida rapidamente, mas contra Pokémon VMax são pode ser complicado por causa de sua margem de HP alta, em torno de 300 de HP até 340 de HP. Mas com alguns recursivos de ultra raras como Eldegoss V RCL 19, Crobat V DAA 104, Lumineon V BRS 40, Genesect V FST 185 (isso considerando os Pokémon V), sem falar de outros do Expandido como Jirachi-EX PLB 60, Tapu Lele-GX GRI 60, estes são fáceis de serem alvos para múltiplas compras de prêmios.
Ad
Desvantagens
- Deck que use o Path to the Peak CRE 148 pode atrapalhar o Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75 com o uso do Underworld Door, precisando quebrar sempre com o estádio Training Court RCL 169.
- Deck com arquétipo sombrio para aplicar fraqueza, dobrando seus danos.
- Deck tanker que cure constantemente e que consiga repor energias para bater rápido, como Blissey V CRE 119, Togekiss VMAX VIV 141 ou Dracozolt VMAX EVS 59.
Nosso deck é bastante lento na montagem, e talvez isso possa nos frustrar em algumas partidas ou se tiver Pokémon que neguem efeitos de marcação de dano.
Conclusões
Nosso deck é um quebra-cabeça, que precisa criar um combo, aos poucos, montando recursos bem no início do jogo, até com um ritmo um pouco lento. Mas com todos os Pokémon devidamente montados e com uma boa energização para o Mimikyu VMax e garantindo o ataque GX do Espeon & Deoxys Tag Team-GX, os estragos serão avassaladores.
Agora é com vocês: o que acharam do deck? Fique a vontade para comentar abaixo!
Até o próximo.
— Comments0
Be the first to comment