Olá a todos. Sou Rodrigo e venho aqui trazer mais ideias e possibilidades de decks para o formato Standard no Pokémon TCG.
Nesta artigo, com o hype da expansão Lost Origin, vamos começar com outro deck com potencial casual por ser um Pokémon resistente e que renderá boas partidas, fazendo alguns oponentes puxarem o cabelo de raiva: o Hisuian Goodra.
Hisuian Goodra-VStar: O novo tanker da temporada
Sem fraquezas no arquétipo do tipo dragão, Hisuian Goodra (assim como Giratina) tem esses benefícios que lhe dão vantagem para não sofrer danos dobrados pela fraqueza, como por exemplo o Blissey-V que tem o tipo lutador, que é a referência de deck tanker do momento.
Ad
E com mecânicas novas da Lost Zone, Hisuian Goodra tem sua própria mecânica de set-up que iremos destrinchar e será explicado como jogar com esse tipo de deck. Vamos lá.
Análise do deck
O deck consiste em energizar o Hisuian Goodra o máximo possível por conta dos requerimentos de energias diferentes que pede: metal e água, para isso, apenas a carta Mirage Gate LOR 163 pode cumprir esse papel, desde que tenha 7 cartas da Lost Zone para pagar esse tributo. Diante disso, vemos a importância do Comfey LOR 79 com sua habilidade Flower Selecting, que se ele é seu Pokémon ativo, você olha as duas cartas do topo do seu deck: uma vai para sua mão e a outra vai para a Lost Zone.
Seguindo esse script de iniciar com o Comfey até por as sete cartas na Lost Zone, use o Mirage Gate para energizar duas energias básicas diferentes do deck para o Hisuian Goodra e mais a energia do turno para garantir seu preparo de ataque.
E para a melhor jogada no primeiro turno na sua vez de jogar, tente usar o Battle VIP Pass FST 225 para poder colocar em jogo ao menos todos os Comfey LOR 79 possíveis para acelerar o processo de uso da sua habilidade e acelerar seu jogo.
Há também o Trainer Supporter Colress's Experiment LOR 155, podendo ajudar no set-up da montagem para recorrer o mais rápido possível ao Mirage Gate LOR 163.
E por fim, quando estiver com o máximo de cartas possíveis na Lost Zone, chegando a 10 cartas, pode-se recorrer à carta Fantina LOR 157 que tem o custo de tributo de ter ao menos essa quantidade citada na Lost Zone (de dez cartas) para poder realizar o efeito: seus Pokémon V recebem 120 de dano a menos no turno do seu oponente por ataques dos Pokémon dele, fazendo com que Hisuian Goodra dure bastante tempo em jogo).
Pokémons Importantes
De atacante secundário, temos o Cramorant LOR 50 que serve como um recurso de uma carta prêmio para lidar contra o Miltank ASR 126 que é uma carta anti-Pokémon V, dentro do deck Blissey V CRE 119, que seria uma das nossas piores partidas.
Para a procura de recursos, temos Radiant Greninja ASR 46, que com sua habilidade Concealed Cards, você descarta uma carta de energia da mão para comprar duas cartas.
Cartas Trainer
- Colress's Experiment LOR 155 é justamente para o foco do deck, o coração da engrenagem da função de envio para a Lost Zone, que será muito frequente nos decks que terão essa abordagem.
- Fantina LOR 157 é para a redução de danos de seus Hisuian Goodra-V.
- Boss's Orders BRS 132 é praticamente de lei ter no seu deck para forçar um nocaute específico ou atrasar o oponente com um Pokémon que não possa bater de frente contra seu Hisuian Goodra que não possa destruir com 270 de dano ou mais, fazendo-o ficar sem ação.
Ad
- Mirage Gate LOR 163 é excelente para energização, visto que ela pode pegar duas energias básicas diferentes e pôr em um de seus Pokémon. Mas para isso, você precisa ter no mínimo 7 cartas na Lost Zone para cumprir o efeito dela.
- Training Court RCL 169 aumentou de preço, visto por conta do atual meta-game como se comportou, e valorizou a expansão Rebel Clash. Seu efeito: você e seu oponente entre os turnos, podem pegar uma energia básica da pilha de descarte e porem nas suas mãos.
- Crystal Cave EVS 144 é justamente um complemento para curar os seus Hisuian Goodra.
- Ordinary Rod SSH 171 é justamente a reciclagem de recursos, voltando duas energias dos descartes para o deck e dois Pokémon também; e sempre podendo escolher ou as energias, ou os Pokémon, ou realizar ambos.
- Pal Pad SSH 172 é a reciclagem de cartas Apoiador/Supporter que estão na pilha de descartes e podem voltar para o deck. E justamente o máximo de urgência para querer reciclar recursos é a carta Fantina LOR 157 que garante a durabilidade dos seus Hisuian Goodra.
- Air Balloon SSH 156 garante recuo de menos duas energias incolores para o Pokémon no qual estiver equipado. Ela só tem uma cópia no baralho, então cuidado com a escolha para o Pokémon no qual ligar.
- Choice Belt BRS classificada como carta Ferramenta, garante 30 de dano adicional contra os Pokémon V no qual essa carta estiver ligada.
Arquétipos do formato
Vantagens
Sem os malefícios de ter alguma fraqueza, o tipo dragão no atual formato consegue durar bem contra boa parte dos decks, garantindo durabilidade por muitos turnos, diferente como dito do deck de Blissey-V que tem fraqueza ao tipo Lutador.
E com isso, decks de última ponta do formato como Origin Forme Palkia-VStar, Arceus-VStar + Flying Pikachu-VMax, Jolteon-VMax, Urshifu-VMax (Rapid Strike), Ice Rider Calyrex-VMax, Shadow Rider Calyrex, Hisuian Zoroark-VStar e até mesmo com muito esforço o Mew-VMax.
Mesmo com danos massivos, estes decks passarão por problemas de fechar o dano caso o seu Hisuian Goodra VStar jogue no turno Fantina LOR 157 para receber menos 120 de dano, ainda mais com os benefícios do efeito do segundo ataque de
Goodra, Rolling Iron, que concede redução de 80 de dano a mais (tirando o seu ataque de 200 de dano).
Ainda há também o fator de cura total do Pokémon graças a habilidade Moinsture Star que dá dor de cabeça ao oponente, fazendo que danos de 330, por exemplo, sejam reduzidos em 200 pontos, dando apenas 130, o que é uma baita mudança de jogo.
Desvantagens
O mesmo problema que tem nos decks de Lost Zone no geral é descartar cartas-chave que possam atrapalhar alguma falta de recurso com prazo de Late e End Game com as habilidades do Comfey LOR 79 e efeitos da carta Colress's Experiment LOR 155.
Por isso, tome muito cuidado com a seleção de cartas que vão parar na Lost Zone para não prejudicar seu set-up e gerenciamento de recursos.
Ad
Decks que garantam nocaute automático, como Giratina VSTAR LOR 131 e Yveltal SHF 46, são partidas que o Hisuian Goodra pode sofrer muito.
Conclusões
É um deck casual divertido. Não se sabe se terá grande espaço para um top tier 1 ou 2 dentro dos regionais ou no International em São Paulo em breve, mas que se garantirá como um deck tanker consistente, isso é fato.
Porém, só o tempo dirá se ele poderá aumentar de categoria de consideração para ser levado a sério no formato de deck que seja tão bom quanto o Giratina.
— Comments0
Be the first to comment