Pokemon TCG

Review

Pokémon TCG: Glossário de termos e gírias!

, Comment regular icon0 comments

Explore o Glossário de termos Pokémon TCG e aprofunde seu conhecimento sobre as estratégias, mecânicas e termos essenciais do jogo de cartas colecionáveis Pokémon. Aprenda e domine o vocabulário do mundo Pokémon TCG!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Pokémon TCG World Championship
Pokémon TCG World Championship

Este último fim de semana foi marcante para os jogadores competitivos de Pokémon TCG: em Honolulu, no Havaí, assistimos os melhores jogadores competirem nas três categorias para se tornarem campeões mundiais. O campeonato teve reviravoltas, e apesar da grande dominância do baralho de Regidrago V-STAR, ainda houve um meta bastante variado, com três decks diferentes se coroando em cada categoria: Júnior, Sênior e Master.

Ad

Naturalmente, como todo jogo competitivo de TCG, quanto mais repetidamente utilizamos as mesmas cartas, mais gírias são criadas para distinguir certas jogadas, estilos de jogo, e Pokémons. Alguns termos até chegam a ser abrasileirados, é bem mais comum os jogadores se referirem a “Raging Bolt EX” com Raio Fúria, seu nome consagrado aqui no país. De qualquer forma, aqui vai um pequeno glossário de termos do Pokémon competitivo, pra você se situar e sempre saber do que estão falando na sua liga local!

Glossário dos termos mais utilizados em Pokémon TCG

Raging Bolt EX
Raging Bolt EX

ACE SPEC: refere-se a carta única ACE SPEC utilizada naquele baralho.

Baby Mon: serve para diferenciar Pokémons que possuem tanto cartas “adultas”, ou EX, e também versões básicas. Um exemplo clássico é o Roaring Moon, que para se referir a sua carta base, os jogadores a chama de “Baby Moon”.

BDIF: sigla para Best Deck in Format.

Brick ou Brickar: Quando o jogador compra uma mão que não permite desenvolver seu jogo

DEVO: se refere ao uso ou especificamente a carta TM: Devolution. Essa carta costuma ser utilizada em estratégias de contra-ataque a decks que utilizam itens de aceleração para evoluir com facilidade, como a Rare Candy. Atualmente, seu uso é principalmente contra o baralho de Charizard EX.

DTE: uma sigla para se referir a carta Double Turbo Energy.

Donk: Essa não é muito utilizada no Brasil, mas se refere a jogos em que no segundo turno o oponente consegue um nocaute em uma mesa que possui somente o Pokémon ativo, geralmente pela inabilidade de usar apoiadores no primeiro turno. Logo, refere-se a finalização precoce do jogo no turno 2-3.

Formato Suíço: Esquema de pontuação utilizado nos campeonatos de TCGs

Gust: Cartas com efeitos que trocam o Pokémon ativo do oponente, como Boss’s Orders, e Counter Catcher.

ID: termo curto para Intentional Draw, ou Empate Intencional. Se refere a quando dois jogadores em um round decidem empatar aquela rodada propositalmente. Um adendo é que os empates intencionais são permitidos, no entanto, não se pode fazer negociações de premiação e acordos ao realizá-lo. Também não é permitido a definição de ganhador da rodada ao jogar um dado, por exemplo.

Lock: Quando um jogador é impossibilitado de realizar alguma ação. Pode ser um item lock, assim não pode utilizar itens, ou um Active Lock, onde um pokémon fica preso no espaço ativo sem ter como recuar.

Main Attacker: principalmente Pokémon utilizado no deck para nocautes.

Mill: Descartar cartas do topo do deck

Mirror: partida entre dois baralhos iguais

Nocaute: esse é um termo utilizado para representar que você encerrou seu turno realizando um ataque que desmaia um pokémon do oponente.

Pãozinho: termo abrasileirado para a carta Buddy-buddy Poffin

Prize Mapping: Refere-se a estratégia de mapeamento de prêmios, isto é, definir quais pokémons serão nocauteados para que o jogador obtenha 6 prêmios e vença a partida. Um exemplo de mapa seria 2-2-2, ao nocautear 3 pokémons EXs no jogo.

Ad

Prize Racing: Refere-se a velocidade que os jogadores estão pegando os prêmios. Logo, se um jogador possui menos prêmios restantes, ele está vencendo a corrida de prêmios.

Pivô: Pokémons que não possuem custo de recuo, por isso sempre podem estar no espaço ativo no começo do turno.

Stall: Quando um jogador utiliza pokémons difíceis de serem nocauteados para atrasar o oponente, como por exemplo Mimikyu

Staple: Esse termo é utilizado na maioria dos TCGs, e se refere a cartas que são utilizadas em inúmeros decks do meta.

Snipe ou Snipar: Quando se consegue nocautear um pokémon no banco do oponente

Setup Turn: Quando o jogador utiliza o turno apenas para complementar um turno mais poderoso futuro

Spread: A tradução direta seria disseminar, se refere a estratégias que distribuem dano na mesa do oponente para em um turno posterior realizar múltiplos nocautes de uma vez. No meta atual, essa estratégia é comum com Sableye.

TO: Sigla para Tournament Organizer, refere-se ao organizador do torneio.

Especial - Diminutivos: Aqui eu não coloquei nas categorias, mas são poucos Pokémons que os jogadores usam o nome inteiro. Charizard vira Zard, Gardevoir vira Garde, cenário do professor Turo vira apenas Turo, Counter Catcher as vezes vira só Catcher, Iron Thorns vira Thorns, e por aí vai.

Conclusão

Charizard EX
Charizard EX

São tantos termos utilizados, que com certeza não consegui cobrir todos, mas pelo menos, a maioria para que você saiba do que estão falando, seja na sua Liga local, ou na stream de grandes campeonatos!