Com as cartas de Scarlet & Violet: Paldea Evolved, temos a opção de um deck focado com raridade “baby” que é muito forte e bem eficiente.
Hoje falaremos sobre o Tyranitar desta coleção, para quem quiser criar um deck barato e de custo acessível para o formato Padrão.
Tyranitar: a brutalidade do tirano que devora montanhas
Decklist
Tyranitar: principal atacante do deck
1) Ataque - Rout (D): causa 30 de dano mais 30 para cada Pokémon no banco do oponente.
Ad
2) Ataque - Dread Mountain (D)(D): esse ataque causa 230 de dano e descarte 4 cartas do topo do seu deck.
Seu primeiro ataque, Rout, deve ser usado com maior frequência, visto que ele não causa efeitos colaterais no seu deck como o segundo ataque. Rout pode chegar a até 180 de dano. O valor de 180 de dano por apenas uma energia é muito bom, derrubando até os Pokémon estágio 2 do tipo “baby” que existem, geralmente.
Já seu segundo ataque, Dread Mountain, consegue causar danos avassaladores com um alto preço, que é a perca de 4 cartas do topo do seu deck - mas em compensação, 230 de dano contra o oponente, o que pode derrubar a maioria dos Pokémon V básicos e até outros Pokémon ex básicos!
É o terror do tipo psíquicos, visto que esse arquétipo ganhará muita força com a vinda de cartas da 151 Kanto Sub Set.
Mão boa para começar a partida
1) O ideal é no seu primeiro turno, prepare seus dois Larvitar para o jogo.
Jogue Battle VIP Pass FST 225 para que então possa colocar mais um Larvitar em jogo, e se possível, o Radiant Greninja, para acelerar o processo de compra de cartas. Tome cuidado com gastos de energias, visto que o deck contém somente 10 unidades.
2) Coloque o Manaphy ainda no seu primeiro turno, para garantir a defesa do deck.
3) Já tendo passado para o segundo turno, se ainda o oponente não sabotou sua mão com alguma Iono ou Judge, você pode usar a Ultra Ball BRS 150 para procurar o Tyranitar, visto que você tem a Rare Candy PGO 69 para acelerar a evolução do seu Larvitar para Tyranitar sem precisar fazer o passo a passo com a linha evolutiva normal (Larvitar >> Pupitar >> Tyranitar).
Pokémon recursivos
- Manaphy BRS 41 tem Wave Veil, que faz com que se este Pokémon estiver em jogo, ele previne todos os tipos de ataques do oponente aos seus Pokémon no banco.
Basicamente, ele previne dos danos diretos de ataques e até os “snipers”, como, por exemplo, ataques do Jolteon VMAX EVS 51 e Kyogre CRZ 36. Mas o Manaphy não previne contadores/marcadores de dano, isso é, com ataques como o Lost Mine do Sableye LOR 70.
- Radiant Greninja ASR 46 tem Concealed Cards, que faz com que durante seu turno, você possa descartar uma carta de energia da sua mão para que assim possa comprar 2 cartas do topo do seu deck.
Cartas Trainer
Apoiadores
- Professor's Research (Professor Sada) sv1 189 serve como “draw power”: descarte a sua mão e compre 7 cartas.
- Raihan EVS 152 serve como filtro de recursos, mas ao custo de que só pode ser jogada a partir do momento que seu Pokémon foi nocauteado no turno anterior:
Você pode ligar uma energia básica da pilha de descartes a um de seus Pokémon da forma que quiser, e ainda, você procura por qualquer carta do seu deck, e coloque na sua mão.
Ad
Essa é importantíssima para a reciclagem de praticamente uma linha evolutiva completa do Larvitar e mais dois Pokémon, pois a carta pode reciclar até 5 Pokémon dos descartes de volta ao deck e, ainda, você compra 3 cartas no processo, como um “draw power”.
Ela também é útil, caso por uma situação desfavorável, você use o ataque Dread Mountain do Tyranitar e descarte 4 cartas do topo do seu deck, sendo essas cartas Pokémon.
Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória,
Uma proposta com o uso do Boss’s Orders é puxar os Pokémon ultra raros, como o Lumineon V PR-SW SWSH250 e Squawkabilly ex sv2 169; Pokémon básicos ex e V com HP na faixa de até 230 de HP; e principalmente Pokémon psíquicos com HP alto, como Mew VMAX LOR TG30, Shadow Rider Calyrex VMAX ASR TG30, Mewtwo VUnion e no futuro, que ainda virá, Alakazam ex sv2a 65, que será uma carta bem forte para o arquétipo, por conta dele ser um Pokémon com vida alta e ficar no banco para causar danos.
- Iono sv2 185 é extremante poderosa, sendo a fusão dos efeitos de seus antecessores N FCO 105 e Marnie SSH 169: você e seu oponente embaralham suas mãos e colocam no fundo do deck. Após isso, vocês comprarão cartas do topo do deck equivalentes à quantidade de Cartas Prêmios que vocês têm em jogo, no caso, de cada jogo do próprio jogador.
Exemplo: se o seu oponente tem 2 Cartas Prêmios e você tem 4 Cartas Prêmios e usa essa carta como efeito, vocês embaralham as mãos para o fundo do deck, e, nisso, o oponente comprará apenas 2 cartas e você comprará 4 cartas.
Itens
- Pokégear 3.0 sv1 186 serve para filtrar o topo do seu deck, olhando as primeiras 7 cartas do deck e procurar por uma carta Apoiador, onde que você vai revelá-la ao oponente e colocá-la na sua mão.
- Pal Pad sv1 182 é um item para reciclar duas cartas Apoiadores da pilha de descartes para o deck.
O ideal é reciclar Boss's Orders (Ghetsis) sv2 172 para puxar Pokémon chaves do oponente para usar seu ataque Dread Mountain e eliminá-los.
- Ultra Ball sv1 196 serve para procurar qualquer Pokémon, seja evolução ou básico, podendo ser Pokémon comum ou ultra raro, desde que você cumpra o requerimento de descartar duas cartas da mão para poder jogá-la.
- Nest Ball sv1 181 serve para procurar um Pokémon básico do deck e colocá-lo direto no banco.
- Battle VIP Pass FST 225 serve para ser usada apenas no seu primeiro turno de jogo: procura por dois Pokémon básicos do seu deck e então coloque-os diretamente no banco.
- Energy Recycler BST 124 é essencial, pois como o deck conta com apenas 10 energias básicas de trevas, e ainda que tem os riscos de usar o ataque Dread Mountain e perder 4 cartas do topo - cuidado para não perdê-la.
Ad
- Super Rod sv2 188, sendo reprint da era Black/White, entra como outra opção de reciclagem visto que recicla 3 cartas, sendo elas energias básicas e Pokémon de volta para o deck.
Se, por acaso, usar o ataque Dread Mountain, e você descartar 4 cartas do topo do deck e for justamente 4 energias e algum Pokémon, a Super Rod poderá ser eficiente com essas reciclagens.
Ferramenta
Exp. Share serve para mobilizar energias entre seus Pokémon que estiverem com ela equipada.
Ela mantém o giro de energia entre seus Pokémon, deixando sempre um Tyranitar pronto para o combate, sendo ao menos com uma energia garantida, sem ser a do turno.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Decks do arquétipo psíquico, que levam o dano dobrado por conta da fraqueza ao tipo sombrio.
- Deck focado em Pokémon “baby”, ou seja, o oponente comprará apenas uma carta prêmio por nocaute, não sendo um grande prejuízo se fosse um deck contando com cartas “ultra raras”.
- Praticidade na montagem dos Pokémon e energização, pois o ataque mais forte do jogo, Dread Moutain, só pede duas energias de trevas.
Desvantagens
- Deck do arquétipo de grama, por conta da fraqueza do Tyranitar. Exemplo: Wo-Chien ex sv2 27, Shaymin VSTAR BRS 14, Serperior VSTAR SIT 8 e Meowscarada ex sv2 15.
- Deck de United Wings, como esse exemplo, por causa da sua velocidade de montagem e energização explosiva.
- Deck que tenha Collapsed Stadium BRS 137 e usar também a carta Avery CRE 130, que pode tirar a quantidade de Pokémon do seu jogo prontos no banco.
Conclusões
É um deck para casual, para quem quer se aventurar no formato Standard e queira economizar com um deck barato, prático e fácil de montar. Excelente para iniciantes e para quem for começar a pegar cartas de Paldea Evolved para jogar; e possui um script bem mastigado, com dano bruto de 230 por duas energias e com uma energia causando até 180 de dano.
Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar