Com o fim declarado do bloco Sword & Shield, vamos interagir um pouco sobre as cartas mais belas que apareceram na coleção, e meu critério aqui é plural, abordando tanto as Artes Secretas (Secret Arts) quanto as da Galeria dos Treinadores (Trainers Gallery). É também questão de opinião, então caso discorde ou queira sugerir outras cartas, estou disponivel nos comentários!
Desconsiderei as cartas Full Art porque creio que em Sword & Shield não tinham a mesma coerência como as Full Art que tinham em Black & White e X / Y (que eram mais bonitas e com cenários mais trabalhados).
Ad
Top 10 cartas mais belas de Sword & Shield
10 - Galarian Moltres V (Secret Art)
Essa arte brinca muito com a questão da simetria e a majestade que a ave quer transmitir na imagem, como se fosse uma representação de uma entidade de uma antiga lenda local, parecido com aqueles contos fictícios medievais no aspecto de “a lendária criatura das chamas negras”.
Aqui, o artista Shibuzo provavelmente fez um dos melhores trabalhos da vida dele.
9 - Noivern V (Secret Art)
Aqui, o mestre Mitsuhiro Arita não decepcionou e sempre surpreende com suas artes, se utilizando de texturas nas cores para causar a impressão de tridimensão tanto nos Pokémon quanto nos cenários, não usando o traçado delimitador em torno do Pokémon. Ele traz realismo nas artes, mas não fugindo totalmente da fantasia. Isso é fantástico!
E ainda com esse Pokémon dragão com aspecto de morcego, lembrando os Wyvern na cultura europeia, a impressão que a carta dá é que ele seria um Pokémon para o “Batman em uma Gotham City.”
8 - Hisuian Zoroark VStar (Trainer Gallery)
Aqui a arte remeter um pouco aos conceitos do Ukiyo-e, com os derrames de tinta em forma de nuvens em torno do Pokémon, remetendo a essa arte antiga da Era Edo do Japão, onde foi muito presente esse tipo de representação gráfica, mas claro, de forma mais moderna e mais refinada a técnica de tridimensão e proporção do que as referências antigas.
E curiosamente, é a única arte do Sie Nanahara na empresa, e tendo feito uma arte muito boa - não duvido que será chamado para futuros trabalhos.
7 - Zacian V (Trainer Gallery)
Aqui também entra como um conto narrativo e interpretativo. Pegando as referências inglesas sobre Galar, sabemos que é movimentada pelas lendas Arturianas, isso é, com a Rusted Sword que Zacian empunha como a representação da famosa espada Excalibur.
Essa arte simboliza o Hop tendo contato com esse Pokémon, como se fosse um “escolhido” de estar na presença de Zacian, e com essa atmosfera rústica como se fosse um templo esquecido. Ainda pesa essa leitura tão sublime, o que me fez escolher essa arte nessa posição.
6 - Rayquaza V (Secret Art)
O Rayquaza traz imponência, majestade, supremacia, poder. E na cultura oriental, o dragão é um símbolo de divindade e poder. Além disso, Rayquaza já foi eleito como um dos Pokémon favoritos do Japão - e parece que no ocidente, também tem essa parcela de fãs.
E com o vislumbre do que ele representa, mostrando esse jogo de perspectiva de dois pontos com o Rayquaza ao fundo, representando o quão grande é esse Pokémon em comparação ao tamanho ínfimo da Zinnia, temos uma construção de técnicas brilhantes do ilustrador Ryuta Fuse, que vem trabalhando desde Sun / Moon: Cosmic Eclipse.
5 - Lugia V (Secret Art)
Com o senhor dos mares, um dos membros que compõem o “duo” de Johto, Lugia mereceu seu destaque na coleção Sword & Shield: Silver Tempest, mostrando nessa arte as duas descrições na Pokédex, onde que ele se emergir das profundas águas do oceano para o céu, ele pode provocar tempestades ao bater de suas asas.
Ad
Essa arte com o pescador local vendo a imponência do Pokémon é indescritível, e o uso das cores faz as sobreposições da forma, não deixando tão delineado com traços fixos no desenho, mas deixando com que as próprias cores criem volume (semelhante à técnica que o Mitsuhiro Arita e Akira Egawa fazem nos seus trabalhos), deixando-a mais bela ainda.
Ainda ganha mais meu respeito pela arte do kawayoo, que inclusive, além de trabalhar para a Pokémon desde a era Diamond & Pearl: Rising Rivals, e também no bloco Sword & Shield, fez uma grande ilustração do Arceus V BRS 166.
4 - Charizard VStar (Promo Art) e Mewtwo VStar (Trainer Gallery)
Mesmo o Charizard VStar sendo uma carta normalmente lançada em boosters japoneses da coleção VStar Universe (que é o que deu base para o Crown Zenith no ocidente), essa carta veio justamente na UPC (Ultimate Premium Collection) do Pokémon, onde vem três cartas promocionais do Charizard.
A posição da carta no pódio é merecida por ter essa brincadeira de uso de perspectivas diferentes, na vista do observador do Charizard olhando para baixo contra o Mewtwo, sobrevoando o local através da cachoeira, e o Mewtwo, na perspectiva baixa, preparando o seu “Shadow Ball”.
Dois artistas fizeram esse trabalho cooperativo: Gossan com o Mewtwo, e Kiyotaka Oshiyama com o Charizard, ambos trabalhando com perspectiva de três pontos de fuga, que é uma das técnicas bastante difíceis para muitos desenhistas.
3 - Eternatus VMax (Trainer Gallery)
Aqui estamos na terceira posição, e provavelmente muitos não concordarão comigo. Incluí nos 3 primeiros lugares cartas que se aproximam mais do realismo e maturidade de traços, fugindo do traço normal e um pouco mais infantilizado que Pokémon traz consigo.
Mas por diversos motivos e por ter vários tipos de público e consumidores, considero válido e justo colocar artistas que aplicam mais seriedade nas técnicas ou que aproximem a realidade com o Pokémon, como vimos em Detective Pikachu, com a arte de "Assistente Inspetor Yoshida":
Com o presidente Rose com esse traçado realista, deu um ar mais imponente ao personagem e a alusão dos seus planos no jogo de usar o Eternatus para seu objetivo na trama, que ficou sensacional.
2 - Charizard VMax (Promo Art)
Aqui mostra um pouco do que comentei acima, em relação a arte do Eternatus VMax com o presidente Rose, onde há essa busca do realismo dos Pokémon. Temos aqui esse Charizard soltando extensos fogaréus aos céus, quase numa pegada de artes de “Magic: the Gathering”, o que deixou esse Charizard indescritível.
Precisamos creditar ao artista que deu a alma nessa arte, Shiburingaru, que se dedicou muito nesse Charizard.
1 - Os deuses de Sinnoh (Trainer Gallery)
Ad
E chegamos no primeiríssimo lugar, e claro, não poderia estar de fora esse quarteto fantástico!
Com a arte de Akira Egawa que remete ao estilo Barroco, ele mostra essa majestade da formação dos deuses e suas posições em hierarquias, representando Arceus, Dialga e Palkia como uma divina trindade benéfica, enquanto que Giratina, como uma força maléfica, banida ao Mundo Reverso, justamente com a alusão da religiosidade que o movimento artístico do Barroco transmite e evidencia.
Expliquei mais sobre esses tópicos no artigo sobre cartas mais valiosas de Crown Zenith, na terceira posição, onde estava o Arceus e na primeira posição com o Giratina.
Conclusões
O que acharam da lista? Discorda das colocações? Comente aqui abaixo a sua opinião!
Nos vemos na próxima. Até.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar