Olá a todos. Sou Rodrigo, trazendo mais informações, curiosidades e dicas sobre o mundo do Pokémon TCG.
Já tendo a estreia da expansão Lost Origin em 09 de setembro 2022 e no Brasil com atraso para o dia 16/09/2022, iremos falar de expansões que valem à pena o investimento para o cenário competitivo, com um pouco menos de foco no colecionismo.
Ordenarei numa classificação com ranqueamento das 10 coleções principais que valem a pena o investimento (desconsiderando as edições especiais como Pokémon Go, Celebrations, Shining Fates e Champion’s Path).
Ad
1º) Brilliant Stars – Sword/Shield 9
Brilliant Stars trouxe uma carta que é o "às" de todos os decks no formato Padrão/Standard para a montagem de qualquer set-up de cartas V: Arceus V BRS 122 e Arceus VSTAR BRS 123.
Além da parte do colecionismo, onde tivemos mais Charizard na coleção e que valem uma nota alta para investimentos e revendas, principalmente o Charizard V BRS 154, também tivemos cartas de Pokémon suporte como Lumineon V BRS 156, Bibarel BRS 121 para o poder de compras, e Manaphy BRS 41 como um Bench Protector, isto é, um “protetor do seu banco”.
E claro, vamos falar do astro da expansão:
Arceus VStar
Falando dessa carta com gosto, sendo o queridinho da expansão, ele possui um ataque e uma habilidade:
1) O seu ataque Trinity Nova. Geralmente usado para acelerar duas energias incolores para o Arceus, usa-se a Double Turbo Energy BRS 151, que infelizmente reduz teu ataque a 20 de dano contra o Pokémon defensor do oponente, diminuindo seus 200 de dano para 180, mas ainda assim, é um dano ainda alto para o padrão e garante a função de energizar duas energias.
2) A sua habilidade VStar: Starbirth, que se houver falta de recursos na partida, é uma tremenda jogada (lembrando que ataques e habilidades VStar, quaisquer que sejam, só podem ser executadas uma única vez em todo o jogo.)
Cartas Trainer importantes da expansão
Obrigatória em 80% dos decks, Belt consegue fechar danos contra os Pokémon do formato V atual (seja, VMax, VStar, VUnion, independentemente do tipo) causando 30 de dano a mais (antes de aplicar fraqueza e resistência), o que ajuda muita coisa.
Essa carta não se limitando a buscar apenas Pokémon básico como a Quick Ball com o custo de descartar uma carta da mão, a Ultra Ball pode buscar qualquer tipo de Pokémon (seja básico, evolução, parte de um V-Union) ao custo de descarte de duas cartas da sua mão, o que flexibiliza o filtro do deck.
O Boss’s Orders entra aqui com sua versão de arte com o Cyrus, líder da equipe da Team Galactic, e assim como todo efeito da carta Boss’s Orders, ele puxa um Pokémon do banco do oponente e se torna o novo ativo, para fechar o nocaute preciso para a partida.
Já o Professor’s Research dessa expansão homenageia mais um personagem da região de Sinnoh, o professor Rowan. O efeito da carta é o mesmo de todo Professor’s Research: descarte sua mão e compre 7 cartas em seguida.
2º) Astral Radiance – Sword & Shield 10
Essa expansão trouxe a imersão de Pokémon de Hisui, em homenagem paralela aos jogos do Nintendo Switch, o Legend of Arceus. E com isso, tivemos duas homenagens com os Pokémon lendários da região de Sinnoh: Palkia e Dialga nas suas formas de origem.
E no cenário competitivo, bastando olhar desde o lançamento da expansão com alguns regionais antes do Mundial de Londres, Origin Forme Palkia dominou o formato em muitas posições pela sua versatilidade e poucas energias para causa um dano ótimo e alto.
Ad
Também tivemos notoriedade com Pokémon anti-meta como a linha do deck do Regigigas ASR 130, que se houver os outros 5 Regis no seu banco, ele a habilidade Ancient Wisdom onde liga 3 energias da pilha do descarte aos seus Pokémon da forma que quiser. Diante disso, ele pode usar seu ataque Gigaton Break, por 5 energias incolores, que tem de dano base 150 e se o oponente for um Pokémon VMax, causa mais 150!
E temos também o Miltank ASR 126, que se tornou um atacante contra os Pokémon V do formato, graças a sua habilidade Miracle Body, que isenta o dano desses tipos de Pokémon V.
Além disso, temos a estreia dos Radiant Pokémon, isso é, Pokémon com Rule Box específica que só pode haver uma carta desse tipo no deck, e pegando Pokémon Shiny de diversos tipos, como Radiant Heatran ASR 27, Radiant Greninja ASR 46 e Radiant Hawlucha ASR 81.
Origin Forme Palkia-VStar
Falando dessa carta para quem não o conhece:
1) O ataqueSubspace Well, por duas energias de água, ele causa 60 de dano base mais 20 de dano para cada Pokémon no banco. Supondo que seu banco esteja com 5 Pokémon, tem a garantia de 100 de dano a mais. E se seu oponente está na mesma condição, mais 100 de dano. Então nessa brincadeira, por apenas duas energias de água, estará causando 260!
2) A sua habilidade VStar: Star Portal, podendo energizar três energias da pilha de descarte a um de seus Pokémon de água da forma que quiser.
Carta Trainer importantes da expansão
Sendo a carta mais importante para todo o arquétipo de água, é a melhor chance de criar um setup bom para pesquisa de recursos, pois além de procurar um Pokémon de água, ela procura cartas Trainer do tipo Item, podendo procurar Quick Ball, Ultra Ball, Choice Band, Switch, ou quaisquer recursos que julgue necessário para auxiliar na sua jogada.
3º) Fusion Strike – Sword & Shield 8
É inegável que Mew VMAX FST 114 predomina no formato com danos que passam de 300 e ainda por duas energias, o que o deixa dinâmico na sua aceleração de set-up do deck.
Teve uma participação especial nessa expansão a carta do Hoopa V FST 253 como “counter” de Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88 e Mew VMAX FST 114, onde Hoopa batia o dobro do dano por conta da vantagem da fraqueza que ele poderia utilizar contra os tipos lutador e psíquico.
Teve também poucos destaques, como Gengar VMAX FST 157 que chegou a ficar em boas colocações em muitos regionais por ser uma máquina de dano com o ataque Fear and Panic que causava 60 vezes o dano para cada Pokémon V e GX no jogo do seu oponente, e considerando o formato Padrão/Standard com Pokémon V, 60 vezes 6 num jogo cheio são 360 de dano de graça por apenas duas energias sombrias de custo!
E claro, falemos do célebre:
Mew-VMax -Fusion Strike-
Literalmente, toda a expansão gira em torno dessa carta.
Se considerar o seu primeiro ataque, Cross Fusion Strike, por duas energias incolores, o Mew pode copiar qualquer ataque dos Pokémon do tipo Fusion Strike do seu banco, ou seja, ele podia copiar o Latias FST 193, Meloetta FST 124, Oricorio FST 42, Genesect V FST 185 e Mew V FST 113, que geralmente são as linhas de escolhas do deck.
Ad
E seu segundo ataque, Max Miracle, por duas energias psíquicas, ele causa 130 de dano e ainda não é afetado por efeitos do Pokémon defensor do oponente.
Cartas Trainer importantes da expansão
Essa carta faz com que você possa procurar por três Pokémon Fusion Strike e colocá-los na sua mão.
É para praticamente você montar seu jogo pondo pelo menos 3 Genesect V FST 185 para poder utilizar o seu set-up de Draw Power com eles e agilizar seu jogo.
Você só pode realizar o efeito da carta se jogar duas cartas Cross Switcher ao mesmo tempo. Mas caso pague o tributo para ativar o efeito, você pode forçar a substituição de um Pokémon do banco do seu oponente para a posição ativa. E se o fizer, você troca um Pokémon do seu banco para promovê-lo na posição ativa.
Resumindo: é o efeito do Guzma (para quem lembra da era Sun/Moon) só que como carta Item, e não Supporter.
4º) Chilling Reign – Sword/Shield 6
Essa expansão trouxe os famosos Calyrex (Ice Rider e Shadow Rider) que foram baseados nas expansões do jogo do Switch de Sword/Shield com as DLCs “Isle of Armor” e “Crown Thundra”.
Com a presença do ilustre Ice Rider Calyrex VMAX CRE 46 como sendo um dos mais poderosos decks de água no formato na época do seu lançamento há um ano, e Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75 com aceleração de energias psíquicas em jogo, fazendo sinergias com outras cartas do arquétipo, tivemos também o deck combinado de Blaziken VMAX CRE 21 com Zeraora V CRE 53 com o seu estilo Rapid Strike.
Tivemos também a presença de Blissey V CRE 119 como um Pokémon “tanker”, que ganharia notoriedade no futuro junto com Miltank ASR 126 em Astral Radiance e ainda tivemos Galarian Rapidash V CRE 168 como uma boa adição para o arquétipo dos psíquicos.
Além de que tivemos a apresentação das aves lendárias Kanto na versão da região de Galar, que se tornaram suporte para funções específicas:
- Galarian Moltres V CRE 97 como atacante contra os tipos psíquicos, além da sua habilidade Direflame Wings, que por turno pode ligar uma energia sombria da pilha de descartes para ele mesmo.
- Galarian Articuno V CRE 58 que serve como suporte com Draw Power mais especificamente para o Mewtwo-VUnion, por conta da sua habilidade Reconstitute, que descarta duas cartas da sua mão para comprar uma carta.
- Galarian Zapdos V CRE 80 como uma das melhores aves como atacante graças a sua habilidade Fighting Instinct, que para cada Pokémon V em jogo do oponente, reduz o custo de energias incolores para o ataque desse Pokémon, podendo fazer o Galarian Zapdos bater por apenas uma energia lutadora contra os Pokémon do formato Padrão/Standard!
E creio que a carta que teve destaque nessa expansão foi:
Ad
Ice Rider Calyrex-VMax
- 1º ataque: Ride of the High King, por duas energias incolores, ele causa 10 de dano base mais 30 para cada Pokémon no banco do oponente.
Esse dano pode chegar a ser 160 numa soma total na sua capacidade máxima.
- 2º ataque: Max Lance, por duas energias de água, causa 10 de dano mais 120 de dano para cada energia descartada nessa forma.
Você pode ter a opção de descartar as duas energias e garantir 250 de dano.
Carta Trainer importantes da expansão
Um dos estádios mais presentes no atual formato, ele inibe efeitos de habilidades de Pokémon que tenham quaisquer Rule Box; impedindo Pokémon V e Radiant Pokémon no processo.
5º) Battle Styles – Sword/Shield 5
Essa expansão trouxe as mecânicas Ichigeki e Rengeki, respectivamente Single Strike e Rapid Strike), baseando nos estilos de luta do Pokémon Urshifu, nas suas versões das cartas Single Strike Urshifu VMAX BST 86 e Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88.
E com isso, tivemos cartas estádio que pudessem complementar cada um desses estilos como Tower of Darkness BST 137 e Tower of Waters BST 138, diversas cartas Trainer Item como Ferramentas/Tools, energias especiais para os dois estilos como Single Strike Energy BST 141 e Rapid Strike Energy BST 140, e claro, Pokémon de suporte para cada estilo como Houndoom BST 96 e Octillery BST 37.
Por um breve momento tivemos um atacante bom de fogo para o arquétipo, Victini VMAX BST 22, que dava mais dano caso o oponente fosse um Pokémon V.
Tivemos o deck de sinergias de transferência de energia metálica com Corviknight VMAX BST 110 e Bronzong BST 102 como recurso de cura a Cheryl BST 123.
Urshifu-VMax -Rapid Strike-
Quando estreou essa expansão, essa carta quebrou o formato em 2021, quando Eternatus-VMax imperava como uma das melhores cartas, e com sua fraqueza dobrada pelo tipo lutador, Urshifu ganhou destaque pela sua flexibilidade em poder usar golpes de “Spread Sniper”.
Gale Thrust: por uma energia lutadora, causa 30 de dano base mais 120 caso ele seja movido do seu banco para a posição ativa naquele mesmo turno.
Esse dano pode chegar a ser 150 em sua capacidade máxima.
G-Max Rapid Flow: por duas energias físicas/lutadoras e uma incolor, causa o descarte de todas as energias ligadas a este Pokémon, e se o fizer, você escolhe dois Pokémon do seu oponente e causa 120 de dano a eles (fraqueza e resistência não são aplicados no banco do oponente).
Cartas Trainer importantes da expansão
Classificado como carta Ferramenta/Tool, ele é um item que pode equipar em seus Pokémon. Seu efeito é que possa inibir o efeito de outra carta Ferramenta/Tool equipada do Pokémon ativo do seu oponente.
6º) Evolving Skies – Sword & Shield 7
Ad
Essa expansão trouxe mais uma extensão das mecânicas Ichigeki e Rengeki, respectivamente Single Strike e Rapid Strike, ampliando mais as possibilidades de novos Pokémon com essas mecânicas que pudessem se adequar ao meta na época do lançamento.
Mas sendo franco, essa expansão entrou mais pelo fator de colecionismo devido às Eeveelutions, e poucas cartas duraram com algo consistente para o formato competitivo. Mesmo que Jolteon VMAX EVS 51 tenha ganhado o regional de São Paulo ano passado como uma das Eeveelutions, a carta do Duraludon VMAX EVS 123 jogou mais por conta da alta presença de Pokémon com energias especiais (vide Mew-VMax e o Urshifu-VMax) por ele ser um ótimo counter desses decks.
Mas a expansão traz belíssimas cartas Full Art e artes secretas, que garantiram o fator de alto investimento e revenda, como por exemplo Rayquaza V EVS 194, Dragonite V EVS 192 e Noivern V EVS 196.
Vamos ao Pokémon que brilhou nessa expansão:
Duraludon-VMax -Single Strike-
Habilidade: Skyscraper, onde esse Pokémon previne danos causados ao oponente que estiver com quaisquer energias especiais.
Ataque: G-Max Pulverization, por duas energias físicas/lutadoras e uma metálica, ele causa 220 de dano base e ignora quaisquer efeitos do Pokémon ativo do oponente.
Carta Trainer importantes da expansão
7º) Base Set – Sword & Shield 1
Como introdução do bloco em 2019, ele era muito forte para a mudança do formato na época por causa do Zacian V SSH 138 como uma revolução com seu ataque de 230 de dano, sendo bastante alto para o padrão do HP de um Pokémon Tag Team, além do próprio Cramorant V SSH 155 como um Pokémon que procurava recursos e ainda dava golpe de ‘’Spread Sniper”.
Ainda assim, a expansão iniciou com novos Trainers com recursos úteis como Quick Ball SSH 179, Rare Candy SSH 180, Ordinary Rod SSH 171, Hyper Potion SSH 166, Metal Saucer SSH 170, Evolution Incense SSH 163, Big Charm SSH 158, Crushing Hammer SSH 159 e Air Balloon SSH 156, que praticamente jogam em quase todos os decks de alguma forma, o que ainda traz a essa expansão um carinho especial por ter dado a base para muitas cartas do meta, e ainda sem os malefícios da rotação (que ) não ocorreu na pandemia).
Ainda sim tivemos Pokémon “baby” de importância que jogaram por um breve momento como Toxicroak SSH 124, Galarian Obstagoon SSH 119, Rillaboom SSH 14 e Cinderace SSH 34; e temos nessa expansão Pokémon que jogam até hoje em muitos baralhos atuais: Inteleon SSH 58, Frosmoth SSH 64, Oranguru SSH 148 e Cinccino SSH 147.
Então, o Pokémon que brilhou nessa expansão foi datado pela sua história:
Zacian-V
Como uma carta que fazia parceria com o temido Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156, ele ganhava potência de dano graças ao efeito do ataque GX onde Zacian ganhava mais 30 de dano, podendo chegar aos 260 de dano por apenas 3 energias, o que era um terror em 2019. E por isso, ele está nessa consideração especial.
Ad
Carta Trainer importantes da expansão
O reprint do velho “Professor Oak” lá do Base Set antiga da Wizards of the Coast e o melhor “draw power” do jogo: descarte sua mão e compre 7 cartas em seguida.
8º) Rebel Clash – Sword & Shield 2
Durante o início do lançamento dessa expansão, as cartas que mais eram cobiçadas pelo público do competitivo eram Boss's Orders RCL 154, que a versão Full Art em torno de R$ 300 no início do lançamento. Considerando que como o lançamento dessa expansão em 2020 ainda dividia espaço com cartas de Sun/Moon, principalmente com os Tag Team, e a carta Pikachu & Zekrom-GX TEU 33 (antes da rotação de Team Up) com o complemento da Boltund V RCL 67.
O único Pokémon suporte procurado era Eldegoss V RCL 19, por conta da habilidade que pode trazer uma carta Trainer Supporter da pilha de descartes para sua mão.
Essa expansão tem mais cartas para auxílio com Trainers do que com os Pokémon, mas houve Pokémon “baby” que serviam como complementose davam algum pequeno potencial de jogo, como Coalossal RCL 107, Galarian Weezing RCL 113, Garbodor RCL 118, Galarian Meowth RCL 126, Dragapult RCL 91 e Galarian Cursola RCL 79.
Essa expansão ficaria em última posição, mas não ficou por pouco graças a uma carta que supervalorizou por decks de última geração: Training Court RCL 169. Ela custava míseros centavos e hoje em dia, está em torno de R$ 14,00 cada.
O Pokémon que brilhou nessa expansão foi:
Dragapult-VMax
Cartas Trainer importantes da expansão
A carta Stadium nos últimos tempos. Ele tem o efeito de cada turno, você e o seu oponente podem pegar uma carta de energia básica da pilha de descarte e colocar na sua mão.
Como dito, essa carta supervalorizou no atual metagame, o que fez a todos investirem em cima dela e até às vezes exagerar no preço, chegando até a R$ 35,00.
9º) Darkness Ablaze – Sword & Shield 3
Na penúltima posição, ela entra aqui por falta de opções de Pokémon atacantes bons para o competitivo atual nesse longo prazo, e pela falta de opções de cartas Trainer marcantes que ajudem para o formato atual, pegando o segundo semestre de 2022.
Os poucos Pokémon que duraram pelo período de 2019/2020 foram:
- Eternatus VMAX DAA 117 por causa da sua habilidade Eternal Zone que aumentava o seu banco para mais três espaços para Pokémon do tipo sombrio, podendo colocar oito Pokémon desse arquétipo.
Mas cartas que podem anular sua habilidade como Path to the Peak CRE 148, fez com que ele perdesse o poder, e com a vinda do Rapid Strike Urshifu VMAX BST 88, eles derrubaram Eternatus por conta da aplicação de fraqueza.
- Centiskorch VMAX DAA 34 só tinha força por causa da carta Welder UNB 189 em Sun/Moon: Unbroken Bonds, quando era ainda no formato Padrão/Standard em 2019/2020. Sem isso, ele perdeu força devido à demora do custo do seu ataque e também com a predominância de Pokémon de água no formato, como Lapras VMAX SSH 50 e Ice Rider Calyrex VMAX CRE 46.
Ad
- E por fim, talvez o que salva nessa lista, o Crobat V DAA 104 como um suporte de poder de compras do jogo, que com sua habilidade Dark Asset, ele se baixado da sua mão para o banco, faz com que compre até ter seis cartas na sua mão.
E o Pokémon que teve destaque aqui e é mais procurado por todos atualmente para o meta é:
Crobat-V
Cartas Trainer importantes da expansão
É uma carta Trainer Item do tipo Ferramenta/Tool: só pode ser equipada em Pokémon básico. Ele recebe mais 50 de HP.
É uma carta Trainer do tipo Stadium: cada um dos jogadores pode comprar cartas até ter 3 em sua mão.
Basicamente esse estádio joga mais com o deck de Mew VMAX FST 114, que pode ser um quebra-galho de compras caso esgote sua mão e pode usar a habilidade do Genesect V FST 185 para fazer a recuperação de compras.
10º) Vivid Voltage – Sword & Shield 4
E estamos no último lugar com a pior expansão de todas até agora (por pouco ia perder pra Rebel Clash, mas por pouco mesmo), onde há poucas cartas que jogam para o formato atual no rumo que se seguiu.
Provavelmente você pensou no grande Charizard VIV 25 que pode causar de 300 de dano e até mesmo 330, caso jogue a carta Leon VIV 154 no mesmo turno. Mas ainda é muito burocrático fazer todo o processo de descartes do Leon no atual formato onde é tudo muito acelerado como executar o set-up dos Pokémon, deixando ele ter seu destaque e valor no formato Expanded, que é onde brilha de verdade.
Há poucas cartas de Pokémon “baby” que podem ser aproveitadas aqui, como Snorlax VIV 131 e Jolteon VIV 47 com sua habilidade Thunderous Awakening que trava habilidades de Pokémon de água, que é o que se predomina no formato com a linha de Inteleon SSH 58, por exemplo.
Para colecionadores, temos Pikachu-VMax, sem falar também do Charizard do pre-release que é também outro olhar que tem.
E nessa parte de colecionismo, aqui nessa expansão que vieram os ditos "Amazing Pokémon". Temos vários exemplos de Pokémon como: Rayquaza VIV 138, Jirachi VIV 119, Zamazenta VIV 102, Zacian VIV 82, Raikou VIV 50 e Celebi VIV 9.
E diante desse último pódio, vai ser difícil colocar um Pokémon que teve destaque aqui, então sem muita firmeza para determinar que de fato marcou, irei escolher:
Togekiss-VMax
Mas entrando no campo do formato Padrão/Standard, Togekiss era uma dor de cabeça quando foi lançada a expansão Battle Styles com o combo da Cheryl com cura, nos mesmos moldes de raciocínio do Corviknight VMAX BST 110 e Bronzong BST 102 como recurso, a Cheryl BST 123.
Você usa um Togekiss para o dano, transfere as energias para outro Togekiss com a habilidade do Bronzong, e aí usa Cheryl para cura, e um novo Togekiss é promovido para atacar retransferindo essas energias, num efeito cíclico.
Ad
Cartas Trainer importantes da expansão
Carta do tipo Apoiador/Supporter: se jogá-lo naquele turno, os ataques do seu Pokémon ativo ganham mais 30 de dano.
É uma carta Trainer Item do tipo Tool: se equipada em um Pokémon, ele causa mais 30 de dano para os Pokémon V e GX no banco do seu oponente.
Uma carta excelente para decks de “Spread Sniper”.
Finalizando
Vou ficando por aqui, até a próxima.
Qualquer sugestão, estou disponível nos comentários!
— Comentarios0
Se el primero en comentar