Pokemon TCG

Review

Scarlet & Violet: Temporal Forces - Top 10 cartas Mais Bonitas do Set

, Comment regular icon0 comments

Acompanhe esse artigo catalogando as 10 melhores artes das cartas da coleção Temporal Forces, com uma variedade de estilos de muitos artistas que capricharam muito nessa edição!

Writer image

تمت مراجعته من قبل Tabata Marques

Edit Article

Com o lançamento de Scarlet/Violet: Temporal Forces, falarei da minha lista de cartas mais bonitas da coleção.

As 10 cartas mais belas da coleção Temporal Forces

10 - Drampa (Illustration Rare - 184/162)

Loading icon

Começando na décima colocação, temos um artista estreante, Mekayu, que tem um traço próximo do que seria a vertente de “ilustrações de livros didáticos infantis”. Oartista consegue selecionar bem esse traço delicado com Pokémon simples e mais amistosos esteticamente. Ele começou seu trabalho com esse Drampa TEF 184 junto com o Pidove TEF 133.

Ad

O interessante da escolha da arte, tratando do Drampa, se dá por duas inspirações:

- As temáticas dos dragões orientais chineses conhecidos como Zhulong, descrito como um rosto de um velho ancião no corpo de um dragão. Mas para apaziguar a questão estética, foi optado pelo dragão asiático conhecido como Loong.

- Me fez pensar sobre antigo filme The Neverending Story, sobre o lendário dragão que auxilia o protagonista, Bastian. Mas é uma hipótese minha.

Image content of the Website

9 - Gastly (Illustration Rare - 177/162)

Loading icon

Essa arte sensacional foi feita pelo Mousho, que começou também há pouco tempo, a partir da coleção especial ”151”.

O interessante dessa arte é que ela (provavelmente) foi inspirada no conto folclórico japonês conhecido como Hyakki Yakō (algo como ”O Desfile Noturno dos 100 Demônios”). Nessa tradição, fantasmas e youkais passam por ruas de cidades como uma procissão, nas noites de verão.

Image content of the Website

E como nessa arte mostra toda a linha evolutiva do Gastly numa multidão, e com o Meowth vendo tudo ao fundo com medo em um dos becos, representa muito bem esse conceito.

8 - Morty's Conviction (Special Illustration Rare - 211/162)

Loading icon

Arte de Megumi Mizutani, que é veterana dentro da empresa com muitas cartas, comoN FCO 105a, Winona ROS 108, Steven AOR 95, Lusamine CIN 110, Jessie & James HIF 68, Cynthia's Ambition BRS 169, Serena SIT 193, e recentemente, a Professor Sada's Vitality sv4 239.

Aqui, nesta arte de Morty's Conviction TEF 211, temos a representação de um dos líderes de ginásio de Johto, Morty, especializado no tipo fantasma, com seu Pokémon assinatura em um momento informal, dando um impressão mais descontraída do dia a dia.

7 - Litten (Illustration Rare - 167/162)

Loading icon

Outra artista novata na empresa, Makura Tami teve sua técnica de perspectiva digna de elogios, utilizando mais de 4 pontos de fuga, também chamada de “olho de peixe” .

Nessa arte, vemos um Litten descontraído em sua soneca e outro escondido entre os livros, em uma casa onde o dono ama gatos, porque consegue notar objetos com temas do Pokémon no armário.

6 - Meltan (Illustration Rare - 179/162)

Loading icon

Outro novato na empresa, a arte do Masa consegue trabalhar muito bem o realismo com o uso das cores, jogo de luz e sombras com o tipo de técnica que utilizou (provavelmente digital), e ainda ter a proeza de representar muito bem as faíscas caindo no chão em meio ao trabalho metalúrgico.

5 - Reuniclus (Illustration Rare - 171/162)

Loading icon

Atsushi Furusawa já é um nome conhecido, tendo feito cartas como Suicune V CRZ GG38e a arte promocional do Arceus V PR-SW SWSH204 para o jogo do Legends of Arceus.

A colocação se dá pelo uso brilhante da perspectiva inclinada e o efeito transmitido pela água do mar, com tamanha fidelidade com que é próximo do que é na vida real, porém de forma cartunesca. O efeito da espuma, transparência, a reflexão do corpo do Reuniclus boiando sobre a superfície, a refração da luz solar... foi tudo feito de forma magistral!

Ad

4 - Snom (Illustration Rare - 168/162)

Loading icon

Em quarto lugar, temos uma arte próxima ao estilo do REND, mas foi feita pela empresa N-DESIGN Inc., responsáveis por artes digitais, na sua maioria de muitos Pokémon ultra raros como V e ex no geral.

A beleza da carta está no corpo gélido do Snom, que como uma larva, conseguimo ver a sua cristalização por ser do arquétipo de gelo, trazendo o realismo.

3 - Cutiefly (Illustration Rare - 172/162)

Loading icon

Indo para a terceira colocação, temos a arte do REND, que não é nada mais e nada menos que um dos campões de artes do Grand Prix de 2022, com a arte do Arcanine PR-SW SWSH304.

Seu trabalho sempre coloca textura nos Pokémon com cuidado do realismo do ambiente sobre o corpo do Pokémon, por exemplo, no caso do Litten TEF 32, que podemos notar com muito carinho a luz solar atingindo os pêlos do Pokémon, o jogo de sombras do telhados e a diferença da sombra do corpo do Litten sobre o telhado.

E não se esperava menos desse grande artista, mostrando um bebedouro para os Pokémon beberem, o Pikipek e os Cutiefly compartilhando dessa água, que também é o ás dessa arte.

2 - Shiftry (Illustration Rare - 163/162)

Loading icon

Mais uma persona bem conhecida no meio do Pokémon TCG, SIE NANAHARA retorna aqui na menção por conta de seu traço estiloso e único por conseguir ilustrar artes com uma estrutura de arte similar ao ”Ukiyo-e” (tipo de pintura clássica japonesa).

Neste Shiftry TEF 163, temos a questão do resgate do ”Ukiyo-e”, notando o rastro de tinta nos movimentos do leque de folhas do Pokémon nessa pose dinâmica. Além disso, o próprio Pokémon é uma alusão ao teatro Kabuki.

Image content of the Website

1 - Gouging Fire ex (Special Illustration Rare - 204/162)

Loading icon

E temos em primeiro lugar, as artes do Teeziro, conhecido por trabalhos como Celebi V FST 245, Umbreon V EVS 189 e Caterpie sv3pt5 172.

O destaque de Teeziro é o cuidado com o ambiente/cenário que ele consegue transmitir em suas artes, com cores vivas e com muito detalhe, desde plantas, pedras e iluminação;

Entre as Bestas de Johto Paradoxais da coleção, temos o “Entei Paradoxal” mostrando a flora exótica no estilo jurássico, com a riqueza de flores e samambaias.

Conclusões

O que acharam da lista? Como montariam a sua composição das 10 melhores artes? Comente abaixo , será sempre bem-vindo.

Até a próxima!