Pokemon TCG

Deck Guide

Deck Tech Standard: Drapion VStar - Dark Box exótica e útil

, actualizado , Comment regular icon0 comments

Conheça mais um potencial Dark Box do formato padrão, com estereótipo exótico para seu arquétipo de Dark Box: Drapion, podendo fazer o deck de Mew VMax ter dor de cabeça.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Olá a todos. Sou Rodrigo e venho trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Padrão/Standard no Pokémon TCG.

Diante de novas cartas da nova expansão, vamos conhecer mais um Pokémon VStar que está presente na coleção e veremos se tem potencial de um deck forte para o formato com a pegada de Dark Box? Com vocês, Drapion VStar!

Drapion VStar: Um Pokémon versátil

Análise do deck

Loading icon

Com uma singularidade exótica na sua forma V Básica, a sua habilidade Wild Style reduz o custo das energias incolores dos seus ataques pela quantidade de Pokémon do tipo Single Strike, Rapid Strike e Fusion Strike em jogo do oponente, fazendo com que seu ataque Dynamic Tail (por 4 energias incolores) dê 190 de dano e escolhendo um Pokémon do banco do oponente para levar 60 de dano (sendo um “Spread Sniper”).

Ad

Loading icon

Numa situação hipotética contra o temível deck de Mew VMAX FST 114, faz com que ele tome muito prejuízo por dois fatores:

1) pela fraqueza do tipo sombrio;

2) este oponente geralmente tem em torno de três Genesect V FST 185 e um Mew V FST 113 no banco reserva, ou seja, são 4 Pokémon no banco, isentando o custo de tributo do dano do Drapion! (praticamente feito pra ser o counter do Mew VMax).

Loading icon

E sua evolução, o Drapion-VStar, tem seu ataque Big Bang Arm, por duas energias sombrias e uma incolor, que causa 250 de dano base menos 10 para cada marcador de dano que ele estiver. Embora tenha esse revés, se ele estiver de HP cheio, 250 de dano é um excelente valor para dentro do metagame, considerando o uso do Choice Belt BRS 135 para acrescentar 30 de dano contra os Pokémon V e VStar do atual formato, está muito bom.

E seu poder VStar, sendo sua habilidade, Hazzard Star, deixa o Pokémon ativo do seu oponente paralisado e envenenado, e os contadores de dano por veneno são de 3 marcadores ao invés de 1 entre os turnos (os ditos check-up).

Pokémon recursivos

Loading icon

1) De Pokémon atacantes temos Galarian Moltres EVS 93, que é bom utilizar nas últimas etapas do jogo, quando o oponente estiver prestes a ganhar a carta prêmio, pois seu ataque Fiery Wrath causa 20 de dano mais 50 de dano para cada carta prêmio que o oponente tenha pego, e numa situação hipotética que ele tenha pego 5 cartas prêmios, seu Galarian Moltres “Baby” está causando 270 de dano por apenas 3 energias!

2) O seu segundo recurso e atacante terciário é o Galarian Moltres V CRE 97, que além de ter sua habilidade Direflame Wings que recicla uma energia de trevas da sua pilha de descartes e liga-o, ele também causa um ótimo ataque de 190 de dano, mas com o revés de tomar 30 a si mesmo, o Aura Burn.

3) A carta do Mew CEL 11 tem “quase” que a mesma função do que fazia o Jirachi TEU 99 na época de Sun/Moon. O Mew com sua habilidade Mysterious Tail faz com que se caso seja seu Pokémon ativo, você olha as 6 cartas do topo do deck, e coloca uma carta item dentre elas na sua mão.

Loading icon

4) Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.

5) Lumineon V BRS 40 é como se fosse a ”Tapu Lele-GX” da nova geração por causa da sua habilidade Luminous Sign que se ele for baixado da sua mão para o seu banco, você pode procurar por uma carta Trainer Apoiador/Supporter no seu deck e pôr na sua mão. Sendo assim, procurando as três cartas Trainer mais importantes do deck, como um Boss’s Orders para o Drapion-VStar equipado com a Choice Belt para causar 280 de dano num Pokémon de HP alto do banco do oponente como um Darkrai-VStar ou um Origin Forme Palkia-VStar da vida.

Ad

6) E por fim, temos o Crobat V DAA 104 com sua habilidade Dark Asset, que se jogado da sua mão para o seu banco, você poderá comprar cartas até ter seis em sua mão.

Cartas Trainer

Loading icon

- Professor's Research SHF 60 dserve como “Draw Power” do seu jogo.

Marnie SSH 169 serve como “controle de cartas da mão”: você e seu oponente pegam as cartas que estão na mão e as embaralham e colocam no fundo do deck. A seguir, você compra 5 cartas do topo do seu deck e seu oponente apenas 4 cartas.

Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para trazê-lo como ativo e fechar com um nocaute para o Drapion finalizar com um nocaute.

Loading icon

Dark Patch ASR 139 é uma das peças fundamentais de energização dos seus Drapion.

Ordinary Rod SSH 171 é a reciclagem de recursos de energias básicas e Pokémon no seu descarte, podendo escolher ambas as opções.

Loading icon

Esta serve justamente para buscar essas energias básicas do descarte e pôr na sua mão. Esse efeito pode ser usado entre turnos, tanto para você quanto para seu oponente.

Vale lembrar que a carta aumentou de preço, por conta do atual meta-game como se comportou, e valorizou a expansão Rebel Clash.

Arquétipos do formato

Vantagens

Esse deck consegue ser um melhor representante de Dark Box do que o próprio Darkrai VStar que tem a debilidade de depender do número de energias ligadas no jogo para bater 30 por cada ela. Fazendo umas contas rápidas, para um breve comparativo, Darkrai com 8 energias em jogo, quase ¼ do deck para causar 240 de dano, enquanto que Drapion-VStar com apenas 3 energias (duas sombrias e uma incolor) causa 250 de dano se estiver de HP cheio!

E com muitos decks que usam Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88 ou cartas suportes da linha de Inteleon (principalmente esse Inteleon CRE 43) e que vem com a base de 4 Sobble CRE 41, e o próprio Mew V FST 113) sofrerão na mão dele, principalmente Mew VMax por conta da fraqueza ao tipo sombrio.

Desvantagens

A forma inicial do Drapion-V depende de 4 energias para causar 190 de dano, e como o deck não conta com a Double Turbo Energy, ele tem demora de resposta de ataque. É sempre ideal evoluir para a sua forma VStar para que tenha ao menos garantia de poder causar um dano em pouco tempo de jogo. Mas mesmo assim, o deck só é forte se houver as condicionantes da habilidade dele para poder bater com isenção de custo de energia, caso contrário, ele se torna um elefante branco no jogo.

E para piorar, só tem duas cópias no deck, o que é muito perigoso por não ter consistência de uma base de 3-2 no mínimo para a montagem, forçando muito o papel do Galarian Moltres-V e Galarian Moltes “Baby” para serem atacantes.

Conclusões

Este deck pode ser encarado como baixo potencial competitivo por não necessariamente poder responder a tudo e a todos do formato, mas que ele é divertido de jogar, isso é!

Ad

Ainda mais pra deixar jogador de Mew-VMax com raiva (a melhor parte disso). Mas das Dark Box que se mostraram até então, perdendo pro auge do Eternatus VMax na época de 2019 que fazia um grande estrago, esse deck do Drapion é decente e interessante de se jogar, visto que Galarian MoltresV sempre teve mais papel de coadjuvante do que ser a estrela de uma Dark Box, já que Darkrai-VStar teve um hype muito alto, mas não respondeu às expectativas.