Tivemos uma crescente valorização dos tipos psíquicos no Expanded, e algumas cartas que vieram no bloco Sword/Shield aumentaram essa significância.
Analisaremos o deck de Cresselia com Trevenant/Dusknoir Tag Team (e com suporte do Gengar / Mimikyu Tag Team). Com esta combinação de controle de mão do oponente e descartes de cartas, com certeza dará muita dor de cabeça para o oponente.
Trevenant / Dusknoir Tag Team-GX: Control Deck
Decklist
Cresselia: Pokémon Versátil em Apoio e Ataque
Ad
1) Ataque - Crescent Glow (P): você procura por uma energia (P) básica para um de seus Pokémon. Se você for o segundo a jogar no primeiro turno da partida, ao invés de uma energia (P), você procura por três energias (P) e as liga aos seus Pokémon da maneira que quiser.
2) Ataque - Photon Laser (P)(P): você causa 30 de dano mais 90 de dano se houver ao menos 5 energias (P) em jogo.
Ele é literalmente o Volcanion UNB 25 na época de Sun/Moon: Unbroken Bonds para os Pokémon de fogo na época, só que agora é focado para o arquétipo psíquico. E como a mesma estratégia do Volcanion, é quase obrigatório jogar depois na primeira partida, se quiser acelerar as energizações dos seus Pokémon atacantes.
E claro, se houver a necessidade de ter um atacante de “Single Prize”, ele pode ser útil.
Trevenant & Dusknoir Tag Team GX
1) Ataque - Night Watch (P)(P)(P): esse ataque causa 150 de dano e você pode olhar a mão do oponente, escolher duas cartas de lá e devolvê-las para o deck.
2) Ataque GX - Pale Moon (P)(C): ao final do turno do Pokémon ativo do oponente, ele será nocauteado. Contudo, se você estiver com uma energia (P) adicional além do custo do tributo, além desse efeito anterior, você ainda consegue descartar todas as energias do Pokémon ativo (você não pode usar mais de um ataque GX por partida).
O primeiro ataque dispensa apresentações, controlando a mão do oponente, sendo o principal atacante do deck. Além desse efeito muito útil e frustrante para o oponente, ainda tem seu ataque GX, que é um “Instant Kill” para o Pokémon ativo do oponente caso ele não tenha algum Switch CRZ 144 ou Bird Keeper DAA 159 para recuar e fugir do efeito.
Gengar & Mimikyu Tag Team-GX
1) Ataque - Poltergeist (P)(P): esse ataque causa 50 de dano por vezes de quantidade de cartas do tipo Trainer (seja item, ferramenta, estádio, apoiador) na mão do oponente.
2) Ataque GX - Horror House (P): você faz com que o oponente não jogue nenhuma carta no próximo turno. Contudo, se estiver com mais uma energia (P) adicional além do custo desse tributo, além desse efeito, você faz com que ambos os jogadores comprem cartas até terem 7 cartas (você não pode usar mais de um ataque GX por partida).
Apesar dele ser um Pokémon com HP baixo, 240, e com risco de perder 3 cartas prêmios por ser um Tag Team, é útil como uma alternativa caso o Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217 não seja montado a tempo. Por consumir apenas duas energias psíquicas, é prático para a montagem.
O objetivo é tentar travar o oponente, para eles não jogarem nada com seu ataque GX, e depois usar o ataque normal de 50 de dano para cada carta Trainer na mão do oponente. Supondo que ele tenha 6 cartas Trainer, ele estará tomando 300 de dano por apenas duas energias!
E isso melhora se conseguir fazer o efeito completo do ataque GX.
Mão Boa para Começar o Jogo
Ad
Aqui não há mistérios! Seja o segundo a jogar no primeiro turno do jogo.
Coloque logo o Cresselia como ativo e use seu ataque Crescent Glow para energizar o Trevenant & Dusknoir-GX PR-SM SM217 ao fim daquele turno.
Tendo em mente que temos Green's Exploration UNB 175, você pode começar a antecipar as jogadas para as próximas sessões, como procurar o Spirit Mask EVS 160 para ser equipado a ele para que para cada golpe recebido em cima do Pokémon, o oponente perca uma carta da mão, e ainda procurar por Judge FST 235 para sabotar a mão do oponente.
E de quebra tem um Crushing Hammer SSH 159, só para sabotar uma das energias ligadas ao oponente.
Cartas Trainer
- Judge FST 235 é uma tática de sabotagem de atrapalhar a mão do oponente caso tenha uma mão cheia de cartas para poder ter mais possibilidades de jogadas e recursos.
- Green's Exploration UNB 175 só pode ser jogada se os Pokémon em seu jogo não tenham habilidades. Com isso, você pode procurar por duas cartas Trainer que quiser e, dessa forma, colocá-las na sua mão.
-Cyllene ASR 138 serve como reciclagem de Trainers da pilha de descartes, caso acerte as moedas com “cara”, e, diante disso, puxar cartas essenciais como Boss's Orders RCL 154, Pal Pad SSH 172 e até mesmo Crushing Hammer SSH 159 para tirar energias do oponente, e indo mais além até resgatar a Dowsing Machine PLS 128.
- Sidney FST 241 serve para revelar a mão do oponente e descartar uma combinação de duas cartas que sejam cartas Trainer do tipo Ferramentas, Trainers do tipo Estádio e energias especiais da mão dele.
É um casamento perfeito de Controle, usando o ataque principal do Trevenant / Dusknoir e esse Trainer em combo, para deixar o oponente sem cartas na mão.
- Boss's Orders RCL 154 serve para puxar um Pokémon do banco do oponente para criar uma oportunidade de nocaute, justamente para usar o ataque GX do Trevenant / Dusknoir.
- Fog Crystal CRE 140 busca por um Pokémon básico do tipo psíquico ou uma energia básica psíquica do deck e a coloca na sua mão.
Enhanced Hammer GRI 124 descarta uma energia especial ligada a um dos Pokémon do oponente.
- Startling Megaphone FLF 97 descarta todas as cartas Ferramenta ligadas a todos os Pokémon do oponente.
- Spirit Mask EVS 160, se equipada ao Pokémon em questão, (que é o Trevenant / Dsuknoir), para cada ataque recebido, o oponente precisa descartar uma carta da mão dele.
- Pokégear 3.0 SSH 174 serve para procurar dentro das 7 cartas do topo do deck uma carta Trainer do tipo Apoiador e colocá-la na sua mão.
- Pal Pad SSH 172 serve para recuperar até duas cartas Trainer tipo Apoiador da pilha de descartes para o deck.
Ad
- Dowsing Machine PLS 128 é a ACE SPEC do deck, que é extremamente útil: tem a função de recuperar qualquer Trainer da pilha de descarte, mas claro, precisando cumprir o requerimento de descartar duas cartas da sua mão para fazer isso.
Estádio
Path to the Peak CRE 148 serve para travar todas as habilidades dos Pokémon que tenham Caixas de Regras, dos ditos Rule Box, que são as cartas Ultra Raras como, por exemplo, EX, GX, Tag Team-GX, V, VMax, VStar, VUnion, cartas Radiant, Prism Star.
Dos ultra raros recursivos comuns, temos exemplos como Oricorio-GX CEC 95, Dedenne-GX UNB 57, Jirachi-EX PLB 60, Lumineon V BRS 40, Tapu Lele-GX GRI 60, Eldegoss V RCL 19 e Crobat V DAA 104.
Dos Pokémon de “Single Prize” Radiant, temos Radiant Greninja ASR 46, Radiant Tsareena SIT 16 e Radiant Charizard CRZ 20.
Dos Pokémon de “Single Prize” Prism Star, o mais comum é o Tapu Koko ◇ TEU 51, por causa da sua energização da pilha de descartes, que é algo muito forte no Expandido.
Arquétipos do Formato
Vantagens
- Conseguimos atrapalhar o deck Shadow Rider Calyrex VMAX CRE 75, que com sua habilidade de fazer energização e compra de cartas, poderá ter dificuldades.
- Decks como Arceus & Dialga & Palkia-GX CEC 156 com Dragonite V PR-SW SWSH154, justamente por esse deck possuir muitos Pokémon básicos recursivos de habilidades, e isso pode ser chato para o oponente.
- Deck de Mew VMAX FST 114 não tem chance, porque ele depende do Genesect V FST 185 para comprar cartas, sendo que o Genesect é básico, então o estádio Path to the Peak CRE 148 trava a habilidade dele.
- Deck de Lugia VSTAR SIT 139 sofrerá ao tentar usar o seu VPower, a habilidade VStar.
Desvantagens
- Uma possível Mirror Match, se o oponente começar com a vantagem de set-up.
- Deck agressivos que possam bater rápido com poucas energias e/ou Radiant Heatran ASR 27, por causa do seu efeito de ataque, que, para cada marcador de dano que ele tem, ganha 70 de dano, chegando a danos massivos.
- Decks que consigam criar danos acima de 250, chegando com facilidade a 320 de dano, que não dependam muito de Pokémon básicos com habilidades. Um Charizard VSTAR CRZ 19 usando seu ataque VStar é potencialmente perigoso, ou também Charizard VMAX PR-SW SWSH261 com uso de Choice Belt BRS 135 ou Incineroar UNB 29 como suporte de dano adicional.
- Estratégias “Single Prize” que batam forte e rápido, como o Gyarados ou Chandelure.
- Decks de “Hit Kill” ou “Instant Kill”, como Beedrill TEU 5 ou Hisuian Zoroark LOR 76.
- Decks de Reshiram & Charizard-GX PR-SM SM247 e Pikachu & Zekrom-GX PR-SM SM248, que não tenham Pokémon ultra raros com habilidades, podem ser potenciais destruidores do deck.
Ad
- Decks elétrico de controle de dano por energias, como o Dracozolt VMAX EVS 59, com controle de itens com Vikavolt V DAA 60.
- Decks de Togekiss VMAX VIV 141 podem ser um pouco chatos de lidar por bater rápido, curar com Max Potion GRI 128 e conseguir recuperar com a Double Colorless Energy SUM 136 para causar dano, mesmo que seja baixo, e ele consegue procurar cartas no deck.
Conclusões
É um deck prático, simples de seguir com um roteiro estabelecido, e pode deixar o oponente com bastante raiva, justamente por ser focado em controle, sendo o objetivo desse tipo de arquétipo:
- Controle da mão do oponente.
- Descarte de cartas pelo uso da ferramenta Spirit Mask EVS 160 e o uso do Trainer Sidney FST 241 por energias especiais, ferramentas, estádios.
- Remoção de energias básicas e especiais com Crushing Hammer SSH 159 e Enhanced Hammer GRI 124.
- Remoção de ferramentas com Startling Megaphone FLF 97.
Praticamente um “controle perfeito”.
E agora é com vocês: o que acharam do deck? Fique a vontade e comente abaixo no site!.
Até a próxima.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar