Olá a todos. Sou Rodrigo, trazendo novidades sobre o Pokémon TCG e sua vasta mídia.
Com o foco no Regional de Brisbane, na Austrália, vamos falar do deck que consagrou-se em segundo lugar, usado pelo jogador indonésio Joel Suryadi,.
Alista é bem interessante e com cartas simples, do tipo “baby” e atiçou a curiosidade de muitos, resgatando uma carta desvalorizada da expansão Vivid Voltage, o Zekrom.
Zekrom + Flaaffy: Paralysis Deck
Decklist
Ad
Zekrom: o principal atacante
1) Ataque - Slash (C)(C): causa 30 de dano.
2) Ataque - Wild Shock (L)(L)(C): você causa 130 de dano e causa 60 de dano a si mesmo. Além disso, o Pokémon ativo do oponente está paralisado.
O truque aqui é paralisar o inimigo e para que não perca seu Pokémon pelo efeito de recoil, você usa o Scoop Up Net RCL 165 para tirá-lo do jogo e devolver para sua mão.
As energias ligadas a ele serão descartadas, mas aí entrará o Flaaffy EVS 55 como Pokémon de recarga de energias da pilha de descartes (falarei dele mais adiante).
Regieleki: segundo atacante por sniper
1) Ataque - Static Shock (C): causa 20 de dano.
2) Ataque - Teraspark (L)(L)(C): descarte toda energia ligada a este Pokémon. Você causa 120 de dano e ainda escolhe dois Pokémon do banco do oponente para causa 40 de dano (fraqueza e resistência não são aplicados no banco).
Novamente, as energias descartadas no ataque serão reaproveitadas pelo Flaaffy EVS 55.
Regieleki aqui entra como “sniper” para fechar alguns danos, em certas situações.
Raikou V: o terceiro atacante
1) Habilidade - Fleet Footed: se esse Pokémon estiver na posição ativa durante seu turno, compre mais uma carta.
2) Ataque - Lightning Rondo (L)(C): você causa 20 de dano mais 20 para cada Pokémon no banco em jogo (tanto o seu quanto a do oponente).
Considerando o pensamento de supor que hajam 5 Pokémon no seu banco e do oponente, com Raikou terá um total de 200 de dano (100 e 100) e mais 20 do dano base, 220 de dano, o que é potente e agressivo.
Medicham V: o quarto atacante
1) Ataque - Yoga Loop (C)(C): você pode causar 2 marcadores de dano em um dos Pokémon do oponente. E se esse ataque causar algum nocaute dessa forma, você poderá jogar novamente no seu turno, ignorando o turno do oponente.
2) Ataque - Smash Uppercut (F)(C)(C): você causa 100 de dano e não é afetado pela resistência.
É aqui que a mágica acontece: o primeiro ataque do Medicham V serve para fecharos danos que o Zekrom e o Regieleki vão causando aos oponentes, e quanto mais marcadores eles estiverem a ponto de deixarem suas vidas no limiar do nocaute, o Medicham V usa o primeiro ataque para causar dois marcadores e fechar esse nocaute, fazendo as finalizações.
Pokémon recursivos secundários
- Zapdos PGO 29 entra com Lightning Symbol, onde ele concede mais 10 de dano para seus Pokémon básicos do tipo elétrico.
- Radiant Greninja ASR 46 tem Concealed Cards, que faz com que você descarte uma carta de energia da sua mão para comprar 2 cartas do topo do deck.
É basicamente obrigatório ter esse Pokémon para compra de cartas, com essa sinergia de “Draw Power” no atual formato, que tem sinergia com o Flaaffy!
- Snorlax LOR 143 tem Unfazed Fat, que faz com que ele seja um tipo de protetor, um bloqueador. Ele previne todos os efeitos de ataques do Pokémon do seu oponente.
Ad
- Manaphy BRS 41 entra como um Bench Protector graças a sua habilidade Wave Veil, que protege o seu banco de danos “sniper” do seu oponente.
- Flaaffy EVS 55 temDynamotor, que por turno, esse Pokémon pode pegar uma energia elétrica básica da pilha de descartes para um de seus Pokémon no banco.
Ele é literalmente uma das engrenagens mais importantes do deck para a aceleração de energias, então preserve-os!
- Crobat V SHF 44 tem a sua habilidade Dark Asset, que se colocado da sua mão para o seu banco, você compra até ter 6 cartas na sua mão.
Cartas Trainer
- Professor's Research BRS 147 é o acelerador de compra do deck: você descarta a sua mão até comprar 7 novas cartas.
- Serena SIT 164 é uma carta com duas opções:
1) Você pode descartar até 3 cartas da sua mão. Compre um número específico de cartas que tenha até 5 na sua mão.
2) Você pode forçar um Pokémon V do banco do oponente para a posição ativa.
- Marnie CPA 56 embaralha sua mão e o do seu oponente para o fundo do deck. Depois, seu oponente compra 4 cartas e você 5 cartas.
- Boss's Orders BRS 132 serve para puxar um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, agilizando a compra das cartas prêmio.
- Escape Rope BST 125 é uma carta que serve "quase como um Guzma", mas um pouco mais suave, onde que você aplica a escolha do oponente trocar um Pokémon do banco para a posição ativa, e você em seguida faz o mesmo. A diferença é que essa carta dá a escolha para o oponente de troca, diferente de um Cross Switcher FST 230 onde força sem opção de escolhas.
- Scoop Up Net RCL 165 serve para recolher um Pokémon do jogo para sua mão que não seja GX ou V, fazendo assim o “looping” de dano do Galarian Zigzagoon SSH 117.
- Ultra Ball BRS 150 procura qualquer Pokémon no deck, ao tributo de descartar na sua mão duas cartas.
- Level Ball BST 129 procura qualquer Pokémon que tenha 90 de HP ou menos, como os Mareep CRE 47 e Flaaffy EVS 55.
- Quick Ball FST 237 serve para procurar um Pokémon básico do deck com o custo do tributo de descartar uma carta da mão.
- Ordinary Rod SSH 171 é justamente a reciclagem de recursos de energias básicas e Pokémon no seu descarte, podendo escolher uma das duas opções ou ambas, que são:
1) Recuperar dois Pokémon dos descartes e colocá-los no deck.
2) Recuperar duas energias básicas dos descartes e colocá-las no deck.
- Air Balloon SSH 156 concede isenção do custo de recuo de duas energias incolores no qual o Pokémon estiver ligado com ela.
- Stormy Mountains EVS 161 serve para buscar um Pokémon do tipo dragão ou elétrico do deck e colocá-lo no seu banco.
Nesse caso irá colocar os tipos elétricos como o Mareep CRE 47 para montar o setup de energização do descarte para seus Pokémon.
Ad
Energias especiais
- Speed Lightning Energy RCL 173 serve apenas para os tipos elétricos, onde se ligadas a eles, você compra 2 cartas.
Arquétipos do formato
Vantagens
O principal foco do deck é a condição de paralisia, que é um dos piores bad status que há para poder travar o oponente e ele não atacar no turno, ganhando tempo para suas jogadas. Além do dano sniper que pode ser gerado pelo Regieleki combando com fechamento de turnos com o Medicham V fazendo nocautes específicos.
Também temos um fluxo de reaproveitamento de energias elétricas da pilha de descartes graças ao Flaaffy.
E principalmente ser o “counter” do Lugia pela fraqueza do seu tipo elétrico.
Desvantagens
- Deck de controle como o do Mewtwo VUnion, como exemplo este aqui.
- Decks que usam ataques snipers caso você não tenha o Manaphy BRS 41 para proteger seu jogo.
- Decks que tenham o Lugia VSTAR SIT 139 e que sejam montados de forma muito acelerada e consiga fazer muitos nocautes antes de montar sua estratégia.
- Deck de Mew VMAX FST 114 que possa usar todas os seus ataques que podem ser copiados, dando mais versatilidade a danos específicos.
- Estratégias de One Hit KO, como Yveltal SHF 46.
Conclusões
É um deck bastante surpreendente com cartas que são tão simples de se usar, bem comuns e esquecidas que ganharam essa notoriedade e importância, mostrando novamente que no mundo do Pokémon TCG, tudo é possível.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Suas considerações e opiniões a cerca dele? Fique a vontade e comente abaixo no site!
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar