Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia. E com o retorno de alguns decks do formato Expandido/Expanded, irei falar a respeito de um deck que na época de Sun/Moon: Unified Minds (no formato Padrão/Standard, em 2019), tinha o objetivo de descarte de Pokémon para causar mais dano possível, e estamos falando do Chandelure, que marcou muito a época para o arquétipo fogo, como um deck simples e prático para ser montado.
Mas agora com atualizações de três anos praticamente, com novos Pokémon de fogo que apareceram nesse meio tempo, como o Charizard de Sword/Shield: Vivid Voltage, temos uma opção de um segundo atacante muito forte que causa 300 de dano e que pode ser invocado direto no jogo! E com essas novas adições de cartas para deixar o Chandelure potente, vamos falar do deck para o formato Expandido/Expanded com essas novas alterações.
Ad
Então, vamos analisar o deck dele e entender como funciona.
Chandelure: Dynamic Burning Pokémon
Deck List
Chandelure: O Atacante Mais Importante
1) Ataque - Spirit Burner (F): esse ataque causa 10 de dano mais 60 para cada Pokémon que for descartado nas cinco cartas do topo do deck. E esses Pokémon que forem descartados, você poderá escolhê-los para colocar no seu banco.
Ele é um dos mais vitais atacantes do deck. Simplesmente tem um dano bruto absurdo que de graça, ele por uma simples energia de fogo, pode causar até 310 de dano (caso as cinco cartas sejam descartadas sejam Pokémon), podendo nocautear a maioria dos Pokémon VStar que possam aparecer e dar dor de cabeça para alguns Pokémon-VMax, como o Mew VMAX FST 114.
E com seu efeito de colocar Pokémon descartados no banco, você pode pegar Pokémon evoluções de estágio 1 e 2 diretamente e pôr sem a parte burocrática de evolução desde a forma básica. Então, com essa vantagem, podemos colocar Pokémon que possam auxiliar em efeitos recursivos de recuo, energização, efeito “catcher” e adição de ataque, no caso em respectivo do Ninetales FST 31, Blaziken DRM 6, Volcarona SLG 13 e Incineroar UNB 29.
Além disso, temos o Lampent RCL 32 da coleção Sword/Shield: Rebel Clash, que é um adianto para a sua partida, pois graças a sua habilidade Top Entry, se ele for comprado no seu turno, no início do jogo, e se seu banco não estiver cheio, você poderá colocá-lo diretamente. E isso ajuda na aceleração da evolução por meio da Dusk Stone UNB 167, batendo de forma agressiva nos primeiros turnos.
Ainda assim, mesmo o deck sendo um pouco “lento” em sua montagem (eu optei em não colocar um Oricorio-GX CEC 95, por mais que seja um Pokémon bom para aceleração de compras para cada Pokémon nocauteado - o que é bem comum nesse deck, porque ele dá dois prêmios ao oponente, e meu foco é manter a vantagem dele ser “Single Prize”), ainda podemos contar com a “compra” de recursos com Rosa CEC 204 mais do que com o Raihan EVS 152, porque a Rosa compra até carta Trainer, acelerando o seu andamento de jogo, e ela dá três opções: Pokémon, carta Trainer e energia, enquanto o Raihan só energiza uma carta da pilha de descartes e procura uma carta qualquer no deck, e bom, são três efeitos contra dois.
E falando de cartas adicionais, aí entramos com Leon VIV 154 que veio justamente para aumentar dano durante o seu turno. Aí entramos na utopia de tentar bater 340 num turno só, usando o ataque de 10 + 60 para cada cinco cartas descartadas, dando 310, e disso, mais os 30 do efeito do Leon VIV 182 dando 340. E nisso, ele consegue até destruir o Pokémon-VMax com maior HP do jogo: Eternatus VMAX DAA 117.
Charizard: O Segundo Atacante Cooperativo Com Dano Bruto
1) Habilidade - Battle Sense: você pode olhar as três cartas do topo do seu deck. Escolha uma para colocá-la na sua mão e as restantes serão descartadas.
Ad
2) Ataque - Royal Blaze (F)(F): esse ataque causa 100 de dano mais 50 para carta Leon na pilha de descartes.
E aqui entramos com a novidade que mais mudou de forma significante no deck: o Charizard entra como o segundo atacante com o ataque alto com a máxima de chegar a 300 de dano - e claramente, o objetivo é descartar todos as cartas Leon VIV 154 , e disso temos três métodos para fazer a queima dessas cartas:
1) O próprio Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 que serve para pegar três cartas do deck e descartá-las, além de filtrar com esses Trainers para não atrapalhar o ataque do Chandelure UNM 30 para fazer o efeito de queima do topo do deck com maiores chances de serem Pokémon.
2) O próprio estádio Giant Hearth UNM 197 que pode descartar uma carta da mão (que queremos que seja o Leon VIV 154) e procurar por duas de fogo no deck, e como o deck possuí apenas oito cartas de energias, sendo escassas, o melhor é preservá-las na sua mão para não sofrer a perda delas no descarte do Chandelure UNM 30.
3) O próprio ataque do Chandelure UNM 30, o Spirit Burner, para descartar as cartas Leon VIV 182 de certa forma.
Boas Mãos Para Começar O Jogo
Aqui nesse caso hipotético dessa simulação, temos uma Rare Candy PGO 69 que ajuda a evoluir o Litwick direto para Chandelure, isso é, usando o Pokémon Communication TEU 152 como forma de troca do Lampent da mão para substituí-lo para o Chandelure (isso quando não vier a Dusk Stone).
Nessa outra simulação, temos o Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92, que ajuda a descartar logo três cartas do Leon VIV 154 para filtrar bem o deck e eliminar essas cartas para não se tornarem uma pedra no caminho de uso de Apoiador do turno que poderia usar outro mais adequado como o Bill's Analysis TEU 133 - este também está na sua mão, para poder fazer outras jogadas, logo após de usar o Battle Compressor.
E ainda temos o Pokégear 3.0 SSH 174, para puxar algum Apoiador essencial do deck e colocá-lo na sua mão para não perdê-lo no descarte do ataque do Chandelure.
Pokémon recursivos
- O Ninetales FST 31 entra aqui com sua habilidade Byway of the Nine-Tailed Fox, que faz com que seus Pokémon de fogo tenham isenção de duas energias incolores no recuo.
Isso é bom para poder não sofrer com trava de mobilidade que o oponente possa fazer de forma ardilosa e suja (geralmente de deck de controle) de colocar uma Boss's Orders BRS 132, Guzma BUS 115, Escape Rope BST 125 ou até mesmo o Cross Switcher FST 230 para puxar um Pokémon “pesado”, já que o deck não tem Switch. A sua única preocupação é o Charizard VIV 25 que precisa de duas energias para bater e tem três energias de recuo, que aí serão isentas duas energias, gastando apenas uma para recuar - já que todos os Pokémon do deck tem exatamente duas energias de recuo, então o seu recuo é zero.
Ad
- O Blaziken DRM 6 entra aqui com sua habilidade Firestarter, que faz com que seja possível reciclar apenas uma energia de fogo (sentido unitário) da pilha de descartes para um Pokémon seu do banco.
- O Volcarona SLG 13 entra aqui com sua habilidade Heat Cyclone, que faz com que durante seu turno, você possa puxar um Pokémon do banco do oponente para a posição, literalmente um Boss's Orders BRS 132.
E na minha opinião, decidi colocá-lo do que o Ninetales TEU 16, porque esse Ninetales depende de descartes de duas energias de fogo da mão para poder utilizar sua habilidade de “catcher”, e pode ter momentos no seu jogo em que você não terá energia de fogo (mas lembre que é sempre bom manter para não perder nos descartes do ataque do Chandelure para garantir a vinda dos Pokémon para serem descartados no processo), e pode ser chato não poder usar a habilidade como chave de vitória por falta de uma “peça” desse grande recurso.
Então, diante disso, sou da filosofia do “garanta-se com o mais seguro possível”, e, portanto, a minha escolha vai para o Volcarona.
- O Incineroar UNB 29 entra aqui com sua habilidade Strong Cheer, que faz com que todos seus Pokémon ganhem mais 30 de dano contra o Pokémon ativo do oponente.
E esse Pokémon é maravilhoso para potencializar os danos, visto que dentro da nossa margem hipotética, digamos que num turno, você conseguiu aplicar o Chandelure descartando os cinco Pokémon do topo do deck. Com isso você tem 310 de dano, e mais com os 30 do Incineroar, você já tem aí a possibilidade de causar 340 de dano de uma vez! - e isso sem mencionar que se por acaso jogar o Leon VIV 154 no mesmo turno, você tem mais 30 de dano, causando os impressionantes 370 de dano!
E o melhor de tudo? O Charizard pode fazer o mesmo. Colocando essa hipótese de jogo: com a potência de 300 totais que ele pode exercer caso todos os Leon estejam nos descartes mais o Incineroar dando mais 30 de dano - causando 330 de dano.
E mais: tem a possibilidade que haja uma jogada mais interessante onde que, tendo três cartas Leon VIV 154 garantidas no descarte, venha o quarto Leon para ser jogado como o Apoiador daquele turno, e você garante a soma do dano ao usá-lo naquele turno e sendo ele descartado ao mesmo tempo, chegando ao total de 80 (30 do turno e 50 do efeito de descarte), assim sendo, 330 de dano num golpe, e com o Incineroar no banco, você já tem os 30 adicionais da habilidade do mesmo - podendo chegar a 360 de dano!
Cartas Trainer
- Leon VIV 154 serve para aumentar seu dano naquele turno em 30 pontos de dano a mais.
Ela é vital para seu Charizard VIV 25 ganhar potência de dano, isto é indiscutível e óbvio.
- Rosa CEC 204 serve para procurar recursos. Ela só pode ser jogada se um Pokémon seu foi nocauteado no turno anterior. Nisso, você procura por um Pokémon, uma carta Trainer e uma energia básica, revela-os e coloque-os na sua mão.
Ad
- Bill's Analysis TEU 133 serve para olhar as sete cartas do topo do deck e procurar por duas cartas do tipo Trainer e colocá-las na sua mão.
- Brock's Grit TEU 135 serve como reciclagem de Pokémon e energias. Você escolhe uma combinação de até seis cartas entre Pokémon e energias básicas da pilha de descarte e voltá-as para o deck.
- Pokégear 3.0 SSH 174 serve para procurar dentro das sete cartas do topo do deck uma carta Trainer do tipo Apoiador e colocá-la na sua mão.
- Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 é uma carta item que faz com que escolha para o descarte três cartas do seu deck.
Basica e unicamente tem a função de descartar as cartas Leon VIV 154 e filtrar o deck.
- Dusk Stone UNB 167 serve para procurar no deck esses Pokémon (Mismagius, Aegislash, Honchkrow, Chandelure), podendo ser até GX, para evoluir um de seus Pokémon em jogo de imediato (e você pode usar essa carta durante a sua primeira vez no turno ao jogar).
Basicamente é para acelerar a evolução do Lampent para Chandelure no mesmo turno.
- Rare Candy PGO 69 serve para avançar a evolução de um Pokémon básico logo para o estágio 2. Ela só pode ser jogada no turno posterior ao que colocou seu Pokémon básico em jogo.
Ela é muito situacional, no caso de que possa haver a possibilidade de evoluir pulando o Lampent entre Litwick para Chandelure, mas não é uma regra obrigatória seguir esse caminho, mas sim apenas uma alternativa caso a Dusk Stone demore a vir.
- Pokémon Communication TEU 152 serve para trocar um Pokémon da sua mão por outro no deck e substituí-lo, revelando-o para o oponente e colocando na sua mão este novo Pokémon.
É outra forma de aceleração do filtro do deck para procurar mais Litwick e colocá-los o mais rápido possível ou procurar a sua linha evolutiva para acelerar a evolução.
- Fire Crystal UNB 173 faz buscar da pilha de descartes por três energias de fogo e coloque-as na sua mão.
É essencial que mantenha as energias de fogo em mãos para que não perca-as quando fizer o ataque do Chandelure, tendo a garantia maior do filtro do deck para realizar o ataque com sucesso.
Estádios
- Giant Hearth UNM 197 serve para procurar por duas energias de fogo no deck fazendo o tributo de descartar uma carta da sua mão como requerimento.
Ele pode servir em especial para a filtragem do deck em pegar energias de fogo para ter em mãos ao custo de descartar uma carta Leon VIV 154, por exemplo, caso não venha o Battle Compressor Team Flare Gear PHF 92 .
Arquétipos do formato
Vantagens
Como um deck de “Single Prize”, ele não tem os riscos de tomar prejuízos por baixas de Pokémon de ultra raras como os EX, GX, Tag Team-GX, V, VStar, VMax, VUnion, etc; além de ser explosivo demais para dar muito dano por apenas uma ou duas energias (no caso do Charizard, a de duas energias), o que facilita muito contornar situações onde que o oponente use o Crushing Hammer para descartar energias e possa recuperar rápido o fôlego de pressionar e bater constantemente o oponente.
Ad
Além dos Pokémon recursivos que auxiliam com recuo, energização, dano amplificado, e com o “cacther” garantindo, esse deck consegue enfrentar os mais fortes do formato como um Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 da vida, por exemplo, que vira e mexe é comum dele aparecer no formato Expandido/Expanded.
Desvantagens
- O deck pode falhar um pouco no início da montagem do set-up por ser um pouco lento, mas só melhora quando já tem garantia de poder evoluir o mais rápido possível o Litwick e ter outro na reserva do banco, e claro, sempre tomando cuidado com decks “snipers”, para colocar o Mew UNB 76 - optei por incluir este por ele aceitar qualquer energia e poder colocar três marcadores de dano (diferente do Manaphy BRS 41 que pede energia de água e o deck não tem).
- Decks de controle e spread como o do Mewtwo-VUnion podem dar um tipo de trabalho por se curarem constantemente e usarem marcadores de dano e começarem a ruir gradualmente os seus Pokémon. E uma lista forte que pode aparecer, temos o exemplo dessa lista do Regional de Stuttgart que pode acessar nesse link.
- Decks agressivos com grande dano bruto e rápido, como Gyarados TEU 30, e ainda por ser da vantagem de arquétipo.
- Decks que levem Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 usando seu ataque GX antes e comprando prêmios rapidamente.
- Decks de Mewtwo & Mew-GX UNM 71 que copiem o ataque do Crystal Ray do Glaceon-EX FCO 20, onde ele causa 70 de dano e é isento de danos de Pokémon evoluídos.
- Deck de “Single Prize” de Alolan Raticate PGO 42 e Raticate BREAK BKP 89.
- Deck com estratégia “Deck Out” como o Centiskorch, como está nesse link.
- Decks que usem combos de Lost Zone como o uso da carta Lost City LOR 161.
- Decks de “Instant Kill” como Absol GRI 81 e Hisuian Zoroark LOR 76 antes de ter um set-up seguro do seu jogo com Pokémon nas reservas.
Conclusões
É um deck bastante interessante e simples de montar, e para quem é fã do tipo fogo, é uma excelente pedida para poder testar algo agressivo por apenas uma ou duas energias, causando acima de 300 de dano, que convenhamos, é algo maravilhoso de se ver numa partida.
E então? Curtiram esse deck? Fariam diferente a sua lista? O que acham que mudariam para deixá-lo melhor? E se já jogou com ele, qual foi a sua experiência? Seus comentários são bem vindos.
Até a próxima para um futuro artigo.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar