Olá, sou Rodrigo, trazendo informações e novidades sobre o mundo do Pokémon TCG. Nesse artigo, iremos falar das duas últimas expansões bases do bloco Sword/Shield: Lost Origin e Silver Tempest (Origem Perdida e Tempestade de Prata, respectivamente, na tradução brasileira).
Lost Origin
Essa expansão sairá logo no início do mês de setembro (09/09/2022 para ser mais preciso), contando com as expansões japonesas Lost Abyss e Dark Phantasma, e com algumas cartas não lançadas em Astral Radiance (que tinha o conjunto da Time Gazzer e Space Juggler nos sets japoneses). Haverá também algumas cartas da Galeria de Treinadores como Charizard do Leon, Pikachu-V e Pikachu-VMax com o Red (todos de Vivid Voltage) e as cartas de Eternatus V e Eternatus VMax (de Darkness Ablaze) com o presidente Rose. No caso do Eternatus VMax, é a mais bela carta da Galeria de Treinadores, na minha opinião, que deveria ser o padrão de ilustração de Pokémon definitivo.
Ad
Com isso, essa expansão na versão ocidental (que devemos considerar como nossa realidade), contará no total com 217 cartas na expansão base e 30 cartas na Galeria de Treinadores. Lembrando que conta com cartas atrasadas de expansões de Darkness Ablaze, Vivid Voltage, algumas Full Arts de Shining Fates, e duas cartas Black Gold Full Art como a de número 29 e 30, sendo eles Pikachu VMax e Mew VMax.
É possível acessar a lista em inglês das cartas, com informações das listas completas das cartas com as traduções de seus ataques, habilidades, as artes e informações em geral.
Retorno da Mecânica da Lost Zone: A História
Para quem é novo no TCG de Pokémon, podem até achar que essa mecânica é inédita, surpreendente e ousada, mas pra quem é velho no TCG (como eu), não é bem assim: a Pokémon Company reciclou novamente esses conceitos de jogabilidade para o atual formato por causa do mascote da coleção, Giratina, o Pokémon que representa a antimatéria e a antítese de Palkia e Dialga no que diz respeito sobre a dimensão em que Giratina vive onde as regras do espaço/tempo não aplicadas. Contarei um pouco sobre a história.
Com isso, temos a mecânica da Lost Zone, implementada em 2009, no bloco Diamond/Pearl, na expansão Platinum, onde essa “área” é um tipo de “pilha de descartes” não recicláveis, onde determinadas cartas Trainer (Supporter ou Stadium) ou Pokémon que tivessem alguma habilidade ou ataques com efeitos que tivessem sinergia com a “Lost Zone” poderiam fazer sinergias e combos com essa mecânica.
Aqui temos exemplos dos Giratina nesse bloco de Diamond/Pearl: Platinum:
Depois dessa predominância nas expansões Platinum (que foi subdivida em Platinum: Rising Rivals, Platinum: Supreme Victors e Platinum: Arceus), essa mecânica reapareceu no bloco Heart Gold/Soul Silver anos depois, em meados de 2010/2011, na quarta expansão, chamada de HG/SS: Triumphant. Isso trouxe a volta dessa mecânica, com cartas como Absol Prime, Gengar Prime, Mew Prime e Magnezone Prime.
E na última expansão do bloco HG/SS, o Call of Legends, além da carta Lost Remover CL 80, tivemos uma carta Stadium totalmente quebrada no formato: Lost World.
Após de um longo tempo, pulando os blocos Black/White e X/Y, tivemos o retorno da mecânica só no bloco Sun/Moon, na expansão Sun/Moon: Ultraprism, e novamente, com a assinatura da presença do Giratina, porém com cartas especiais com Rule Box própria que dava característica a elas, as cartas ditas ”Ultra Prism”.
Diante desses exemplos, dentro da expansão tivemos o citado Giratina ◇ UPR 58, Darkrai ◇ UPR 77, Solgaleo ◇ UPR 89, Lunala ◇ UPR 62 e a carta Trainer Apoiador/Supporter Cyrus ◇ UPR 120 na estreia dessa expansão.
Ad
E nas outras que sucederam antes das mecânicas Tag Team GX em Sun/Moon ficar em mais evidência nas últimas expansões, desde Ultraprism até Team Up (quando inaugurou a mecânica Tag Team GX), havia a predominância das cartas Ultra Prism.
Aqui abaixo temos exemplos do que jogaram na época:
E agora, com o lançamento da nova expansão em setembro, retornaremos com a mecânica reciclada para fechar o segundo semestre do ano.
O que esperar dos decks do formato?
E dando um gancho sobre a mecânica, lembremos do mascote da expansão, Giratina, e ele tem seu deck próprio montado, que talvez possa levar um hype maior para o competitivo assim como Origin Forme Palkia VStar com a expansão passada, Astral Radiance.
Podemos presumir que ele será tão caro quanto ou que também possa criar um hype tão alto como foi posto no Darkrai VStar.
Contudo, pelos dados das pesquisas japonesas de sites, fóruns e grupos de TCG sobre o deck de Giratina, ele está se saindo bem e de forma excepcional, e iremos destrinchar algumas cartas que tem sinergia com o Giratina-VStar.
Aqui um exemplo de um dos decks com ele:
O Giratina-VStar, como o principal atacante do deck, tem dois ataques:
O seu primeiro ataque, Lost Impact, por uma energia de planta, uma energia psíquica e uma energia incolor, causa 280 de dano e ainda coloca duas energias que estejam ligadas a seus Pokémon para a Lost Zone.
Já seu segundo ataque, sendo um ataque V-Star, Star Requiem, por uma energia de planta e uma energia psíquica, você só pode usar esse ataque se cumprir o requerimento mínimo de ter ao menos 10 cartas ou mais na Lost Zone. O Pokémon ativo do oponente é automaticamente nocauteado (lembrando que não se pode usar mais de uma vez qualquer habilidade ou ataque VStar na partida).
E com esse sistema, temos cartas Trainer que jogam com Giratina, como por exemplo:
1) Fantina: que se tiver ao menos 10 cartas na Lost Zone, danos de Pokémon-V contra os seus no próximo turno tem redução de 120 pontos de dano.
2) Lost Vaccuum: que põe na Lost Zone qualquer estádio ou ferramenta em jogo (sua ou do oponente).
3) Mirage Gate: que só pode ser jogada se houver no mínimo 7 cartas na Lost Zone. Você pode procurar duas cartas de energias básicas diferentes do seu deck para seus Pokémon da forma que quiser.
Temos outros decks (que iremos abordar no futuro) sobre potenciais usos como Hisuian Zoroark-VStar, Hisuian Electrode-V, Spiritomb, etc.
Artes das cartas de Pre Release de Lost Origin
Gengar
Comfey
Machamp
Ad
Finneon
Preços da Copag
Já temos anunciados no Brasil a data de lançamento dos produtos e seus valores.
A Booster Box vem em média 5 ultra raras por um preço estrondoso de quase R$ 150 a mais do que estava ano passado, onde a maior vinda de cartas são de incomuns e comuns que custam centavos, o que provavelmente leva em conta são apenas os Kits de Pre Release (para quem gosta de cartas com artes exclusivas), Triples Packs e os Quad Packs, que garantem a carta Promo, sem gastar muito com a Booster Box.
Dada a situação atual da maioria dos brasileiros, provavelmente é mais em conta comprar avulso com lojistas de confiança para escolher a carta que quer por um preço mais justo.
Silver Tempest
Com a confirmação para meados de 11 novembro de 2022, essa expansão é a última dos bloco no sentido das expansões bases bimestrais ou trimestrais que acontecem periodicamente no ano. Ela englobará as expansões japonesas Incandescent Arcana, que será lançado no dia 02 de setembro de 2022, e é bem provável que peguem mais uma expansão nesse meio tempo para juntar e criar o sistema definitivo dos lançamentos ou reaproveitar outras cartas não lançadas no bloco Sword/Shield.
Ainda é um mistério sobre como determinar as quantidades de cartas que virão na expansão com tamanha precisão, mas a promessa da Pokémon Company International é de que sejam mais de 190 cartas, dentro do site oficial.
Ainda dizem que conterá 6 Pokémon VStar novos, mais de 30 cartas da Galeria de Treinadores e 3 novas cartas Radiant, que são: Radiant Alazakam, Radiant Jirachi e Radiant Tsareena.
(Curiosidade: É engraçado notar que a logo de Silver Tempest remete muito a tipografia e o estilo de cores da velha expansão de Rubi/Sapphire: Unseen Forces, justamente pela coincidência de que nessas duas expansões estarão presentes Lugia e Ho-Oh).
Radiant Pokémon
Radiant Jirachi
Habilidade: Pass a Wish - Durante seu turno, quando Jirachi for nocauteado por algum ataque do oponente, você procura por três cartas no seu deck e ponha-as na sua mão e depois disso, embaralhe seu deck.
Ataque: Stellar Doom: (duas energias incolores) - Jogue duas moedas. Se ambas derem cara, o Pokémon ativo do oponente é nocauteado.
Radiant Alazakam
Habilidade: Spoonful of Pain - Durante seu turno, você pode mover dois marcadores de dano de um dos Pokémon do seu oponente para outro.
Ataque: Mind Ruler: (uma energia psíquica e uma incolor) - Causa 20 vezes de dano base. Causa 20 vezes o dano para cada carta na mão do seu oponente.
Radiant Tsareena
Ad
Habilidade: Elegant Treatment - Durante seu turno, você pode curar 20 de dano de todos os seus Pokémon em jogo.
Ataque: Perfume Shot: (uma energia de grama e duas energias incolores) - Causa 90 de dano base e retire todas as condições especiais desse Pokémon.
Conclusões
Com a durabilidade estendida de todo o bloco em um único ano, como já falamos sobre a rotação nesse artigo, teremos quase o segundo semestre de 2022 para contemplar possíveis combos com novas cartas e uma dinâmica justa dentro do proposto no bloco para o formato Padrão/Standard.
Ainda terão mais alguns regionais e o International (dois desses eventos no Brasil), que poderão ser uma porta de possibilidades com esses novos baralhos que estão por vir e que poderão ter destaque nesse fim de vida útil do atual formato.
— Comentarios0
Se el primero en comentar