Já que já sabemos desta novidade anunciada sobre a 5ª coleção base de Scarlet & Violet, Temporal Forces, podemos teorizar alguns decks usando o Gengar ex, que irá estrelar nesta coleção.
Temos uma mecânica de “contadores de dano” misturada com uma pequena pitada de “controle”, movendo as energias do oponente que irá ser sabotado.
Gengar ex: Teorias e Possibilidades
Decklist
Ad
Gengar ex: Conhecendo sua Mecânica
- Habilidade Corroding Curse: toda vez que seu oponente ligar uma carta de energia da mão em seu Pokémon, aquele Pokémon receberá 2 marcadores de dano.
- Trick Step: este ataque causa 160 de dano e você pode mover uma energia do Pokémon ativo do seu oponente para outro Pokémon no banco dele.
A definição da sua habilidade é clara: os decks que usam energias da mão (como Chien-Pao ex PR-SV 30) sofrerão, pois esse tipo de deck depende muito do Baxcalibur PR-SV 19 para mover as energias básicas de Água na mão, e cada Pokémon que receber essas energias de Água tomará 2 marcadores de dano.
Isso vale também para o deck de Iron Hands ex sv4 70 que usa esta mesma linha de raciocínio com o Baxcalibur PR-SV 19.
Outros decks que podem ser afetados são os que utilizam a linha do Xatu sv4 72 para mover energias, pois ele usa sua habilidade a partir do momento que tem uma energia da mão. Será outro alvo do Gengar ex.
Adicionalmente, esses contadores podem ser movidos com a habilidade do Radiant Alakazam SIT 59.
Sobre a Habilidade
É importante ressaltar que essa habilidade afeta seu oponente apenas seu ele mover energias da mão dele, e não por outros meios, por exemplo:
1) Os decks de Lugia VSTAR SIT 211 sempre usam o Archeops PR-SW SWSH272, então eles puxam energias especiais do deck e não da mão, o que quer dizer que estarão imunes a essa habilidade do Gengar ex.
2) Decks de Arceus VSTAR CRZ GG70 também puxam energias do deck para os Pokémon V, então também não serão afetados.
3) O próprio Charizard ex sv3 125 com sua habilidade Infernal Reign puxa 3 energias básicas de Fogo do deck diretamente, e também estará imune a esses marcadores de dano.
4) Pokémon de Fogo que usem o Magma Basin BRS 144 também estão imunes, porque a carta diz que a energia vem da pilha de descartes, e não das cartas da mão.
5) Pokémon “Ancient” que usem a Professor Sada's Vitality sv4 170 também não são afetados porque estes recebem energias da pilha de descartes.
6) Pokémon que recebem energias pela habilidade da Gardevoir ex sv1 86 também não são afetados porque a habilidade dela menciona que as energias usadas precisam vir da pilha de descartes.
7) Decks de Lost Box que usem o Mirage Gate LOR 163 também serão imunes porque as energias vêm do deck para seus Pokémon.
Sobre o Ataque
O Trick Step é bem útil - ele pode sabotar algumas energias específicas do oponente e redirecioná-las para outros Pokémon que não sejam uma ameaça.
Se por acaso estiver enfrentando um Arceus VSTAR PR-SW SWSH307, se ele estiver equipado com a Double Turbo Energy BRS 151 para acelerar seus ataques, você aplica o dano do Gengar ex, e move essa energia para outro Pokémon que não seja precise usar essa energia especial, atrasando a vida do oponente, por exemplo.
Versões da Linha Evolutiva de Gengar: Gastly e Haunter
Ad
Temporal Forces
Sobre o Gastly:
- Mysterious Beam (D): jogue uma moeda; se der cara, descarte uma energia ligada ao oponente ativo.
- Envelope Gas (D)(C): este ataque causa 30 de dano.
Sobre o Haunter:
- Poisonous Breath (D)(D): este ataque causa 30 de dano e o oponente está Envenenado.
Raging Surf - Sub Set japonês
Sobre o Gastly:
- Allure (C): compre uma carta.
- Will-O-Wisp (D)(C): este ataque causa 20 de dano.
Sobre o Haunter:
- Dark Slumber (D)(C): este ataque causa 40 de dano e o oponente está Adormecido.
Observação: não há confirmação, até a data desse artigo, se essas cartas do bloco Raging Surf estarão inclusas em Temporal Forces, porque essa expansão japonesa foi tão fragmentada para nós, do ocidente, que partes dela vieram para Paradox Rift, partes virão para Paldean Fates e partes virão (talvez) para Temporal Forces.
Gengar: Pokémon Recursivo de Mobilidade
- Habilidade Night Gate: uma vez no seu turno, você poderá trocar o seu Pokémon ativo por um de seus Pokémon do banco.
- Nightmare: este ataque causa 100 de dano e o Pokémon ativo do oponente está Adormecido.
É um excelente Pokémon para mover Pokémon, principalmente para promover outro Gengar ex como atacante e até o próprio Hisuian Samurott VSTAR ASR 102 para causar danos. Isso economiza um Switch sv1 194.
Hisuan Samurott V & VStar: Os Executores do Deck
No caso do Hisuian Samurott V ASR 101, ambos os ataques são razoáveis, e podem ser úteis nas seguintes situações:
- Com o primeiro ataque, você pode tirar as cartas Trainer do tipo ferramenta do oponente, que, no caso, pode ser uma Luxurious Cape sv4 166 ou uma Bravery Charm sv2 173, que são bem frequentes neste formato. Já que algumas ACE SPECS foram lançadas no formato de "ferramenta", essa abordagem é ainda mais útil.
- O segundo ataque também é simpático, mas você precisa descartar uma energia para usá-lo, o que pode ser contornado usando algum Pokémon do banco se usar a Dark Patch ASR 139 e acelerar esse atacante.
O executor bruto deste deck, Hisuian Samurott VSTAR ASR 102, tem um ataque bem claro: por duas energias (D)(D), ele causa 110 de dano e ainda causa mais 110 caso os Pokémon do oponente tenham quaisquer marcadores de dano. Ou seja, se combinarmos este ataque com a habilidade do Gengar ex, e até o dano que o Radiant Alakazam SIT 59 pode causar, será uma jogada bem destrutiva.
Além disso, temos a habilidade VSTAR do próprio Hisuian, que coloca 4 marcadores de dano em qualquer um dos Pokémon do oponente, o que te permite seus atacar mais facilmente e também distribuir dano mais facilmente.
Trainer: Análises das Cartas mais Relevantes para o Deck
Ad
Estádios
Como parte do coração deste deck, cada estádio tem seu objetivo:
- Gapejaw Bog ASR 142 tem o papel de “pingar dano” toda vez que algum jogador colocar um Pokémon básico em jogo, já distribuindo danos a longo prazo para Gengar ex intensificar seus próprios danos. Claro, basta um contador de dano para o Hisuian Samurott VSTAR ASR 102 causar 220 de dano.
- Pokémon League Headquarters sv3 192 tem a função de atrapalhar os Pokémon básicos atacantes do meta, como Iron Hands ex sv4 70, Roaring Moon ex sv4 124 e as safras novas de Pokémon “Ancient” e “Future”, para que eles sejam forçados a jogar mais energias da mão, e assim, ativar a habilidade do Gengar ex.
Além disso, alguns Pokémon dos decks de “Lost Box” como Cramorant LOR 50 e Sableye LOR 70, também serão prejudicados por este estádio.
Item
Partner Poffin será o substituto do Battle VIP Pass FST 225 devido à rotação que terá em abril. É uma forma excelente para buscar dois Pokémon de 70 HP ou menos, como mostrado acima, com a linha base do Gengar ex, o Gastly.
Ferramentas
- O papel da Technical Machine: Devolution sv4 177 é tirar de jogo os Pokémon ex que tem mais HP neste formato, mirando os Pokémon “base” que evoluíram por meio de Rare Candy PGO 69 ou aqueles que passam pela linha evolutiva sequencial, que regrede esses Pokémon. Isso os leva ao nocaute por causa desses contadores de dano, os "pingando" com a habilidade do Gengar ex e sincronizando com a habilidade do Radiant Alakazam SIT 59.
- A Technical Machine: Evolution sv4 178 serve para acelerar os Gastly do teu jogo, na ausência da Rare Candy PGO 69. Serve até mesmo para evoluir o Hisuian Samurott V ASR 101 para Hisuian Samurott VSTAR ASR 102.
ACE SPEC: Prime Catcher
Escolhemos esta carta justamente para sermos mais ofensivos, assim resgatando a mesma estratégia usada na época de Sun/Moon com o Guzma BUS 115: puxamos um Pokémon do oponente do banco para forcá-lo para a posição ativa, e usamos estratégias para promover um atacante seu que seja a melhor escolha, com a ajuda da habilidade Night Gate, do Gengar “baby”.
Vantagens
- Decks de Chien-Pao ex PR-SV 30.
- Decks de Iron Hands ex sv4 70 que usam o Baxcalibur PR-SV 19.
- Decks de Gardevoir ex sv1 86 pela fraqueza ao tipo Trevas.
- Decks de Alakazam ex PR-SV 50 pela fraqueza ao tipo Trevas (e se o deck não usar Pokémon como Mimikyu sv2 97, o que é bem difícil).
Desvantagens
- Decks do arquétipo Grama que possam bater pela fraqueza, como Meowscarada ex PR-SV 33 e Venusaur ex sv3pt5 3.
Ad
- Decks de Arceus VSTAR CRZ GG70 que usem Lucario VSTAR PR-SW SWSH214 e Leafeon VSTAR CRZ 14 como atacantes.
- Decks de Scizor sv3 205.
- Decks que usem o conceito de barreira “anti Pokémon ex e V”, como o Aegislash sv4 134 e Mimikyu sv2 97.
- Decks de Alolan Vulpix VSTAR SIT 34.
Conclusões
Como dito, é uma possível ideia de deck com uma estratégia de contadores de dano usando Gengar ex com Hisuian Samurott VSTAR ASR 102 ao seu favor. Essa ideia revitaliza esse Pokémon esquecido, que pode voltar com força devido a sua agilidade na hora de montar energias para pagar seus ataques, além de causar dano rápido e ser prático de colocar na mesa.
Essas cartas serão lançadas pelo final do mês de março, então não teria sentido colocar o Galarian Moltres PR-SW SWSH125 e Galarian Moltres V CRE 177, mesmo que sejam cartas “staples” indicadas para este deck, por mobilizarem energias de Trevas. Precisaria ser adaptado.
Então é isso: comente o que achou da proposta deste deck e suas impressões abaixo. Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar