Graças a algumas cartas que vieram em Sword/Shield: Pokémon GO, houve possibilidade para a estratégia de deckout, por causa do Charizard e Blastoise que foram lançados. E ainda, para complementar as defesas do deck contra “Boss’s Orders”, em Sword/Shield: Astral Radiance, tivemos a Diancie, que fortaleceu para um Pokémon bem esquecido do formato, o Moltres de Sun/Moon: Team Up.
Com isso em pauta, analisaremos o deck para entender como ele é potencialmente perigoso e eficiente ao que se propõe.
Ad
Moltres “Deck Out”
Decklist
Moltres: principal atacante
1) Ataque - Top Burner (F): você descarta todas as energias de fogo ligadas ao Moltres. Para cada energia descartada, você descarta o topo do deck do oponente pela proporção de energias descartadas do Moltres.
Aqui é bem simples, porque o primeiro ataque da carta é o que nos interessa no deck, o segundo é irrelevante.
Nos Pokémon recursivos, com Blastoise PGO 17 e Charizard PGO 10, irei explicar em detalhes a sinergia entre as 3 cartas e como poderão fazer essa combinação de efeitos, mas de antemão, digo que o Blastoise com sua habilidade, serve para a energização do Moltres com 6 energias e assim, carregá-lo; e o Charizard serve para dobrar a quantidade de energias de fogo básicas, ou seja, se o Moltres estiver com 10 energias de fogo ligadas a ele, então ele terá 20 energias graças ao Charizard.
Mão boa para começar o jogo
Aqui não há mistérios: Coloque Diancie ASR 68 como Pokémon ativo, coloque Moltres TEU 19 no banco e jogue a carta Battle VIP Pass FST 225 para chamar ao menos um Diancie ASR 68 e ter mais uma defesa garantida contra o nocaute da primeira Diancie.
Depois procure por um Squirtle BCR 29, para assim jogar o Radiant Greninja ASR 46 e usar sua habilidade descartando a energia de fogo da sua mão e torcer que venha a Irida ASR 147 para que possa pegar a Rare Candy PGO 69 e evolua logo para Blastoise PGO 17 que está na sua mão.
Aqui nesse caso não há muito o que se fazer: é jogar a Diancie ASR 68 como Pokémon ativo e equipar a Lucky Egg SSH 167 com ela e colocar o Moltres TEU 19 e energizar aos poucos ele, e deixar o turno passar.
Esse é um dos mais graves cenários, que aí é questão de sorte, mas já iniciando a Diancie ASR 68 com a Lucky Egg SSH 167 é útil demais.
Aqui nesse caso tem uma chance: é ser o segundo a jogar na partida, colocando Diancie ASR 68 como Pokémon ativo, Moltres TEU 19, energizar uma energia de fogo nele e usar a carta Cynthia UPR 119 para embaralhar sua mão de volta no deck e então comprar 6 novas cartas e torcer que haja uma agilidade de recursos.
Pokémon recursivos
- Diancie ASR 68 entra com sua habilidade Princess’s Curtain, onde se estiver na posição ativa, previne qualquer efeito de cartas Apoiador que o oponente jogue contra seus Pokémon básicos em jogo.
Ou seja, supondo que esteja preparando o Moltres como carga de energias e venha o oponente na malandragem de querer puxar o Pokémon para a posição ativa com um Boss's Orders RCL 154 ou um Guzma BUS 115, a Diancie nega todos esses efeitos.
Ad
Isso serve também para proteger seus Pokémon de set-up como o Squirtle BCR 29 e o Charmander VIV 23, para poderem evoluir.
- Blastoise PGO 17 entra com sua habilidade Vitality Spring, onde você liga até 6 energias quaisquer ao seus Pokémon, e se fizer isso, seu turno encerra.
Com isso, o combo é usar a carta Irida ASR 147 que faz com que procure por um Pokémon água e uma carta Item do deck, justamente a Rare Candy PGO 69 para evoluir diretamente, fazer o combo e energizar logo o Moltres.
- Charizard PGO 10 entra com sua habilidade Burn Brightly, que concede o efeito de que suas energias básicas de fogo (F) sejam duplicadas, isso é, uma energia básica vale por duas.
Com isso, supondo que consiga colocar as 17 energias do deck, elas se tornaram 34 energias que virtualmente o Moltres terá equipado, e com isso, fazendo o seu primeiro ataque, você estará descartando 34 cartas do topo do deck do oponente!
- Radiant Greninja ASR 46 tem a sua habilidade Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
Isso agiliza o processo de compra de recursos do deck, para poder jogar os Apoiadores certos como Irida ASR 147 e/ou Blastoise PGO 17, ou para ter em mãos Apoiadores de efeito de embaralhamento como Cynthia's Ambition BRS 138 e Cynthia UPR 119.
Cartas Trainer
- Irida ASR 147 serve para procurar um Pokémon de água e uma carta Item no seu deck e colocá-lo na sua mão.
- Raihan EVS 152 serve majoritariamente para agilizar a energização do Moltres e pegar uma outra carta qualquer para ajudar numa jogada futura.
- Cynthia's Ambition BRS 138 serve para comprar cartas até ter 5 na sua mão. Porém, se seu Pokémon ativo foi nocauteado no turno anterior, você compra 8 cartas ao invés de 5.
- Cynthia UPR 119 serve para embaralhar a sua mão e comprar 6 cartas.
- Rare Candy PGO 69 é um Item que acelera a evolução de um Pokémon básico para o estágio 2. E só pode jogar essa carta se o Pokémon básico em questão já estiver em jogo antes e ter em mãos o estágio 2 daquele Pokémon para cumprir todo o efeito.
-Hisuian Heavy Ball ASR 146 serve para olhar as cartas prêmios para procurar um Pokémon básico. Se achar um lá, você pode pegar aquele Pokémon e pôr na sua mão e no lugar daquela carta prêmio, substituí-la pela Hisuian Heavy Ball. Caso não ache, simplesmente embaralhe a ordem das cartas prêmios e descarte a Hisuian Heavy Ball.
- Ultra Ball BRS 150 serve para procurar qualquer Pokémon do deck, desde que cumpra o tributo de descartar duas cartas da mão.
-Battle VIP Pass FST 225 é um Item que só pode ser jogado na sua primeira vez de jogar em toda a partida. Nisso, você busca por dois Pokémon básicos no deck e coloque-os no banco.
Ad
- Rescue Carrier EVS 154 faz a recuperação de dois Pokémon da pilha de descartes que tenham 90 de HP ou menos para a sua mão.
Nisso, é ideal sempre trazer as Diancie ASR 68 para segurar o jogo e ser sua linha defensiva até seu Moltres TEU 19 estar pronto.
- Energy Recycler BST 124 faz a recuperação de 5 energias da pilha de descartes de volta para o deck.
- Ordinary Rod SSH 171 faz a recuperação de recursos que pode escolher entre um deles ou ambos, que são:
1) Reciclar dois Pokémon da pilha de descartes para o seu deck.
2) Reciclar duas energias básicas da pilha de descartes para o seu deck.
- Lucky Egg SSH 167 se equipada a um Pokémon e ele for nocauteado, você compra até ter 7 cartas na sua mão.
Isso precisa sempre estar acoplado a Diancie ASR 68 para poder fazer a sinergia do deck em comprar cartas.
Arquétipos do formato
Vantagens
- É um deck de estratégia Mill, usado muito pela comunidade do Magic The Gathering, que é destruir (acabar, descartar) todo o deck do oponente.
O termo “Deck Out” também é aceito na descrição, e ele não tem mistérios: é simplesmente acabar com o jogo do oponente descartando todo o deck para encerrar o jogo, então em tese, ele é extremamente forte e agressivo, com poucos counters dele, o que garante uma possibilidade de vitória em 80% dos casos.
Desvantagens
- Decks com Bibarel PGO 60, porque a sua habilidade Reassuring Dam diz que se ele estiver no banco, ele previne qualquer forma de “Deck Out”, seja por efeitos e ataques do Pokémon do oponente, cartas Trainers de qualquer tipo que faça algo similar.
Ele foi literalmente feito e criado para deter decks desse arquétipo.
- Deck que possa ter qualquer Pokémon que faça trava de Itens, como Vikavolt V DAA 60, trava de Ferramentas como Whimsicott VSTAR BRS 65 e Honchkrow-GX UNB 109 que atrapalha o uso do Lucky Egg.
- O deck é um pouco lento, então o set-up dele pode te comprometer um pouco e ele depende de nocaute rápido das Diancie para ativar o Lucky Egg e assim criar a sinergia do deck. Se o oponente compreender isso e não ficar atacando por “fome da ganância” e tentar entender que a mão do oponente possa estar travada e atacar na hora certa, acabou a estratégia.
Conclusões
É um deck prático no objetivo final de queimar o deck do oponente, mas a montagem dele exige certos cuidados e precauções quando o oponente usar um ”Boss’s Orders” em um Pokémon evoluído recursivo (no caso do Charizard e Blastoise), e a habilidade da Diancie não consegue protegê-los.
Tirando essa questão, o Moltres como atacante principal e que concentrará as energias está com a segurança garantida por ser básico, o que é apenas uma baita mão na roda por conta da habilidade da própria Diancie que garante essa imunidade.
O deck usa o pensamento da versão Standard do Centiskorch , só que melhor e mais seguro para o atacante principal que é um Pokémon básico.
Ad
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Fique a vontade e comente abaixo no site.
Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment