Hoje falaremos do astro, Regidrago-VStar, que permite copiar ataques dos Pokémon do tipo dragão da pilha de descartes, semelhante ao raciocínio do Mewtwo & Mew-GX UNM 71, só que aproveitando alguns Pokémon de blocos anteriores.
Confira abaixo!
Regidrago VStar + ADP Tag Team GX + M. Charizard X EX: Versão Aggro
Essa lista pode ser alterada conforme o seu gosto com as escolhas de Pokémon e objetivos.
Nessa versão principal, optei por algo mais agressivo e direto, abusando do poder do M Charizard-EX FLF 69 além da energização dinâmica que o Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 oferece, além de dano adicional e coleta de prêmios a mais graças ao seu ataque GX - Altered Creation.
Ad
Seria possível contruir versões de controle como Tool Lock, Energy Lock e Stadium Lock com Giratina-EX AOR 57, ou Spread Damage com a combinação do Noivern V EVS 117 e finalização de marcadores de danos com o Garchomp & Giratina-GX UNM 146.
Nessa lista, resolvi não incluir Double Dragon Energy ROS 97, por gosto pessoal para evidenciar um pouco o combo da Gardenia's Vigor ASR 143 com o Professor's Letter XY 123.
Decklist
Regidrago VSTAR
1) Ataque - Apex Dragon (G)(G)(F): o Pokémon pode escolher um ataque dos seus Pokémon do tipo dragão na pilha de descartes e copiá-lo.
2) Habilidade VStar - Legacy Star: você descarta as 7 cartas do topo do deck. Você escolhe duas que irão para a sua mão e as outras irão para o descarte.
Com isso definido, o mais importante é justamente ele ter essa capacidade de copiar os ataques dos Pokémon dos descartes, e a variedade é imensa:
Arceus & Dialga & Palkia Tag Team-GX
1) Ataque - Ultimate Ray (W)(M)(C): causa 150 de dano e energiza até 3 energias do seu deck para um de seus Pokémon da forma que quiser.
2) Ataque GX - Altered Creation (W)(M): se usar uma energia metálica para o tributo, você ganha mais 30 de dano para todos os seus Pokémon em campo durante todo o jogo. Porém, se além da energia metálica, ter também uma energia de água ligada, além do benefício anterior, você compra uma carta prêmio a mais para cada nocaute de um Pokémon do oponente durante todo o jogo.
Esse é o coração da estratégia, pois o Regidrago VSTAR SIT 136 vai poder receber o benefício do ataque GX, assim copiando os outros atacantes.
Mega Charizard X EX
1) Ataque - Wild Blaze (F)(F)(D)(C)(C): você causa 300 de dano e ainda descarta 5 cartas do topo do seu deck.
Com esse dano bruto, praticamente garante enfrentar os Pokémon VMax do formato se aparecerem, além de que, considerando que tenha feito o ataque GX de Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156, você estará causando 330 de dano de uma vez só!
E mesmo que haja o revés dos descartes, para um lado é bom porque pode ajudar a descartar alguns Pokémon do tipo dragão do deck, agilizando o processo do combo.
Há a possibilidade de trocar para o M Rayquaza-EX ROS 61, que também causa 300 de dano no seu ataque e só descarta duas energias no processo (fica a seu critério).
1) Ataque - Chaos Wheel (G)(P)(C)(C): você causa 100 de dano e o oponente no próximo turno não pode jogar cartas Item do tipo Ferramenta, nem Estádio e nem energias especiais.
Considerando que tenha feito o ataque GX de Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 (ADP), você está causando 130 de dano e ainda fazendo uma jogada de "controle" contra a mão do oponente.
Ad
1) Ataque - Crushing Punch (W)(F)(C): causa 120 de dano.
2) Ataque GX - Darkest Tornado (W)(F)(F)(C): descarte 3 energias ligadas a este Pokémon. Se o fizer, você causa 220 de dano a um dos Pokémon do oponente.
Considerando o ataque GX de ADP, você no primeiro ataque está causando 150 de dano e no segundo, estará causando 250 de dano, além de destruir qualquer Pokémon suporte que exista como Tapu Lele-GX GRI 60, Dedenne-GX UNB 57, Crobat V DAA 104, Eldegoss V RCL 19, Lumineon V BRS 40 ou Jirachi-EX PLB 60, além de estar pegando mais uma carta prêmio a mais por eles.
1) Ataque - G-Max Pulverization (F)(M)(M): você causa 220 de dano e esse ataque não é afetado por quaisquer efeitos do Pokémon do oponente.
Considerando o ataque GX de ADP, você estará causando 250 de dano.
1) Ataque - Rolling Iron (W)(M)(C): você causa 220 de dano e durante o próximo turno, você recebe menos 80 de dano por ataques do seu oponente.
Considerando que tenha feito o ataque GX de ADP, você estará causando 250 de dano e ainda com o benefício de redução de dano, que é algo muito bem-vindo.
Pokémon recursivos
- Mew CEL 11 entra como sua habilidade Mysterious Tail.
É bom para agilizar nas buscas da Ultra Ball BRS 150 e da Quick Ball SSH 179, além da Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 para agilizar o combo de descartes dos dragões.
Também procura o Professor's Letter XY 123 para agilizar a busca de energias de grama para usar a Gardenia's Vigor ASR 143 dos Regidrago VStar no banco.
- Jirachi-EX PLB 60 usa sua habilidade Stellar Guidance. A vantagem dele é que pode voltar para sua mão com o Scoop Up Net RCL 165 e repetir o efeito quantas vezes quiser.
}- Radiant Greninja ASR 46 tem a habilidade Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
- Exeggcute PLF 4 tem a habilidade Propagation, que faz com se ele for descartado de alguma forma, pode voltar para a sua mão, sendo perfeito por conta do combo de busca de recursos com a Ultra Ball BRS 150.
Cartas Trainer
- Gardenia's Vigor ASR 143 utiliza a energia grama para aceleração. Você compra duas cartas e se o fizer, você liga duas energias de grama da sua mão para um de seus Pokémon no banco.
- Serena SIT 164 é basicamente a Sightseer LOT 189, só que mais aprimorada e com mais opções.
- Thorton LOR 167 serve para trocar um Pokémon básico por um que está na pilha de descartes. E todas as energias, ferramentas, condições especiais, danos, etc, que estiveram marcados com o antigo Pokémon, irão para o novo.
É para aqueles casos onde sua mão não começou como deveria com o Regidrago V na frente e veio um Pokémon indesejado como o Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 ou Garchomp V ASR 117.
Ad
- Float Stone PLF 99 é uma carta Ferramenta excelente, pois concede recuo zerado ao Pokémon que estiver ligado.
- Scoop Up Net RCL 165 serve para recolher um Pokémon do jogo de volta para a mão, que não seja GX ou V no geral, podendo assim reciclar o Mew CEL 11 e o Jirachi-EX PLB 60 e reativar suas habilidades quando postos em jogo novamente.
- Ordinary Rod SSH 171 é a reciclagem de recursos de energias básicas e Pokémon no seu descarte, podendo escolher uma das duas opções ou ambas.
- Town Map BKT 150 serve para revelar todas as cartas prêmios viradas para baixo, facilitando a escolha dos prêmios por nocaute dos Pokémon do oponente.
- Energy Recycler BST 124 serve para reciclar até 5 energias básicas do descartes de volta para o deck. Visto que o deck tem apenas 10 energias, isso facilita bastante o reaproveitamento.
- Pal Pad SSH 172 serve para reciclar cartas do tipo Apoiador, principalmente a Gardenia's Vigor ASR 143, que há apenas 3 cópias.
- Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 é essencial para a rotatividade do deck: ela permite que faça o descarte de 3 cartas que quiser do deck para a pilha de descartes e é isso que deve fazer com os Pokémon que serão usados como base de ataques do Regidrago VSTAR SIT 136.
- Training Court RCL 169 serve para buscar uma energia básica da pilha de descartes e pôr na sua mão.
O foco é reciclar as energias de grama para fazer o combo com Gardenia's Vigor ASR 143 e reciclar também as energias de fogo, escassas no deck.
Arquétipos do formato
Vantagens
É um deck muito agressivo que concede altos danos facilmente, chegando de 300 a 330 (considerando o GX do ADP); tem a questão do controle e trava de recursos do oponente usando a cópia do ataque do Giratina; tem dano “sniper” por conta do Garchomp. É um deck multi uso e bem satisfatório de usar.
A minha escolha de não usar as Double Dragon Energy ROS 97 é por esses fatores:
- Conseguir enfrentar o Duraludon VMAX EVS 123 do oponente;
- A mesma situação acima, só que com o Alolan Persian-GX CEC 129 que também tem imunidade de dano com sua habilidade com Pokémon que tenham energias especiais ligadas;
- O temível Beedrill CRE 3 devido ao seu ataque que nocauteia na hora qualquer Pokémon que tenha alguma energia especial ligada ao Pokémon ativo adversário.
E temos os bônus de que os Pokémon dragão da nova geração não tem fraqueza ao tipo fada, tirando mais uma dor de cabeça nesse quesito de “danos dobrados por tipagem em desvantagem”.
Desvantagens
- Mirror Match onde o oponente pode bater mais rápido com o Regidrago VStar.
- Deck que dê One Hit KO como Yveltal SHF 46 ou decks que usam dessa base de veneno, como Alolan Raticate PGO 42 e Raticate BREAK BKP 89.
Ad
- Decks que usem o Apoiador Pokémon Ranger STS 104, que pode cancelar o efeito do ataque do Altered Creation do ADP.
Conclusões
É um deck fantástico, com muita agressividade e danos altos, podendo ir de frente contra Pokémon VMax, VUnion e até alguns GX como Magikarp & Wailord-GX PR-SM SM166 ou algum Pokémon Tag Team-GX que tenha 270 de HP e use o Fighting Fury Belt BKP 99 para ganhar mais 40 de vida, ficando com 310 de vida. O único que dará trabalho, talvez, seja o Eternatus VMAX DAA 117 por ter 340 de HP.
Além da agressividade massiva com danos, ele consegue travar o oponente, prejudicando-o a baixar energias especiais, estádios e ferramentas. Isso sem contar o dano por “sniper”, o que é muito bem-vindo pra qualquer deck e todo jogador gostaria de ter essas versatilidades em um único baralho.
Qualquer observação, estou disponível nos comentários! Até o próximo.
— Comentarios0
Se el primero en comentar