Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia. E com o retorno de alguns decks do formato Expandido/Expanded, irei falar de um dos decks de controle mais enjoados que tem nesse formato. Dentro da época do formato Padrão/Standard na era de Sun/Moon: Unbroken Bonds por meados do primeiro semestre de 2019, quando foi lançado, ele já dava dor de cabeça para muitos, e agora com novas cartas do bloco Sword/Shield, ele se potencializou com possibilidades infinitas de sabotagem do jogo adversário. Com vocês, Honchkrow-GX.
Ad
Então, vamos analisar o deck dele e entender como funciona.
Honchkrow-GX: Control Deck
Deck List
Honchkrow-GX: o Pokémon “mafioso”
1) Habilidade - Ruler of the Night: se esse Pokémon estiver na posição ativa, o oponente não pode jogar da sua mão cartas Trainer do tipo Ferramentas (Tools Cards), nem energias especiais e nem Trainer do tipo Estádio (Stadium Cards).
2) Ataque - Feather Storm (D)(C)(C): você causa 90 de dano e escolhe dois Pokémon GX ou EX do banco do oponente para causar 30 de dano.
3) Ataque GX - Unfair (C)(C): você olha a mão do oponente. E nisso, descarta duas cartas da mão dele.
Ele é seu único e principal motor do deck no geral. Aqui não temos Pokémon recursivos comuns no formato como Dedenne-GX UNB 57, Lumineon V BRS 40 ou Tapu Lele-GX GRI 60 (apesar que poderia ter na lista o Crobat V DAA 104, decidi não colocá-lo), pois já existem cartas que podem fazer o filtro de buscar de recursos como o Trainers' Mail ROS 92 para procurar qualquer Trainer, além do Pokégear 3.0 SSH 174 para procurar Trainers do tipo Apoiador.
Aqui, o Murkrow SIT 106 da coleção Sword/Shield: Silver Tempest entra por conta do seu primeiro ataque, em que ele pode procurar por outros Murkrow para filtragem de posicioná-los logo no jogo, evitando o uso de Quick Ball FST 237, Nest Ball SUM 123, Repeat Ball PRC 136, Level Ball BST 129 e até mesmo o Battle VIP Pass FST 225 (pior carta nesse tipo de deck, porque ela se torna uma carta “morta” no deck e ocupando espaço, que só pode ser usada uma vez no seu primeiro turno de jogo e sem possibilidade de descartes dela para livrá-las para melhor filtragem do baralho).
Sendo assim, a peça vital é tentar colocar o máximo de Murkrow SIT 106 para usar a carta Dusk Stone UNB 167 para acelerar a evolução o mais rápido possível e começar a travar o oponente com a habilidade do Honchkrow-GX UNB 109.
Boa mão para começar o jogo
Aqui, nesse caso hipotético dessa simulação, temos a maioria dos Murkrow para poder pôr em jogo e já energizando com uma Double Colorless Energy e ainda com dois Pokégear 3.0 para poder fazer o filtro do deck, podendo procurar Judge ou Professor’s Research.
Cartas Trainer
- Professor's Research BRS 147 serve para descartar sua mão e comprar sete cartas em seguida.
É um excelente “Draw Power” do jogo, podendo acelerar filtro e busca de recursos com uma mão parada.
- Judge FST 235 serve para embaralhar a sua mão e a do oponente de volta para o deck, e depois cada um comprará até quatro cartas.
Isso é mais para sabotar a mão do oponente e atrapalhá-lo quando ele estiver com uma mão cheia de cartas (que deve ser jogada na hora certa ou momentos oportunos).
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para criar uma oportunidade de nocaute, ou até mesmo, dependendo da estratégia, puxar algum Pokémon pesado do oponente com recuo muito alto e ele não tenha Switch para poder tirá-lo do perigo.
Ad
- Cyllene ASR 138 serve como reciclagem de Trainers da pilha de descartes, caso acerte as moedas com “cara”, e diante disso, é possível puxar cartas essenciais como VS Seeker ROS 110, Pal Pad SSH 172 e até mesmo Crushing Hammer SSH 159 para tirar energias do oponente.
- Sidney FST 241 serve como uma poderosa carta de controle: ela serve para revelar a mão do oponente e descartar uma combinação de duas cartas que sejam cartas Trainer do tipo Ferramentas, Trainers do tipo Estádio e energias especiais da mão dele.
Eu particularmente acho mais poderoso do que a carta Flannery CRE 139, mas também pode ser uma opção na modificação do deck pôr essa carta. Vai do gosto do jogador.
- Team Flare Grunt XY 129 serve para descartar uma energia ligada ao Pokémon ativo do oponente.
- Pokémon Ranger STS 104 serve para anular efeitos de ataques dos Pokémon em jogo (tanto o seu quanto a do oponente).
Essa carta entra para ser counter do ataque GX do Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156, que fornece dano adicional e mais cartas prêmios para cada nocaute que os Pokémon do seu oponente realizam, simplesmente para sabotar esse tipo de deck para ver o “circo pegar fogo” e estragar a estratégia do oponente.
- Pokégear 3.0 SSH 174 serve para procurar dentro das sete cartas do topo do deck uma carta Trainer do tipo Apoiador e colocá-la na sua mão.
- Trainers' Mail ROS 92 é um item que faz com que procure nas quatro cartas do topo do deck qualquer carta do tipo Trainer, escolhe uma delas, revele-a ao oponente e coloque na sua mão, e depois, embaralhe seu deck.
Nessa busca, a carta serve para procurar qualquer carta Trainer, mas o ideal seria a Dusk Stone, para evoluir o mais rápido possível seus Murkrow.
- Dusk Stone UNB 167 serve para procurar no deck esses Pokémon (Mismagius, Aegislash, Honchkrow, Chandelure), podendo ser até GX, para evoluir um de seus Pokémon em jogo de imediato (e você pode usar essa carta durante a sua primeira vez no turno ao jogar).
Basicamente, tem um efeito “similar” à primeira impressão do Rare Candy no bloco Ruby/Sapphire: Emerald: ele acelera a evolução, já podendo dinamizar o seu set-up.
- Crushing Hammer SSH 159 serve para descartar uma energia ligada a um dos Pokémon do oponente, caso acerte uma “cara” na moeda durante o requerimento do efeito da carta.
- Enhanced Hammer GRI 124 serve para descartar uma energia especial ligada a um dos Pokémon do oponente.
Nesse caso, ele só serve caso você não tenha evoluído algum de seus Murkrow a tempo para usar a habilidade do Honchkrow-GX, e nisso supondo que enfrente um Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 que use a Double Dragon Energy ROS 97 para aplicar o seu ataque GX. Aí pode atrasar o oponente nesse caso, até que possa evoluir e travar ele se ele puxar uma segunda energia similar.
Ad
- Startling Megaphone FLF 97 serve para descartar todas as cartas Trainer do tipo Ferramenta ligados a todos os Pokémon do oponente.
Isso é bom para início de turno, caso não tenha evoluído algum de seus Murkrow a tempo para usar a habilidade do Honchkrow-GX nesse meio tempo e o oponente já começar a montar o set-up de ferramentas. Você pode usar essa carta para tirar essas vantagens.
- Dowsing Machine PLS 128 é a ACE SPEC do deck, sendo extremamente útil, pois ela tem a função de recuperar qualquer Trainer da pilha de descarte, mas claro, precisando cumprir o requerimento de descartar duas cartas da sua mão para fazer isso.
Ela é basicamente um “VS Seeker” mais aprimorado, mas que serve para pegar qualquer Trainer (desde Apoiadores, Estádio, Item e Ferramenta) do que somente Trainer do tipo Apoiador (no caso do VS Seeker).
- VS Seeker ROS 110 serve para recuperar uma carta do tipo Trainer Apoiador da pilha de descartes e colocá-lo na sua mão.
Praticamente uma carta essencial para fazer “loops” de efeitos de controle do deck como o Sidney FST 241 e Team Flare Grunt XY 129, por exemplo. É vital evitar o máximo possível que seja descartada num eventual uso do Professor's Research BRS 147 para comprar cartas, mas temos o Dowsing Machine PLS 128, que pode ser considerado virtualmente como um “um tipo de quarto VS Seeker” no seu deck.
- Pal Pad SSH 172 serve para recuperar até duas cartas Trainer tipo Apoiador da pilha de descartes para o deck de volta.
Essa carta pode ser combinada com a Cyllene ASR 138, que, acertando as duas moedas, você recupera duas cartas Trainers dos descartes e sendo assim, recicla os Pal Pad SSH 172 para recuperar as cartas Apoiador usadas e repetir o processo de “loop”.
- Energy Recycle System CES 128 tem duas opções de escolhas, podendo só cumprir uma delas:
1) Você pode colocar uma energia básica da pilha de descartes na sua mão.
2) Você pegar até três energias básicas da pilha de descartes e devolvê-las para o deck dessa forma.
- Special Charge STS 105 serve para resgatar até duas energias especiais da pilha de descartes de volta para o deck.
Nesse caso, é justamente para resgatar as Double Colorless Energy SUM 136, que são essenciais para acelerar os ataques do Honchkrow-GX.
Estádios
- Silent Lab PRC 140 impede Pokémon básicos de usarem habilidades, no caso, prejudicando os decks dos oponentes que usam Pokémon recursivos como Oricorio-GX CEC 95, Dedenne-GX UNB 57, Jirachi-EX PLB 60, Lumineon V BRS 40, Tapu Lele-GX GRI 60, Eldegoss V RCL 19 e Crobat V DAA 104 - dos mais comuns.
Pokémon de “Single Prize” como Radiant Greninja ASR 46, Snorlax VIV 131 como cartas de compra.
E Pokémon que impedem danos “snipers” como Manaphy BRS 41, Mew UNB 76, Mr. Mime BKT 97, Mr. Mime PLF 47.
Ad
- Lost City LOR 161 serve para determinados casos em que você esteja prestes a nocautear um Pokémon chave ou uma ameaça maior do oponente que, se ele for derrotado, não irá para a pilha de descartes, mas sim para a Lost Zone, não podendo ser reciclado. Mas claro que é uma faca de dois gumes, pois assim como o oponente, você também pode sofrer esse revés.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Decks de Mew VMAX FST 114 sofrem muito por conta do uso das energias Fusion Strike Energy FST 244, que ele depende muito, e justamente por ele ter fraqueza ao tipo sombrio, que contribuí o dano dobrado para o Honchkrow-GX, tem essa questão da energia especial.
- Decks do tipo do dragão que usam o Double Dragon Energy ROS 97 como Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 e Regidrago VSTAR SIT 136.
- Decks de Togekiss VMAX VIV 141 que possam usar qualquer energia especial que dê duas energias ao mesmo tempo, como Double Colorless Energy SUM 136, Double Turbo Energy BRS 151, Counter Energy CIN 100.
- Decks de Ultra Necrozma CEC 164 com Garbodor DRX 54 que dependem do uso sempre de Double Dragon Energy ROS 97.
- Decks de Duraludon VMAX EVS 123 que usem Double Dragon Energy ROS 97 para compensar o custo de energias exótico que ele exige.
- Decks de qualquer Arceus VSTAR BRS 176 que usem energias especiais, principalmente com o Triple Acceleration Energy UNB 190.
- Decks de Lunatone PGO 34 e Solrock PGO 39, pois se jogar o estádio Silent Lab PRC 140 e estando evoluído para o Honchkrow-GX, a sua habilidade trava qualquer jogada do oponente de tentar quebrar o seu estádio por conta da sua habilidade Ruler of the Night, e nisso, a habilidade do Solrock PGO 39, Sun Energy, é anulada, e faz o sistema do deck engasgar e ser lento o aumento do dano do Lunatone PGO 34.
Desvantagens
- Decks de controle como o do Mewtwo-VUnion podem dar trabalho por ele se curar constantemente e usar marcadores de dano e começar a ruir aos poucos os seus Pokémon. E uma lista forte que pode afetar ele, temos o exemplo dessa lista do Regional de Stuttgart que pode acessar nesse link.
Um adendo talvez seja que devido ao deck ter o Silent Lab PRC 140, ele trava a habilidade da Radiant Tsareena SIT 16 que é essencial para a cura do deck e a sinergia, e caso o deck do Mewtwo não tire o seu estádio, ele será um pouco enjoado de lidar.
- Decks agressivos com grande dano bruto e rápido, como Gyarados TEU 30, Typhlosion BKT 20, Typhlosion BKT 20, Volcarona V EVS 21.
- Decks que levem Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 usando seu ataque GX sem uso de energias especiais, indo no “braço” usando energias de água e metal para poder fazer o efeito para seus atacantes.
- Decks que são isentos de danos por energias especiais como Duraludon VMAX EVS 123 e Alolan Persian-GX CEC 219.
Ad
- Decks de controle como Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217, pois são agressivos, e energizam rápido se for usar a linha de Cresselia CRE 64 no turno dois da primeira rodada do oponente (não colocando em questão energias especiais).
- Decks do arquétipo elétrico como Boltund V RCL 67 para fim de energização para o tipo, e com atacantes como Tapu Koko VMAX BST 51, Pikachu & Zekrom-GX PR-SM SM248, Jolteon VMAX PR-SW SWSH184.
- Decks snipers como Raikou-GX PR-SM SM121, Alolan Sandslash-GX PR-SM SM236 e a linha do Greninja-VUnion.
- Decks de “Instant Kill” como Absol GRI 81 e Hisuian Zoroark LOR 76.
Conclusões
É um deck bastante enjoado para o oponente que for lidar com ele, e como todo bom deck desse tipo de estratégia, o deck controle (Control Deck) faz perder muitas amizades (brincadeiras a parte), para o formato Expandido.
Mesmo que nessa versão do deck o foco seja mais de controle de recursos e o dano seja baixo, ainda sim é considerável o seu uso para poder ruir os recursos do inimigo e fazê-lo cansar com o passar do jogo. É um bom deck de controle, barato e simples de montar.
E então? Curtiram esse deck? Fariam diferente a sua lista? O que acham que mudariam para deixá-lo melhor? E se já jogou com ele, qual foi a sua experiência? Seus comentários são bem vindos.
Até a próxima para um futuro artigo.
— Comentarios0
Se el primero en comentar