Já que o lançamento de Scarlet & Violet: Paradox Rift está próximo, decidi separar os Pokémon que podem ser muito relevantes na coleção.
Além de novos ex (seja com Pokémon básicos, evoluções e das mecânicas Terastal), temos também a novidade dos “Pokémon Paradoxos”, que nessa coleção ganharam mais destaque, se aproximando mais com o que foi mostrado no VGC.
Top 10 Pokémons de Scarlet & Violet: Paradox Rift
10 - Altaria ex
Ad
Altaria ex entra nessa colocação por ser um complemento para o Regidrago VSTAR SIT 136, já que aumenta as opções de Pokémon do arquétipo Dragão para ele copiar. Pode copiar o ataque da Altaria, o Light Pulse, causar 140 de dano e ainda previne efeitos do Pokémon defensor. Numa situação de luta de decks contra o Eiscue ex sv3 42, cujo ataque Scalding Block tem o propósito de não deixar o oponente atacar no próximo turno, o Altaria ex passa por cima. O Regidrago VSTAR SIT 136, como copia todo o ataque dos Dragões nos descartes, incluindo seus efeitos, não sofrerá o revés do Eiscue ex sv3 42.
Outra situação útil é contra o Giratina VSTAR CRZ GG69, que pode usar o seu ataque VStar, e Regidrago VSTAR SIT 136, ao copiar o Altaria ex, não sofre o efeito.
9 - Bombirdier ex
Bombirdier ex entra com uma proposta interessante no seu primeiro ataque, Fast Carrier, que é uma espécie de Battle VIP Pass FST 225: você pode usar o ataque mesmo sendo o “primeiro a jogar” - “passando por cima da regra” e podendo atacar naquele turno. Assim sendo, procura por três Pokémon básicos e coloca-os no seu banco, acelerando o setup de jogo.
Seu segundo ataque, Shadowy Wind, é uma forma de recuo estratégico. Após executada sua missão principal de setorizar o banco com Pokémons, para que ele não se torne um alvo de nocaute de 2 Cartas Prêmio de forma gratuita ao oponente, além de causar o dano base (130), você recolhe ele e todas as cartas ligadas a ele para sua mão.
8 - Skeledirge ex Terastal
Com esse Pokémon, temos 3 oportunidades boas:
1) Como sua forma Terastral é do tipo Metálico, o Skeledirge ex pode bater na fraqueza do Chien-Pao ex PR-SV 30, um dos Pokémon mais frequentes no metagame.
2) Seu ataque é simpático por passar por cima de efeitos do oponente - por exemplo, em casos que diga que “o Pokémon do oponente tem imunidade contra seus Pokémon que forem evoluções”, ele ignora isso e causa os 160 de dano.
3) O mais importante: sua habilidade (descartando uma energia básica de Fogo da sua mão, todos os seus Pokémon em jogo naquele turno ganham mais 60 de dano contra o Pokémon ativo do oponente) é uma adição excelente para o arquétipo de Fogo. Pode até acabar entrando no deck do próprio Charizard ex sv3 125, para começar com um bom pontapé de 240 de dano (180 de base + 60 do efeito da habilidade).
7 - Froslass ex Terastal
Aqui entra um ponto interessante devido ao seu tipo Grama como forma Terastal: ela é um counter perfeito para o tipo Trevas no formato, atrapalhando decks de Charizard ex sv3 125, que tem essa fraqueza.
Sendo assim, o ataque Frost Bullet, ao invés de causar 140 de dano, causará 280 pela fraqueza aplicada contra o Charizard ex sv3 125; além do efeito de que a Froslass ex pode escolher um Pokémon do banco do oponente e causar 20 de dano.
Ad
Pode jogar até com o Wo-Chien ex sv2 27 ou com os mais comuns de aparecer, como o Meowscarada ex PR-SV 33, que tem a habilidade de descartar uma energia de Grama da mão para colocar um marcador de dano (ajudando no combo), além do seu ataque.
