Olá a todos. Sou o Rodrigo, trazendo novidades, curiosidades e informações sobre o Pokémon TCG em geral. Nesse artigo, irei abordar um tema muito importante: o fim do Pokémon Trading Card Game Online, o famoso PTCGO, que será descontinuado no dia 05/06/2023.
Como essa notícia foi repentina, quase um pouco mais de um mês de antecedência para as pessoas migrarem de jogo, ainda há dúvidas a respeito disso.
Como ficará a sua coleção dentro do Pokémon TCG? E os tíquetes juntados por anos, e as moedas de troca? Quais expansões estarão disponíveis no jogo? Além de vantagens e desvantagens e tudo mais. Falarei sobre tudo isso, aqui!
Ad
Vale lembrar que já temos um artigo sobre as diferenças do PTCGO com o PTCG Live para tirar outras dúvidas diferentes. No artigo de hoje, iremos focar na migração e seus detalhes.
Como gastar e onde gastar as moedas do jogo?
Na plataforma do TCG Live, não existirá mais esse formato de moeda de troca, como as famosas moedas de ouro para compra de boosters packs e decks temáticos digitais, por exemplo.
As novas moedas de ouro serão apenas para compra de acessórios para seu personagem, o que não altera sua experiência no jogo de cartas em si, sendo a parte estética do personagem, apenas.
Como são as “moedas de troca” no TCG Live?
Os cristais roxos servem para a compra de boosters digitais no jogo.
Os cristais brancos com tons amarelos farão o papel de comercialização para poder criar das cartas, o “crafting” de cartas, como está nessa tabela os seus valores:
- Comum: 40
- Incomum: 100
- Rara: 425
- Carta V: 750
- Carta VStar: 1025
- Carta VMax: 1025
- Carta Full Art: 1250
- Carta Gold Full Art: 2000
Como posso ganhar mais cristais de “crafting” de cartas?
O ideal é que tenha, na sua conta do PTCGO, no mínimo 125 boosters guardados de qualquer expansão lacrados na sua conta para criar esses pontos.
É recomendável que você compre códigos digitais de Sword/Shield: Celebrations para poder fazer um método específico para ter esse suporte de créditos, precisando completar toda a coleção tanto na versão clássica quanto na versão base da coleção, tendo quatro cópias de todas as cartas da coleção.
E com essa dica sobre a expansão de Celebrations, existe o tutorial feito pelo jogador *Alex Silva, onde ele mostra o passo a passo de como fazer essa transferência do PTCGO para o PTCG Live com a otimização de recursos.
Para os estrangeiros, tem a dica do canal Zapdos TCG:
Vale a pena fazer as recompensas diárias? Por quê?
Sim, porque com apenas um mês contabilizado, até a data da publicação, estamos na recompensa diária do Origin Forme Dialga V, Origin Forme Dialga VStar e Adaman.
E fazendo as missões diárias, enchemos a barra da carga do dia, sendo elas com 12 vitórias com os seguintes prêmios:
1) Presente surpresa
2) Presente surpresa
3) Dez moedas de ouro
4) Presente surpresa
5) Vinte moedas de ouro
6) Trinta moedas de ouro
7) Presente surpresa
8) Cinquenta moedas de ouro
9) Um tíquete
10) Cinquenta moedas de ouro
11) Presente surpresa
12) Cinco moedas de ouro (podem ser acumuladas de cinco em cinco se conseguir cumprir as doze vitórias da carga diária).
Além disso, dentro dos ranqueamentos, você ganha prêmios nos três níveis de dificuldade dos requerimentos de cada carga ao ser completada, recebendo uma premiação baseada no nível de energia acumulada. Os boosters dessa carga são de Sword/Shield: Silver Tempest, podendo vir o Lugia VSTAR SIT 139, carta fundamental para quem quer jogar no Standard atual.
Ad
Vale lembrar que os códigos de Scarlet & Violet não são lidos no PTCGO, e só podem ser lidos no PTCG Live!
Tickets ganhos no modo das recompensas diárias: como gastá-los de forma eficiente?
Inicialmente, haverá 3 modos de jogo:
- Padrão.
- Expandido.
- Deck Temático.
Recomendo fortemente que os gaste no modo de Decks Temáticos, para evitar problemas contra oponentes que usem deck de Expandido ou Padrão, pois há longos minutos de partida. Mas também há o problema de que, ultimamente, há poucos jogadores no modo Decks Temáticos, então a criação do “lobby” da partida pode demorar um pouco para o formato.
Atualmente, o jogo oferece em maior parte da premiação boosters de Sword/Shield: Silver Tempest, o que é extramente vantajoso. Aqui, você ganha mais tíquetes para participar, moedas de ouro, baús secretos que podem vir coisas sortidas como mais moedas ou até mesmo cartas raras - então caso os tenha, gaste-os.
Quais coleções devo investir no TCGO antes da migração?
Todos as cartas do bloco de Sun & Moon até Sword & Shield.
E o formato Expandido?
Aparentemente ele está na fase “Beta”, mas há registros de uso de algumas cartas que, se possuirem reprint em novas coleções, como um Switch PRC 163 ou Rare Candy PLB 105 (respectivamente de expansões de X/Y: Primal Clash e Black/White: Plasm Blast), elas podem ser lidas para o formato Expadido.
Mas de forma oficial, por enquanto, o sistema só computa cartas de Sun/Moon: Base Set em diante no TCG Live. Então, se tem alguma carta avulsa que queria muito que seja migrada do PTCGO para o PTCG Live, recomendo esses dois blocos.
Quais coleções não devo investir no TCGO antes da migração?
Todas as cartas do bloco de Heart Gold/Soul Silver, e blocos que sejam antes de Sun/Moon, como Black/White e X/Y.
Se você tem algumas cartas delas no seu inventário, deixe do jeito que está e torça para que a Pokémon Company e a empresa desenvolvedora do aplicativo ajustem o jogo para melhorar o Expandido. Até lá, não recomendo que gaste suas moedas para pegar esses blocos e suas expansões.
O que ainda falta no Pokémon Trading Card Game Live
-> Faltam os decks temáticos do Live: esse modo era muito bom para iniciantes que poderiam farmar pontos dentro do jogo na escala tutorial com “copas” que o jogo apresentava contra 12 NPCs.
Era possível ganhar um booster, além de que alguns decks vinham com cartas poderosas, como o deck temático do Garchomp de Black/White, que continha Gabite DRX 89; ou o do Entei de Sun/Moon que tem Welder UNB 189, uma carta fundamental para o arquétipo de fogo.
-> Há a ausência dos modos de formatos do PTCGO. Na montagem de decks, havia quatro opções de escolhas de formato:
1) Padrão;
2) Expandido;
3) Legado;
4) Ilimitado.
Isso além de que havia dois recursos adicionais da plataforma onde era possível usar o "assistente de baralho", que fornecia uma sugestão de decks com suas cartas favoritas e a "importação".
Ad
-> A falta do sistema de trocas.
Conclusões
Espero que as informações sejam para se organizar para o fim do PTCGO. Sentiremos saudades da antiga plataforma!
Agora, o negócio é se acostumar com um foco muito maior no Padrão, e também com a diferença na versatilidade de outros estilos de formatos de jogos, principalmente o Expandido, que teve uma redução em seu leque de opções de cartas.
E por isso é só, pessoal. Até o próximo artigo.
— コメント0
最初にコメントする