Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG em geral.
Tivemos uma crescente valorização do Shadow Rider Calyrex VMax no Expanded, que ganhou um bom espaço em jogo por sua energização constante graças à sua habilidade e por promover outros atacantes psíquicos no formato.
Dito isso, vamos destrinchar o deck controle Shadow Rider Calyrex VMax, que usa Gengar/Mimikyu Tag Team, Trevenant/Dusknoir Tag Team e trabalha com trava de habilidades do oponente!
Shadow Rider Calyrex VMax + Tag Teams + Ability Lock
Ad
Decklist
Shadow Rider Calyrex: Principal Motor de Energização e Ataque do Deck
Shadow Rider Calyrex-V
1) Ataque - Shadow Mist (P): causa 10 de dano e no próximo turno, o oponente não pode jogar energias especiais e nem estádios da sua mão em jogo.
2) Ataque - Astral Barrage (C)(C)(C): você escolhe dois Pokémon do banco do oponente e coloque 5 marcadores de dano neles.
Aqui tem muitas vantagens na sua forma básica, pois o primeiro ataque é excelente para ter controle contra o uso de energias especiais e estádios, impossibilitando adiantadamente jogadas do oponente. Por exemplo, é muito comum aparecer decks como Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 e Regidrago VSTAR SIT 136 que usam e abusam das energias Double Dragon Energy ROS 97 e estádios como Stormy Mountains EVS 161.
Outro deck que poderia sabotar é o de Honchkrow-GX UNB 109 que usa a energia Double Colorless Energy SUM 136 e o estádio Silent Lab PRC 140.
Também é comum aparecer o Mewtwo & Mew-GX UNM 71, que pode usar muitas energias especiais, como a Prism Energy NXD 93 ou Aurora Energy SSH 186, e usa o estádio Chaotic Swell CEC 187, pois você pode impedir a habilidade do Mewtwo & Mew-GX UNM 71 de poder copiar os ataques dos Pokémon GX e EX da pilha de descartes, pois caso você jogue o Silent Lab PRC 140, acabou a estratégia do deck.
E por fim, o segundo ataque é justamente para pingar alguns danos que podem ajudar no futuro para fechar alguns nocautes específicos, e 50 de dano é dano o suficiente para não poder ser desperdiçado.
Shadow Rider Calyrex VMax
Aqui não há mistérios: o segundo ataque é o foco, para poder bater com mais força para cada energia psíquica ligada a ele como uma alternativa de atacante, já que o deck existe outros que podem cumprir tarefas específicas com efeitos diversos.
E suas habilidades de energização e “draw power” simultaneamente são extremamente úteis, o que dispensa comentários e é sempre bem-vindo.
Gengar & Mimikyu Tag Team-GX: Atacante que Causa o Terror
Apesar dele ser um Pokémon com HP baixo, 240, e correr o risco de perder 3 cartas prêmios por ser um Tag Team, ele é útil como um Pokémon de “Start Game” para “Mid Game”.
O objetivo é tentar travar o oponente para não jogar nada com seu ataque GX e depois usar o ataque normal de 50 de dano para cada carta Trainer na mão do oponente. Supondo que ele tenha umas 6 cartas Trainer, ele estará tomando 300 de dano de graça por apenas duas energias! E isso melhora se conseguir fazer o efeito completo do ataque GX.
Trevenant & Dusknoir Tag Team-GX: Atacante de Controle de Mão
O primeiro ataque dispensa apresentações, controlando a mão do oponente. Ele também serve como um atacante secundário para “Mid Game” e “Late Game”, caso queria sabotar o oponente, e para ter essa energização dinâmica, os Shadow Rider Calyrex VMax precisam estar a postos.
Ad
Lunala Prism Star
Dificilmente usará o primeiro ataque por conta do seu HP baixo, e como alvo, este Pokémon é fácil ser nocauteado.
Mas a sua vantagem é o último ataque, que pode chegar a massivos danos com a questão da energização do Shadow Rider Calyrex VMax e ainda dependendo da quantidade de energias que o oponente for colocar, o que o faz um excelente atacante de “Single Prize”.
Pokémon Recursivos Secundários
- Alolan Muk SUM 58 tem Power of Alchemy, que faz com que os Pokémon básicos de ambos os jogadores que estejam na mão, na pilha de descarte e em jogo não possam usar habilidades.
- Tapu Lele-GX CEL 60 tem Wonder Tag, que faz este Pokémon, se invocado da sua mão e posto no seu banco, procurar por uma carta Apoiador do seu deck e a coloca na sua mão.
Além de ser um bom suporte, el pode ser um atacante com seu ataque Energy Drive, onde causa 20 vezes a quantidade de dano de energias ligadas a ele e ao Pokémon ativo do oponente, que é algo bem útil e flexível, considerando que esse Pokémon não tem fraqueza.
Cartas Trainer
- Professor Juniper PLB 84 serve para descartar sua mão e comprar 7 novas cartas para a sua mão.
- Marnie CPA 56 é uma tática de sabotagem para atrapalhar a mão do oponente caso tenha uma mão cheia de cartas, para você poder ter mais possibilidades de jogadas e recursos.
- N NVI 92 serve para embaralhar as mãos do oponente e as suas no deck e vocês compram as novas cartas baseadas pelas quantidades de cartas prêmios restantes de cada um.
Supondo que esteja perdendo o jogo, e o oponente tenha uma carta prêmio restante para ganhar o jogo e você tenha 5 cartas prêmios restantes, você usa essa carta e então, o oponente vai embaralhar e ficar com apenas uma carta, e você embaralha a sua e compra 5.
Porém, ela também é uma faca de dois gumes, pois se vocês estiverem com uma carta prêmio restante para vencer a partida e você jogar a carta, ambos ficaram com apenas uma carta na mão ao aplicar o N NVI 92.
- Roxanne ASR 150 é um ”N” melhorado e mais destrutivo: se o oponente estiver com 3 cartas prêmios restantes para vencer o jogo, você pode jogar essa carta. Nisso, o seu oponente embaralha a mão e compra apenas 2 cartas, e você embaralha as suas no seu deck e você compra 6 cartas - o que acho uma jogada mais segura e com mais controle do que o N NVI 92.
- Adventurer's Discovery FST 224 serve para procurar por 3 Pokémon V no seu deck e colocá-los na sua mão.
É essencial para montar o set-up de 3 Shadow Rider Calyrex V CRE 74 e/ou 3 Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75 o mais rápido possível.
- Guzma BUS 115 serve para forçar um Pokémon do banco do oponente para ser promovido para a posição ativa, e em seguida, você faz a mesma troca com o seu Pokémon do banco para a posição ativa.
Ad
É um tipo de "Boss’s Orders" mais avançado para pegar um Pokémon do oponente desprevenido.
- Acerola BUS 112 serve para recolher o Pokémon para a sua mão, curando-o de todo o dano que ele tem, mas, em contrapartida, tudo o que estiver ligado a ele (energias ou ferramentas) voltam para a sua mão.
- Fog Crystal CRE 140 é um Item que busca por um Pokémon básico do tipo psíquico ou uma energia básica psíquica do deck e a coloca na sua mão.
- Mysterious Treasure FLI 113 é um Item que você descarta uma carta da mão para cumprir o tributo da carta: você procura por um Pokémon dragão ou psíquico do deck e coloca na sua mão.
E obviamente que sua busca é de Pokémon psíquicos.
- Trainers' Mail ROS 92 é um Item que serve para olhar as 4 cartas do topo do seu deck e procurar por qualquer carta do tipo Trainer (seja apoiador, item, ferramenta, estádio) e a colocar na sua mão. As restantes voltam para o topo do deck e depois embaralhe-as com o deck.
- VS Seeker PHF 109 pode resgatar cartas-chave como Guzma BUS 115, N NVI 92 e Roxanne ASR 150.
- Pal Pad SSH 172 faz com que recicle da pilha de descartes até 2 cartas Trainer do tipo Apoiador de volta para o deck.
- Super Rod BKT 149 pode escolher uma combinação de 3 cartas entre Pokémon e energias básicas da pilha de descartes que voltarão para o seu deck.
- Energy Recycler BST 124 serve para restaurar até 5 energias básicas da pilha de descartes de volta para o deck.
- Field Blower GRI 125 é um recurso no qual pode escolher uma combinação de duas cartas de Ferramentas e/ou estádio para descartar em jogo.
- Float Stone PLF 99 é uma Ferramenta que concede isenção de recuo para o Pokémon no qual estiver ligada.
- Computer Search BCR 137 é uma ACE SPEC (uma carta especial que só pode ter uma cópia do tipo ACE SPEC no deck num todo), onde você descarta duas cartas da sua mão para procurar qualquer carta que quiser no seu deck e colocá-la na sua mão.
Estádio
Silent Lab PRC 140 serve para travar todas as habilidades dos Pokémon básicos em jogo (tanto os seus quanto os do oponente), sendo essencial para travar Pokémon recursivos que são bem comuns no formato Expanded como o Oricorio-GX CEC 95, Dedenne-GX UNB 57, Jirachi-EX PLB 60, Lumineon V BRS 40, Tapu Lele-GX GRI 60, Eldegoss V RCL 19 e Crobat V DAA 104.
Isso além de pokémon de “Single Prize” como Radiant Greninja ASR 46, Snorlax VIV 131 como cartas de compra, e Pokémon que impedem danos “snipers” como Manaphy BRS 41, Mew UNB 76, Mr. Mime BKT 97, Mr. Mime PLF 47.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Ele é bem robusto e consegue atender bem as respostas do jogo, com os próprios Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75, como Pokémon de HP alto, que faz poder de energização, compra de cartas e ainda versatilidade com danos por energias ligadas a ele.
Ad
- Além disso, temos dois Pokémon Tag Team que tem funções híbridas: Gengar & Mimikyu-GX TEU 53 causa dano por quantidade de Trainer na mão do oponente; e Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217 controlando a mão do oponente.
- Nem preciso dizer que Pokémon do tipo lutador não tem chance contra esse tipo de deck, não é?
- Devido à presença do Alolan Muk SUM 58, ele consegue atrapalhar até um dos melhores decks do formato Expandido, como o Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 com Dragonite V PR-SW SWSH154 justamente por possuir muitos Pokémon básicos recursivos de habilidades.
- Deck de Mew VMAX FST 114 não tem chance porque ele depende do Genesect V FST 185 para comprar cartas, sendo que o Genesect é básico, então o Alolan Muk SUM 58 trava a habilidade dele.
Desvantagens
- Uma possível Mirror Match pode ser uma dor de cabeça.
- Deck agressivos que possam bater rápido com poucas energias, como o Origin Forme Palkia VSTAR ASR 40, Radiant Heatran ASR 27 por causa do seu efeito de ataque, que para cada marcador de dano que ele tem ele ganha 70 de dano, chegando a massivos danos.
- Decks que consigam criar danos acima de 250 no mínimo e chegando com facilidade a 320 de dano, que não dependam muito de Pokémon básicos com habilidades. Um Charizard VSTAR CRZ 19 usando seu ataque VStar é potencialmente perigoso, ou também casos de Charizard VMAX PR-SW SWSH261 com uso de Choice Belt BRS 135 ou Incineroar UNB 29 como suporte de dano adicional.
- Decks de “Single Prize” que batam forte e rápido, como o Gyarados Energy Blast ou Chandelure.
- Deck de “Hit Kill” ou “Instant Kill”, como Beedrill TEU 5 ou Hisuian Zoroark LOR 76.
- Decks do arquétipo sombrio tem tremenda vantagem.
Conclusões
É um deck bruto, bem versátil em muitas possibilidades de escolhas de táticas, como controle da mão do oponente, dano por quantidade de Trainers na mão do oponente, dano por quantidade de energias em jogo, trava de habilidade de Pokémon básicos. Enfim, é bem sustentável e sólido na proposta idealizada, além de ter cartas recursivas que contribuam para a reciclagem de recursos e reaproveitamento deles.
A única parte mais complicada será a montagem dos três Shadow Rider Calyrex para que então possa girar o seu deck de forma eficiente no todo, pois ele é o coração do deck.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Fique a vontade e comente abaixo no site.
Até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert