Hoje, trouxemos um deck metálico bem esquecido da comunidade, o Copperajah VMAX RCL 137, que possui dois ataques bons, chegando a causar 200 de dano contra Pokémon básico do oponente e 240 de dano como alternativa, além de ser um Pokémon resistente com 340 de HP, podendo ser um ótimo tanker.
Copperajah VMax - Um deck tanker de resistência!
Decklist
Copperajah VMax: o atacante principal
O que nos importa aqui é seu primeiro ataque, Adamantine Press (M)(M)(C), que causa 90 de dano e tem uma redução de 30 de dano dos ataques do oponente (após aplicar fraqueza e resistência) no próximo turno.
Ad
Isso é muito útil se estiver aliado com a carta Metal Frying Pan FLI 112, que dá o bônus de mais 30 de redução de dano (também após aplicar fraqueza e resistência), além de que ele também tira a fraqueza do Pokémon no qual estiver com essa carta ligada, isso é, tirando o maior problema do arquétipo, o tipo fogo.
E aqui, temos dois ataques muitos bons:
Dangerous Noise (M)(M)(C): este Pokémon causa 100 de dano mais 100 caso o Pokémon ativo do oponente seja um Pokémon básico.
G-Max Hammer (M)(M)(M)(C): este Pokémon causa 240 de dano.
Chegamos no objetivo do deck: ele tem o primeiro ataque com o bônus contra Pokémon básicos do oponente, causando 200 de dano, o que é excelente e derruba muitos Pokémon ultra raros como GX, EX, ex e V no formato Expandido - claro, se o Copperajah for montado rápido; e com a segunda opção, outro dano seco e bruto, bem objetivo: 240 de dano.
Temos que lembrar que o deck não tem reciclagem de Pokémon e há apenas uma linha baixa de proporção desses Pokémon (2-2), então é muito valioso mantê-lo o maior tempo possível no jogo.Para isso, você irá curá-lo usando Max Potion GRI 128 ou Cheryl BST 123, isso logo após transferir essas energias metálicas com a habilidade do Bronzong BST 102 para outro Pokémon seu, afim de ter opções de montar novos atacantes ou outro Copperajah Vmax para tal.
Lucario & Melmetal Tag Team-GX: o Pokémon de “buff” de redução de dano
Ataque - Steel Fist (C)(C): este Pokémon causa 50 de dano, e procure no seu deck por uma energia metálica básica (M) e ligue a este Pokémon. Depois, embaralhe o seu deck.
Ataque - Heavy Impact (M)(M)(C)(C): este Pokémon causa 150 de dano.
Ataque GX - Full Metal Wall (C)+ : ao resto de todo o jogo, todos os Pokémon do tipo metálico receberão menos 30 de dano de ataques do seu oponente (depois de aplicar fraqueza e resistência dos mesmos). Porém, se este Pokémon estiver com uma energia adicional ao custo principal desse ataque, além do efeito anterior, terá um efeito adicional de que descarte todas as energias ligadas do Pokémon ativo do oponente. (Não pode usar mais de um ataque GX por partida).
Nesse deck, ele é o suporte/atacante inicial, mas o objetivo principal é com redução de dano com seu ataque GX que precisa ser ativado no primeiro turno, no melhor cenário possível. Assim, combinará com o efeito da ferramenta Metal Frying Pan FLI 112.
Zacian-V: atacante alternativo
Habilidade - Intrepid Sword: este Pokémon pode olhar as três cartas do topo do deck. Se essas três do topo forem energias básicas de metal, você poderá ligar a este Pokémon. Caso nessas três cartas do topo não forem energias, essas cartas poderão ir para a sua mão. E se fizer essa habilidade durante seu turno, o seu turno se encerrará.
Ataque - Brave Blade (M)(M)(M): este Pokémon causa 230 de dano e não pode usar esse ataque durante o próximo turno.
Aqui temos um atacante relativamente rápido e agressivo no dano com 230 pontos. Com a sua habilidade Intrepid Sword, Zacian pode ter a sorte de puxar 3 energias para si para poder atacar no próximo turno e ainda acelerar o processo para distribuição de energias para o Copperajah com a habilidade do Bronzong BST 102.
Ad
Também é uma boa opção para iniciar o jogo, caso o Lucario & Melmetal-GX UNB 120 não venha.
E para burlar o revés do ataque Brave Blade, pode equipar a Float Stone BKT 137 para ter esse custo de recuo zerado ao Pokémon, e resetar o efeito para que ele possa atacar de novo, caso seja promovido para a posição ativa novamente.
Galarian Stunfisk-V: a armadilha
Habilidade - Metal Skin: este Pokémon ganha mais 20 de HP para cada energia metálica (M) ligada a ele.
Ataque - Trapping Bite (C)(C): este Pokémon causa 60 de dano e no próximo turno, e se ele sofrer danos por ataques do Pokémon ativo do oponente (mesmo que ele seja nocauteado), você pode colocar 12 marcadores de dano naquele Pokémon.
Esta carta também entra na forma provisória de garantir um seguro no seu jogo, para poder ganhar tempo se começarmos com ele sendo o primeiro a jogar no primeiro turno.
Assim que atacar e garantir os efeitos dos marcadores de dano no oponente, podemos complementar e fechar danos para o Copperajah Vmax no futuro. Com as energias que for acumulando com o Galarian Stunfisk, podemos também no futuro fazer o esquema de transferência de energias usando o Bronzong BST 102, que é o motor principal do deck.
Pokémon recursivos
- Cobalion-GX TEU 106 possui Metal Symbol, que faz com que todo e qualquer Pokémon seu que tenha qualquer energia metálica ligada, não sofra efeitos de condições especiais - ou seja, os “bad status” do jogo: envenenamento, confusão, queimadura, adormecimento e paralisia.
Além de ter essa habilidade muito útil, ele tem um ataque generoso, que causa 50 + 60 de dano se houver um estádio em jogo; e o deck possuí Mt. Coronet UPR 130 para ser esse bônus de ataque.
- Jirachi-EX PLB 60 tem Stellar Guidance: se ele for jogado da sua mão para o banco, ele pode procurar por qualquer carta Apoiador do seu deck, revelá-la e colocá-la na sua mão.
Praticamente o precursor do efeito do Tapu Lele-GX GRI 60 e do Lumineon V BRS 40, mas tem um diferencial: como é um Pokémon-EX, ele pode ser recolhido com o efeito da carta Scoop Up Net RCL 165, que recolhe qualquer Pokémon em jogo para a sua mão, exceto os Pokémon GX e V. Com isso, você cria um looping do efeito da sua habilidade, sempre procurando um Apoiador que precisar.
- Bronzor TEU 100 tem a habilidade Evolutionary Advantage, que faz com que você se for o segundo a jogar no primeiro turno, poderá evoluí-lo logo de uma vez.
- Bronzong BST 102 possui Metal Transfer, que faz com que você mova energias de metal entre os seus Pokémon.
- Radiant Greninja ASR 46 tem Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
Cartas Trainer
Apoiadores: buscas no deck e compras
- Professor's Research BRS 147 tem a função de descartar sua mão e comprar 7 novas cartas.
Ad
Apoiadores: cura
- Cheryl BST 123 funciona apenas para Pokémon evoluídos, ao custo de descartar as energias ligadas a este Pokémon.
- Mallow & Lana CEC 198 funciona com dois efeitos:
1) Você pode recuar um Pokémon ativo seu para o banco.
2) Você pode recuar o Pokémon ativo com a adição do tributo de descartar duas cartas da mão para curar 120 de dano deste Pokémon se fizer o recuo.
Uma excelente carta para modo defensivo e cura ao mesmo tempo.
Item: Ferramenta
- Metal Frying Pan FLI 112 tem o efeito benéfico de redução de dano de 30 pontos (após aplicar fraqueza e resistência), e ainda a ferramenta tira a fraqueza do Pokémon metálico ao tipo fogo - sendo essencial para o Copperajah Vmax durar muito em jogo.
- Float Stone BKT 137 tem o efeito de dar recuo 0 ao Pokémon no qual estiver com ela ligada.
Isso ajuda a dar mobilidade para algum Pokémon recursivo chave, no caso do Bronzong BST 102 e do Zacian V SSH 138 que precisa dessa ferramenta para ser o inibidor do revés do efeito do ataque dele, para poder recuar.
Itens que favorecem o set-up do seu jogo
- Scoop Up Cyclone PLB 95 é uma ACE SPEC que serve para recolher um Pokémon e todas as cartas ligadas a ele de volta para a sua mão.
Serve para tirar de jogo o Lucario & Melmetal-GX UNB 120, no caso de ter feito o efeito do ataque GX dele e garantir o bônus de defesa do seu jogo, tirando-o de cena, pois além de ser um Pokémon com custo de dano alto, ele tem um dano fraco, 150, que não é muito bom para o que se cobra com 4 turnos energizando.
Ele também pode tirar algum Pokémon que tenha sido iniciado que não compensa estar primeiro no set-up no início de turno, como um Jirachi-EX PLB 60.
- Metal Saucer SSH 170 serve para reciclar uma energia metálica da pilha de descartes para um de seus Pokémon no banco.
É praticamente a segunda melhor carta item do deck para energização e garantir o máximo destas energias metálicas possíveis para que o Bronzong BST 102 possa trabalhar, além de ter essa sinergia com os Pokémon do deck, sendo o motor principal.
- VS Seeker PHF 109 serve como reciclador de Apoiadores, sendo útil na reciclagem da Cheryl BST 123 e Mallow & Lana CEC 198 para curas, caso o Max Potion GRI 128 acabe.
- Max Potion GRI 128 é uma das principais cartas do deck, pois cura todo o dano do Pokémon ao custo de perder todas as energias ligadas a ele.
Estádio
- Mt. Coronet UPR 130 tem o objetivo de entre turnos (você e o seu oponente), pegarem até duas energias metálicas da pilha de descartes e colocá-las na sua mão.
Arquétipos do formato
Vantagens
- Temos múltiplas respostas: atacantes rápidos como Zacian V SSH 138 e Cobalion-GX TEU 106; além de reforço de redução de dano com o Lucario & Melmetal-GX UNB 120; Pokémon como counter e colocador de danos com Galarian Stunfisk V DAA 128 -- são eles que fazem nosso set-up inicial e um preparo mais refinado para que o Copperajah VMAX RCL 137 entre em ação como atacante tanker.
Ad
- Se o oponente predominar o baralho com muitos Pokémon básicos, é o fim dele graças ao Copperajah VMAX RCL 137 com seu primeiro ataque.
- Decks que tenham a fraqueza do tipo metálico, como os Pokémon de gelo, como Kyurem VMAX LOR 49.
- Decks do arquétipo fada (mas existem poucos no Expandido).
Desvantagens
- Decks do arquétipo de fogo, por causar o dobro de dano pela fraqueza.
- Decks de Radiant Heatran ASR 27, por ele conseguir atingir danos acima de 400 pontos com facilidade.
- Decks de Mewtwo & Mew-GX UNM 71 que usem o Jolteon-EX GEN 28 e Glaceon-EX FCO 20 (principalmente esse); e ainda se nesse deck usar o VStar do Unown VSTAR SIT 66 para adicionar a fraqueza do Copperajah Vmax para psíquico e ainda o efeito do Glaceon-EX, como nesse artigo.
Sugestões
Caso queira focar somente no Copperajah VMAX RCL 137 como um domínio maior do deck, a minha recomendação é usar o Arceus VSTAR CRZ GG70 como energizador principal, para montar a energização de forma mais rápida, e utilizar o Bronzong BST 102 ainda como motor vital de transferência de energias.
Com isso, podemos facilmente montar uma linha de Arceus V e VStar com 3-2, e então fica a seu critério a escolha do Copperajah com 2-2 ou 3-3.
Conclusões
É um deck relativamente fácil de seguir para a montagem de set-ups, e o bom é que ele tem muitas garantias: Cobalion-GX TEU 106 tirando condições especiais e a ferramenta Metal Frying Pan FLI 112 que reduz dano e tira a maior fraqueza do tipo metal: o fogo; além dos benefícios do ataque GX de Lucario & Melmetal-GX UNB 120 para reduzir ainda mais o dano.
Para quem curte os decks metálicos com a proposta de ser uma fortaleza blindada para aguentar danos, se curar e manter esse mesmo ritmo, esse deck é uma boa escolha.
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar