Olá a todos. Sou Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia.
Com poucos dias para o lançamento da expansão Silver Tempest, vamos abordar um dos Pokémon queridinhos nos torneios do Japão nessas duas últimas semanas: O Lugia VStar, que está predominando 50% do meta oriental, e que pode ser uma boa aposta para o ocidente.
Lugia VStar + Blissey V: Combinação de energias especiais
Tomando a liberdade de ver esse deck na lista japonesa com o uso de Lugia VStar com Crobat VMAX SHF 45, decks usando Radiant Charizard PGO 11 e até mesmo com Yveltal SHF 46, criei uma lista para dar consistência em um deck que pudesse ser um pouco tanker usando a Blissey V CRE 119 caso o Lugia seja nocauteado e perca as energias especiais além da reciclagem das próprias energias, já que nesse formato não temos nenhuma carta de recarga de energias especiais.
Ad
Então, o deck ficou assim:
Decklist Lugia Vstar + Blissey V
Pokémon: 17
3 Lugia V (Silver Tempest)
3 Lugia VStar (Silver Tempest)
4 Archeops (Silver Tempest)
1 Regigigas (Astral Radiance)
1 Radiant Gardevoir (Lost Origin)
1 Dunsparce (Fusion Strike)
1 Miltank (Astral Radiance)
2 Blissey V (Chilling Reign)
1 Crobat V (Darkness Ablaze)
Trainers: 29
4 Incense Evolution (SW/SH - Base Set)
4 Quick Ball (SW/SH - Base Set)
3 Ultra Ball (Brilliant Stars)
3 Choice Belt (Brilliant Stars)
1 Pal Pad (SW/SH - Base Set)
2 Cheren's Care (Brilliant Stars)
2 Marnie (SW/SH - Base Set)
2 Professor's Research -Professor Rowan- (Brilliant Stars)
4 Serena (Silver Tempest)
1 Roxanne (Astral Radiance)
3 Path to the Peak (Chilling Reign)
Energy: 14
4 Powerful Coloress Energy (Darkness Ablaze)
3 Capture Energy (Rebel Clash)
3 Double Turbo Energy (Brilliant Stars)
2 V Guard Energy (Silver Tempest)
2 Gift Energy (Lost Origin)
Lugia V e Lugia VStar: conhecendo as cartas
Lugia V
HP: 220
Fraqueza: Elétrica
Resistência: Físico
Custo de recuo: Duas energias incolores
Caixa de Regra de Pokémon V: Se ele for nocauteado, o oponente pega duas cartas prêmio
1) Ataque - Wind Reading: Por uma energia incolor, descarte uma carta da sua mão, e se o fizer, compre 3 cartas.
2) Ataque - Aero Dive: Por quatro energias incolores, causa 130 de dano base e descarta um estádio em jogo.
Lugia VStar
HP: 280
Fraqueza: Elétrica
Resistência: Físico
Custo de recuo: Duas energias incolores
Caixa de Regra de Pokémon VStar: Se ele for nocauteado, o oponente pega duas cartas prêmio
1) Ataque - Storm Dive: Por quatro energias incolores, causa 220 de dano base e descarta um estádio em jogo.
2) Habilidade VStar - Assemble Star: No seu turno, você pode procurar por dois Pokémon incolores da pilha de descarte, desde que não tenham nenhuma Rule Box (seja V, GX, ect) e coloque-os no seu banco (você não pode mais de uma vez o VPower, isso é, ataques VStar ou habilidades VStar, no jogo).
Diante disso, temos o Pokémon chave de recurso de energização para o Lugia, que é o Archeops. Por conta de ser um Pokémon “baby” e não ter nenhuma Rule Box, graças a sua habilidade Primal Turbo, onde ele procura por duas energias no seu deck e ligue a um de seus Pokémon da forma que quiser. Então o essencial é pôr ao menos dois Archeops no banco após a habilidade VStar do Lugia, para que eles possam procurar por 4 Powerful Colorless Energy DAA 176, deixando mais 80 de dano para o Lugia, já que cada energia dá 20 de dano a mais.
Pokémon secundários para ataque
Entrando como um atacante secundário no deck, Blissey tem o principal ataque Blissful Blast, que por uma energia incolor, causa 10 + 30 de dano para cada energia ligada a ele. E no final do turno, se você causou qualquer tipo de dano nesse ataque, você pode ligar até 3 energias da pilha do descarte e ligá-lo ao Blissey-V.
Ad
Então temos o seguinte raciocínio com o uso das energias especiais, as Powerful Colorless Energy DAA 176, que garantem mais 20 de dano para qual o Pokémon do tipo incolor estiver com elas ligadas. Assim temos (4 x 20 = 80, pelo total da Powerful Colorless), 10 + (30 x 4) = 130 de dano. E considerando mais 80 pelas passivas dessas energias, 210 de dano por início só com elas.
Temos na lista com 3 cópias de Double Turbo Energy BRS 151, 3 Capture Energy RCL 171, 2 Gift Energy LOR 171 e uma nova energia especial com duas cópias, a V Guard Energy, que concede uma defesa de 30 de dano contra ataques do Pokémon V do oponente, mas não podem ser acumulativas.
Além disso, ela é muito útil por reciclar energias especiais para si, garantindo como uma nova atacante no jogo.
Como atacante secundário, temos a Miltank ASR 126:
1) Sua habilidade Miracle Body, previne dano de Pokémon V em geral.
2) E seu ataque Rout, por duas energias incolores, causa 10 + 20 de dano para cada Pokémon no banco do seu oponente.
Aqui o Regigigas entra como um atacante contra Pokémon VMax, que se ele for acelerado pelos Archeops, estará causando 300 de dano por cinco energias.
Pokémon recursivos
- Dunsparce FST 207 entra como protetor de Pokémon incolores, isso é, tirando a fraqueza deles, e garantindo que o Lugia VStar fique imune a danos elétricos, como o principal deck de ameaça de Arceus VStar que utilize o Flying Pikachu VMax, ou até mesmo a volta de Vikavolt V DAA 60, e claro do Regieleki VMAX, que virá nessa expansão de Silver Tempest.
- Radiant Gardevoir LOR 69 garantirá a redução de dano aplicados aos seus Pokémon com menos 20 de dano que for receber.
- Crobat V DAA 104 usa sua habilidade Dark Asset que se baixado do banco da sua mão, você compra cartas até ter seis em sua mão.
Cartas Trainer
- Professor's Research BRS 147 é o acelerador de compra do deck: você descarta a sua mão até comprar 7 novas cartas.
- Cheren's Care BRS 134 serve justamente para curar um de seus Pokémon incolores por completo, devolvendo as energias daquele Pokémon de volta para sua mão, garantindo assim uma segurança de não perdê-las.
Assim, criando um combo para o próximo turno, supondo que tivesse curado um Lugia VStar no turno anterior com o Cheren’s Care e tendo salvo essas energias para sua mão, pode usar a Marnie SSH 169 para embaralhar sua mão de volta pro deck, usar a habilidade do Archeops para filtrar a busca das energias especiais de novo para ligá-los ao Lugia VStar e voltar batendo de forma agressiva e constante.
- Roxanne ASR 150 serve justamente para atrapalhar a mão do oponente. Se seu oponente estiver com três cartas prêmios para menos para ganhar o jogo, você e o seu oponente embaralham as mãos, e nisso o oponente compra duas cartas na mão e você compra seis cartas. Roxanne é como se fosse um N DEX 96 mais aprimorado e mais forte.
Ad
Por fim, temos uma consideração especial com a carta Apoiador do deck que será a Serena, que estreará nessa expansão.
Escolha apenas uma das duas opções:
- Descarte até 3 cartas da sua mão (deve-se fazer no mínimo um descarte). Em seguida, compre até ter 5 cartas na sua mão.
- Troque um Pokémon V do banco do oponente para a posição ativa.
- O Estádio Path to the Peak CRE 148 serve para travar Pokémon com Rule Box que tenham habilidades. O ideal é jogar essa carta após usar seu VStar do Lugia VStar para chamar os Archeops em jogo, já que os ataques do Lugia também são bons para contra-atacar decks que tentem aplicar esse estádio primeiro antes de você montar seu set-up.
Energias especiais
- Powerful Colorless Energy DAA 176 garante mais 20 de dano para os Pokémon do tipo incolor.
- Capture Energy RCL 171 serve para invocar um Pokémon básico para o seu banco em jogo.
- Gift Energy LOR 171 serve como uma espécie de Lucky Egg SSH 167, onde que se equipado a um Pokémon e ele for nocauteado, você compra até ter 7 cartas em sua mão, claro, sendo o Gift Energy uma energia.
- Double Turbo Energy BRS 151 garante duas energias incolores, mas tem seu dano reduzido em 20 pontos (o que é ruim, na minha opinião, mas é o que temos pela ausência da Double Coloress Energy).
E por fim das energias, temos a que virá na expansão, a V Guard Energy, que garante uma redução de 30 de dano contra ataques do Pokémon V do oponente, mas que não pode ser um efeito acumulativo no Pokémon, isso é, se você estiver com duas energias dessas no mesmo Pokémon, não terá uma redução de 60 pontos — será apenas 30 pontos e nada mais.
Arquétipos do formato
Vantagens
Esse deck teve uma popularidade altíssima no Japão, nos últimos tempos que houveram regionais locais que pode acompanhar aqui no Youtube um dos exemplos de suas performances nos torneios:
Nos dias 24 até dia 28 de outubro, ele estava nessa preferência:
Já para o dia 30 de outubro, ficou nessa colocação de preferência:
É um deck que se todas as Powerful Colorless Energy DAA 176 estiverem no deck, com dois Archeops no banco após o uso da habilidade VStar do Lugia VStar, ele estará causando 300 de dano, praticamente destruindo todos os Pokémon VStar do atual met-game, num cenário onde isso possa favorecer, e claro, com a Choice Belt BRS 135 aumentando mais 30 de dano contra Pokémon V do oponente, facilmente ele terá 330 de dano, podendo enfrentar de igual para igual Pokémon VMax.
Ad
Vale lembrar que para o Lugia causar esse dano máximo, esse seu potencial, precisa acontecer essas sequências que mencionei para garantir uma vitória satisfatória.
Além da sua fraqueza elétrica, onde provavelmente haverão novos Pokémon desse arquétipo no formato atual como o Regieleki VMax com Vikavolt V provavelmente, o Dunsparcer do deck garantirá imunidade a sua fraqueza.
Desvantagens
A desvantagem é a execução do deck. Ele precisa de muitos fatores, muitos sistemas para que tudo funcione: você precisa descartar dois Archeops, conseguir fazer a habilidade VStar do Lugia para que aí, sim, possa atacar com frequência e manter uma pressão.
Ainda tem o risco de que as Powerful Colorless Energy DAA 176 não estejam todas no deck, podendo ficar nas cartas prêmio, sendo uma ou duas ou no pior das hipóteses, as 4 energias, pois são elas que garantem o dano potencial do Lugia.
É um tanto arriscado e ainda por ele pedir 4 energias, é um Pokémon pesado (mesmo que o Archeops energize), 220 de dano ainda sim só nocauteia Pokémon V básico e não um VStar e tão pouco um VMax. Pode ocorrer sérios riscos de o deck do Lugia não explodir logo de cara o mais rápido possível.
Conclusões
É um deck que mesmo com favoritismo japonês e com um hype absurdo até aqui para o ocidente, não gosto tanto dele por ter uma mecânica “carente” que depende de vários elementos para rodar e não ser autossuficiente para causar um dano bruto, como os decks de Lost Box como Giratina VStar que tem uma explosão de recursos com o Mirage Gate para garantir energização e bater 280 de dano, decks de Kyurem VMax com Origin Forme Palkia VStar, o próprio Mew VMax pela versatilidade de copiar ataques por apenas duas energias bater além de 300 de dano, e tantos outros exemplos.
No formato atual, temos outros decks fortes como Regidrago VStar, que esse sim tem um baita potencial e é mais versátil na agressividade conforme as respostas do decorrer do jogo. Veremos quem se sobressai nos torneios com o tempo!
Mas é isso. Concorda com minha análise? Discorda? O que mudaria no deck do Lugia VStar? Quais são suas expectativas?
Comente aqui abaixo suas opiniões.
— Comments0
Be the first to comment