Nesse artigo, mostraremos os 10 Alakazam mais fortes e interessantes no Pokémon TCG - considerando cartas desde a era da Wizards of the Coast até hoje. Este é um dos Pokémon Psíquico mais queridos do público, e tem uma base de fãs bem grande.
Vamos lá!
Alakazam: Top 10 Melhores Cartas
10 - Alakazam Gold Star (Ruby/Sapphire: Crystal Guardians)
Skill Copy era interessante devido ao seu custo, principalmente porque naquela é fácil tributar por apenas três energias incolores. Através desse ataque, Alakazam Gold Star copia qualquer ataque de Pokémon básico ou evolução na sua mão, desde que você tenha as energias necessárias. Um grande lado positivo desse ataque é que você sempre surpreenderá seu oponente com os ataques surpresa na sua mão.
Ad
9 - Sabrina's Alakazam (Wizards of the Coast Era: Gym Challenge)
O que chama atenção nesta carta é sua habilidade: o Alakazam da Sabrina copia qualquer Pokémon Psíquico sob seu controle em jogo, desde que você tenha as energias necessárias e cumpra os requisitos extras daquele ataque. Isso equilibra a desvantagem desta carta, que é o fato que seu único ataque, Mega Burn, funciona em um turno sim e um não.
Assim, o desafio do jogador era saber usar Pokémon Psíquicos (o que não era difícil com o deck temático da Sabrina, no qual todos meio que conversavam entre si) e usá-los para aproveitar o ataque deste Alakazam.
8 - Alakazam (e-Cards Series: Expedition)
O seu destaque é sua habilidade, Psymimic, que lhe permite escolher um ataque do oponente e copiá-lo - mas claro, desde que você tenha as energias necessárias e cumpra qualquer requisito daquele ataque.
7 - Alakazam (e-Cards Series: Skyridge)
Essa versão do Alakazam une o útil ao agradável com duas mecânicas que todo jogador de Pokémon TCG ama: uma habilidade recursiva e um ataque poderoso.
A sua “habilidade” transfere energias entre seus Pokémon. Já seu ataque causa um dano base fixo + um dano adicional baseado nas energias ligadas ao Pokémon ativo do oponente, como um tipo de “contra ataque que usa a força do oponente contra ele mesmo”.
6 - Alakazam (Wizards of the Coast Era: Base Set)
Damage Swap é uma das habilidades mais memoráveis da era clássica da Wizard of the Coast. Um deck famoso da época com uma estratégia “tanker” usava o Chansey BS 3 + a habilidade do Alakazam para causar dano, e depois reciclava esse Chansey BS 3 e o colocava em jogo novamente.
5 - Alakazam V (Sword/Shield: Promo Card)
No Expanded, ele é um atacante útil.
Se buscarmos cartas com o Fog Crystal CRE 140, é fácil colocá-lo em jogo, e, para ligar energias, podemos usar o Malamar PR-SM SM117 e o Xatu PR-SV 59.
Contudo, o destaque desta carta é seu segundo ataque, que causa dano com base na quantidade de cartas que o oponente tem em mãos - ou seja, se estiver contra aquele jogador ganancioso que gosta de ter mão cheia de recursos, causará mais dano.
Adicionalmente, para causar mais dano a Pokémon que não tenham fraqueza ao Psíquico, precisamos do combo com o ataque VSTAR do Unown VSTAR SIT 66.
4 - Radiant Alakazam (Sword/Shield: Silver Tempest)
Ainda relevante no Standard de 2023 e 2024, esta carta conquistou seu espaço na nossa lista devido a sua habilidade, Painful Spoons, que lhe permite transferir dois marcadores de dano entre os Pokémon do oponente, o que lhe ajuda nocautear alguns Pokémon inimigo.
Como é um Pokémon básico, é fácil montá-lo (você não precisa da linha evolutiva completa do Abra), e, já que é um Radiant Pokémon, é ideal como Pokémon de apoio.
No Standard, podemos usar o Xatu PR-SV 59 em um deck Psychic Box como atacante.
Ad
3 - Alakazam-EX (X/Y: Fates Collide)
O combo desse Alakazam envolve contadores de dano - com seu ataque, ele coloca 3 marcadores de dano em cada Pokémon do oponente que tiver energias ligadas.
Por fim, com sua habilidade, Kinesis, ele faz parte de um combo que usa sua Mega Evolução, M Alakazam-EX FCO 26. Lembre-se do efeito negativo da Mega Evolução; se o Mega-Evoluir, você perderá seu turno - então, é essencial equipar a Alakazam Spirit Link FCO 90.
Para otimizar seus ataques, temos o Dimension Valley PHF 93, que diminuirá o custo de seus ataques em uma energia incolor. Também usamos a Mystery Energy PHF 112, para diminuir o custo de recuo do Alakazam-EX em duas energias.
2 - Mega Alakazam-EX (X/Y: Fates Collide)
Em segundo lugar, temos a segunda parte do combo do Alakazam anterior. Ele causa 10 pontos de dano mais 30 para cada marcador de dano que o oponente tem.
Você pode duplicar esses marcadores com a Lunala CEL 15, ou combiná-lo com Pokémon que nocauteiem outros Pokémon instantaneamente, como o Gengar GEN 35 com seu segundo ataque.
1 - Alakazam ex (Scarlet/Violet: 151)
Essa versão do Alakazam veio na coleção especial de Kanto no bloco Scarlet & Violet. Ele foi o primeiro Pokémon na história que causa dano mesmo no banco, e não precisava estar na posição ativa!
Podemos otimizar isso com o combo do efeito do ataque VSTAR do Unown VSTAR SIT 66 (também citado no Alakazam da nossa 5ª posição), no Standard atual (2024). Esse combo dá aos Pokémon do oponente fraqueza ao tipo Psíquico - o que nos permite nocautear 80% do Standard. Podemos até mesmo triplicar este dano se usarmos Supereffective Glasses ASR 152, ou seja, causar 360 dano!
Você pode conferir alguns decks que usam este Alakazam clicando aqui.
Menções Honrosas
Alakazam (Diamond/Pearl: Mysterious Treasures)
Sua habilidade Poké-Power nos permitia desabilitar Poké-Powers inimigos usados contra este Alakazam, desde que descartássemos duas cartas. Esse conceito poderia voltar para o Standard no futuro, dessa vez adaptado, em um tipo novo de Alakazam que pudesse desabilitar “efeitos de habilidades” se você descartasse uma quantidade X de cartas na mão.
Já seu ataque nos permite reduzir o dano causado por Pokémon evoluídos de estágio 2 em 30 pontos. No Standard atual (2024), a Pokémon Company nos mostrou que quer resgatar os velhos conceitos clássicos de “etapas evolutivas”, o que deixará o jogo um pouco mais “lento”. Seria bom se esses efeitos voltassem.
Conclusões
O que acharam desta lista? Qual seria sua lista dos melhores Alakazam? Nos conte sua opinião abaixo.
Obrigado pela leitura! Até a próxima.
— Comentarios0
Se el primero en comentar