Com o evento que tivemos no final do mês de novembro no International da América Latina, sediado aqui no Brasil, no estado de São Paulo, mais uma vez, o jogador Tord Reklev ganha seu título para a casa.
E desta vez, iremos analisar o deck dele e entender como funciona.
Lugia VStar - Tord Reklev - LAIC 2022.2
Decklist
Lugia VStar + Archeops: Entendendo o conceito básico do deck
A questão principal é o mais rápido possível usar sua habilidade VStar, visto que ele traz de volta da pilha de descartes qualquer pokémon incolor de lá para seu banco, incluso de evoluções de estágio 1 ou 2, e é aqui que entra Archeops SIT 147, por conta da sua habilidade de ligar duas energias especiais do seu deck para um seus Pokémon da forma que quiser.
Ad
O ideal é buscar 4 Powerful Colorless Energy DAA 176 para o Lugia, já que cada energia concede mais 20 de dano para o Pokémon incolor, sendo assim 80 de dano adicionais, com o Lugia chegando a bater 300 de dano no total ao invés de 220, e usando a Choice Belt BRS 135, que fornece mais 30 de dano contra oponentes que sejam do tipo V, então o Lugia é capaz de causar até 330 de dano de uma só vez!
Outro exemplo de atacante ideal para nocautear Pokémon frequentes em Mirror Match com seu primeiro ataque para ir contra Yveltal SHF 46 e Radiant Charizard PGO 11, comuns nos outros decks de Lugia, e até mesmo sendo counter de Raikou VIV 50 que dá dano dobrado por conta da tipagem elétrica; e por outra possibilidade o Radiant Greninja ASR 46 que é muito comum nos decks, e até mesmo os decks de Lost Box com os Pokémon *”Single Prize” de lá.
Ele pode tirar de jogo muitos Pokémon VMAX e VUnion do formato, que tem muito HP e ainda pode comprar 3 cartar prêmios de uma vez só, que é o objetivo principal.
Além disso, devido à tributação de suas energias divergentes, temos o uso dos Archeops SIT 147 para fazer a energização rápida para ele.
Aqui ele entra como Late Game/End Game, onde o oponente já terá pego 3 cartas prêmios para que o Radiant Charizard PGO 11 possa entrar em ação, e é claro que se quiser aceleração de energias rápidas, o Archeops SIT 147 é fundamental.
Pokémon recursivos
- Archeops SIT 147 entra com sua habilidade Primal Turbo, onde busca por até duas energias especiais do deck e pode ligá-las a um de seus Pokémon em jogo.
-Oranguru SSH 148 tem a habilidade Primate Wisdom.
- Dunsparce FST 207 entra como sua habilidade Mysterious Nest, retirando a fraqueza de todos os Pokémon incolores do jogo, fazendo com que seus Lugia VStar não tenham a fraqueza ao tipo elétrico.
- Pumpkaboo EVS 76 possui Pumpkin Pit, onde ele se colocando da sua mão para seu banco, pode remover um estádio do jogo.
- Manaphy BRS 41 entra por causa da habilidade Wave Velt, que concede proteção aos seus Pokémon do banco caso sofram danos diretos de sniper sobre ataques do oponente.
- Lumineon V BRS 40 tem a habilidade Luminous Sign, que faz com que se invocado da sua mão e posto no seu banco, ele procura por uma carta Apoiador. É praticamente o que o Tapu Lele-GX CEL 60 fazia na era Sun/Moon.
Cartas Trainer
- Professor's Research BRS 147 é o acelerador de compra do deck: você descarta a sua mão até comprar 7 novas cartas.
- Serena SIT 164 é uma carta com duas opções:
1) Você pode descartar até 3 cartas da sua mão. Compre um número específico de cartas que tenha até 5 na sua mão.
Ad
2) Você pode forçar um Pokémon V do banco do oponente para a posição ativa.
- Marnie SSH 169 serve para controlar a mão do oponente.
- Boss's Orders BRS 132 puxa um Pokémon em específico do banco do oponente para causar o dano para vitória, agilizando a compra das cartas prêmio.
- Lost Vacuum LOR 162 é uma carta Item que para ser executada, precisa pagar um tributo de que uma carta da sua mão precisa ir para a Lost Zone. Se o fizer, você escolhe uma carta Item Ferramenta ou Estádio em jogo e manda-as para a Lost Zone.
- Evolution Incense SSH 163 serve para procurar por Pokémon evoluídos no jogo, seja o Lugia VSTAR SIT 139 e/ou o Archeops SIT 147.
- Ultra Ball BRS 150 procura qualquer Pokémon no deck, ao tributo de descartar duas cartas da sua mão. De preferência, é bom que descarte dois Archeops SIT 147, para que possa agilizar o combo da habilidade VStar do *Lugia
VStar*.
- Quick Ball FST 237 serve para procurar um Pokémon básico do deck com o custo do tributo de descartar uma carta da mão. E claro, o foco é sempre que possível descartar todos os Archeops SIT 147 que tiver em mãos para fazer o tributo do efeito da Quick Ball.
- Choice Belt BRS 135 aumenta mais 30 de dano contra os Pokémon V do Pokémon ativo do oponente, seja qualquer tipo: V, VStar, VMax, VUnion.
- Collapsed Stadium BRS 137 serve para reduzir o espaço dos bancos de ambos jogadores de 5 no máximo para 4, sendo um "counter" de decks como o Regigigas ASR 130, atrapalhando o deck de Mew VMAX FST 114 que entope muitos Genesect V FST 185 e até mesmo a dupla Solrock PGO 39 e Lunatone PGO 34.
Energias especiais
- Aurora Energy SSH 186 garante qualquer energia para o Pokémon, mas precisa descartar uma carta da sua mão (o ideal é descartar um Pokémon para fazer a sinergia do deck).
Mas, se for usada na habilidade do Archeops SIT 147, ela é ligada diretamente sem ter o viés do tributo de descarte de cartas da mão para energização.
- Double Turbo Energy BRS 151 garante duas energias incolores, porém seu ataque é reduzido em 20 pontos.
- Capture Energy RCL 171 garante que se for ligada a um Pokémon, você pode procurar por um Pokémon básico do deck e ligá-lo direto para seu banco
- Powerful Colorless Energy DAA 176 garante mais 20 de dano s estiver ligada a um Pokémon incolor.
- Hiding Darkness Energy DAA 175 garante mais recuo zero para o Pokémon sombrio que estiver com essa energia ligada, no caso, para o Yveltal SHF 46.
Arquétipos do formato
Vantagens
É um deck muito agressivo que se aplicado corretamente as 4 Powerful Colorless Energy DAA 176 no Lugia VSTAR SIT 139, ele praticamente consegue enfrentar de igual para igual Pokémon VMax com tranquilidade, isso garantindo com o Choice Belt BRS 135 ao seu lado, já que normalmente, o Lugia por si só consegue encarar os Pokémon VStar naturalmente e sempre tem algumas respostas imediatas, como o Yveltal Amazing Rare e o Radiant Charizard com dano bruto.
Ad
Desvantagens
- Mirror Match onde o Lugia do oponente possa ser mais rápido para atacar e montar seu setup.
- Decks elétricos que possam conter o Raikou VIV 50 e recentemente decks elétricos de controle e aumento de dano de Regieleki VMAX SIT 58 e Vikavolt V DAA 60.
- Decks que usem o Yveltal CEL 19 que descartam 3 energias especiais ao mesmo tempo, visto que o metagame atual não tem cartas que reciclam energias especiais, como um Special Charge STS 105.
- O problema de porventura as Powerful Colorless Energy DAA 176 estarem nas cartas prêmios, prejudicando o rendimento de dano do Lugia, sendo um risco de 8/80.
Conclusões
É um deck que garantiu a vitória de um dos maiores jogadores da atualidade do cenário de Pokémon. E se deu certo para ele, bom, é porque o deck realmente é funcional, consistente e cumpre o seu papel devidamente. Eu, pessoalmente, não sou muito fã do deck do Lugia por conta da dependência dessas Powerful Colorless Energy DAA 176 que podem comprometer seu jogo caso estejam nas cartas prêmio, como citado.
Fique a vontade para comentar suas opiniões abaixo e até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter