Nesse artigo, mostraremos os 10 Gengar mais fortes e interessantes no Pokémon TCG - considerando cartas desde a era da Wizards of the Coast até hoje. Este é um dos Pokémon Fantasma mais queridos do público, e tem uma base de fãs bem grande.
Gengar: Top 10 Melhores Cartas
10 - Gengar (Wizards of the Coast Era: Jungle)
Como uma das melhores cartas para controlar contadores de dano, a sua habilidade, Curse, nos permite mover um contador de dano entre os Pokémon do oponente, mesmo se essa manobra o nocautear.
Ad
Isso era muito útil se considerarmos seu ataque, Dark Mind, que causa 30 de dano ao Pokémon ativo, e, se o oponente tiver algum Pokémon no banco, você poderá colocar um contador de dano nele. Dessa forma, você criará um combo: colocar muitos marcadores ao longo dos turnos, os mover para controlar o jogo, danificar os Pokémon do oponente o máximo possível, e garantir muitos nocautes.
Era uma carta bem forte na era clássica da “Wizards of the Coast”.
9 - Gengar (Sun/Moon: Crimson Invasion)
Pulando no tempo de 1999 para 2017, e para o Expanded, temos um Gengar com Gnawing Curse: toda vez que o oponente mover uma energia da mão dele para algum Pokémon no campo dele, este Pokémon ganhará dois contadores de dano.
Ou seja, se o oponente usar cartas Trainer, como Welder UNB 214, para colocar duas energias básicas de Fogo em um Pokémon, este Pokémon ganhará 4 contadores de dano, por exemplo.
Além disso, seu ataque, Fade to Black, é bastante útil porque deixa o oponente confuso.
8 - Gengar (Diamond/Pearl: Arceus)
Esta é basicamente uma versão “atualizada” do Gengar FO 5 da época da Wizards of the Coast para o bloco Diamond & Pearl.
Sua habilidade se mantém a mesma, até com o mesmo nome, e seu ataque, Shadow Skip, causa mais dano ao Pokémon ativo, 60 de dano base. Também tem o efeito de colocar um contador de dano em um dos Pokémon no banco do oponente.
Contudo, ele tem um efeito adicional: após usar esse ataque, o Gengar pode recuar e colocar um Pokémon do seu banco como o Pokémon ativo, o que lhe dá uma postura “defensiva” e também o preserva.
Lembre-se que, nesse bloco, existiam os Pokémon LV.X, que eram “upgrades” de seus respectivos Pokémon. Eles podiam usar os ataques e habilidades da carta anterior; no caso, o Gengar LV.X AR 97 conseguia usar os ataques e habilidades do Gengar AR 16.
7 - Gengar (Diamond/Pearl: Base Set)
Seu maior destaque é seu primeiro ataque, Life Drain: você joga uma moeda e, se der cara, o oponente terá apenas 10 de HP restantes, independente do HP que ele tem!
Já seu segundo ataque, Shadow Dance, te permite colocar 4 marcadores de dano nos Pokémon do oponente da maneira que quiser. Em seguida, o Gengar voltará para o banco e trocará de posição com um de seus Pokémon.
Essa carta também pode ser “aprimorada” com o Gengar LV.X AR 97.
6 - Gengar (Diamond/Pearl: Stormfront)
Mais outra carta do bloco Diamond & Pearl, este Gengar também é extremamente agressivo e é excelente para espalhar contadores de danos com seus ataques.
Com o seu primeiro ataque, Shadow Room, Gengar coloca 3 marcadores de dano em um dos Pokémon do oponente. Entretanto, se aquele Pokémon tiver alguma habilidade, você colocará 6 marcadores ao invés de 3!
O seu segundo ataque, Poltergeist, é quase um "ataque-assinatura" deste Pokémon (revisitado nessa versão do Gengar ex RG 108, de Fire Red & Leaf Green, desde a sua versão em Ruby & Sapphire).
Ad
Sua habilidade é o que lhe garante seu lugar na nossa lista. Fainting Spell: se o Gengar for nocauteado pelo oponente, você joga uma moeda; se der cara, o oponente será nocauteado automaticamente!
Novamente, essa carta também pode ser “aprimorada” com o Gengar LV.X AR 97.
5 - Gengar (e-Card Series: Skyridge)
Este Pokémon ocupa nossa quinta posição devido à sua função de suporte com sua habilidade, Manipulate: ele lhe permite, ao evoluir o Gengar da sua mão para um Haunter que seja seu Pokémon ativo, pegar um Pokémon básico da pilha de descartes (exceto os Pokémon bebê - uma mecânica antiga usada para classificar *Cleffa, Magby, Elekid, Smoochum, Tyrogue) e jogar três moedas. Para cada “cara”, você ligará uma energia básica a este Pokémon em questão. Isso era muito forte na época.
Seu ataque também é interessante, pois dá ao oponente condições especiais; se a moeda der cara, o oponente ficará Queimado, e, se der coroa, o oponente ficará Confuso.
4 - Gengar LV.X (Diamond/Pearl: Arceus)
Esta é a versão LV.X deste Gengar. A regra das cartas com a raridade LV.X determina que ele pode usar ataques e habilidades do Pokémon anterior, ou seja, pode usar um desses três Gengar:
Considerando que a maioria desses Gengars usa contadores de dano e quer movê-los ou espalhar dano o máximo possível, o ataque do Gengar LV.X, Compound Pain, é bem lógico. Ele causa 30 de dano para cada Pokémon do oponente que tenha marcadores de dano.
Para te ajudar a nocautear Pokémon de HP baixo, como era bem comum neste formato, você tinha seu ”Poké-Power”: Level Down. Com ele, você poderá escolher um dos Pokémon do oponente, retirar a carta ”LV.X” daquele Pokémon e devolvê-la para a mão do oponente. Isso gerava um “retrocesso evolutivo” e lhe permitia nocautear esses Pokémon mais facilmente.
3 - Gengar (Scarlet/Violet: 151)
O que garantiu seu lugar na nossa lista é seu ataque, Poltergeist, que causa 50 de dano para cada carta Trainer que encontrar na mão do oponente (sejam elas Supporter, Item, Tool, ou Stadium).
Basicamente, é o mesmo conceito de seu antecessor, Gengar ex RG 108.
2 - Gengar (X/Y: BREAKthrough - X/Y: Generations)
Nosso segundo lugar, tanto no Expanded quanto no Gym Leader Challenge, é formidável, pois seu segundo ataque nocauteia o oponente instantaneamente se ele tiver ao menos 3 marcadores de dano.
Podemos usar recursos que aceleram este processo, como o Trainer Stadium Dimension Valley PHF 93, que diminui o custo dos ataques de seus Pokémon Psíquicos por uma energia incolor; ou até mesmo o Gardevoir DEX 109, que, com sua habilidade, duplica uma energia básica Psíquica para você conseguir atacar com o Gengar GEN 35.
1 - Gengar & Mimikyu-GX (Sun/Moon: Team Up)
Nosso primeiro lugar é uma das cartas mais fortes já lançadas do Gengar, e tem a raridade Tag Team. Novamente, seu ataque comum é o Poltergeist, ou seja, também causa dano baseado em quantas cartas Trainer você encontrar na mão do seu oponente. Você também pode melhorar este ataque com um combo que usa o Surprise Box UNB 187 para forçar o oponente a pegar uma carta Trainer da pilha de descartes e colocá-la na sua mão.
Ad
Entretanto, outro fator que o garantiu sua colocação é seu ataque GX, Horror House. Por uma energia Psíquica, seu oponente não poderá jogar nenhuma carta de sua mão no próximo turno. Se por acaso você adicionar uma energia Psíquica adicional ao custo do ataque GX do Gengar & Mimikyu TAG TEAM, além de seu primeiro efeito, você usará seu segundo efeito: cada jogador comprará cartas até ter 7 na mão. Isso pode forçar o seu oponente a comprar mais Trainers, e assim, se usarmos o Poltergeist, causaremos ainda mais dano ao Pokémon ativo do nosso oponente.
Menções Honrosas
Gengar "Prime" (Heart Gold/Soul Silver: Triumphant)
O queridinho de muitos na época de Heart Gold/Soul Silver, este Pokémon usa seu ataque, Hurl into Darkness, para olhar a mão do oponente. Se você achar Pokémon lá, para cada energia Psíquica ligada ao Gengar Prime, você colocará esses Pokémon da mão do oponente na Lost Zone.
Só que tem um problema nessa história: nessa época do formato, existia a Lost World CL 81, que dava uma vitória automática a jogadores caso seu oponente tivesse seis Pokémon na Lost Zone e se esse estádio estivesse em jogo.
Então, se você usasse o Hurl into Darkness e achasse 6 Pokémon para enviar para a Lost Zone, você vencia automaticamente!
Mega Gengar (X/Y: Phantom Forces)
Quando essa carta chegou ao Standard na época das Mega Evoluções, ele era perfeito para copiar ataques de Pokémon brutos, como M Charizard-EX FLF 69, M Charizard-EX FLF 69, M Rayquaza-EX ROS 61, e M Rayquaza-EX ROS 76.
Entretanto, essa carta se tornou muito mais eficiente para os Psychic Box de Mewtwo & Mew-GX UNM 71, graças a sua habilidade, Perfection, que copia ataques de Pokémon-EX e GX na pilha de descartes, o que aumenta a variedade do Mewtwo & Mew TAG TEAM.
Gengar VMax (Sword/Shield: Fusion Strike)
Por fim, temos o Gengar VMAX FST 157 e seu ataque, Fear and Panic, que causa 60 de dano para cada Pokémon GX e V no jogo do oponente.
Durante o lançamento de Sword/Shield: Fusion Strike, ele foi um bom rival contra o deck de Mew VMAX FST 114, devido à vantagem do tipo Trevas, que era a fraqueza do seu “arqui-inimigo”.
Conclusões
O que acharam desta lista? Qual seria sua lista dos melhores Gengar? Nos conte sua opinião abaixo.
Obrigado pela leitura! Até a próxima.
— Comentarios0
Se el primero en comentar