Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG, e agora trago as notícias do regional de Liverpool, na Inglaterra.
O deck campeão foi de Mew VMax, mas também irei escrever sobre alguns do top 8 que merecem destaque pela criatividade ou mecânica nova.
Dito isso, vamos falar do oitavo lugar, o deck de controle Yveltal + Flying Pikachu-VMax, usado pelo ilustre montador de decks da arquitetura de Controle, Sander Wojcik.
Ad
Yveltal + Flying Pikachu-VMax Control Deck
Decklist
Yveltal: Principal Atacante e Sabotador de Energias Especiais
1) Ataque - Cry of Destruction (C)(C): descarte até 3 energias especiais do oponente em jogo.
2) Ataque - Dark Feather (D)(C)(C): você causa 100 de dano.
Seu objetivo é ser o counter perfeito de Pokémon que usem energias especiais, principalmente o Lugia VSTAR SIT 139, por conta do uso excessivo da energia Powerful Colorless Energy DAA 176. Esse primeiro ataque quebra de vez com a estratégia de ligar energias com Archeops SIT 147, e tira essa vantagem.
Além disso, temos o deck de Mew VMAX FST 114 em alta, com o uso das Fusion Strike Energy FST 244. Também podemos atrapalhar esta estratégia.
Flying Pikachu-VMax: O Segundo Atacante
1) Ataque - Max Balloon (L)(C)(C): esse ataque causa 160 de dano e, no próximo turno, ele entra para lidar com algumas Techs de Pokémon básico, como o deck de Vikavolt V + Aerodactyl VStar, do deck campeão de San Diego, por causa do uso excessivo do Vikavolt V DAA 60 e Raikou V BRS 48.
E ainda temos o deck de Blissey V CRE 119, que mesmo não estando muito presente nos últimos regionais com altas colocações, é chato de lidar por ser um Pokémon básico que ganha poder de ataque por energias especiais.
Existem também atacantes pontuais, como o Galarian Moltres EVS 93 e Radiant Charizard PGO 11, que podem aparecer e o Flying Pikachu VMAX CEL 7 pode deter.
Miltank: Atacante Anti-V de Single Prize
Como um atacante rápido e de improviso eficiente, e com a alta demanda de Pokémon do tipo V em jogo, Miltank se torna bastante útil para partidas em que o oponente entope o jogo com esse tipo de Pokémon, com essa raridade. Dos mais comuns, o próprio Mew VMAX FST 114 sempre coloca muitos Genesect V FST 185 para lotar o banco.
Regieleki “Baby”: Atacante Contra o Lugia-VStar
Em essência, ele é um counter “perfeito” de Lugia V SIT 138, caso ele esteja sendo montado no banco do jogo, já causando um prejuízo. Mesmo que não possa aplicar fraqueza no banco, 120 de dano é bastante adianto para pressionar o oponente.
O mesmo vale para Origin Forme Palkia VSTAR ASR 40, que também é interessante para focar em causar dano, mas como dito, esse golpe não pode aplicar fraqueza para dobrar o dano.
Mas, em si, o que pode prejudicar são as linhas de Sobble, Drizzle e Inteleon, que geralmente ficam no banco para poder fazer a busca de cartas Trainers, e esse “ataque sniper” é de grande utilidade nesse caso.
Pokémon Recursivos
- Starly DAA 145 entra com um combo único, na junção da sua habilidade Sky Circus, em que, se o Starly for movido do banco para a posição ativa com o uso da carta Trainer Bird Keeper DAA 159, ele cria um efeito temporário: o custo do seu ataque não cobra o tributo das energias para poder atacar, ou seja, ele ataca de graça!.
Ad
Com isso, temos o seu ataque Keen Eye, que pode procurar no seu deck por duas cartas e colocá-las na sua mão, e depois disso, embaralhar seu deck.
- Radiant Greninja ASR 46 tem Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
- Eldegoss V CPA 5 tem Happy Match, que faz com que, se invocado da sua mão e posto no seu banco, ele procura por uma carta Apoiador da pilha de descartes e coloca na sua mão; como se fosse um VS Seeker ROS 110 embutido.
- Manaphy BRS 41 entra com Wave Veil, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos de ataques do oponente, contra os Pokémon que possam atacar de forma “sniper”.
- Snorlax LOR 143 tem a sua habilidade Unfazed Fat, que faz com que ele previna todos os efeitos de ataque do seu oponente contra esse Pokémon.
- Snorlax VIV 131 entra com Gormandize, que concede uma “draw power” absurda de até 7 cartas na sua mão, caso use essa habilidade.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 serve para olhar as 5 cartas do topo do deck. Você pega 3 cartas para a sua mão, e as outras 2 serão descartadas para a Lost Zone.
- Thorton LOR 167 você troca um Pokémon básico da pilha de descartes para ser promovido em jogo por outro básico no lugar. Esse novo Pokémon básico recebe todos os contadores de dano, condições especiais, energias, ferramentas, ou seja, tudo o que estava ligado ao Pokémon anterior.
- Peonia CRE 149 serve para olhar 3 cartas prêmios viradas para baixo e trocar com 3 cartas da sua mão para serem postas para lá, e essas cartas prêmios que foram recolhidas ficarão na sua mão.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, para agilizar a compra das cartas prêmio.
- Bruno BST 121 serve para embaralhar a sua mão no deck de volta e comprar 4 cartas. Contudo, se seu Pokémon ativo foi nocauteado anteriormente, ao invés de comprar 4 cartas, você compra até ter 7 cartas.
- Bird Keeper DAA 159 serve para substituir um Pokémon do banco para a posição ativa, e, se o fizer, você compra 3 cartas a mais no processo.
- Sidney FST 241 serve para olhar a mão do oponente e escolher uma combinação de duas cartas de ferramentas, energias especiais ou estádios que possam ser descartados caso execute o efeito.
- Lost Vacuum CRZ 135 é uma carta Item que, para ser executada, precisa pagar um tributo de descartar uma carta da sua mão para a Lost Zone. Se o fizer, você escolhe uma carta Item Ferramenta ou Estádio em jogo e as manda para a Lost Zone.
Ad
- Trekking Shoes CRZ 145 te deixa olhar a carta do topo do seu deck, podendo escolher pegar aquela carta que viu e colocar na sua mão ou descartá-la.
- Scoop Up Net RCL 165 serve para recolher um Pokémon do jogo para sua mão que não seja GX ou V, fazendo assim o “looping”, principalmente com o Snorlax VIV 131, para colocá-lo num momento ideal de compras de cartas quando necessário e retirá-lo quando ele não for mais útil na jogada.
- Echoing Horn CRE 136 serve para trazer um Pokémon básico da pilha de descartes do oponente para o banco.
Ele é feito para um tipo de jogada como a de trazer um Pokémon de HP baixo para o banco para poder facilitar algum nocaute, puxando um Boss's Orders BRS 132 para finalizar com ele.
- Hisuian Heavy Ball ASR 146 serve para procurar qualquer Pokémon básico que esteja nas cartas prêmio. E se achar, pegue aquele Pokémon e substitua-o por essa carta.
- Quick Ball FST 237 serve para procurar um Pokémon básico do deck com o custo de tributo de descartar uma carta da mão.
- Yell Horn DAA 173 serve para deixar ambos os Pokémon ativos confusos.
E nisso, há um combo: você coloca um dos dois Snorlax (Snorlax LOR 143 ou Snorlax VIV 131). Sendo eles Pokémon de HP alto, servem para aguentar mais dano do oponente momentaneamente e, nisso, você pode usar a Yell Horn DAA 173 para deixar o oponente confuso e logo, usar a Scoop Up Net RCL 165 para recolhê-lo para a mão e depois colocá-lo em jogo, deixando assim o oponente com o “Bad Status” e você fica isento do efeito da carta, ganhando uma vantagem.
- Cape of Toughness DAA 160 concede mais 50 de HP para Pokémon básicos que não sejam do tipo GX.
É uma carta útil para deixar o Snorlax LOR 143 e o Snorlax VIV 131 com mais vida, deixando-os na função de “tanker”, e também é útil para o Yveltal CEL 19 e Miltank ASR 126.
Estádio
Galar Mine RCL 160 serve para aumentar o tributo do custo de recuo de duas energias incolores entre os Pokémon ativos em jogo (seu e do oponente).
Energias especiais
- Capture Energy RCL 171 serve apenas para invocar do deck um Pokémon básico para o seu banco, caso energize algum Pokémon seu com ela, como uma forma de aceleração do seu set-up.
- Twin Energy RCL 174 serve como um tipo de Double Colorless Energy SUM 136 que não pode ser equipada para Pokémon do tipo GX ou V.
- Double Turbo Energy BRS 151 serve como um tipo de Double Colorless Energy SUM 136 que, ao ser equipada ao Pokémon, tem uma redução de 20 de dano no seu ataque geral.
- Speed Lightning Energy RCL 173 serve para ser acoplada em Pokémon do tipo elétrico. Se o fizer, você compra 2 cartas.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Como um bom deck de controle, ele tem uma função única: atrapalhar seu oponente e frustrá-lo da melhor maneira possível, e claro que cada controle tem um tipo de objetivo específico, seja controle de cartas da mão, descartes de energias básicas e especiais, eliminação de estádios ou ferramentas do oponente.
Ad
Ele não tem foco em dano massivo, como os decks básicos de Pokémon, mas sim foco em atrapalhar o desenvolvimento do jogo do oponente e tirar proveito do cansaço e erros de jogadas.
O deck cumpre esse papel perfeitamente com o Yveltal CEL 19 sendo o removedor de energias especiais, ao menos 3 energias de uma vez só (lembrando que decks precisam de 4 cópias de cada energia em específico) e Miltank ASR 126 como um counter perfeito de Pokémon V, que está em alta no metagame atual.
Desvantagens
- Mesmo que ele tenha cumprido uma boa função de controle, ainda vindo do grande Sander Wojcik, e tenha chegado em Top 8, ainda sinto que tem umas engatadas de falhas de combo. Ele, às vezes, tem cartas que podem te deixar na mão, em uma situação que precise de carta X e ela não vem a tempo, por vezes pela menor quantidade cópias ou por estar nas cartas prêmio.
Novamente, como o foco do deck não é ataque massivo, ele carece muito disso, por exemplo, com decks de Single Prize, como o uso de Lost Box com Sableye LOR 70 e Cramorant LOR 50, que conseguem causar bastante estrago no deck.
Já houve decks melhores de controle dele, como esse do Mewtwo VUnion que é muito mais eficiente e mais assertivo no objetivo que se propõe e consegue agir rápido nos combos necessários, na minha humilde opinião. Mas não deixa de ser muito interessante!
Conclusões
É um deck que exige muito estudo e treino do jogador para poder saber onde usar, como usar e onde aplicar determinadas jogadas e combos específicos para poder sair numa vantagem.
Não é recomendado para jogadores iniciantes ou casuais, mas para quem é veterano e tem certo domínio do Pokémon TCG, e gosta do arquétipo de controle, é uma outra opção.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Fique a vontade e comente abaixo no site.
Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter