Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Wigglytuff ex - Build com 151 Sub Set

, Comment regular icon0 comments

Acompanhe um deck que usa a estratégia "tanker", isso é, de colocar um Pokémon com maior HP possível para aguentar danos. A estrela do deck é o Wigglytuff ex, que, com o apoio do combo do Lugia-VStar com o Archeops, de S/S: Silver Tempest, terá energias especiais para cumprir sua função.

Edit Article

Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG em geral. Com a vinda da coleção especial ”151” (Pokémon Card 151 ou 151 Kanto Sub Set), estarei postando alguns Deck Techs para o formato Padrão.

Nesse artigo, irei mostrar uma lista com Wigglytuff ex, cujo objetivo é aumentar sua vida o máximo que puder para durar mais tempo em jogo. Usamos a habilidade do Lugia VStar e a combinamos com a invocação dos Archeops para conectar energias especiais em seus Pokémon.

Wigglytuff ex: Durabilidade

Ad

Decklist

Loading icon

Wigglytuff ex: A Estrela do Deck

Loading icon

Wigglytuff ex sv3pt5 40 é uma carta com 250 HP que conta com sua habilidade Expanding Body, que lhe dá mais 100 HP se ele tiver alguma energia especial ligada, totalizando 350 de HP! No formato atual, são poucos Pokémon que podem bater de uma vez de forma bruta, e deles, citando as opções mais óbvias, temos:

1) Chien-Pao ex PR-SV 30, caso descarte 6 energias de Água de todos seus Pokémon de Água em jogo, causa 360 de dano facilmente.

2) Charizard ex sv3 125, caso você tenha pego 5 Cartas Prêmio, causa 330 de dano (considerando 180 do dano base e 30 danos adicionais para cada Carta Prêmio que o oponente pegou, logo 30 x 5 = 150) e ainda conta com a carta Defiance Band sv1 169.

3) E claro, qualquer Pokémon do tipo Lutador causa o dano dobrado aplicando a fraqueza, seu maior perigo sendo os Rapid Strike Urshifu VMAX BRS TG30, e principalmente o Single Strike Urshifu VMAX BRS TG29.

4) Há exceções a regra, como o caso do Gengar sv3pt5 94. Se ele acertar 6 Trainers na sua mão, pode alcançar esse dano.

Seu ataque, Friend Tackle (C)(C)(C), causa 90 de dano + 90 adicionais caso tenha jogado alguma carta Trainer Supporter naquele turno. Você pode ter notado que nosso deck conta com 13 Supporters (Apoiadores), o que é bastante coisa para alcançar um dano consistente, mesmo que seja de apenas 180.

Lugia V & Lugia VStar + Archeops: Aceleração de Energias

Loading icon

Na etapa como Lugia V SIT 138, o seu primeiro ataque é bom como “draw power”, e o seu segundo ataque pode tirar estádios do jogo. O maior problema seria lidar com dois tipos: o Temple of Sinnoh ASR 155 e Path to the Peak CRE 148.

Em sua forma VStar, o objetivo do Lugia VSTAR SIT 139 é usar sua habilidade VStar para invocar do descarte os Archeops PR-SW SWSH272. Eles, então, farão o trabalho de energização dos seus Pokémon.

Loading icon

Com eles entrando com sua habilidade Turbo Primal, tudo fica mais fácil para acelerar seus atacantes no deck,como por exemplo o Mew ex sv3pt5 151.

Mew ex: o Copiador de Ataques

Loading icon

A sua habilidade, Restart, é como um tipo de Bibarel PR-SW SWSH188 no seu deck. Claro que não compra até 5 cartas na mão, mas até 3 cartas é bem ok, e pode ajudar a filtrar o topo do deck.

Seu ataque, Genome Hacking (C)(C)(C), pode quebrar a estratégia do oponente caso ele tenha algum Pokémon forte como ativo, e pegá-lo de surpresa. O melhor é que só precisa de 3 energias incolores e não precisa cumprir exatamente o mesmo custo de energias do oponente.

Com alguns exemplos:

1) Se estiver numa partida contra um deck Lost Box usando Dragonite V PR-SW SWSH154, poderá usar esse ataque, mas claro, também cumprirá o efeito revés do ataque de causar 20 de dano aos seus Pokémon do banco.

2) Se estiver enfrentando um Giratina VSTAR CRZ GG69, fique atento:

Ad

- Você só poderá copiar o Lost Impact para 280, mas ainda precisará descartar duas energias de seus Pokémon para a Lost Zone, cumprindo os requerimentos.

- Como o seu deck usou o VStar do Lugia VSTAR SIT 139, não poderá usar o Star Requiem, porque, além de precisar de 10 cartas na Lost Zone (nosso deck não tem essa mecânica), não poderá usar outro VPower (seja habilidade ou ataque), porque já usou um antes.

3) Se estiver enfrentando alguma fera lendária de Johto, seja Entei V BRS 22 ou Raikou V BRS 48, os mais presentes no metagame, poderá copiar os mesmos ataques.

4) Sobre o Charizard ex sv3 125: numa partida contra este Pokémon, os mesmos benefícios que ele tem para cada Carta Prêmio que você pegou para aumentar seu dano valem para você também: se ele pegou mais Cartas Prêmios que você, você poderá copiar esse benefício do ataque do Charizard.

Medicham V: Atacante de Improviso

Loading icon

O que nos interessa é seu ataque Yoga Loop, que coloca dois marcadores de dano no oponente. Caso nocauteie esse Pokémon, você avança para o próximo turno, ultrapassando o “check-in” do turno do oponente, e podendo jogar de novo, o que serve para fechar algum dano em específico.

O segundo ataque também é viável, já que há uma energia Lutadora básica no deck para o propósito de machucar Pokémon incolores. Ele causa o dobro de dano dos 200 pontos máximos, e o melhor: não sofre redução pela resistência.

Luxray: Counter de Lugia VStar e Alguns Pokémon de Água

Loading icon

Luxray é ótimo para entrar em jogo quando o oponente está com menos Cartas Prêmios restantes para ganhar o jogo. Pode colocá-lo diretamente no banco do seu jogo, e como é uma evolução de estágio 2, ele aceita a Reversal Energy sv2 192, e pode causar 180 de dano. Claro, com dano dobrado pela fraqueza aos Pokémon como Lugia VSTAR SIT 139, Blastoise ex sv3pt5 9 e Origin Forme Palkia VSTAR CRZ GG67, esses 180 se tornarão 360 de dano!

Pokémon Recursivos

Pokémon de Busca de Apoiador

Loading icon

Lumineon V PR-SW SWSH250 entra com sua habilidade Luminous Sign. Se este Pokémon estiver na sua mão e for jogado em seu banco, você procura por uma carta Supporter no seu deck, a revela e a coloque na sua mão.

Esse será o fluxo que manterá para procurar algum Supporter em especial, como uma alternativa ao Pokégear 3.0 sv1 186 no seu deck. Para manter a constância do Lumineon V PR-SW SWSH250 em jogo voltando para seu deck, use seu ataque Aqua Return (W)(C)(C) - atacando e voltando ao deck. Promova o Wigglytuff ex sv3pt5 40 como ativo e “tanker”, até reciclar seus apoiadores com o Pal Pad sv1 182 e Cyllene ASR 138, nesse loop constante.

Mão para Começar o Jogo

Image content of the Website

Nessa simulação, se por acaso for o segundo a jogar na primeira rodada, coloque, sem pestanejar: Mew ex na frente (por conta do seu recuo zero), e Jigglypuff no banco. Use a Nest Ball para procurar um Lugia V e depois jogue o Professor’s Research para descartar a mão e comprar 7 cartas novas.

Ad

Mas, caso seja o primeiro a jogar na primeira rodada, você vai colocar o Jigglypuff como ativo ao invés do Mew ex, usar a Nest Ball para procurar pelo Lugia V e no próximo turno, usar a Iono.

Image content of the Website

Aqui há vantagens, mesmo se começar como primeiro a jogar ou o segundo, pois com a Ultra Ball em mãos e dois Archeops com um Lugia VStar, o próximo passo é procurar pelo Lugia VStar e assim jogar Judge. Então, sabote a mão do oponente e compre cartas novas para sua mão.

Cartas Trainer

Apoiador com a Função de Compras

Loading icon

Apoiador com a Função de “Catcher” contra o Pokémon Adversário

Loading icon

Apoiadores para Sabotar a Mão do Oponente

Loading icon

Apoiador para Descarte de Estádio e Compra de Cartas

Loading icon

Apoiador para Cura de Pokémon Incolores

Loading icon

Apoiador para Reciclagens de Cartas do Descarte

Loading icon

Itens de Busca de Pokémon

Loading icon

Itens de Reciclagens em Geral

Loading icon

Energias Especiais

Loading icon

- Therapeutic Energy sv2 193 serve para tirar condições especiais - bad status de Paralisia, Adormecimento e Confusão. Vale lembrar que ela serve apenas como energia incolor!

- Gift Energy LOR 171 serve como uma espécie de Lucky Egg: se este Pokémon estiver com ela equipada e for nocauteado, você compra até ter 7 cartas na mão. Vale lembrar que ela serve apenas como energia incolor!

- Double Turbo Energy BRS 151 é como um tipo de Double Colorless Energy, porém, se equipado ao seu Pokémon, ele reduz em 20 o dano nos seus ataques. Vale lembrar que ela serve apenas como energia incolor!

- Reversal Energy sv2 192 funciona como três “Rainbow Energy” ao mesmo tempo, mas só pode ser usada por Pokémon sem ”Rule Box” e se estiver perdendo o jogo, isso é, se o oponente tem menos Cartas Prêmios a ponto de vencer o jogo do que você.

Benefícios

Este deck tem a segunda melhor mecânica de energização do formato, perdendo apenas para o Baxcalibur PR-SV 19 com energias básicas de Água (que também podem ser recicladas do descarte facilmente); com dois turnos, na melhor das hipóteses, é possível montar o Lugia VSTAR SIT 139 e, com ao menos dois Archeops PR-SW SWSH272 prontos para serem invocados, o jogo ficará favorável ao seu lado para energizar qualquer atacante.

Arquétipos do Formato

Vantagens

- É ótimo na “Mirror Match” de Lugia VSTAR SIT 139.

- Tem vantagens contra Pokémon de Água que tenham fraqueza ao tipo Elétrico, graças ao Luxray sv2 71.

- É um deck relativamente “tanker”, com bastante durabilidade no jogo com o Wigglytuff ex sv3pt5 40, por conta de seus 350 de HP. Na melhor das hipóteses, força o oponente a gastar muitos recursos para atingir esse número.

Ad

Desvantagens

- Decks que usem Temple of Sinnoh ASR 155, que cancelem suas energias especiais.

- Decks que usem o Path to the Peak CRE 148, que pode sabotar a habilidade da Wigglytuff ex sv3pt5 40.

- Decks de controle como Glimmora ex sv3 123, além da fraqueza que receberá pelo arquétipo.

- Decks do arquétipo Elétrico, como Miraidon ex PR-SV 28.

- Decks do arquétipo Lutador bruto, como o Golem ex sv3pt5 76; como nesse exemplolink outside website.

Conclusões

É um deck que, apesar de ser de um arquétipo frágil como incolor, tem vantagem, pois o número de Pokémon do tipo Lutador nas competições reduziu, o que dá uma certa vantagem para o Wigglytuff ex. Ele agora pode brilhar com essa estratégia “tanker”.

Mas reforço que é um deck "rogue" para diversão, algo casual, e não uma forma competitiva, pois os 180 de dano do Wigglytuff ex não é algo que nocauteie muitos Pokémon ultra raros do formato.

Até a próxima!