Além disso, a habilidade da Froslass ex, Evanescent, é de muito útil - se ela for nocauteada, você pode jogar a moeda e, se der cara, o oponente pegará apenas uma Carta Prêmio ao invés de duas.
6 - Garchomp ex Terastal
É um Pokémon bem eficiente:
1) É um energizador prático.
2) Tem recuo zero.
3) Tem ataque sniper.
É isso que o Garchomp ex possui! E seu ataque Hydro Lander, por apenas uma energia Lutadora, além de causar 160 de dano, pega 3 energias Lutadoras básicas e as liga aos seus Pokémon do banco da forma que quiser. É um ótimo acelerador.
Além disso, o ataque Sonic Dive causa 120 de dano em qualquer Pokémon do oponente, cumprindo a regra de descartes de duas energias.
O custo/benefício dessa carta, combinado com outro Garchomp ex montado, é pago porque, ao usar o segundo ataque, pode recuar o atacante com um novo, fazendo o “looping” do primeiro ataque (Hydro Lander) e recarregando o outro Garchomp ex.
5 - Iron Valiant ex
Sua habilidade Tachyon Bits transfere o Iron Valiant ex do banco para a posição ativa, e você pode colocar dois marcadores de dano em um dos Pokémon do oponente.
Isso abre margem para duas ações:
1) Usar o Radiant Alakazam SIT 59 ao seu favor, para poder usar também a habilidade Painful Spoons com mais uma forma de combo de contadores de dano.
2) E usar a Clefable ex sv3 82 como auxiliar no custo de recuo do Iron Valiant ex, com a habilidade Lunar Zone, já que o ataque do Iron Valiant ex, Laser Blade, tem o efeito revés de “não bater no próximo turno” ao usá-lo; recuando o Pokémon, tira ele da posição ativa.
4 - Mewtwo ex Terastal
Aqui temos duas vantagens:
1) Sua tipagem Terastal, Elétrica, bate de frente contra Lugia VSTAR SIT 211, Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, e Blastoise ex sv3pt5 200.
2) Seu segundo ataque, Photon Kinesis, causa 10 + 30 de dano para cada energia Psíquica ligada aos seus Pokémon.
Então temos três possibilidades de combos de energizadores antigos e conhecidos:
- Shadow Rider Calyrex VMAX ASR TG30, como um acelerador prático, além de ser um bom atacante; e ainda é um Pokémon de 310 de HP.
- Gardevoir ex sv1 86 como outro energizador, mas com riscos de causar marcadores de dano ao ter as energias do descarte sendo usadas como forma de aceleração.
- Gardevoir CRE 61, que é uma boa adição, pois se as cartas do topo do deck não forem energias, garantirá ao menos “draw de recursos”.
E aí vem a graça da nova coleção: a presença do Xatu, que, graças a sua habilidade, cumpre um papel de energização da mão para um de seus Pokémon no banco, e de quebra compra 2 cartas.
Ad
3 - Roaring Moon ex
Por pouco essa carta não chega ao primeiro ao segundo lugar, mas ele é extremamente forte, pois é um dos Pokémon de efeito de “instant KO” além do Hisuian Zoroark LOR 76 e do Giratina VSTAR CRZ GG69.
Seu ataque, Frenzied Gouging, parece ter um custo “pesado”, pois são (D)(D)(C), mas, nessa expansão, temos estas cartas como opções novas:
Professor Sada's Vitality energiza dois Pokémon Ancient do seu jogo e tem um ótimo “draw power” de 3 cartas.
A segunda opção é o Morpeko, com seu ataque que, além de causar 70 de dano, move duas energias de Trevas ligadas nele para um de seus Pokémon no banco.
Temos também, no formato, o apoio de combos como o Dark Patch ASR 139, assim como a habilidade do Galarian Moltres V CRE 97 com a combinação do Energy Switch sv1 173.
2 - Gholdengo ex
Essa carta está nessa posição do pódio por duas razões:
1) É ótimo como “draw power”, pois, com sua habilidade Coin Bonus, por turno, você compra uma carta; e se por acaso ele for o Pokémon ativo, você compra mais uma carta.
Dentro do formato, temos como opções de compras o Radiant Greninja ASR 46 e Bibarel BRS 121, então esta carta é uma boa alternativa em adição a eles.
2) Gera explosão de dano e praticidade de montagem, pois o seu ataque Make It Rain pede como tributo apenas uma energia básica Metálica (que também pode ser compensada com a Luminous Energy sv2 191) e causa 50 de dano para cada energia básica descartada na sua mão.
Temos Superior Energy Retrieval sv2 189 para recuperar as energias perdidas no descarte e colocá-las na sua mão, até 4 energias, e com isso ter a garantia de 200 de dano.
Temos também outra opção de recuperação: Energy Retrieval sv1 171, que segue a mesma lógica.
1 - Iron Hands ex
E para encerrar a lista dos principais, Iron Hands ex merece destaque no pódio por causa do seu segundo ataque, Amp You Very Much (L)(C)(C)(C), que tem o seguinte efeito: se nocautear um Pokémon do oponente com ele, você compra uma Carta Prêmio a mais.
Então vamos para a análise:
1) O custo de tributação de energias incolores pode ser pago facilmente com o maior energizador de aceleração rápida do formato; Baxcalibur PR-SV 19.
2) Caso ele lide contra Pokémon que tenham fraquezas ao tipo Elétrico, os Pokémon VStar mais comuns do atual formato, como o Lugia VSTAR SIT 211 e Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, são alvos fáceis.
Ad
Como eles tem 280 de HP, o ideal seria:
- Se o Iron Hands ex estiver com uma Choice Belt sv2 176, os seus 120 de dano se tornam 150 de dano, e logo, 300 se aplicando essa fraqueza - assim, você comprará três Cartas Prêmios ao mesmo tempo.
Considerações Especiais
Hoopa ex Terastal
O seu primeiro ataque, Energy Crush (D)(D), causa 50 vezes o dano por energias acumuladas aos Pokémon do seu oponente.
Isso pode ser útil para os Pokémon da linha do Arceus VSTAR CRZ GG70 e variações, que são obrigados a colocar mais energias em campo para preparar seus Pokémon V. Além disso, o Hoope ex Terastal é do tipo Lutador, que bate dobrado pela fraqueza do próprio Arceus VSTAR CRZ GG70 e do Slaking V PGO 58.
Tsareena ex Terastal
É uma carta bem subestimada para o público, mas é um ótimo princípio de decks de estratégias “stall”, graças ao seu primeiro ataque, Icicle Sole (G), que deixa o Pokémon adversário escolhido com 30 de dano.
No formato, temos Panic Mask LOR 165, que impede que o oponente ataque o Pokémon que estiver com essa carta equipada caso ele tenha HP inferior a 40 pontos.
Além disso, para ajudar na estratégia “stall”, temos o Toy Catcher EVS 163, que é extremamente forte e foi esquecido desde seu lançamento.
Aegislash
Temos aqui outro Pokémon excelente como adição ao time dos “anti Ultra-Raros”, assim como Mimikyu sv2 97 e Miltank ASR 126.
Seu ataque é bem simpático, pois ignora quaisquer efeitos do oponente, como, por exemplo:
- Se houver um Pokémon do oponente que use um ataque que o diga que “previne de danos de ataques do oponente”, o Aegislash passa por cima disso e ataca de qualquer jeito.
- Ou quando há um Pokémon do oponente que use um ataque que diga “previna dano de Pokémon evoluídos do oponente”, o Aegislash passa por cima desse efeito.
Além do custo de energias ser prático de montar, uma (M) e uma (C), ele consegue dar 120 de dano, o que é mais que suficiente para derrubar o Chien-Pao ex PR-SV 30 por causa da sua fraqueza ao tipo Metálico.
Iron Bundle
Aqui temos duas vantagens:
1) Sua habilidade, que serve como um Boss's Orders BRS 132 contra o oponente, mas o oponente escolhe a troca do Pokémon que será promovido ao ativo. Porém, essa habilidade só pode ser feita se o Iron Bundle estiver no banco. No processo, ele é descartado, com todas as cartas ligadas a ele.
2) Seu ataque possui o seguinte efeito: “Pokémon do oponente que sejam evoluções” não podem atacar no próximo turno - o que é uma boa forma de controle, pois o formato tem bastante evoluções, como Charizard ex sv3 125, Blastoise ex sv3pt5 9, Alakazam ex PR-SV 50, Meowscarada ex PR-SV 33, Mew VMAX LOR TG30, Arceus VSTAR CRZ GG70, Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, Giratina VSTAR CRZ GG69, Lugia VSTAR SIT 211 e muitos outros.
Ad
Iron Jugulis
Esse Pokémon é excelente para entrar em sinergia com o Baxcalibur PR-SV 19, um dos melhores energizadores práticos do formato, já que os dois ataques do Iron Jugulis pedem somente energias incolores.
O ataque Homming Headbutt (C)(C)(C) é excelente porque ele causa 50 de dano em 3 Pokémon do banco do oponente, e é bastante forte para um ataque sniper sem precisar descartar energias, como o Radiant Greninja ASR 46.
Seu segundo ataque, Baryon Beam (C)(C)(C)(C)(C), possui dano relativamente “baixo” dentro do formato para lidar contra as cartas ultra raras. É bom contra os Pokémon “baby”, mas ainda assim o custo é muito alto. Se estiver com a ferramenta Future Booster Energy Capsule consigo, ele tem o custo de apenas 3 energias incolores, o que o torna muito melhor.
Essa ferramenta, se equipada aos Pokémon Future, concede recuo zero e ainda um acréscimo de 20 de dano, subindo o valor do Baryon Beam para 170 de dano, o que torna o ataque excelente.
Xatu
Será um dos melhores energizadores de energia Psíquica que temos no formato, pois, além disso, a habilidade do Xatu pode também comprar duas cartas.
Toadscruel
O destaque é pela sua habilidade, no estilo de “controle”, que impede que o oponente de reciclar de cartas da pilha de descarte por meios de cartas Trainer e/ou por habilidade de Pokémon.
Ou seja, contra decks de Blastoise ex sv3pt5 9 e Chien-Pao ex PR-SV 30 que vivem de Superior Energy Retrieval sv2 189 em seus combos de recuperação de energia, eles não poderão usar essas cartas. Pode até fazer o requerimento de descartes de duas cartas da mão para tentar puxas as energias básicas, mas não poderá pegar essas energias.
Importante: Super Rod sv2 188 será travada pelo Toadscruel.
Jirachi
Sua habilidade Stellar Veil imuniza seus Pokémon do banco contra danos vindos de “efeitos” do oponente.
Enfatizei bem a questão dos ”efeitos”, pois é algo que o Manaphy BRS 41 não consegue proteger, porque ele só previne “danos sniper”, o que é o terror de um Pokémon em especial do formato: Sableye LOR 70, por conta de seu ataque ser por efeito de contadores de dano.
Logo, o Jirachi se torna o “counter” do Sableye LOR 70, e é uma boa opção para os jogadores usarem contra Lost Box.
Kingdra
O primeiro ataque, Whirltide, é o que nos interessa, pois olha as 6 cartas do topo do deck e revela-as. Esse dano causa 60 vezes as energias encontradas por lá e ainda pode escolher qualquer Pokémon do oponente, seja ativo ou do banco (no banco, não poderá aplicar fraqueza ou resistência); e então, as demais cartas que não forem energias voltarão para o deck, mas as energias serão descartadas.
Ad
Para esse tipo de estratégia, o uso da Energy Recycler BST 124 é fundamental para circular essas energias de Água o quanto precisar.
Conclusões
O que acharam da lista? Quais cartas acredita que terão mais notoriedade na nova coleção? Concorda com a lista ou discorda? Comente abaixo a sua opinião.
Até a próxima.
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert