Olá a todos. Sou Rodrigo e venho aqui trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Padrão/Standard no Pokémon TCG.
Neste artigo, com o hype da expansão Lost Origin, vamos falar de outra carta que faz conjunto com o Rotom-V lançado atualmente, que possibilita o descarte de cartas Item Ferramentas/Tools para causar dano!
Rotom V: Descarte de Ferramentas
Análise do deck
Rotom apresenta a habilidade Instant Charge, que durante aquele turno, você pode comprar 3 cartas do topo do deck, e se o fizer, seu turno se encerra.
Ad
Seu ataque Scrap Short, por duas energias elétricas, causa dano por cada carta ferramenta que foi descartada para a pilha de descartes e que será enviada para a Lost Zone, sendo assim, 40 de dano para cada carta Ferramenta que pagar esse tributo.
Considerando que o deck tem 18 Ferramentas, o teu potencial máximo de dano é de 720 de dano!
Isso, claro, se mantiver os Choice Belt para não serem descartados, para poder complementar no início de jogo algum dano que se feche para nocautear um Pokémon de HP alto como VStar ou um VMax. Tirando 4 Choice Belt, ainda sim terá 14 ferramentas para causar 560 de dano!
O combo do deck está nesse conjunto esquemático: Tool Box LOR 168 para procurar por Ferramentas/ e usar o Apoiador Professor's Research BRS 147 para descartar a sua mão cheia dessas cartas, garantindo que estejam nos descartes para usar seu ataque.
Pokémon recursivos
1) Diancie ASR 68 com sua habilidade Princess's Curtain, se for seu Pokémon ativo, ela inibe efeitos de cartas Apoiador que possam dar alvo em Pokémon básicos do seu banco — ou seja, pode evitar que o oponente use um Boss’s Orders para puxar algum Rotom-V seu para nocaute.
2) Crobat V DAA 104 usa sua habilidade Dark Asset que se baixado do banco da sua mão, você compra cartas até ter seis em sua mão.
Cartas Trainer
Raihan EVS 152 só pode ser jogado se no turno anterior, o seu Pokémon ativo foi nocauteado. Você liga uma energia da pilha de descartes a um de seus Pokémon da forma que quiser e ainda procura no seu deck por uma carta que quiser, pondo na sua mão.
- Professor's Research BRS 147 serve descartar sua mão e comprar sete cartas em seguida.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para realizar um nocaute específico.
- Pal Pad SSH 172 é a reciclagem de cartas Trainer Apoiador, e manter a constância com o Raihan EVS 152.
- Tool Box LOR 168 serve para olhar as sete cartas do topo do seu deck e caso venha cartas do tipo Item Ferramenta, você pode pegar todas essas cartas, revelá-las e colocá-las na sua mão. As demais voltam para o deck e são embaralhadas.
- Exp. Share BST 126 é o compartilhamento de energias entre os Pokémon.
- Choice Belt BRS 135 é justamente para fechar danos, concedendo mais 30 de dano contra os Pokémon V do formato (sejam VMax, VStar ou VUnion).
- O Stadium Tower of Darkness BST 137 serve como “Draw Power” para duas cartas, porém ao fazer isso, você precisa descartar uma carta da sua mão do arquétipo Single Strike, que aí entramos com a questão do Single Strike Scroll of the Fanged Dragon EVS 158, que claramente só serve para o Duraludon-VMax e não há necessidade de explicar o efeito da ferramenta.
Ad
Como ela é do tipo de ferramenta necessária para ser descartada para criar o efeito de dano do Rotom V, está em nosso deck pela sinergia.
- Carta de energia especial, a única que tem no deck. Serve como um “Draw Power” para o tipo elétrico, pois caso o Pokémon desse arquétipo seja ligado a ela, você compra duas cartas.
Arquétipos do formato
Vantagens
Esse deck facilmente bate de frente com dano dobrado contra qualquer Pokémon de água que tenham fraqueza a elétrico em alta do formato como Origin Forme Palkia-VStar, Suicune-V, Greninja-VUnion, e até mesmo o Flying Pikachu VMax que mesmo sendo do tipo “elétrico”, ele é considerado como “voador” por causa do nome e com fraqueza a elétrico, tomando o dano alto pelo Rotom V.
E não apenas pelo abuso das fraquezas, mas como atacante com altos danos, facilmente Rotom pode acabar com qualquer VStar do momento como Giratina VStar e Arceus VStar, como também Pokémon VMax de grandes quantidades de HP.
Desvantagens
Pokémon que tenham imunidade a danos que se o oponente tiver energias especiais, como é o caso do Duraludon VMax que pode atrapalhar caso seu Rotom V tenha a Speed Lightning Energy equipada.
Além disso, Pokémon do tipo físico/lutador como Urshifu VMax – Rapid Strike, Aerodactyl VStar, Galarian Zapdos V causam o dobro de dano por conta da fraqueza.
Pokémon que inibe danos de Pokémon básico como Flying Pikachu-VMax nos decks de Arceus-VStar geralmente, também podem acabar com nosso jogo.
Eiscue EVS 47, que é frequente com decks de Kyurem VMax, também por causa do seu segundo ataque Blockface, previne ataques de Pokémon básicos do seu oponente, porque justamente todo seu deck é composto de atacantes básicos!
Conclusões
É um deck forte e agressivo para quem quiser começar a jogar Pokémon TCG, mas com a mecânica de descartes de ferramentas, precisa-se também de leve estudo para ter intimidade com deck e saber como gerenciar a busca das ferramentas e descartá-las no momento certo para causar o dano, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças.
Vale a pena o investimento e a montagem do deck, por conseguir lidar contra os grandes decks do formato por pouca energia, sendo agressivo na aceleração do tributo e alto dano.
— Comentarios0
Se el primero en comentar