Com o hype da expansão Lost Origin com novas cartas de Pokémon “baby” e com a mecânica da Lost Zone, há cartas que passam despercebidas para o público. E então com vocês: Shiftry com a mecânica de “Lost Box”.
Shiftry: Combinação de Lost Box com potencial subestimado
Análise do deck
Aqui temos 4 atacantes principais no deck:
1) Shiftry com seu ataque Tearing Gust,, Por uma energia de grama, causa 210 de dano e envia ele mesmo e todas as cartas ligadas a ele para a Lost Zone; sendo um dano bruto e alto para um “estágio 2”, fazendo um combo de acúmulo de cartas para a Lost Zone para com Cramorant LOR 50 e Sableye LOR 70.
Ad
2) Cramorant que serve como outro atacante graças a habilidade Lost Provision, que esse Pokémon ignora os custos de energia de seu ataque se houver 4 ou mais cartas na Lost Zone (que serão os Shiftry usados como tributo). Esta é uma das chaves para que ele possa usar seu ataque Spit Innocently, que causa 110 de dano e não é afetado pela fraqueza.
3) Sableye é o atacante que usa marcador de dano, fazendo efeito “spread” graças ao seu ataque Lost Mine, por uma energia psíquica, que é tributado se estiver com mínimo de 10 cartas na Lost Zone, e se o fizer, você pode colocar até 12 contadores de dano entre os Pokémon do seu oponente.
4) E Miltank entra como um Pokémon que evita danos de Pokémon V do jogo do oponente, graças a sua habilidade Miracle Body, e seu ataque Rout, por duas energias incolores, causa 10 + 20 de dano para cada Pokémon no banco do seu oponente.
Pokémon recursivos
1) Para proteger o seu jogo contra os decks de “Sniper” que possam destruir seus Seedot, Cramorant, Comfey e Sableye, temos que por Manaphy BRS 41 por causa da sua habilidade Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos sobre ataques do oponente.
2) Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.
3) Comfey LOR 79 é essencial para fazer rodar o processo de descartes da Lost Zone, por causa da sua habilidade Flower Selecting, que se este Pokémon for o ativo, você olha as duas cartas do topo do deck e escolhe uma para sua mão e a outra é enviada para a Lost Zone.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 serve para olhar as 5 cartas do topo do seu deck e coloque 3 cartas na sua mão e as restantes para a Lost Zone.
- Boss's Orders SHF 58 para puxar um Pokémon do banco do oponente para trazê-lo como ativo e fechar com um nocaute para o Shiftry causar esse dano massivo de 210 contra o Pokémon adversário que seja um tipo V de preferência.
- Rare Candy PGO 69 é justamente a chave de aceleração de evolução do Seedot para Shiftry, possibilitando o mais rápido possível a montagem do setup evolutivo e logo causar o dano na sua evolução final com 210 de dano.
- Ordinary Rod SSH 171 é justamente a reciclagem de recursos de energias básicas e Pokémon no seu descarte, podendo escolher uma das duas opções ou ambas, que são:
1) Recuperar dois Pokémon dos descartes e colocá-los no deck.
2) Recuperar duas energias básicas dos descartes e colocá-las no deck.
- Training Court RCL 169 serve entre os turnos (seu e do oponente) para buscar uma energia básica da pilha de descartes e pôr na sua mão; contribuindo assim para o gerenciamento de energias, que tem poucas cópias e ainda com 4 tipos diferentes.
Ad
Arquétipos do formato
Vantagens
Como um deck puramente Single Prize, ele é bom para lidar contra decks de ultra raras, e pode responder contra Pokémon ultra raros de decks que estão na tendência recentemente como Giratina VStar, Origin Forme Palkia VStar, Arceus VStar e entre outros.
Além do dano bruto causado pelo Shiftry, você tema versatilidade de poder causar um dano fixo com Cramorant e ainda causar dano “spread” com Sableye, caso tenha uma partida contra algum Manaphy BRS 41 de um deck do oponente, que pode ser burlado.
Desvantagens
A aceleração do uso da Lost Zone sem o devido cuidado e quais cartas que podem ser tributadas podem atrapalhar um pouco o desenvolvimento no jogo na ausência de recursos em momentos específicos, ou ainda queimar muito o deck e chegar para o Late-Game e End Game não tendo o suficiente para responder algumas situações e estar próximo do deckout, cogitando por usar 4 Shiftry de uma vez, geralmente perdendo 8 cartas (se considerar ter feito a evolução do Seedot para Shiftry através de Rare Candy).
É complicado lidar com decks que apresentem “Spread” com marcadores de dano massivo como Mewtwo-VUnion, Mimikyu-VMax, Dragapult-VMax + Sableye como nesse exemplo.
Decks que tenham poder de “Spread Sniper” mais agressivo como Greninja VUnion, Urshifu VMax -Rapid Strike-, Magnezone VStar também são difíceis.
Conclusões
É um deck barato (exceto pelo Comfey e Sableye que aumentaram de preço por causa da valorização destes nos últimos regionais) e ótimo de jogar para conhecer a mecânica de “Lost Box” e ver as suas potencialidades e versatilidades com 3 tipos de atacantes diferentes nesse quesito.
Vale a pena a conferida e chance para esse deck, que tem uma resposta bem agressiva e pouco usual.
— Comments0
Be the first to comment